Overclocking Para Iniciados

Estas a ser ironico? Porque sugestoes tuas nao vejo nenhumas, podiam ser incompatibilidades a nivel de OS dai a muda, eu pessoalmente ja lidei com um caso parecido e consegui resolve-lo. Tal como disse 2400 Mhz não é nada que uma MB como a gene VII nao consiga aguentar (ou o CPU @ stock as a matter of fact), a ram dele tambem nao tem nada de especial a nao ser o design e referência diferente das que têm a fin (ja perdi conta a sistemas que foram feitos aqui no forum com as mesmas sem qualquer problema, mesmo estando fora da lista das compativeis, que por si já é limitada) portanto o problema pode nem vir daí. Mexer em uncore e voltagens num sistema que está @ stock é que faz sentido (só para meter RAM a 2.4)... Enfim.

EDIT: para que conste tens 4930k mal escrito no perfil ;).

EDIT2: Ainda bem que falaste nos DIMMS. @David.S tira dois dos dimms e tenta meter a 2.4 com o XMP, vê se ele da BSOD.
 
Última edição:
fiz e primeiro deu ecra azul com o erro irql_not_less_or_equal error

depois cada vez que reinicia dá erros de kernel

desliguei e voltei a meter 1600mhz e aqui estou a escrever,carrega o SO bastante bem.

presumo que só pode ser das memorias,mas elas estáo a 1600mhz com 1,65v a funcionar correctamente.

desisto,vou-me dedicar a coisas mais simples.
 
Desliga o xmp e faz tudo manualmente. Ta ai a escapar qualquer coisa. A menos que o imc do cpu seja extremamente fraco, 2400 não è nada para estes cpu´s, o meu por exemplo trabalha a 100% a 5.05ghz e 2400 sem problema.

Edit.....pessoalmente nunca recomendo ligar essa treta do xmp, isso è para noobs que querem a papinha feita, e na maioria dos casos trás mais problemas que outra coisa. mete 1.65v seleciona 2400 mete os timings manualmente e mete logo 1T command rate. Se computador não fizer bnoot com as voltagem normais, incluindo do cpu, começa a brincar com o imc.

Vai fazendo experiencias e vê o que è melhor, a tua board permite te um sem fim de afinações, ate com os skews podes brincar, foi dessa forma por exemplo que descobri que o meu cpu trabalha perfeitamente com um base clokc de 109 no limite quando a maioria da pessoas diz que não vai alem de 102-103.

Basicamente o que eu quero dizer è que uses a board, se tiveres duvidas de alguma setting, pesquisa.
 
Última edição:
Ao extremo? O 3770k com OC a 4.8 1.32v com o H80i fazia agora no verão 88° Ele agora com o silver arrow faz 74° e com menos ruido... Eu cheguei a experimentar no meu FX 8320 a 4.4 1.344v fez-me 62° e com o ereboss que é um cooler assim assim fazia o mesmo.
Eu testei e já montei máquinas com aio a pedido dos clientes e depois de um tempo gastam mais 20/30€ em fans para por aquilo mais silencioso...
Além de que a bomba leva constantemente calor do bloco, e pá temos de ser coerentes.

falaste do h80i. e com o h105? olha que não é o h100i, esse é mais fino, o h105 tem quase 1cm de expessura a mais que o h100i... também experimentaste e também deu essas diferenças?
 
Lá por ter um RAD mais grosso não significa que será melhor ou mais fresco. Vai depender da qualidade do RAD e obvio que a bomba é mais do mesmo depois as fans.
 
@Pedro_1 Na realidade o XMP não é mais nada que um perfil (uma série deles) pelo que não devia mexer em nada a não ser ram voltage, timings e frequencias. Não é que estejas errado porque na prática por vezes ligar o XMP aumenta outros valores para além do parametros dedicados á RAM, mas nada que pudesse criar dita instabilidade (IMO). Na minha ótica tanto faz, podes meter auto ou manualmente que deve ir dar o mesmo resultado.
 
Última edição:
já me informei e são as memorias que não são compativeis,funcionam apenas a 1600.

a maneira de durar mais é meter 2400mhz sem ser pelo xmp e ai nesse caso entra no SO e ainda deixa entrar no B4 mas depois os bonecos começam a desaparecer,só se ve as armas de toda a gente até que o jogo deixa de funcionar e a seguir apareçe um bsod kmode_exception_not_handled

pelo que andei a ver as memorias ao não serem compatíveis fazem o sistema operativo ficar muito instável e chega a corrompe-lo a uma determinada altura pelo que elementos cruciais do próprio SO começam a falhar,geralmente elementos dentro do system32.

fica assim,agradeço imenso a ajuda e disponibilidade prestada.

obrigado
 
Acho essa historia de não serem compatíveis uma grande balela.
Tenho um kit dessas memorias 2x4Gb e outro 2600mhz e funcionam às velocidades anunciadas e até com cl mais baixos em todos os sistemas (Z68/Z77/Z97) que estiveram sem problemas.
Logo se não funcionam no teu sistema é porque terão algum problema.
 
já me informei e são as memorias que não são compativeis,funcionam apenas a 1600.

a maneira de durar mais é meter 2400mhz sem ser pelo xmp e ai nesse caso entra no SO e ainda deixa entrar no B4 mas depois os bonecos começam a desaparecer,só se ve as armas de toda a gente até que o jogo deixa de funcionar e a seguir apareçe um bsod kmode_exception_not_handled

pelo que andei a ver as memorias ao não serem compatíveis fazem o sistema operativo ficar muito instável e chega a corrompe-lo a uma determinada altura pelo que elementos cruciais do próprio SO começam a falhar,geralmente elementos dentro do system32.

fica assim,agradeço imenso a ajuda e disponibilidade prestada.

obrigado


Sim, les-te bem, as memorias è não só uma parte difícil e critica de afinar, como è extremamente sensível nesse sentido. As minhas antigas trident eram 2x4gb e eram mais flexíveis, tanta vez brinquei com aquilo que por duas vezes corrompi o sistema. Tive que voltar a instalar tudo outra vez. O ideal è do tipo, instalas o so e fazes o que tens a fazer, andas assim tipo umas 2 semanas, só nas experiencias, e depois voltas a instalar o so como deve ser já quando estiver tudo estável e à confiança.

Tens de ter em atenção aos códigos de blue screen que aparecem e depois ver o que o código quer dizer. Isto vai dar te pistas do que está a acontecer.


Assim de forma rápida, vai à bios e mete defaut settings.

Vai ao separador principal e mete AI overclock em manual.

Mete o multi do cpu a 41 por exemplo e mete sync all cores

mete a voltagem do cpu em off set mas em auto por agora

vai ao separador do LLC e mete na setting antes do ultra high, a penúltima. Não tenhas medo, nesta board isto vai te dar uma voltagem flat, sem excessos. O que puseres na bios è o que vai ficar depois em load.

Vai ao separador voltagem da ram e mete a 1.65v e a seguir mete 2400 e afina os timings de forma stock mas com 1T

Também pelo sim pelo não podes por já o imc a 1.08 ou mesmo 1.1 para te certificares e afinares mais tarde, mas duvido que seja dai, a menos que seja mesmo fraquinho o cpu.



Por agora não mexas em mais nenhuma voltagem. Tenta fazer boot
 
já fiz isso tudo e crasha,até pus as memorias a venda mesmo agora e apareceu-me um interessado mas cancelei o negocio porque pode ser mesmo um problema,já estou muito frustrado,mando para rma e depois dizem que estão boas e fico sem pc 1 mês...

espero não ter estes problemas na plataforma X99 quando fizer a transição no principio do próximo ano...
 
Ola amigos. Queria pedir ajuda pq queria fazer OC no meu pc fixo :P
O meu pc é;
A minha fonte é uma NOX AT-600P12P de 600w...
Processador DualCore Intel Core 2 Duo E8400 3GHz
Nome da Placa Mãe Asus P5GC-MX/1333
Gráfica AMD Radeon HD 6700 Series (DDR5, 1024 MB)
Ram 4GB DDR2
Disco rígido SAMSUNG HD502IJ ATA Device (500 GB, 7200 RPM, SATA-II)
Adaptador de som Creative SB Live! 24-bit (SB0410) Sound Card

Pf alguém me pode ajudar? :D
Até quanto posso aumentar?

Muito obrigado
 
tens algum cpu cooler sem ser o stock ?!

Tens k fazer alguns testes ... http://www.legionhardware.com/articles_pages/intel_core_2_duo_e8400_overclocking_guide,1.html
Esté um tutorial ... vai vendo vários ... e tens k ir experimentando, por forma a manteres a voltagem do CPU e a temperatura dentro do aceitavel ... se as temps subirem o aceitavel (nos tutorias deve referir quais os valores aceitaveis) tens que por um cooler melhor ... se for as voltagens nada a fazer ... mas vais la por tentativa e erro
 
Back
Topo