PlayStation PlayStation 5 - Tópico Oficial

Não quero entrar em off topic nem começar disputas , só falei na One X porque se em 2017 surgiu um Hardware que por 500€ corre vários jogos a 4K 60 fps , acho perfeitamente possível termos em 2021 uma PS5 entre os 400-500€ que o faça ainda melhor.
 
Não quero entrar em off topic nem começar disputas , só falei na One X porque se em 2017 surgiu um Hardware que por 500€ corre vários jogos a 4K 60 fps , acho perfeitamente possível termos em 2021 uma PS5 entre os 400-500€ que o faça ainda melhor.

Corre vários jogos a 4k 60fps...claro, basta serem mais de 2 para serem considerados vários. Agora esses vários traduzem-se em que % ?
Vão-se ver menos jogos 8K 60fps na PS5 /xbox two, do que se vêem agora na xbox one x 4k 60fps, é uma fatia tão minuscula do mercado que é quase irrelevante.

É que para ter 8k 60fps em jogos "decentes" é preciso muita mas muita coisa e não vai ser certamente em 2020 com uma consola de 400-500€ que se vai conseguir. Eu nem sei é para que é que o pessoal quer tv´s 8k mas pronto, existe cada panca com a resolução. Minecraft a 16k deve ser lindo...
Actualmente já muitos compram tv 4k 55" e depois metem-se a mais de 2m... nem querem saber que a tv faz pretos da idade da pedra e que tenha um contraste mediocre, o que interessa é ter 4k e então se tiver HDR até se espumam.

Espero bem que tenham algum senso tanto a MS e a Sony e na proxima geração se foquem em 4k 60fps e mesmo assim isso ja vai ser dificil em muitos jogos porque vão querer ao maximo meter os melhores graficos possiveis e muitos ainda vão ser 4k 30fps aposto.

Eu tenho uma tela 110" a 3,5m e um projector jvc 1080p e 4k até era bem vindo nesta situação, agora deem-me a escolher entre 4k e ter um projector com os pretos e constraste de um OLED? Queria lá saber dos 4k, até vou mais longe e até ia para um de 720p e reduzia o tamanho do ecra para 90".
Ter uma imagem com contraste elevado e pretos mesmo pretos é muito dificil e caro, aumentar resoluções? Do mais simples que existe, qualquer tv ranhosa consegue 4k...

Esta discussão de resoluções de tv faz-me lembrar as resoluções das cameras de fotografar...
 
Última edição:
Metam mas é uma lista de jogos a 4K nativo a 30 fps na One X,e aí começamos a entrar no campo de open worlds AAA deste e do ano passado.

A X corre a 4K e 60fps o que corre a 1080p /900p a 60 fps na One base. Não foi feita para fazer dois saltos (1080p para 4K e 30 para 60fps).
 
Corre vários jogos a 4k 60fps...claro, basta serem mais de 2 para serem considerados vários. Agora esses vários traduzem-se em que % ?
Vão-se ver menos jogos 8K 60fps na PS5 /xbox two, do que se vêem agora na xbox one x 4k 60fps, é uma fatia tão minuscula do mercado que é quase irrelevante.

É que para ter 8k 60fps em jogos "decentes" é preciso muita mas muita coisa e não vai ser certamente em 2020 com uma consola de 400-500€ que se vai conseguir. Eu nem sei é para que é que o pessoal quer tv´s 8k mas pronto, existe cada panca com a resolução. Minecraft a 16k deve ser lindo...
Actualmente já muitos compram tv 4k 55" e depois metem-se a mais de 2m... nem querem saber que a tv faz pretos da idade da pedra e que tenha um contraste mediocre, o que interessa é ter 4k e então se tiver HDR até se espumam.

Espero bem que tenham algum senso tanto a MS e a Sony e na proxima geração se foquem em 4k 60fps e mesmo assim isso ja vai ser dificil em muitos jogos porque vão querer ao maximo meter os melhores graficos possiveis e muitos ainda vão ser 4k 30fps aposto.

Eu tenho uma tela 110" a 3,5m e um projector jvc 1080p e 4k até era bem vindo nesta situação, agora deem-me a escolher entre 4k e ter um projector com os pretos e constraste de um OLED? Queria lá saber dos 4k, até vou mais longe e até ia para um de 720p e reduzia o tamanho do ecra para 90".
Ter uma imagem com contraste elevado e pretos mesmo pretos é muito dificil e caro, aumentar resoluções? Do mais simples que existe, qualquer tv ranhosa consegue 4k...

Esta discussão de resoluções de tv faz-me lembrar as resoluções das cameras de fotografar...
pelo que se viu esta geração entre 1080p 60fps vs 4k30fps a sony e ms preferem focar-se mais no 8k 30fps, porque para além de ser mais fácil de alcançar o objetivo vende mais.
 
Lá porque eles se focaram mais na resolução agora não significa que só se vão focar na resolução no futuro.
Televisões 8k há? Para já não, acabei de ver um vídeo de uma samsung que vai sair em outubro, mas imagino só o preço.
E daqui a 1 ou 2 anos quando a consola sair 8k ainda vai ser muito gimmick/super caro. Nem sequer há conteúdo para isso agora..
Entretanto, televisões 4k estão cada vez mais baratas e mainstream. É aí que vão apostar.
E com os novos CPU´s ryzen os 4k60fps vão certamente ser o alvo.
 
Claro. Como disse o 8k Bagde na Caixa vende a consola sozinho. Claro que não vai fazer 8k nativos. Será um 4k a virtualizar para os 8k.na minha opinião.

Edit dizer que as tv 8k são caras e não terá muito mercado. Em 2015/2016 quanto custava um 4k? 2 anos depois andam a 500€ as 55’’
 
Não tenho qualquer dúvida que virá preparada para 8K e muitos jogos menos exigentes vão fazer 8K com 30 frames. Jogos mais exigentes se tivermos 4K com 60 frames fixos não será nada mau.
Final deste ano Samsung e LG vão lançar os seus modelos 8K a uma maior escala do que até aqui. Não tenho qualquer dúvida que em 2020 pelo menos 20/30% da gama de TV seja 8K.
 
Não tenho qualquer dúvida que virá preparada para 8K e muitos jogos menos exigentes vão fazer 8K com 30 frames. Jogos mais exigentes se tivermos 4K com 60 frames fixos não será nada mau.
Final deste ano Samsung e LG vão lançar os seus modelos 8K a uma maior escala do que até aqui. Não tenho qualquer dúvida que em 2020 pelo menos 20/30% da gama de TV seja 8K.

Até parece que isso é uma boa noticia...vão continuar a focarem-se no aumento resoluçao em vez de aumentarem a qualidade imagem.
Depois do 8k, vira o 16k, nessa altura é para se estar algures a 50cm de uma tv de 60"... o ridiculo vai ser existirem tv´s lcd led 16k a não conseguirem ter uma qualidade de imagem tão boa como um Kuro com mais de 10 anos LOL

O problema é que podem não ver qualquer diferença entre 4k e os 8k (dependendo da distancia), mas para fazer 60fps 8k vai ser preciso uma super consola que nunca na vida vai existir em 2020-2021.
Actualmente, a norma são as tv´s 55" 4k, muitos que compram sentam-se a mais de 2,5m e por ignorancia nem sabem que a melhoria que veem na imagem nada tem a ver com o aumento resolução. Isto é triste, é o marketing enganador de hoje em dia, vale tudo para encherem os bolsos.
 
Não tenho qualquer dúvida que virá preparada para 8K e muitos jogos menos exigentes vão fazer 8K com 30 frames. Jogos mais exigentes se tivermos 4K com 60 frames fixos não será nada mau.
Ou seja precisamos de 4 anos e 2 gerações de gráficas para passar de 1080p (PS4) para 4k nativos consistentes (Xbox one X) e tu dizes que agora só precisamos de 2 anos/1 geração (assumindo que sai em 2019) para o mesmo salto relativo de pixeis. Vai sonhando...
Outra coisa, sair em 2019 ou 2020 é indiferente, só vai haver uma geração de gráficas com grande incremento de performance por parte da AMD, se sair duas, é um incremento marginal (refresh).
 
Última edição:
A Pro também não faz 4k nativos. Os 8k provavelmente terá em como base a mesma tecnologia “enganadora”. E a pro já saiu em 2016 salvo erro. Para 2021 são 5 anos.
 
Eu não disse que não funciona. Apenas disse que a nível de resolução real nativa não faz os 4k.
@Zeckett é a tua opinião. Queres rir estás à vontade. O tempo dirá.
 
A Pro também não faz 4k nativos. Os 8k provavelmente terá em como base a mesma tecnologia “enganadora”. E a pro já saiu em 2016 salvo erro. Para 2021 são 5 anos.

A PS4 Pro faz 4k nativos. Estes são exemplos de jogos que correm na PS4 Pro em 4K nativos e não por 4k checkerboard rendering

Tal como já coloquei noutras vezes (e a lista está incompleta)….

Assassin's Creed: Rogue (Native 4K@30FPS + Sharper reflection maps)
- Assassin's Creed: The Ezio Collection (Native 4K@30FPS)
- Battleborn (Native 4K@30FPS)
- Bound (Native 4K@60FPS + MSAA x2 upscaled from MSAAx8 in normal gameplay / in VR mode: rendering to 4K internal screen which is then supersampled to 1080P display in PSVR + new effects like volumetric lights + sharper shadows)
- Bulletstorm: Full Clip Edition (Native 4K)
- Burly Men At Sea (Native 4K@60FPS)
- Burnout Paradise: Remastered (Native 4K@60FPS)
- Diablo III: Reaper of Souls - Ultimate Evil Edition (Native 4K (dynamic resolution: 2160p in normal scenes, 1080p in heavy scenes)@60FPS / improved ambient occlusion + enhanced bloom)
- Dragon’s Crown Pro (Native 4K@60FPS)
- Farming Simulator 17 (Native 4K)
- FIFA 17 (Native 4K@60FPS + Higher resolution depth of field buffer)
- FIFA 18 (Native 4K@60FPS + Higher resolution depth of field buffer + HDR)
- forma.8 (Native 4K@60FPS + 8xMSAA )
- Futuridium EP Deluxe (Native 4K@60FPS)
- Hatsune Miku - Project DIVA - X HD (Native 4K@60FPS / Video quality of 3D drawing is enhanced)
- Hatsune Miku - Future Tone (Native 4K@60FPS)
- Homefront: The Revolution: playable secret game (Native 4K@30FPS +HDR) ( Horizon Chase Turbo (Native 4K@60FPS + 4xMSAA )
- Hustle Kings (Native 4K@60FPS + HDR)
- Kingdom Hearts HD: Dream Drop Distance (Native 4K@60FPS)
- Kingdom Hearts 1.5 + 2.5 HD Remix (Native 4K@60FPS)
- Locoroco (Native 4K@60FPS + HDR)
- Mantis Burn Racing (Native 4K@60FPS / Native 4K@30FPS for 4 player split-screen / + HDR)
- Middle-earth: Shadow of Mordor (Native 4k (most of the times but scales down to 80% of it which is 3072 x 1728 in heavy scenes) @30FPS)
- MLB The Show 17 (Native 4K + HDR)
- NBA 2K17 (Native 4K@60FPS + HDR)
- NBA 2K18 (Native 4K@60FPS + HDR)
- Neon Chrome (Native 4K@60FPS)
- Ni-Oh (Native 4K@30FPS + slightly higher resolution shadow maps)
- Paladins (Native 4K (dynamic resolution: lowest recorded res: 3264x1836) @60FPS)
- Parappa The Rapper (Native 4K@60FPS + HDR)
- Patapon (Native 4K@60FPS + HDR)
- Pro Evolution Soccer 2017 (Native 4K@60FPS)
- Pro Evolution Soccer 2018 (Native 4K@60FPS)
- Pyre (Native 4K@60FPS)
- Railway Empire (Native 4K@30FPS)
- Rez Infinite (Native 4K@60FPS)
- Secret Of Mana (Native 4K@60FPS)
- Sine Mora EX (Native 4K@60FPS + better particle effects)
- Smite (Native 4K(dynamic resolution)@60FPS)
- Sonic Mania (Native 4K@60FPS)
- Star Ocean 4 Remaster : (Native 4K@60FPS)
- Tethered (Native 4K@60FPS)
- Tetris Effect (Native 4K@60FPS)
- The Elder Scrolls Online (Native 4K@30FPS + HDR)
- The Elder Scrolls V: Skyrim Special Edition Edition (Native 4K@30FPS)
- The Incredible Adventures of Van Helsing II (Native 4K@30FPS)
- The Last Of Us Remastered (Native 4K@30FPS with the best shadows + HDR)
- The Witness (Native 4K@30FPS + 2xMSAA + HDR)
- Thumper (Native 4K@60FPS)
- Viking Squad (Native 4K@60FPS + 2xMSAA)
- Wheels of Aurelia (Native 4K@60FPS)
- WipEout Omega Collection (Native 4K@60FPS + 4x8 EQAA if motion blur is disabled + HDR)
- Zone Of The Enders: The 2nd Runner – M∀RS (Native 4K
 
@Jack-O-Lantern obrigado pela partilha. Nao tinha mesmo ideia que fazia os 4k reais. Até porque o que li da PRO foi a comparação com a Xbox e era um dos pontos em todas as análises. Quanto a isto estava errado.
 
Pessoalmente priorizo mais o framerate e já fico satisfeito quando nas consolas me dão a opçao de 1080p/60fps.

De qualquer modo é daquelas situações em que apenas me confronto com os exclusivos na medida em que os multi jogo-os noutra plataforma onde isso nao é grande problema.

Referente à PS5, sem specs e qualquer informação concreta (ou mesmo rumor sustentado) apenas podemos estar aqui a supor o que aí virá...
 
Back
Topo