Painéis Fotovoltaicos

Mesma situação num futuro próximo.

Vejo desde colocar blocos/lancis de betão (+80Kg por "perna") a fixar directo (o meu construtor não gostou da ideia e eu não gosto do comprimento dos parafusos de fixação....
) ou um misto com fixação nas extremas/remate da laje.

As resposta também não tenho. Sendo que eu vou ter duas inclinações da sandwich, como no vídeo.

Tens de ver tb o que suporta (peso) o teu sandwich. Portanto boa sorte:o

* Aparafusado como está no vídeo (nos "cavalos"), não há perda de garantia.
Por acaso esteve cá o canalizador a fazer manutenção ao termossifão e falamos sobre os painéis e o suporte.

A parte plana do meu telhado tem a volta de 6x5 metros e os painéis estão assentes em 3 linhas mais altas de estrutura, que é onde estão os parafusos que fixam os paineis à estrutura.

Ele disse que têm que ser presos nesses locais, com parafusos de 10/15 cm.

Então eu pensei naqueles suportes de painéis que têm 2 barras de metal na base, seriam presas nesses 3 locais e depois os triângulos por cima.

Andei a ver os suportes catsunf 21H que fazem isso, mas os painéis têm que ficar na horizontal e com estes suportes só consigo colocar 2 nos 6 metros.

No total, era capaz de fazer 2 linhas de painéis que davam 4 painéis, mas queria ter a possibilidade de colocar 6..
 

Instalou janelas eficientes ou painéis solares em casa? Governo vai ter novos apoios em breve​

No âmbito da avaliação feita pela comissão de acompanhamento do PRR, o ministro do Ambiente anunciou também o lançamento de um novo aviso para hidrogénio verde e gases renováveis no valor de 80 milhões de euros, até ao fim de março.

Fonte: Governo vai ter novos apoios em breve
 
Bom dia,
Tenho estado a avaliar as diferentes opções de instalação e as minhas preocupações caem sobre ter um telhado plano, uma ligeira inclinação para ESTE (2º), com painel sandwich, a casa é alta e ainda faz bastante vento no inverno.

Sendo que não existem qualquer possiblidade de sombra, várias lojas e técnicos aconselharam a colocar na horizontal juntos aos paineis sandwich para fica mais seguro, dizem que a perca será de cerca 10%. Com o dinheiro da estrutura compraria mais 1 painel. (Não é a minha previsão mas tb fico com mais espaço para colocar mais no futuro)

Estive a fazer a simulação no globalsolaratlas.info e parece concordar com esta opção:
-Inclinação 32º - 2 kWp => 3.176 MWh/ano (segundo o site a inclinação ideal na minha zona)
-Inclinação 0º - 2 kWp => 2.774 MWh/ano (perda de 12%)
-Inclinação 0º - 2.5 kWp => 3.468 MWh/ano


O acham desta situação, ter os paineis na horizontal para apostar na segurança?

Na minha óptica acho que não faz sentido colocar os painéis deitados na horizontal, vais ter perdas brutais no inverno em que o sol está mais baixo. Uma coisa que quem não tem painéis não tem a noção é da diferença de produção do verão para o inverno. As pessoas olham para o total de potência instalada e pensam que vão ter sempre aquela potência. No inverno vais ter sempre quebras mesmo em dias de sol. Em dias de chuva então é um desastre, mesmo com uns painéis bem montados podes ter dias de produção muito reduzida. Se ainda colocas os painéis na horizontal então pior ainda.

Se o teu objectivo for também poupar em aquecimento no inverno mais uma razão ainda para fazes isso bem feito.

Muito sinceramente acho estranho empresas especializadas sugerirem colocar os painéis na horizontal. Ainda se me dissessem que tens um telhado com inclinação e que, mesmo não estando perfeito, é preferível assim do que gastar mais dinheiro em estrutura, ok (é o meu caso). Agora, na horizontal nunca vi.
Aqui na minha zona, norte litoral mesmo junto à praia, todas as casas têm estrutura e os painéis estão impecáveis. E nós levamos com nortada no verão, vento do mar (W ou SW OU NW) no inverno. Se for bem montado não vejo onde está o problema a não ser que digas que vives numa zona com frequentes ventos de 100km/h durante dias seguidos.
 
Eu estou admirado com a produção no inverno quando está sol. Pela positiva. Mas concordo com o @OubeLa com a diferença entre potência instalada e a produção é de ter em conta e se se nota muito bem para onde estão virados, parece-me que também vai haver perdas se ficarem planos. Está-se a introduzir outro fator que não otimiza em nada as coisas.

Posso estar muito enganado mas acho que como é muito frequente, o que está a acontecer é que falta algum profissionalismo a muita gente. Infelizmente se não fazemos um curso sobre o que precisamos acaba em chatice. A minha recomendação é otimizarem o mais possível tudo.
 
A produção no inverno em dias de frio e sol é interessante, mas depende de que mês estamos a falar. Em fevereiro a produção é bem superior a dezembro, por exemplo. Em dias de 100% sol sem nuvens os meses de novembro e janeiro são fraquitos por causa da inclinação solar mas a coisa começa a melhorar agora em fevereiro. Este mês foi particularmente positivo, tenho maior produção do que Janeiro, Dezembro, Novembro e até Outubro. Mas não dá para competir com Junho ou Julho. O meu pico de produção num único dia no ano passado foi cerca de de 45% superior ao melhor dia de Fevereiro (esta semana). O pico horário não varia tanto, se calhar consigo ter mais 25% do que agora, porque a temperatura no verão também é superior o que reduz a eficiência da produção, mas no verão a exposição solar é melhor e dura mais horas.

Isto significa que um painel que esteja montado na horizontal até pode em pico produzir a mesma coisa mas vai perder rendimento muito mais depressa porque vai estar menos horas em condições favoráveis, logo vai ter quebras de produção muito mais abruptas. Se olharmos para a curva de produção como sendo uma curva de Gauss ou uma distribuição normal, o mais provável é a curva ter um declive positivo e negativo muito maior e um ponto de inflexão muito mais “rápido” e atingido de forma muito mais abrupta, com naturalmente uma quebra muito mais abrupta também.

Para manter a produção o mais estável possível eu até gostava era de poder ter painéis com uma orientação diferente para complementar os que tenho para cobrir mais horas de sol durante o dia, mas isso já é outra conversa. Se calhar vai contra todas as normas mas eu preferia ter uma produção muito mais estável ao longo do dia do que ter um pico e uma queda.

Dito isto, eu não sou técnico nem nada do género, estou simplesmente a dar a minha perspectiva. Acho os 12% de perda muito optimistas, mas mais do que a perda interessa saber se a curva de produção se adequa ou não ao consumo do utilizador. De que me adianta ter uma baixa perca de significa que a produção está toda concentrada em determinadas horas em que não estou em casa e vai ser tudo injectado na rede? Fica pra reflexão.
 
O factor estrutura (que é % grande)+mão de obra não entra nas contas? Aqui há 2 meses atrás estiveram....só 3 dias a colocar a estrutura e painéis (20) num telhado. Pelo vídeo dá para ver que uma instalação daquelas faz-se a brincar numa tarde.

Sandwich há 2 hipóteses » planos ou quase, fixados aos "cavalos" (muito mais barato e simples) ou blocos + 80Kg por "triângulo" + estrutura decente para os ligar.
E ontem estive a falar com quem me vai fazer uma sandwich e ainda refere tela entre bloco cimento e sandwich para não danificar.

Como disse cada um que decida mas não me parece clara a solução para estes "telhados", excepto em casos de restrição de espaço (potência disponível).
Pode-se dar o caso ficar ela por ela (por exemplo) uma instalação de 20 vs 30 painéis, apenas pela maneira como são montados...

Último ponto para quem ligar a isso » a estética da coisa e a facilidade de limpeza, tudo deitado é foam gun a "eito".
 
Mais barato fica de certeza sem estrutura, mas será que não fica o trabalho meio/mal feito? Vai gastar dinheiro para ficar com um serviço incompleto.

Volto a referir que depende também do objectivo dos painéis. Qual é o objectivo? A que horas se pretende tirar partido dos mesmos? O objectivo é usar para reduzir o aquecimento? É que no inverno a inclinação tem um impacto muito maior. Tudo isto deve ser considerado e cada um deverá fazer a sua análise.

Do ponto de vista matemático é simples. Se tentarmos fazer um traçar linhas perpendiculares imaginárias entre o sol e o chão, e os painéis para o céu conseguimos fazer um triângulo em que o sol e os painéis são 2 dos vértices e o ângulo recto está no sol, e o outro vértice é o ponto imaginário. O rendimento é tanto maior quanto menor for o ângulo dos painéis face ao sol (não confundir com o ângulo dos painéis face ao chão), ou então o racio entre a hipotenusa e o cateto adjacente que nos pode ser dado pelo função cos(x). No inverno o sol está mais baixo logo o ângulo entre os painéis e o sol é maior, logo o cos(x) é menor quanto maior for o ângulo. O ideal seria termos sempre o sol na perpendicular aos painéis mas isso é impossível. Se os painéis estiverem na horizontal o ângulo vai ser maior logo o cos(x) sera menor, logo o rendimento será menor. Acho que não disse nada de errado, fiz assim os cálculos um bocado à pressa, corrijam-me se estiver errado. Se quisermos introduzir aqui a orientação fica mais complexo mas o princípio é o mesmo, usar a trigonometria para, com o ângulo solar face aos painéis, perceber o rendimento dos mesmos durante todos os momentos do dia. Quanto maior o ângulo menor é o rendimento. Por isso volto a dizer que aquela perceberam de perda que foi dita anteriormente parece-me muito optimista especialmente no inverno em que a inclinação dos painéis até deveria ser maior do que no verão (se fosse possível inclinar mais ou menos os painéis durante o ano).

Como referi no meu caso até gostava de ter mais painéis com diferentes orientações para ter uma curva menos achatada e mais estável. Coisa que com painéis na horizontal seria impossível. No meu caso efectivamente eu poupei dinheiro e não montei estrutura de triângulo, mas o meu telhado já tem inclinação e está orientado a sul. Não é inclinação e orientação perfeita mas acredito que me compensou poupar a estrutura. Se não tivesse inclinação natural e orientação adequada iria certamente ter investido mais dinheiro porque ter um pico a meio do dia e pouca produção nas extremidades não me interessa. no meu caso trabalho em casa e tenho mais gasto em energia para aquecimento de manhã quando começo do que a meio do dia, por exemplo. Carregar um veículo eléctrico também é algo que é beneficiado por um rendimento mais constante com uma curva mais suave. Para a utilização de electrodomésticos como máquinas de lavar, se considerarmos um programa de hora e meia para cada uma, facilmente gastamos 3 horas ou mais por dia nisto, e no inverno a curva é muito mais abrupta.

O meu conselho como possuidor de painéis é: considerem que no inverno a produção é menor e não menosprezem esse facto. Tentem analisar o vosso padrão de consumo e perceber que adaptações podem fazer, porque só faz sentido ter painéis se fizerem adaptações ao vosso consumo para tirarem o máximo partido. Quanto a painéis horizontais só mesmo perguntando a quem os tem para percebermos o rendimento que tiram dos mesmos. Não deve ser fácil encontrar quem os tenha, de qualquer forma.
 
Última edição:
Mas os painéis solares é para termos ou mais conforto ou mais poupança, ou as duas coisas.
As adaptações já se fazem sem os painéis.
Com painéis as pessoas ou deixam de se adaptar para poupar electricidade e têm um maior conforto ou mantêm os seus hábitos e têm maior poupança e por ventura um pouco mais de conforto.
 
Não se discute a rentabilidade de um painel com inclinação adequada, porque é óbvia.

Discute-se uma solução que para um tipo de telhado (sandwich) é muito mais barata, simples e rápida...sem andar a com blocos de cimento/betão+estruturas penduradas nos mesmos.

Repito, a decisão não é clara e óbvia para quem tem sandwich.
 

Instalou janelas eficientes ou painéis solares em casa? Governo vai ter novos apoios em breve​

No âmbito da avaliação feita pela comissão de acompanhamento do PRR, o ministro do Ambiente anunciou também o lançamento de um novo aviso para hidrogénio verde e gases renováveis no valor de 80 milhões de euros, até ao fim de março.

Fonte: Governo vai ter novos apoios em breve
Estou à espera disto, mas quando abrir vai ser complicado apanhar instaladores... Nem sei como faça, se puser já não sei se serei elegível.
 
Estou à espera disto, mas quando abrir vai ser complicado apanhar instaladores... Nem sei como faça, se puser já não sei se serei elegível.
Estou na mesma situação. Nos concursos anteriores, era possível submeter despesas anteriores à data de abertura do concurso?

No meu caso estava a pensar em 3 unidades de AC e o apoio era uma enorme ajuda.
 
Alguém save que paineis a goldenergy usa? Têm um site muito bonito, dizem ser muito modernos, mas não sei a qualidade de serviço deles

Recomendam?
 
Opa infelizmente os gajos que me trataram da instalacao fizeram mal o registo na DGEG, entao quando ia assinar o contrato e que reparei que os dados estavam incorrectos. Agora tenho que esperar que atualizem o registo na DGEG para poder assinar o contrato com os dados correctos. :facepalm:
 

Instalou janelas eficientes ou painéis solares em casa? Governo vai ter novos apoios em breve​

No âmbito da avaliação feita pela comissão de acompanhamento do PRR, o ministro do Ambiente anunciou também o lançamento de um novo aviso para hidrogénio verde e gases renováveis no valor de 80 milhões de euros, até ao fim de março.

Fonte: Governo vai ter novos apoios em breve


Boas malta,
Ainda não ouve novidades sobre este assunto? E sabem se moradias que estão a terminar a construção estão inseridas neste apoio?

Forte abraço malta.
 
Back
Topo