Overclock E5200

Boas, obrigado pelos conselhos e esclarecimentos. Sendo assim, vou diminuir o overclock consideravelmente pois quero que isto fique estável para o dia a dia.

Vou tentar os 3.5Ghz. Estou a pensar usar 333 x 10.5 (FSB e multiplicador). Assim com estes 333mhz de FSB fico com um rácio DRAM:FSB de 6:5. (impossível chegar ao 1:1 pois não consigo os tais 400 de FSB).

Assim a minhas dúvidas é: tendo este CPU um FSB original de 200 (800mhz), não serão 333 (1333mhz) demasiados? É que eu não consigo chegar, de maneira nenhuma, aos 400mhz :( Sáo 67% de overclock no FSB... tenho receio que esteja a puxar demais para o dia a dia.


cumprimentos
 
Última edição:
Quem me dera a mim que o multiplicador do meu E8400 fosse mais do que 9 :( Também não consigo mais do que isto que está no "My System" estáveis e baixo vcore. Mas penso que já esteja bom. Próximo passo é comprar um cooler decente, visto que ando a stock :(
Umas rams novas dava jeito também, limitam-me o overclock, embora estejam-se a portar bem!

Agora ontopic, não consegues 400x9? Dava-te 3600MHz, punhas a 1:1 e ficavam as rams certas. Depois do CPU começavas a tweakar as rams para baixar os timings.
Esse vcore está um bocado alto também. Eu tenho 1,23v e tou com +700MHz no cpu (não é muito mas..)
 
Quem me dera a mim que o multiplicador do meu E8400 fosse mais do que 9 :( Também não consigo mais do que isto que está no "My System" estáveis e baixo vcore. Mas penso que já esteja bom. Próximo passo é comprar um cooler decente, visto que ando a stock :(
Umas rams novas dava jeito também, limitam-me o overclock, embora estejam-se a portar bem!

Agora ontopic, não consegues 400x9? Dava-te 3600MHz, punhas a 1:1 e ficavam as rams certas. Depois do CPU começavas a tweakar as rams para baixar os timings.
Esse vcore está um bocado alto também. Eu tenho 1,23v e tou com +700MHz no cpu (não é muito mas..)


Boas,

a maior parte dos E8400 chegam aos 4.0ghz facilmente para o dia a dia, mesmo a stock cooling.

Eu queria ter os 400 de FSB mas já estive a testar e não consigo dar mais de 366 no FSB... É estranho :(

Já tentei várias vezes e nada... FSB Wall aos 366mhz.

Estou agora a testar 12 x 300 = 3600mhz com vcore de 1.31v - 1.32v (menos o orthos não passa). Com fsb 300 tenho os divisores das mems a 4:3 e pelos testes que fiz no everest é onde tenho melhores latencias nas memórias.

cumprimentos


EDIT: cpu e núcleos andam à volta dos 60ºC em full. É muito?
 
Aconselho-te a correres o IntelBurnTest :) Demora poucos segundos o teste e puxa-te realmente pelo PC. Em 30 segundos (se escolheres o teste 3) ele diz-te se está estável o processador+mems
 
Se o meu E7200 a 1.37v já aquece brutalmente, imagine a 1.5...

rav3m, a maneira mais fácil de provar isso é com o Intelburntest. Se houvesse boa transferência térmica aka soldados, as temps não iriam "disparar" com este teste. No meu laptop a diferença é pouca para o BOINC, já que existe contacto directo do core com o cooler, agora no desktop são 20 a 30ºo do boinc para este programa.

Se vai aos 80 e tal com orthos, com o intelburntest vai passar dos 100 na boa.

pois, no meu caso a diferença é pequena, uns 5º no maximo, mas o cpu está sem IHS e o bloco nao dá para apertar mais

Boas,

a maior parte dos E8400 chegam aos 4.0ghz facilmente para o dia a dia, mesmo a stock cooling.

Eu queria ter os 400 de FSB mas já estive a testar e não consigo dar mais de 366 no FSB... É estranho :(

Já tentei várias vezes e nada... FSB Wall aos 366mhz.

Estou agora a testar 12 x 300 = 3600mhz com vcore de 1.31v - 1.32v (menos o orthos não passa). Com fsb 300 tenho os divisores das mems a 4:3 e pelos testes que fiz no everest é onde tenho melhores latencias nas memórias.

cumprimentos


EDIT: cpu e núcleos andam à volta dos 60ºC em full. É muito?

sim, mas é mais frequente apanhar cpus "low end" com wall mais baixas

a temperatura está boa
 
Última edição:
Realmente é pena isto nem sequer fazer boot com fsb minimamente alto.

Tenho um E5200 montado em P5Q e não consigo meter isto 1:1 com ddr2 800.

O cpu oc muito bem, mas é com fsb baixos. Eu tenho o meu a 3.840 (333*11.5) com vcore 1.32 12 h prime stable.

No entanto considero muito boa compra para o preço a que está.
 
Eu pus com 1.28v de vcore, para ter a certeza que estava estável.

@AmdM

Olha, sendo teu sistema parecido com o meu (Board e CPU), as de me dizer se no teu caso o teu CPU tambem varia de velocidade em idle/load. O meu mesmo com o Speedstep desligado na bios faz isso :x
 
por acaso o speedstep/c1e nao me fazem diferença

apenas tenho obrigatoriamente que desligar os spread spectrum a partir de uma determinada frequencia, 3.8/4GHz
 
Na boa, é para isso que aqui estamos. ;)

Acho é que podias subir isso um bocadinho mais, talvez para 333 fsb x 10 multi = 3.33 mhz
3.0 acho que é muito pouco para aquilo que o cpu tem para oferecer...
 
Vou daqui a pouco ver o que o bixo dá:004:.
Mas acho que as mems me vão lixar, porque um dos módulos já está em OC...

Vê:


Com essa voltagem e está estável...pelo menos corre Crysis Warhead :D
 
Back
Topo