Perguntas Frequentes

A ideia é simples.

Criar uma thread com respostas sucintas às perguntas que se repetem por aqui com frequência.
Pedia a todos que reformulassem as respostas, criassem perguntas e respondessem que eu vou adicionando a este post.

Colaborem :)
Obrigado.

1- Pergunta: Como nasceu a Techzone?
Resposta: Para perceber o propósito desta comunidade/fórum ler este artigo.


2- Pergunta: Não concordo com uma decisão de um elemento do staff. A quem posso expôr a situação?
Resposta: Foi criado um espaço próprio para esse efeito. Basta criar um novo tópico no Contacte o Staff colocando a vossa exposição.


3- Pergunta: O que devo fazer sempre que identifico um post menos correcto?
Resposta: Devem reportar usando o ícone que se encontra por baixo do nick/post (
report.gif
) e referir a razão pela qual o post não esta correcto. O Moderador é notificado por mail do report e decidirá de acordo com a sua opinião. Um report não pode ser visto como uma ordem mas sempre como uma chama de atenção ao Moderador que assim terá um aviso para ver determinado post. A alteração ou não do post em questão é sempre do critério do Moderador. Para perceber melhor, este tópico encontra-se muito completo.


4- Pergunta: Posso fazer upload de ficheiros/imagens na Techzone?
Resposta: Directamente não, mas há vários sites onde é possível fazer upload de vários ficheiros, alguns permitem todo o tipo de ficheiros. A título de exemplo:
- Photobucket para imagens e vídeos;
- Imageshack e Imagewoof para imagens;
- HDD e Mediamax para ficheiros zipados ou imagens ou outros
- Rapidshare principalmente para ficheiros
- Youtube para vídeos.

Para inserir imagens, consultem este tópico e também este que o completa em determinados aspectos.


5- Pergunta: Não dá para pesquisar por palavras com 3 caracteres?
Resposta: É verdade. O problema de colocar palavras até 3 caracteres é que isso tem implicações grandes em termos de indexação da base de dados. Reparem que se por um lado faz sentido pesquisar por "PSP", "ISP, "PS3", "RAM", para isso ser possível têm que ser indexadas todas as palavras. E vejam o número de palavras em português que têm 3 letras. O aumento em recursos é muito grande e por isso é que não se encontra activo. Poderemos, no entanto, mudar isso no futuro.


6- Pergunta: O que diferencia um Power Member de um Member?
Resposta: Ter acessos a áreas restritas do fórum onde somente acedem utilizadores que manifestaram ao longo de algum tempo uma boa conduta.


7- Pergunta: Quando é que passo a Power Member?
Resposta: Assim que completar 60 dias de inscrição com uma participação activa e válida, sem infringir as regras do fórum. Têm mais informação aqui.


8- Pergunta: Como posso chegar a Moderador/Colaborador?
Resposta: Pagar um milhão de Euros é a resposta mais fácil:) Não tendo um milhão de Euros a escolha é feita pelos membros do staff, nomeadamente pelos Super Moderadores em conjunto com os Moderadores da área. Os membros escolhidos são sempre membros que se distinguiram de alguma forma na área em questão e que têm uma conduta exemplar no fórum.


9- Pergunta: Posso mudar de Nick?
Resposta: Sim, depois de verificar aqui (sem clicar em nada, apenas digitando o nick) se o nick que pretende não se encontra registado, basta-lhe criar um tópico em Contacte o Staff escrevendo o nick da forma exacta como o pretende (com maiúsculas, outros caracteres, etc). Na sua assinatura terá que ter algo do tipo: "nick_novo, anteriormente conhecido como nick_antigo" durante cerca de 2 meses e essa informação terá que constar permanentemente no seu tópico de avaliação, caso o tenha. Deve ser dada uma indicação sobre o motivo pelo qual se pretende alterar o nick.


10- Pergunta: Côr dos Nicks?
Resposta:
11- Pergunta: Quais são as regras das assinaturas? Porque são tão restritivos?
Resposta: As assinaturas estão sujeitas aos outros pontos das regras do fórum, e pode ser usado:
  • Até 5 linhas de texto (tamanho standard), com códigos do vBulletin;
  • Uma imagem com o a resolução máxima de 700×100 pixel e o tamanho máximo de 30KB (30720 Bytes);
  • Misto de texto e/ou imagem, não ultrapassando as regras definidas nos dois pontos atrás (5 linhas de texto standard ou 700×100 pixel, não ultrapassando na totalidade os 30KB);
  • O limite de 30KB é sobre o total da assinatura, seja esta composta por uma ou várias imagens.
Estes limites destinam-se a facilitar a visualização dos posts, não só para que as páginas não se tornem excessivamente extensas, como também para diminuir o tempo de load (carregamento) das mesmas.


12- Pergunta: Posso vender material aqui na Techzone?
Resposta: Pode. Existem áreas criadas especificamente para esse efeito, mas apenas disponíveis a quem já passou a Power Member para evitar determinadas situações.


13- Pergunta: Tenho um problema no vende-se. O membro não cumpriu a sua palavra. Podem ajudar?
Resposta: Infelizmente não há muito que possamos fazer além dos mecanismos que já temos implementados. O Vende-se apenas está aberto a Power Members sendo que estes são obrigatoriamente membros do Fórum à algum tempo. Além disso temos um Fórum de Avaliação de Compradores e Vendedores para que cada membro que efectua uma compra ou venda posso dar informação de como correu o negócio.
Pedimos que tentem trocar mensagens privadas com o membro em questão se isso falhar abram um tópico no Contacte o Staff. Veremos o que pode ser feito. A recomendação melhor que podemos fazer é que tentem sempre ter o maior número de dados possíveis do comprador / vendedor e terem em atenção ao valor do material que compram. Há sempre um risco associado a comprar num forum que nunca pode ser eliminado. tenham isso em consideração.


14- Pergunta: Custom User Titles?
Resposta: Custom User Title (CuT) é a designação que se encontra por baixo de cada nick. Para além dos pré-definidos (Membro, Power Member, etc), há outros diferentes, atribuídos pelo staff, ou de acordo com as definições dos grupos. Exemplo disso são os membros da Portugal@Home e do Portugal@Folding. Há membros do staff com CuT personalizados, mas estão sempre identificados, quer pelo title, quer pela cor do seu grupo.


15- Pergunta: O que é o item Referência que aparece no meu perfil?
Resposta: É o número de users que se registaram no fórum e que durante o preenchimento do formulário apontaram o teu nick como sendo a pessoa que deu a conhecer o fórum.


16- Pergunta: Os meus avisos/infracções são visíveis aos outros users?
Resposta: Não. Estão apenas visíveis a si mesmo e aos elementos do staff. Existe aqui mais informação sobre infrações. É também importante que todos compreendam que com o tamanho do Fórum e o número necessariamente reduzido de elementos do staff que não é possível enviar PMs aos utilizadores. As infracções não são visíveis aos outros. Sempre que discordarem podem abrir uma thread no contacte o staff. Os "recados" no meio dos tópicos são sempre apagados com direito a infracção. Mesmo os que são escritos no meio de respostas com conteúdo válido para o assunto em discussão é apagado o post na totalidade na maioria dos casos. É importante que todos colaborem para o melhor funcionamento possível do fórum. Vejam sempre as regras. A extensão delas é comparável aos "remendos" que foram sendo colocados por situações que foram surgindo ao longo do tempo.


17- Pergunta: Posso ajudar na elaboração da Techzone Newsletter (TZN)?
Resposta: Toda a ajuda é sempre bem vinda, seja com sugestões de destaques, artigos (feitos por si), sugestões para o funcionamento da TZN, etc. Poderá fazê-lo de várias formas, usando o quadro Contacte o Staff, enviando uma PM para qualquer um dos elementos das edições da TZN (o Staff da TZN está indicado em todas as edições das TZNs já lançadas).


18- Pergunta: Não consigo escrever. Como activar a minha conta?
Resposta: Foi enviado um email de confirmação para o email fornecido no momento do registo. Se não se encontrar na caixa de entrada ou de spam (lixo electrónico), é possível pedir um novo seguindo este link.



gostava de saber como posso criar assim uma coisa pa escrever perguntas que eu tenha:D
 
Explica-te melhor.
Qualquer user tem permissões para fazer isto. Aquilo é código simples se usares o editor WYSIWYG.
 
gostava de saber como posso criar assim uma coisa pa escrever perguntas que eu tenha:D
Se estás a perguntar como é que se abre um tópico novo, vai ao índice do fórum onde queres colocar a pergunta (cada fórum serve para um tema; há um para programação, um para webdev, etc) e carrega no botão
newthread.gif
 
+palavra1 +palavra2 +palavra3

Se meteres o sinal + antes da palavra "exiges" que faça parte da pesquisa, se meteres o - exiges que essa palavra esteja excluida.

"expressão blabla"

Assim exiges que o que está dentro de aspas apareça agrupado.

Salvo erro isto está na FAQ.
 
Como é k se cria uma poll? já procurei por todo o lado e não encontrei on é para por uma poll
Já carregui naquele botão onde tá escrito aplicar este tópico como poll e onde diz numero de poll´s e nada:(
 
Ao criares um tópico tens no fundo uma caixa de marcação "Activar uma poll com este Tópico" (tens que a marcar) e por baixo, uma textbox para definires o número de opções que queres para a tua votação.
Depois de submeteres o tópico, é-te apresentado um painel para a configuração da poll. É aí que deves colocar as opções (neste painel ainda podes ajustar o número de opções disponíveis).
 
Uma coisinha, quando falaram nas cores do nicks não identificaram os users que têm o nome branquinho (da cor do leite:D), que são aqueles cuja conta não está activa (é isso right?).
 
Sugestão:
Quando querem procurar palavras com três letras utilizem um * por exemplo querem um tópico acerca do melhor pack da ps3 vão ao procurar e escrevem " packs ps3* " e funciona
 
Última edição:
ola... eu sou nova aqui.

eu nao consigo criar um novo post... so consigo responder...

alguem me pode dizer como faço para criar um post?
 
Queres criar um tópico certo?

No canto superior esquerdo, logo acima do primeiro tópico tens um botão a dizer novo tópico ou new topic. Isto quando entras num forum. Não tens essa opção na pagina principal.
Deve ser isso que queres.
 
Queres criar um tópico certo?

No canto superior esquerdo, logo acima do primeiro tópico tens um botão a dizer novo tópico ou new topic. Isto quando entras num forum. Não tens essa opção na pagina principal.
Deve ser isso que queres.

eu ja estive a ver e nao ta la nada... :S

so aparece "post reply" antes de começarem os topicos
 
Back
Topo