Overclocking Para Iniciados

Estranho, tenta instalar o win8.1 de raiz só com os necessários para funcionar (MB, CPU, RAM, Disco, fonte, teclado e rato, IGP em vez de usares GPU dedicada) e vê se consegues manter o XMP a funcionar.
 
welp, acabei por fazer upgrade à gráfica e à fonte, ficando com o seguinte sistema:

CPU: AMD Phenom II X4 955 BE
GPU: MSI NVidia GTX760
Fonte: XFX Pro 550W Bronze
Motherboard: ASUS M4A89GTD PRO
Caixa: Asus vento TA-M1
RAM: GSkill Ripjaws 2x2GB 10666 CL9

e de facto sinto que talvez consiga puxar mais pelo CPU, aproveitando também o facto de só querer mudar de CPU para o ano.

Já vi que o meu CPU sendo BE vem com o multiplier desbloqueado por isso creio que será bastante straightforward ganhar uns quantos MHz mexendo apenas nisto até um valor seguro. Depois também mexo nas voltagens se achar que não fui muito além do stock.

No entanto, tal como referi no meu último post, não confio muito no cooler stock, pelo que gostaria de ter algumas sugestões :)
Em termos de orçamento, não faço ideia. Desde que arrefeça, caiba na caixa e não me mande a fonte ao ar, por mim tá bom. Se acharem que a fonte também não aguenta com OC, digam-me. Não é assim tão grave se não fizer OC :)

obrigado!
 
Estranho, tenta instalar o win8.1 de raiz só com os necessários para funcionar (MB, CPU, RAM, Disco, fonte, teclado e rato, IGP em vez de usares GPU dedicada) e vê se consegues manter o XMP a funcionar.

já voltou a dar bsods,por isso tens razão,é do harware,mas agora descobrir que componente é não vai ser facil,as memorias passaram em varios teste de memorias,só se for da motherboard,só pode ser.

já agora olha-me para estas imagens e diz se falhei alguma coisa



DSCN1186.jpg



DSCN1188.jpg



DSCN1190.jpg



DSCN1191.jpg



DSCN1192.jpg



DSCN1193.jpg


os bsods são variados com varios tipos de erros e mensagens,este é que é novo.

depois disto o pc nem iniciava,nem a bios ia,bloqueou tudo,pensei que tivesse morrido.

só pode ser a motherboard.
 
Isso de não ir á bios pode ser MB ou RAM, mas considerando que a ram passou Memtest sem problemas devemos poder assumir que não vem de lá (não custa nada confirmar). Os screens estão todos bons, á primeira vista não falhas-te nada. Faz clear á CMOS e liga só o XMP depois de o fazeres a ver se há diferença.
 
cpu core ratio em auto ou sync all cores? para penas meter as memorias a 2400,não vou fazer oc ao cpu.

deu-me também um ecrã igual a este a dizer que o overclock falhou,nunca tinha dado ainda nem nunca apareçe este ecra no inicio,aparece sempre outro a dizer ROG com o símbolo e F2 to bios.


http://sanuja.com/blog/how-to-fix-overclocking-failed-error

engraçado que mencionam que é frequente na asus,fui para a asus porque tem fama de ser boa,afinal estou a ver que devia ter ido para uma asrock ou uma gigabyte g1.
 
Última edição:
Eles garantem o bom funcionameto das da lista (testados presumo eu ) as outras é a tua responsabilidade ... a maioria funciona bem ... mas algumas podem ter um ou outro problema de compatibilidade ... digo eu
 
já fiz reset na cmos e vai dar ao mesmo.

com a motherboard boa(não dá erros nenhuns e tudo funciona a 100%) e as memorias boas que já passaram em vários testes só estou a ver esse o motivo,não deve ser compatíveis.

fiz um pequeno OC ao cpu,levei a 4,6Ghz e não crashou,por isso deve da falta de compatibilidade das memorias.

passaram no memtest86+,windows memory diagnostic tool e no tool de memoria da própria motherboard.
 
Já verificaste o básico?
já tentaste baixar o multiplicador do uncore ou aumentar a voltagem do IMC?

Não tomes 2.4ghz como garantidos...segundo as especificações da intel são OC.

Outra coisa memória instável corrompe o sistema operativo.
 
Isso não faz sentido nenhum, manda um mail á G.Skill e pergunta se têm conhecimento de falhas, pode ser que te possam ajudar. 2400 não é nada de especial nos dias que decorrem.
 
Tens toda a razão o que faz sentido é mandar emails e mudar de sistema operativo...a seguir deves recomendar-lhe instalar o vista?!

Quando se têm problemas de corrupção no sistema operativo e se está a tentar establizar um OC com 4 dims não faz sentido nenhum tentar saber os setings relacionados com as memorias...é mesmo o tópico de overclock para iniciados :)
 
Back
Topo