Overclocking D805

oumble2 comparando akeles scores, não sei se é muito ou pouco... Não sei se o 820D presta pra qq coisa... Daí estarmos a fazer nós uma mini-comparação... Ainda por cima a default... Sinceramente por akeles testes não comprava o CPU... Mas são bons como tu disseste como referencia, para ver os ganhos do overclock...
 
Eu já conhecia estes resultados e analisei-os da seguinte forma:

Com 150€ não compras melhor.
A partir daí, tudo o que o precessador possa oferecer é ganho. Se oferecer, em stock voltage 3700 MHz, capazes de superar um 820 em default.. epá eu quero um. Melhor vou comprar 2, para peças.

Eu queria dizer o PCMark 2005, não ligues que já ia na 11 hora em frente ao monitor.
 
|revolver| daqui a pouco já corro o PCMark, já tenho o CPU... Eu continuo a dizer, depende para k keres o CPU... Eu preferia um 3000+ a um 805D pq só jogo e bencho nakele pc... Para trabalhar talvez preferisse o 805D...
 
God_Lx: Que temperaturas atinges com a 6800GS?
Interrogo-me se os freezes/reboots ocasionais que tenho nos jogos 3D nao poderão ser overheating da 6800GS.

Mesmo com as stock freqs acho que aquilo chega aos ~65C em load, agora que o tempo nao está assim tão quente. O 805D tem-se mantido nos 65C em full load.

Posso experimentar subir a velocidade à fan de chassis para o maximo a ver se ajuda.. mas o silencio é tão agradável... :)
 
Última edição:
Beowolf epah tenho cerca de 65º em full load agora também... Já de stock cooler era quase o mesmo... O Zalman n compensou nada...

Btw, fiz os 32K mesmo à pouco ;) Corre aí o PCMark qd tiveres tempo...
 
Não me estou a dar nada bem com este 805, ou com a MB ou com outra coisa não identificada no sistema.

A unica velocidade estável até agora foram os 3.2Mhz.
Há pouco, a 3.3 com 1.4 de vcore iniciei um torture test no prime95. O Vcore drop foi brutal:

vdrop3dv.jpg


O teste foi interrompido com um erro.

Não posso deixar de acreditar que este problema está a trocar-me as voltas á possibilidade de efectuar um bom e estável OC, não concordam?

Para além disso, logo a seguir reinicei, entrei na bios,, aumentei o VCore para 1.45 e mal iniciou o teste de prime95 levei com um blue screen.. estranho não?
 
voces usam ups?? é que já despistei um problema de OC por causa disso mesmo ... como existia bastantes variações naquela zona com a electricidade (embora impreceptiveis) por vezes assistia-mos a um drop esquesito no vcore e noutros... resultado o pc crashava! resolvemos isso com uma ups... visto que a energia passa a ser mais estavel n existem sudden drops de power
 
Com a Gigabyte GA-G1975X já tenho o 805D a 4.040ghz c/1.33vcore e parece estável , pelo menos há pouco a 4ghz fazia o Superpi 32M em 28m44s. A partir de agora vamos ver (tenho uma fonte LC Super Silent Giant 550w Greenpower ). Sandra CPU Aritm = 21839 , já passou pelo Athlon X2 4800+ em default !!!
 
Última edição:
Bem, desculpem o double post, mas era para o pessoal ver k já cá tinha o resultado...

E as coisas não parecem boas para o 805D... Instalei o Media Encoder, Media Player 10, rebootei, loadei as settings k tinha guardadas na bios do meu Venice pro dia a dia (Só 2620Mhz)... Nada de tweaks, nada de overclocks na gráfica (Apenas os 500/1200 pro dia a dia k sempre usei)...

E o resultado é de 4669Marks.

http://service.futuremark.com/compare?pcm05=347801

Não se esqueçam k o meu Venice antigo benchava a 2850... O k dava claramente para passar o 805D... Mas de qq maneira aí está um teste onde o 805D mostra o valor dos dual-core :) Venham mais benchs multi-threaded...
 
Olha que até fiquei bem satisfeito com a comparação.
Naquilo que nos interessava saber, que era o comportamento do 805 em multi-thread, face a um single-core (que neste caso vale 275€, quase o dobro), verifica-se que realmente é superior.
Os unicos testes multi-thread em que o opteron foi mais rápido foi:

Multithreaded Test 3 / HDD - Virus Scan
(MB/s)27.7
1x1pix.gif
1x1pix.gif
1x1pix.gif

35.28
1x1pix.gif
1x1pix.gif
1x1pix.gif
Multithreaded Test 3 / Memory Latency - Random 16 MB
(MAccesses/s)7.82
1x1pix.gif
1x1pix.gif
1x1pix.gif

15.29
1x1pix.gif
1x1pix.gif

Em relação ao teste 3, é normal, porque tinha as latências mais relaxadas, ainda estou em fase de testes e não optimizei as latências.

Em relação ao resultado final.. eu tenho um sistema bem antigo, como deves ter percebido e antes de afirmares que as coisas estão más para o 805... well, think again.
 
|revolver| eu meti o 148 à velocidade do Venice... Ele dá MUITO mais ;) Foi mesmo para ser comparado como um Venice e não como um 148... Senão era benchar a pelo menos 3050Mhz com 1.45 :P

Tens razão nessa ultima parte, só mais tarde é k vi k o resto do sistema não é muito equivalente :) Nas latencias é dificil quem tem DDR2 competir... As BH-5 adoram 2-2-2-5 até pelo menos 260 estas...
 
God_Lx disse:
|revolver| eu meti o 148 à velocidade do Venice... Ele dá MUITO mais ;) Foi mesmo para ser comparado como um Venice e não como um 148... Senão era benchar a pelo menos 3050Mhz com 1.45 :P

Tens razão nessa ultima parte, só mais tarde é k vi k o resto do sistema não é muito equivalente :) Nas latencias é dificil quem tem DDR2 competir... As BH-5 adoram 2-2-2-5 até pelo menos 260 estas...

O 805 também está só a 3300.. e como já viste em várias threads, também dá MUITO mais.. ;)

As minhas não são DDR2, simplesmente nesta fase de testes, coloco as latências altas para não incomodar o OC.
E realmente, essas Mushkin são brutais.
 
Ah, assim tá muito melhor, não vi a velocidade no teu link, pensei k tinhas metido a 3.6 ou 3.7... Já resolveste o problema da memória ?
 
Vou enviar para RMA, ainda estou a tentar descobrir como vou fazer, pois não tenho nenhum módulo suplente, mas enfim.. estou com problemas bem mais graves:

Como mostrei nesta ou na outra thread, tenho um VCore drop brutal e vai sempre embater nos 1,22, não interessa o vcore que imponha na bios: tentei com 1.70(!) (e estou apenas a 3200MHz), coloquei dois Prime95 a bombar e a linha do vcore parecia o Pico nos Açores, invariavelmente vai bater nos 1.2 e dá erro.

Para me dar razão, descobri opiniões que confirmam o que acabo de dizer:

Strengths: Pentium D support, provides cheap upgrade path if you already have DDR memory and AGP video card.

Weaknesses: Big time vcore droop, not able to support high Pentium D overclocks.
Summary: Picked this motherboard up as a cheap way to run a Pentium D 805. Even though it is an 865 board, it supports the 65nm single/dual core processors as well as the 8xx series Pentium D chips. Already had DDR DRAM and an AGP card lying around. It had no problems with the 805 at stock or even at a decent overclock in the 3.4ghz range. However, the vcore would drop from 1.4 to almost 1.2 under load at overclocked speeds. Chip would go higher but the board is just not up to the power delivery requirements of the higher speeds. If you are running single core or a dual core CPU close to stock speeds, it should work fine.

Sim, eu sabia que as ASUS têm um vcore drop lendário, mas descer de 1.65 para 1.22..

Então, uma semana depois de ter adquirido a minha nova board, vou perder o respeito á garantia e fazer-lhe o VMod da ordem:

p5pdroop.jpg


Graças ao excelente e simples guia de um tal Sr. Catalyst, do site www.techpowerup.com , ao qual deixo a minha mais profunda homagem.

Link: http://www.techpowerup.com/articles/overclocking/motherboard/122
 
Back
Topo