PCLinuxOS 2009.1

Mais uma que tendo de testar quando comprar um portátil.. Consideram esta uma boa distribuição para começar ?
Há tantas que estou em dúvida em qual escolher. Não é preciso que seja fácil/user-friendly, quero que seja estável e que reconheça todo o meu hardware ou em parte se tal não for possível. E começar a modificar ? Alguém já começou ? É que quero aprender Linux para isso mesmo.. começar a aprender a modificar distribuições para estarem ao meu estilo :)

É uma boa distro para principiantes, tem fama de bom reconhecimento de hardware e estabilidade (apesar de alguma degradação entre a versão 2007 e a 2009, mas enfim, vamos ver no que dá).

Quanto a "aprender Linux" e modificar distribuições, depende do que queres dizer com isso... se o que pretendes é personalizar a distro, meter as tuas aplicações e definições, isso é fácil de fazer, e esta distro vem com utilitários para remaster que te dão para ficares com um LiveCD (ou LiveUSB) da "tua" distro personalizada.

Se o que queres é aprender a mexer a fundo em GNU/Linux, e pretendes uma distro que te obrigue a aprender e fazer muita coisa à mão, talvez uma distro mais geek-style seja mais adequada... (ou quem sabe até mesmo esta :D )
 
Acho que vou escolher Debian, parece ser a ideal para começar no mundo dos pinguins.
Alguém me sabe dizer como está o reconhecimento de hardware out-of the box do Debian ? É tão bom como o do PCLinuxOS 2009.1 ?
 
Acho que vou escolher Debian, parece ser a ideal para começar no mundo dos pinguins.
Alguém me sabe dizer como está o reconhecimento de hardware out-of the box do Debian ? É tão bom como o do PCLinuxOS 2009.1 ?
Se preferires Debian ( independentemente dos motivos ) escolhe Simply Mepis, é a minha 2ª distro preferida e tem os mesmos princípios do que o PCLinux OS, ou seja, estabilidade e simplicidade.

apesar de alguma degradação entre a versão 2007 e a 2009, mas enfim, vamos ver no que dá
Degradação ? Tens a consciência que o PCLinux OS é uma rolling distro ? O motivo principal do lançamento das versões está relacionado com os novos utilizadores para evitar que façam longos updates, para os que já têm instalado, a distribuição mantém-se sempre actualizada caso façam updates através do Synaptic onde é possível actualizar também o Kernel. ;)
 
Degradação ? Tens a consciência que o PCLinux OS é uma rolling distro ? O motivo principal do lançamento das versões está relacionado com os novos utilizadores para evitar que façam longos updates, para os que já têm instalado, a distribuição mantém-se sempre actualizada caso façam updates através do Synaptic onde é possível actualizar também o Kernel. ;)
Sim eu sei isso, mas infelizmente os updates nos últimos tempos não têm mantido a excelente qualidade que esta distro tinha por volta de 2007 (o que muito tem a ver com a ausência do Texstar, agora reaparecido). O que não quer dizer que não seja uma distro perfeitamente boa para muita gente. Faço votos para que haja melhorias. E que uma release 2009.2 ou 2010 atinja a qualidade de antigamente que a levou ao topo da lista da distrowatch. :)
 
Sim eu sei isso, mas infelizmente os updates nos últimos tempos não têm mantido a excelente qualidade que esta distro tinha por volta de 2007 (o que muito tem a ver com a ausência do Texstar, agora reaparecido). O que não quer dizer que não seja uma distro perfeitamente boa para muita gente. Faço votos para que haja melhorias. E que uma release 2009.2 ou 2010 atinja a qualidade de antigamente que a levou ao topo da lista da distrowatch. :)
O Textar esteve com problemas de saúde e ausentou-se durante 1 ano para cuidar de si, mesmo assim a distribuição continuou a evoluir pois não depende apenas de uma só pessoa.
Para dificultar as coisas, houve uma inundação muito grande nos EUA e que afectou algumas pessoas ligadas ao PCLinuxOS, daí o server freeze que se verificou durante algum tempo onde não existiram actualizações. Devido a esses contra-tempos, a nova versão foi sucessivamente adiada mas lá chegou ...
As actualizações aos repositórios são feitas numa base quase diária onde contam actualização ao SO e a incrementação de novos programas e as coisas voltaram ao normal.
Durante o tempo de aparente inactividade,nunca tive problemas com o SO, portanto, também não me fez grande diferença apesar de gostar de ter o SO o mais actual possível e dentro dos parâmetros de estabilidade desta distribuição.

Não creio que atingirá o topo da DW nem sequer é o objectivo desta distro. A maior parte da malta procura algo mais bleeding edge e emoção... esta distribuição é muito monótona nesse aspecto e gajos como eu, não existem muitos.
Como uso o SO para trabalho, pretendo que o SO dure anos sem me preocupar com instalações de raíz por terem saido novas versões ou ter problemas de estabilidade....
Mesmo assim, esta distro merece constar sempre no Top 10 por ser de facto uma excelente distribuição.
 
Boas,
Experimentei o pclinuxOs e realmente é estavel, agradavel, bastante bom, detectou o hardware do portatil na boa, flash player já de raiz , codecs de audio e video, muito bom mesmo

Cumps
 
Ironia do destino ou kernel panic :S Instalei para experimentar. Correu tudo bem. Gostei da correcta instalação da minha ATI coisa que nunca aconteceu com outras distros.
Bamos a ber :D
 
Eu também já consegui instalar!

Depois de tanto tempo à procura da minha distro, já encontrei, é esta e mais nenhuma! De todas que instalei, e foram mais de 10, havia sempre qualquer coisa que não gostava, ou então tinha erros estúpidos.

Com esta distro é limpinho e sem espinhas, só peca por não ter o software mais recente, mas entende-se, já que aqui o que se presa é a estabilidade.

Aconselho vivamente!
 
Eu também já consegui instalar!

Depois de tanto tempo à procura da minha distro, já encontrei, é esta e mais nenhuma! De todas que instalei, e foram mais de 10, havia sempre qualquer coisa que não gostava, ou então tinha erros estúpidos.

Com esta distro é limpinho e sem espinhas, só peca por não ter o software mais recente, mas entende-se, já que aqui o que se presa é a estabilidade.

Aconselho vivamente!
É perfeitamente compreensível e para quem procura estabilidade, penso que é um pequeno preço a pagar com todas as vantagens que advêm daí.
Se existir algum software ou um update a software que esteja a demorar mais do que o normal a ser incluído nos repositórios, podemos sempre sugerir que alguém responsável o teste para que depois seja adicionado. Se verificares, há uma secção no fórum reservada para esse fim. Recomendo que leiam os stickies, existem regras que terão de ser cumpridas antes de lá colocar os programa que pretendemos para evitar um flood desnecessário e repetição de pedidos.

Já estou com esta distro à mais de um ano e cada vez gosto mais dela... :D
 
É perfeitamente compreensível e para quem procura estabilidade, penso que é um pequeno preço a pagar com todas as vantagens que advêm daí.
Se existir algum software ou um update a software que esteja a demorar mais do que o normal a ser incluído nos repositórios, podemos sempre sugerir que alguém responsável o teste para que depois seja adicionado. Se verificares, há uma secção no fórum reservada para esse fim. Recomendo que leiam os stickies, existem regras que terão de ser cumpridas antes de lá colocar os programa que pretendemos para evitar um flood desnecessário e repetição de pedidos.

Já estou com esta distro à mais de um ano e cada vez gosto mais dela... :D

Infelizmente não posso usar a distro como queria, porque dependo de muitos programas do Windows que não existem para linux. Ainda tentei por o KDEnlive a funcionar mas o desgraçado não abria os ficheiros AVI, já que me pareceu um programa muito interessante.
 
O problema de falta de soluções para edição de vídeo não é exclusiva do PCLinuxOS mas sim do Linux/BSD em geral. Cada vez aparecem mais programas e os já existentes cada vez ficam melhor mas ainda vai demorar o seu tempo.
Não estou muito por dentro da edição de vídeo mas já experimentaste o Cinalerra ?
 
O problema de falta de soluções para edição de vídeo não é exclusiva do PCLinuxOS mas sim do Linux/BSD em geral. Cada vez aparecem mais programas e os já existentes cada vez ficam melhor mas ainda vai demorar o seu tempo.
Não estou muito por dentro da edição de vídeo mas já experimentaste o Cinalerra ?

Yap, não gostei do interface, achei muito confuso, e o KDEnlive pareceu-me muito bom. Mas não é por isto que irei deixar de suar Linux. Eu gostava de usar um programa desses para evitar usar o Pinnacle Studio 12 através doutros meios, mas como não sou uma pessoa ligada à área de edição e video, nem faço contas de ser, não opto pelos programas da praxe, apenas uso este pinnacle por ser o mais fácil e mais rápido de obter alguns resultados para os meus mini trabalhos.
 
Acabei de instalar e se é que se pode chamar configurar porque eu apenas tenho de escolher o que quero que ele faz sozinho... o pclinuxos 2009.1
Até agora 5 estrelas tudo a funcionar logo depois de instalado, uma visita ao synaptic e instalei sem espinhas o brasero, totem, exaile, vlc, google earth (este não esperava estar nos repositórios padrão), deluge... enfim, todo o software ao qual me habituei com o a distro anterior que era o linux mint.
Só achei as actualizações mais lentas (saca mais devagar destas fontes) mas nada de grave, e a passagem para português foi automática mas bem mais demorada e complexa a julgar pelos 4 passos e montes de ficheiros substituidos e actualizados, mas experiencia e interacção necessária de minha parte... nada. Por isso 5 estrelas na mesma.
Confesso que não esperei que o sistema ficasse tão fluido, tinha a ideia que KDE tornava o sistema mais pesado, se calhar era do ubuntu ou não sei, mas está bastante rápido mesmo com as janelas com transparencia (embora transpareça para o wallpaper e não para o que tem atrás, mas não faz mal até porque meti um wallpaper que gosto logo não incomoda.
Com mais tempo vou testar como se porta de resto, mas já dei uma vista de olhos ao painel de configuração e parece muito simples de facto, se bem que como estava habituado as minty tools também não acho que seja assim tão fantastico, mas é um avanço consideravel na centralização das configurações do sistema em relação a ubuntu's e assim.
O uso que dou a este pc de baixos recursos é basicamente browsing, msn, musica e filmes e sacar umas coisitas para esta tarefa parece que se vai dar muito bem até porque já notei uma melhor fluidez no flash da net, talvez seja a tal instabilidade dos sistemas ubuntu como o mint mas no pclinuxos dá melhor.
Sendo que tem os programas que uso, e já o tenho a funcionar sobre rodas ao fim de 2 horas e contando com o processo de instalação, posso dizer que foi muito rápido (tal como o mint) e deixou para trás a tarde inteira que seria necessária para deixar o windows xp e sofrware essencial a funcionar.
 
Já sou utilizador do PClinuxOS à sensivelmente 4/5 anos e membro activo do seu fórum. Lembro quando instalei no meu pc pela 1ª vez, fiquei...UAAAAUUUU. Era na altura uma distro com uma imagem nova, moderna, rápida, leve e com excelente detecção de hardware, em que tudo funcionava. Acompanhei o crescimento da distro até aos dias de hoje. A verdade é que se nota que esta distro ficou um pouco parada no tempo e esse também foi um dos motivos pela saída de alguns developers. Eu próprio não a tenha instalado nem no meu pc (não arranca) nem o meu portatil (pouco fluído). Nota-se inclusive uma maior procura na resolução de problemas nesta nova versão (e penso que não se deverá apenas ao aumento de utilizadores do PClinuxOS) Tenho saudades dos tempos do pClinuxos 0.93, e do 2007, minime 2008. Aí sim o PClinuxOS não dava hipotese quanto à estabilidade, inovação e simplicidade. Agora o 2009, é uma boa distro, mas não passa disso. Hoje temos o Mint, que a meu ver acabou por tirar o lugar do PClinuxOS, quanto à simplicidade e inovação. Agora espero que todos os seus problemas fiquem resolvidos e que os novos developers tragam novas ideias e funcionalidades a esta excelente distro, que merece tudo de bom.
 
Última edição:
Em relação ao KDE4 estará disponível assim que estiver mais estáve, como se sabe, ainda não está completamente desenvolvido e maduro nem as aplicações estão todas a funcionar a 100%...
Para quem o quiser experimentar estará brevemente disponível nos repositórios mas tão cedo não será o padrão desta distribuição.
 
Back
Topo