Phil Harrison@GDC'06

re:

A consola em si é um sistema fechado é natural que com o tempo se torne desactualizado.
Mais uma vez estais a usar argumentos que são incomparaveis.
Alias como começaram a fazer a bocado, mas no caso dos acetados da IBM.

Ainda não começaram a pensar em programar em multi-core em termos fisicos? Será que não?
Pensas que eles usam sistema operativos windows ou sistemas operativos distribuidos quando se pensa em calculo fisico?
O mercado de multiplos processadores, multiplas maquinas e SO's distribuidos já existe algum tempo. De multi-core possivelmente não, mas isso só em si não prova a necessidade de envoluirem nesse sentido?
É normal que vão fazer placas graficas melhores com o passar dos tempos, é normal que venham a fazer processadores melhores, mas se queres frizar isso acho que todos nos sabemos.
 
Também me parece que é despropositado comparar pc's e consolas. Quando a Xbox saiu, o meu antigo pc era melhor que a xbox, mas, devido à falta de optimização, a verdade é que não seria capaz de correr o half life 2 ou o doom3.

Conclusão, em breve os pc's vão ser mais rápidos(segundo me parece, mais rápido do que o que é costume quando estas novas gerações de consolas aparecem) mas também vão ter um custo diferente. No final de contas tudo se resume ao género de gostos que as pessoas têm- no meu caso posso vir até a comprar a ps3 mas não me imagino a viver sem um pc.

Mas sim, tal como a generalidade das empresas, a sony é evil, porque eu ainda estou à espera de ver a ps2(ou PS3) correr algo tipo toystory 2. Por isso a veradadeira lição é: não acredites em tudo que vês ou ouves, e sobretudo tem em atenção a fonte: não consta que empresa alguma, na história da humanidade, tenha dito mal do seu próprio produto, porque a publicidade enganosa até pode ser crime, mas também é uma prática corrente.
 
Karlus disse:
Mas sim, tal como a generalidade das empresas, a sony é evil, porque eu ainda estou à espera de ver a ps2(ou PS3) correr algo tipo toystory 2. Por isso a veradadeira lição é: não acredites em tudo que vês ou ouves, e sobretudo tem em atenção a fonte: não consta que empresa alguma, na história da humanidade, tenha dito mal do seu próprio produto, porque a publicidade enganosa até pode ser crime, mas também é uma prática corrente.
Ai é que está, é que nem sequer percebo este tipo de anti-Sony-PlayStation primário pois fazendo uma retrospectiva da Sony na industria dos video-jogos só tenho é a reconhecer méritos. E não me venham com essa treta da Sony ter dito que a PS2 ia correr jogos com gráficos Toy-Story 2, na apresentação da PS2 há 6 anos nunca vi a Sony ou algum representante seu dizer ou comprometer-se com tal disparate. Isso não passa de muitos disparates que os fanboys da concorrência inventam, assim como já inventaram muita treta com a PS3 ao dizerem por exemplo que a Sony disse que a PS3 ia correr jogos a 120Fps, alta treta pois a Sony nunca disse nem nunca se compremeteu com um disparate desses, mas aposto que daki a 8 anos vais dizer que a Sony é uma bullshit pq ainda estás para ver jogos a 120fps né? Enfim, façamos então a retrospectiva.

PlayStation
A Sony entrou no mercado em 1995 com a sua PlayStation totalmente desconhecida, que foi inicialmente um projecto proposto à Nintendo que esta recusou arrogantemente. Na altura a Sega era o centro das atenções com a sua nova e prometedora Sega Saturn, que a médio prazo se foi abaixo das canetas vindo a perder progressivamente o suporte das editoras, vendo-se terminado o seu ciclo de forma precosse por culpa da própria Sega e da sua estratégia e má politica de suporte. Em contra partida o que vimos foi a Sony a crescer no mercado, com uma consola que rápidamente deu origem a novos franchises como GT, Tekken, Wipeout, etc, assim como foi plataforma de grandes exclusivos como MGS, Final Fantasy, WE/PES, etc, ao mesmo tempo que se mantinha explorada por todos os multi-plataformas. Resumindo, só temos é que reconhecer méritos à Sony ao criar PlayStation que entrou no mercado como uma plataforma de excelência onde foram criados novos franchises, onde foram garantidos muitos exclusivos de peso e onde foram explorados com suporte sem igual todos os multi-plataformas. O seu ciclo de vida activo de 5/6 anos foi também uma marca inequivoca de estabilidade que a Sony implementou na sua estratégia que ainda se viu reforçada com a retrocompatibilidade de jogos e acessórios garantida para a sua sucedora PlayStation 2, sendo também este um sinal de fidelidade e confiança. Enquanto isto a Sega tinha deixado morrer a sua Saturn deixando os consumidores na maravilha, assim como a Nintendo com a sua N64 que teoricamente com uma máquina mais potente nunca conseguiu garantir um line-up capaz de se tornar numa plataforma de eleição com o consequente progressivo falta de apoio das editoras e terminando numa morte precoce tal como a Saturn. Não vejo como se pode apontar o dedo à Sony se não por razões de fanatismo primário.

PlayStation 2
Depois do sucesso mundial extrondoso que foi a PlayStation, a Sony deu o natural seguimento ao seu projecto apresentando a sua sucessora de nome PlayStation 2 que se estreou no mercado em 2000/01. Na altura a Sega também já se tinha lançado no mercado com um projecto totalmente novo, a Sega Dreamcast que não tinha qualquer relação com a geração anterior. Contudo a Sega acaba por fazer pior, pois desde o inicio não conseguiu garantir os apoios suficientes das editoras tornando a Dreamcast quase uma segunda N64 e que teve um fim ainda mais precoce pois a Sega deixou-se falir com dois fracassos seguidos. Mais uma vez os gamers ficaram na maravilha. Em conta partida a Sony continua o seu projecto de forma sólida e consistente com a PS2. Mais uma vez a história repetiu-se, a PS2 deu origem a novos franchises, continuou e conseguiu mais exclusivos de luxo, e continuou a ser a plataforma rainha dos multi-plataformas. A meio ciclo a Sony trás inovação com o periférico Eye-Toy para a sua PS2 originando experiências revolucionárias e alternativas, completando ainda mais a qualidade da sua proposta. O ciclo de 5/6 anos volta-se a repetir com a consola a ser explorada até à última gota, mantendo-se a estratégia de confiança, estabilidade e fidelidade. Enquanto isto 1 ano e tal depois do lançamento da PS2, a Nintendo aparece com a sua nova proposta de nome Gamecube e a Microsoft estreia-se no mercado com a sua Xbox, ambas consideravelmente e naturalmente mais potentes que a PS2. Mas enquanto por um lado a GameCube foi o mesmo de sempre da Nintendo, uma consola de elite da própria Nintendo com poucos apoios das editoras, a Microsoft evoca a consola mais potente de sempre com a ambição de conquistar o mercado liderado pela Sony e as suas PlayStations. Por todas as razões e mais algumas isso não funcionou como a Microsoft pretendia e o que ela faz? Mata precocemente a sua Xbox remetendo-a a um ciclo de 4 anos e antecipa uma nova geração com a X360.

PS: Axo engraçado focarem essa treta do Toy Story, mas o que eu vejo é um hardware altamente modesto - EE 295mhz + 4Mb Vram + 32Mb Main Ram - dar origem a jogos impressionantes como GT4 ou MGS3. Impressive!

PlayStation Portable
Depois do sucesso extrondoso das Playstation's no mercado caseiro, a Sony entra no mercado portátil com a sua Playstation Portable, monopoliado pela Nintendo e as suas portáteis sem concorrência. Curiosamente a entrada da PSP coincide com um caminho diferente que a Nintendo decide talhar com a DS, mas não é isso que interessa. A Playstation Portable é simplesmente a melhor Consola Portátil na verdadeira ascensão da palavra até hoje construida. Altamente sofisticada e multi-funcional atirando-a para o mercado quase como um gadjet do séc XXI, com um ecrâ de alta qualidade em formato widescreen de dimensões e brightness de enxer os olhos e capaz de oferecer profundas e completas experiências video-jogáveis só possíveis num ambiente portátil com uma máquina como esta. Sem entrar em choque com a DS até porque são duas consolas bem diferentes, a PSP foi a Playstation com maior taxa de penetração no mercado superando a PSone e a PS2.

PlayStation 3
Depois disto tudo, axo muito bem que agora a Sony queira elevar a fasquia com o mais caro investimento de sempre numa consola, colocando-lhe hardware de ponta e atirando-a para o mercado como a consola mais potente de uma nova geração, algo que nunca aconteceu nem com a PSone nem com a PS2. Acho muito bem, que depois do sucesso da PSone e da PS2 a Sony queira levar a PS3 a um nível que a nunca se propôs com a PSone e a PS2. Que venha a PS3 que tal como a PSone e a PS2 vai ser decerteza uma plataforma de excelência, e fruto de todo este investimento a PS3 muito provavelmente vai ser o maior sucesso de todos.


Posto isto, não percebo tanta critica que fazem à Sony que é responsável por plataformas de sucesso, estáveis e de confiança, ao contrário da concorrência Sega e Nintendo que deixa morrer consolas e da própria Microsoft que sacrifica o ciclo de vida de uma consola na ganância de conquistar o mercado. Na minha óptica e por tudo o que a Sony trouxe e conquistou nesta industria dos video-jogos, só tenho é que lhe reconhecer méritos, mais méritos à Sony do que à Sega, Nintendo e Microsoft desde que entrou no mercado.
 
re:

here we go again.

Espero que tenhas feito isso com base com fontes altamente fidignas, e que faças uma errata, bibliografica e relatorio do mesmo e envies por escrito a admistração para serem enviados aos users, porque o que vais ver a seguir é uma montanha de post's contraditorios e conflictuosos lol. É apenas um warning :)
 
Sim senhor uma bela retrospetiva do que a Sony e a Playstation trouxeram para o mercado.
E eu vou visar uma coisa, a durabilidade das consolas.
Quanto a voces n sei, mas eu n tenho propriamente fundos para andar a mudar de consola de 3 em 3 anos.
Ainda hoje em dia n me predou-o o facto de me terem estragado a mega drive e eu com mais de 50 jogos para a consola, já tentei ver se conseguia uma mega drive mas n sei onde a vou encontrar.:'(

Any away acho a durabilidade e o facto da consola supurtar os jogos da anterior é algo importantissimo.
 
calma xetiro, não é preciso de entrar por aí. O que eu disse é que a sony " tal como a generalidade das empresas" é evil, e a generalidade das empresas inclui microsoft's, nintendo's, sega's e ... a única razão que existe para entrar num mercado é fazer dinheiro e se lançar umas tretas (o que podes ver no dia a dia na bolsa) ajudar a fazer dinehiro, então nenhuma empresa se vai recusar a dize-las. Eu consigo viver com isso muito bem, basta limitar-me a manter uma mente crítica, ouvir todos e duvidar de todos.

Calma que eu estava a tentar por agua na fervura e ja chega de cenas off topic
 
Karlus disse:
calma xetiro, não é preciso de entrar por aí. O que eu disse é que a sony " tal como a generalidade das empresas" é evil, e a generalidade das empresas inclui microsoft's, nintendo's, sega's e ... a única razão que existe para entrar num mercado é fazer dinheiro e se lançar umas tretas (o que podes ver no dia a dia na bolsa) ajudar a fazer dinehiro, então nenhuma empresa se vai recusar a dize-las. Eu consigo viver com isso muito bem, basta limitar-me a manter uma mente crítica, ouvir todos e duvidar de todos.

Calma que eu estava a tentar por agua na fervura e ja chega de cenas off topic
Sim sim, sorry também não queria desencandiar uma resposta à bruto. Pá claro, todas são iguais ninguém anda aqui para perder dinheiro por isso mesmo é que a Microsoft antecipou uma nova geração e a Nintendo quer mudar de caminho e a Sony não é nenhum santa, claro que não. Mas é que ás vezes eu vejo muito argumento anti-Sony como se por exemplo a Sony andasse cá à tanto ou mais tempo que a Sega ou Nintendo, num contexto inclusivé onde desde que entrou com a PS em 95 até trouxe coisas positivas com as PlayStations. Mas nem tudo é perfeito claro, mas também exagera-se muito ao dizer ou desconfiar disto e daquilo.
 
Acho que é um pouco prematuro valorizar assim tanto a Sony e (já agora) a Microsoft no
mercado de videojogos. A sony tem 10 (bons) anos neste terreno e a Microsoft tem (cerca de?)
5 anos. Claro que a Sony fez um sistema que trouxe muita gente para os jogos olhando-os como
algo "cool" (até se fala na geração Playstation)... A Microsoft aliou o sistema operativo a uma
consola e, claro logo apareceu gente a dizer que a XBOX era um computador e não sei o quê.

Acho que estas empresas ainda têm muito para dar e como estão neste terreno há pouco tempo,
talvez estejam a correr pelo seguro que é "força bruta" na máquina para dar mais e melhor que
as concorrentes. Chegámos a um ponto em que o mercado se segmentou entre aqueles que
procuram experiências diferentes de jogo e que se viram para a Nintendo e aqueles que querem
jogos na mais simples expressão, sem confusões.

Acho isto bom, porque assim existe forma deagradar a Gregos e Troianos. Eu por acaso gosto da
luta Microsoft - Sony. Estou desejoso para ver o que vai dar. A Nintendo está noutra. E está
bem. Logo veremos o que farão as companhias para responderem ao que aí vem. Quero ver o que
fará a Microsoft para entrar no mercado japonês e como se vai defender contra a investida PS3.
E não esquecer a Nintendo, com o seu controlo e ideais de "salvadora dos videojogos".

Estou a gostar de tudo isto. Até das lutas entre users do fórum, cada um a defender as "suas cores.
 
Back
Topo