PlayStation Persona 5 (Atlus, Deep Silver)

Quero ler os vossos posts mas não me quero cruzar com spoilers. Como é que isto está a funcionar relativamente a spoilers? Vale tudo ou são marcados com a tag?
 
O jogo parece algo restritivo nas escolhas que dá em certos momentos. Há tantas coisas para fazer, mas por vezes não existe escolha de fazer outras actividades, com o afunilar do percurso para a campanha principal.

Isto melhora, por exemplo, nos meses de verão? Onde, presumo eu, não haverá tanta preocupação com as aulas?
Ha sempre momentos em que as acções são limitadas, no verão também tens dessas partes, eu estou em Setembro por isso é que te estou já a dizer.

O jogo sempre sempre um pouco esse pace de partes de história que te levam pela mão e não podes fazer nada e depois a liberdade total quando se começa a missão por assim dizer em que tu escolhes quando e como abordar o dia.
 
É impressionante como o jogo ainda esta esgotado em todo e ninguém sabe quando volta a haver stock.
Na mm de alfrgide estão ha espera de stock à duas semanas
 
Questão, tenho mais de 10 dias para fazer um palácio e ja' estou perto do fim. O ideal e' acabar o palácio e aproveitar os dias livres (isto e', a historia nao vai avançar), ou e' melhor fazer as minhas coisas primeiro e depois o palácio?
 
Questão, tenho mais de 10 dias para fazer um palácio e ja' estou perto do fim. O ideal e' acabar o palácio e aproveitar os dias livres (isto e', a historia nao vai avançar), ou e' melhor fazer as minhas coisas primeiro e depois o palácio?
Ainda estou nesse palácio mas de experiência do 3 e 4 a história não avança quando o acabares, só na deadline.
 
Let's talk about Persona 5's menus

Uma das coisas que tinha questionado anteriormente:
For example, there are a number of sequences where player control is minimised to the point of irrelevance. Autonomy is restricted to a few dialogue options, the "choice" to move between several designated spots.

...

Despite the frustration they can engender, these vignettes tell the game's story superbly, possessing a momentum that might have otherwise been ruined by a player's lack of navigational ability.

Em parte consigo perceber isto, dado o grande foco na história/personagens/narrativa que o jogo tem, ainda para mais quando, por exemplo, o sentimento de urgência é perdido em jogos de mundo aberto.


O que o diretor diz:
Hashino says they didn't intentionally decide to take control from the players. "In Japan," he says. "It feels like you don't have that much freedom when it comes to high school life." Outings are determined by consensus. School trips are heavily curated experiences with every movement dependent on adult instruction.


E termino com isto:
For all its twisted fantasy, Persona 5 can be incredibly grounded in the real world

A autora do texto dá outro exemplo, mas o que me veio à cabeça, e à medida que as horas de jogo se vão acumulando, é que tal como no jogo, na nossa vida nunca há tempo para fazer tudo o que queremos, sendo esse um dos "bens" mais preciosos que temos, como tal, escolhas têm que ser feitas.

É provavelmente o melhor "simulador" da vida real que tenha jogado, com tudo de bom/mau/chato/frustrante que isso tem.

E já agora Atlus:

Now, wouldn't it be lovely if you could take screenshots of your own in order to celebrate Persona 5's menus? Get over yourselves, Atlus, and get on it!
 
Questão, tenho mais de 10 dias para fazer um palácio e ja' estou perto do fim. O ideal e' acabar o palácio e aproveitar os dias livres (isto e', a historia nao vai avançar), ou e' melhor fazer as minhas coisas primeiro e depois o palácio?

Também tinha esta dúvida. Entretanto acabei a 2ª dungeon com 10 ou 11 dias em falta para a deadline. E a historia não avança. Podes fazer o que quiseres até a deadline.
 
Incrível, já tenho 20 horas e nem dei por isso, nao me lembro quando foi a ultima vez que ta aconteceu... O BotW ficou completamente de lado :p
 
Questão, tenho mais de 10 dias para fazer um palácio e ja' estou perto do fim. O ideal e' acabar o palácio e aproveitar os dias livres (isto e', a historia nao vai avançar), ou e' melhor fazer as minhas coisas primeiro e depois o palácio?

Também tinha esta dúvida. Entretanto acabei a 2ª dungeon com 10 ou 11 dias em falta para a deadline. E a historia não avança. Podes fazer o que quiseres até a deadline.

A história só avança quando o deadline terminar. Dito isto, depende de como estão em termos de niveis, equipamento e Personas.

Se estiverem mal equipados, podem esperar até mais perto do fim do deadline para enfrentar o boss e evoluir primeiro os Confidants e explorar o Mementos, para assim poderem criar Personas mais fortes. Se estiverem bem equipados, podem avançar logo para o boss do Palace e fazer os social links e a exploração depois.
 
Sou mais um dos que queria deitar a mão a este jogo e parece impossível... Está esgotadíssimo em todo o lado e em todas as edições. Nem sequer têm previsões de quando vão receber mais cópias. Alguém mandou vir lá de fora? Que loja aconselhariam?
 
Parece impossível que a Atlus não "imprima" em 2 ou 3 dias mais uns milhares de cópias. Está a dar uma de Nintendo.
Agora deve ser impossível arranjar e a próxima remessa só a 8 de Maio
 
Eu já vou com 70h e ainda vou agora para o mês de Outubro lol fiz agora o 5o palace, isto em hard tem que se lhe diga mas esta a ir bem, o início foi bem pior.

Uma estratégia que usei para me facilitar a vida foi por a skill passiva growth 1 em todas as personas que tenho, ou seja por combate todas recebem algo, como o share XP do pokemon. Faz toda a diferença para ter personas a níveis decentes e aprenderem skills.
 
Parece impossível que a Atlus não "imprima" em 2 ou 3 dias mais uns milhares de cópias. Está a dar uma de Nintendo.

Sim, porque é assim que as coisas funcionam realmente, é só querer e puff tá feito :facepalm:

Isto de se ter equipas de marketing que fazem tracking do número de jogos vendidos, encomendas das lojas, haver disponibilidade da fábrica para produzir mais discos, caixas e material acessório, o dinheiro em caixa para o fazer, todas as licensas que uma nova remessa implica, qual o impacto em termos de custo/beneficio, custos de transporte, o transporte em si, distribuidoras, etc. etc. etc. Nope, isso não conta. A Atlus (que nunca quis saber do mercado europeu e só tem presença agora porque faz parte da SEGA) é que não quer imprimir jogos. A Nintendo também não quer construir consolas, por isso é que não há mais NES Mini ou Switches cá fora :paranoid:
 
Sim, porque é assim que as coisas funcionam realmente, é só querer e puff tá feito :facepalm:

Isto de se ter equipas de marketing que fazem tracking do número de jogos vendidos, encomendas das lojas, haver disponibilidade da fábrica para produzir mais discos, caixas e material acessório, o dinheiro em caixa para o fazer, todas as licensas que uma nova remessa implica, qual o impacto em termos de custo/beneficio, custos de transporte, o transporte em si, distribuidoras, etc. etc. etc. Nope, isso não conta. A Atlus (que nunca quis saber do mercado europeu e só tem presença agora porque faz parte da SEGA) é que não quer imprimir jogos. A Nintendo também não quer construir consolas, por isso é que não há mais NES Mini ou Switches cá fora :paranoid:
As pré-reservas também servem para perceber a procura, e há muito que se percebia que existia muita.

Quanto à Nintendo o NES míni não há mais porque parece que não querem produzir mais. E não faltam teorias que em muitos produtos a falta de stock é estratégia.

Felizmente destes produtos o único que me interessava já o tenho, o Persona.
 
Última edição:
As pré-reservas também servem para perceber a procura, e há muito que se percebia que existia muita.

Quanto à Nintendo o NES míni não há mais porque parece que não querem produzir mais. E não faltam teorias que em muitos produtos a falta de stock é estratégia.

Felizmente destes produtos o único que me interessava já o tenho, o Persona.

Infelizmente para todas essas teorias, tudo o que a Nintendo tem feito prova-as errado, so there. Excluindo nos Amiibo. Aí sim, é estratégia para aumentar a procura. Com a NES Mini nunca foi algo mais do que um item para coleccionadores, a Switch tá a bater records de vendas da companhia e a Wii só esgotou nos EUA porque toda a gente a mãe delas queria uma.

No caso do Persona 5, again, não é simplesmente querer e aqui vai disto. As pre-orders são um número interessante, sem dúvida, mas mesmo que todas as cópias do jogo do jogo estivessem já vendidas antes de ele vir cá para fora, ainda é preciso produzir e distribuir, e é preciso saber-se quem é que ainda quer o jogo físico para se saber quanto ainda se vai produzir (que é uma daquelas particularidades do digital existir e ser uma excelente alternativa).
 
Na Europa, diria que é mais culpa da Deep Silver do que da Atlus (quanto muito, a culpa é dividida pelas duas editoras). A falta de stock não é só em Portugal. Mas verdade seja dita, este é sem dúvida o Persona mais popular da série. Talvez não esperassem este sucesso e acabaram por subestimar a procura pós-lançamento. Uma nova remessa ainda deve demorar umas semanas a chegar ás lojas.

Mas se não encontram o jogo em lado nenhum, comprem a versão digital. Um dia mais tarde, caso queiram, compram a versão física a preço mais baixo apenas para a colecção.
 
Back
Topo