Overclock Pentium D 805

Sloop_John_B disse:
Mas afinal o vcore drop é em todas as Asus ou só em algumas? É que se fôr em todas, quando trocar a minha P5P800-SE, não compro mais Asus.

É em todas... Até a topo de gama com 975x tem esse problema... Viva as DFI :P Umas DFI 965 eram muito bem vindas para estes lados...
 
Sloop_John_B disse:
Mas afinal o vcore drop é em todas as Asus ou só em algumas? É que se fôr em todas, quando trocar a minha P5P800-SE, não compro mais Asus.

Parece que sim, que se verifica em todas, mas depois de trocar a P5p800se por uma p5nd2-sli, o drop deixou de provocar instabilidade, ou seja existe o drop mas não é por isso que o sistema fica instável. O problema agora é outro.

Beowulf_pt
Como estão as tuas temperaturas no processador e chipset?
No meu caso (a 3.65 GHz e 1.5v) a quantidade de calor produzida é tal que em dual prime o chipset avança de 35º para 55º (medições efectuadas com sensores de temperatura).
Isto acaba por provocar instabilidade e erro. Parece-me que o dissipador passivo da ASUS não é uma opção viável para efectuar OC.
Já lhe adaptei uma fan de 4cm mas não existe muito espaço de manobra.
A compra de um cooler para o chipset já foi equacionada mas não existem soluções viáveis. Umas não cabem outras são insuficientes e a ideal custa 39€(!).

No processador as temps medidas no speedfan em full chegam aos 47º no sensor colocado estrategicamente no cooler, 70º.

Não há duvida que neste caso a solução aquática é a ideal.
 
|revolver| tens a certeza que não existe opção ? Havia uns dissipadores muito bons para chipset baratos...

Quanto ao drop causar instabilidade ou não, nas 975x sei k causa instabilidade... Pode é não ser tanta como nas P5P800... O Chipset a 55º também não é assim muito preocupante...

Esse Sensor de 70º é k n me parece muito certo, é uma diferença muito grande pro sensor da board... Não estara nalgum sitio menos proprio ?
 
Última edição:
God_Lx

Analisei algumas soluções:

ZALMAN ZM NB-47J, COOLERMASTER BLUE ICE I, COOLERMASTER NB COOLER - são muito fracos e não iriam trazer grande vantagem em relação ao actual.

THERMALTAKE CHIPSET COOLER EXTREME SPIRIT - Muito ruidoso.

VANTEC ICEBERQ CHIPSET - Numa review que vi algures, o ganho a nivel de temperatura era muito reduzido..

Conclusions
Individuals looking to get a bit of an edge on overclocking their computer system or afraid of the heat generated by either a video card or the motherboard chipset will get some benefit from the Vantec ICEBERQ CCB-A1C cooler, but the overall performance is not stellar. Those looking to really overclock their computer would be better served by more extreme cooling solutions such as liquid cooling or even more powerful chipset/VGA coolers. The solution provided by Vantec may have worked well several years ago, but it is now showing its age.
THERMALRIGHT HR-05 CHIPSET COOLER, COOLERMASTER BLUE ICE II ACTIVO - Grandes demais, a minha Tower 112 (CPU cooler) não deixa espaço para dissipadores muito altos.

SWIFTECH MCX159 CHIPSET COOLER COBRE - O meu cooler de eleição, com preço a condizer com o estatuto de melhor cooler de chipset da actualidade..

MCX159-CU-amd.gif


http://www.swiftnets.com/

Em relação ao vdroop, nesta board existe, mas ao contrario da p5p800se, se aumentar o vcore consigo contrariar o drop o suficiente para aguentar a estabilidade. O problema é o aumento de temperatura daí resultante.
Para chegar aos 4.0 tenho obrigatoriamente de investir em WC e dissipadores para mosfets.

Há dias, enquanto efectuava um strees test em dual prime a board disparou o alarme de temperatura. Um beep curto e em loop e só parou quando interrompi o teste.
Não consigo encontrar a descrição dos beeps da motherboard em lado nenhum, mas pela temperatura a que estava o chipset, presumo que fosse isso.

O sensor do CPU está numa fresta da base do cooler, perto dos heatpipes. Já esteve por baixo do cooler mas as temps ainda eram maiores.
O local ideal (perto do nucleo) é inantigivel devido á protecção metálica dos sokets 775, por isso tive de inventar outra solução..
 
Essa review k leste do Vantec era com uma board igual à tua ? É que nem todas as boards aquecem o mesmo... O Swiftech não esperava k fosse barato e quando disseste k era caro lembrei-me logo dele...

Tens a certeza k o Blue Ice II é muito alto ?

Com aquele Vantec acredito k as temps iam melhorar bastante, e como já te disse 55º no Chipset não é preocupante...

Quanto ao sensor do CPU a 70º é normal se ele está na base do cooler, pois o calor é todo transferido para lá até depois os heat-pipes o levarem para cima...
 
God_Lx disse:
Essa review k leste do Vantec era com uma board igual à tua ? É que nem todas as boards aquecem o mesmo... O Swiftech não esperava k fosse barato e quando disseste k era caro lembrei-me logo dele...

Tens a certeza k o Blue Ice II é muito alto ?

Com aquele Vantec acredito k as temps iam melhorar bastante, e como já te disse 55º no Chipset não é preocupante...

Quanto ao sensor do CPU a 70º é normal se ele está na base do cooler, pois o calor é todo transferido para lá até depois os heat-pipes o levarem para cima...
A board era uma ASUS A7N8X Deluxe v1.04, presumo que menos caliente que a minha.

A instalação do blue ice II é enviusada, iria bater no cooler do cpu que não é muito alto.

Sobre as medições dos sensores, há pouco registei uma situação curiosa.
Segundos depois de iniciar um stress test as temps registadas pela board escalaram de 45º para 55º, encontrando as temps registadas pelo sensor da base do cooler (que estavam estaveis nos 53º). Só num período largo de stress é que as temps registadas pelo sensor de temp da base do cooler começam a escalar, indicando que o cooler começou a perder a batalha pela dissipação do calor..
 
Última edição:
Já experimentaste por uma fan de 120 por cima da zona do chipset?
No meu caso uma revoltek dark blue (que até manda pouco ar) baixou a temperatura do chipset da P5WD2 Premium uns 15º
 
|revolver| a A7N8X-E é MAIS QUENTE que a tua, e acredita que não é pouco...

Exacto o teu cooler é k começa a aquecer e não o CPU ;)

Podes sempre fazer como eu tou agora, janela aberta e caixa à janela :P O meu 148 agradeceu...
 
|revolver| disse:
God_Lx

Em relação ao vdroop, nesta board existe, mas ao contrario da p5p800se, se aumentar o vcore consigo contrariar o drop o suficiente para aguentar a estabilidade. O problema é o aumento de temperatura daí resultante.
Para chegar aos 4.0 tenho obrigatoriamente de investir em WC e dissipadores para mosfets.

Há dias, enquanto efectuava um strees test em dual prime a board disparou o alarme de temperatura. Um beep curto e em loop e só parou quando interrompi o teste.
Não consigo encontrar a descrição dos beeps da motherboard em lado nenhum, mas pela temperatura a que estava o chipset, presumo que fosse isso.
Não sei a temp a que está o meu chipset mas és capaz de ter razão quanto ao aumento de vcore contrariar as quebras. Só consegui os 3.7 estáveis a 1.5v.

As vezes tambem oiço um beep curto, mas não loopa, é apenas um único beep. Normalmente durante os jogos. Parece aqueles beeps de conflitos de teclado mas não creio que seja disso.
Aviso de temperatura tambem não serei se é porque já ouvi alguns em desktop, quase idle.

No meu caso já concluí que 3.7 é mesmo o limite pratico do 805. Acima dará demasiado trabalho e despesa. As minhas temps de CPU rondam os 49C em idle e em load chega aos 65C. Mas depende muito dos dias, há grande diferença entre um dia mais quente e um dia mais fresco. A ventoinha de chassis (120mm) tem que estar em Medium ou High, em Low levo com um ou outro crash ocasional... mas para 3.7 nao vejo necessidade de ter WC... vamos ver nos dias de Agosto..
 
Última edição:
Beowolf eu juro que nunca mais digo mal das temperaturas da Intel... (Até me lembrar) mas o meu CPU tá de caixa aberta, à janela com um XP90c e uma Tornado isto só para ter 1.45v... LOL ! É uma torradeira isto...

De qq forma para quem já tenha WC de computadores anteriores a despesa não é quase nenhuma...
 
gryle disse:
Já experimentaste por uma fan de 120 por cima da zona do chipset?
No meu caso uma revoltek dark blue (que até manda pouco ar) baixou a temperatura do chipset da P5WD2 Premium uns 15º
Eu coloquei a tal fan de 4cm, como está aí, sem muito espaço por causa das mems..

19050618480xc.jpg


God_Lx
Como vês o espaço não é muito, o cooler é um pouco gordo. :headsh:
 
Continuam os problemas

Pessoal, isto está mau!!!!!
Eu bem tenho tentado mas não consigo mais nada, já tenho o cooler instalado (xp90) e temperaturas normais segundo aquilo que aqui já foi dito.
O problema é que não consigo passar dos 3.2 (fsb160 e vecore 1.28 def.) assim que tento subir para 161 e reenicio o pc ele verifica os compomentes deteta tudo mas umas vezes arranca o win outras não e fica com o ecrã escuro, outras vezes reenicia sozinho.
Não faço a menor ideia do que se está a passar até porque a 3.2 está estavél e passa em todos os testes que fiz, pensei que podesse ser da fonte mas parece haver pessoal com fontes um pouco mais fracas e a trabalhar a 3.6, não sei o que fazer.
Umas dicas vinham a calhar, comprimentos

HS
 
santoshd disse:
Pessoal, isto está mau!!!!!
Eu bem tenho tentado mas não consigo mais nada, já tenho o cooler instalado (xp90) e temperaturas normais segundo aquilo que aqui já foi dito.
O problema é que não consigo passar dos 3.2 (fsb160 e vecore 1.28 def.) assim que tento subir para 161 e reenicio o pc ele verifica os compomentes deteta tudo mas umas vezes arranca o win outras não e fica com o ecrã escuro, outras vezes reenicia sozinho.
Não faço a menor ideia do que se está a passar até porque a 3.2 está estavél e passa em todos os testes que fiz, pensei que podesse ser da fonte mas parece haver pessoal com fontes um pouco mais fracas e a trabalhar a 3.6, não sei o que fazer.
Umas dicas vinham a calhar, comprimentos
HS

Experimenta subir o vcore. No meu sistema acima de 3.4 só mexendo no vcore.
Acabei por parar nos 3.7 GHz com 1.5v e aquilo está estável que é uma beleza.. e nunca mais tive reboots nem crashes desde que aumentei um bocado a velocidade da fan de chassis.
Se bem que tens outra board pelo que não sei até onde poderás levar isso...
 
Beowulf_pt disse:
Experimenta subir o vcore. No meu sistema acima de 3.4 só mexendo no vcore.
Acabei por parar nos 3.7 GHz com 1.5v e aquilo está estável que é uma beleza.. e nunca mais tive reboots nem crashes desde que aumentei um bocado a velocidade da fan de chassis.
Se bem que tens outra board pelo que não sei até onde poderás levar isso...

O problema é que não dá para subir o vcore e segundo o que parece a asrock não tem uma bios modificada que possibilite essa subida.
Acho que vou ter de trocar de Mb, Vou tentar trocá-la por outra na loja visto que tem apenas 2 meses, não deve ser fácil mas terei que tentar.
Beowulf_pt a tua p5nd2-sli o chipset também Nvidia? Não tives-te problemas com o overclock?
 
Última edição:
santoshd disse:
O problema é que não dá para subir o vcore e segundo o que parece a asrock não tem uma bios modificada que possibilite essa subida.
Acho que vou ter de trocar de Mb, Vou tentar trocá-la por outra na loja visto que tem apenas 2 meses, não deve ser fácil mas terei que tentar.
Beowulf_pt a tua p5nd2-sli o chipset também Nvidia? Não tives-te problemas com o overclock?
A P5ND2-SLI é nvidia nforce4. Aparentemente nao tenho problemas com o overclock, nos settings actuais (3.7 GHz, 1.5v) desde que a caixa esteja fresca... de momento tenho 1 semana de uptime estável.

Mas quando tinha a outra caixa mais quente e o stock cooler ficava-me pelos 3.3 ou 3.4 e as vezes levava com um reboot...
 
Beowulf_pt

[FONT=&quot]E como estamos de memórias?
Que rácio tens entre FSB : DDR?

Ando numa luta terrivel com os divisores e não me entendo nada com isto.

Com as memórias 1:1 não consigo ter o sistema estável a 3.7, só com divisores, o que para mim não faz muito sentido pois umas DDR2 533 deveriam aguentar frequências na casa dos 266MHz, ou se calhar, por algum motivo que não compreendo não é assim.
Eu também estava habituado a lidar com DDR400 e era tudo mais fácil..

Outra duvida:
Para colocares divisores no CPU ou nas mems escolhes a opção "CPU/MEM manual-mode", correcto?
Para aplicares este divisor:

10:11
FSB 180MHz / 10 = 18 x 11 = 198MHz x 2 = DDR396

Agora como sabemos que o CPU é Quad pumped: 180x4=720, valor que inserimos no "New FSB Speed (QDR), certo?

E no "New Mem Speed" (DDR)? Se é Dual pumped deveria inserir-se o valor DDR396, certo?
Mas inserindo o valor DDR400 (minimo exigido pela BIOS) a frequência das memórias cai para 100MHz e o divisor apresentado é de 9:5..

Portanto, assumindo que o valor a colocar no "target mem speed" será DDRx2 teria de inserir o valor 792, mas neste caso nem boot faz, o que não me parece normal, pois o que estou a pedir á memória é uma velocidade aparentemente inferior á default (DDR533).

Alguém pode esclarecer isto?

[/FONT]
 
Epah posso ser sincero e dizer que não entendi quase uma linha do que escreveste ? Até me parece bem explicado, eu é que não entendo nada destes novos Intel e DDR2... Boa sorte para isso... Mas se são DDR2 a 533 deveriam aguentar os 266...
 
Back
Topo