Discussão Politica de Utilização Responsável

O HTTP não é afectado.

Normalmente os problemas de http têm a ver com problemas de congestão em CDN's e outros que tais.

Nem podia ser afetado, já que nesses casos o cliente (que nem usa p2p) estaria a ser prejudicado no fornecimento de serviço e caso não conseguissem resolver a situação daria azo a que o cliente tivesse justa causa para rescindir, mesmo em período de fidelização. Eu jamais admitiria estar a pagar um serviço de internet e não conseguir fazer o mais básico, não conseguir navegar em sites. Estar a pagar internet para não a ter como deve de ser, para isso rescinde-se. E eu já rescindi por menos. :D
 
Última edição:
sites como por exemplo 4shared e mega.co.nz são afectados já testei isso num amigo meu e com a meo não existe esse problema
Não não são.

Mais uma vez, quanto muito o que pode acontecer são problemas com as CDN's.

Verifica com o netstat de que ip's é que sacas um ficheiro desses sites e depois pede ao teu amigo para fazer o mesmo.

Quase que meto as mãos no fogo que vêm de CDN's diferentes.
 
Deixa ver se consigo esclarecer...

Sites que têm um volume muito elevado de tráfego (tipo um youtube, por exemplo) não distribuem o conteúdo a partir de um só local.

O que fazem é instalar servidores mais pequenos por diversos locais e em datacenters de diversos ISPs, que contêm parte do conteúdos e que depois encaminham o conteúdo ao utilizador final. Há muitas vantagens nesta abordagem, mas não é propriamente simples de implementar, e poucos têm a capacidade que tem por exemplo a Google para andar a instalar servidores por todo o lado. O que fazem é "alugar" este serviço a uma rede (ou mais) que se dedica exclusivamente a fazer isto (uma Content Delivery Network, CDN).

Isto quer dizer que tu podes estar a ser servido por uma CDN e o teu vizinho por outra, ou até por rotas/servidores diferentes dentro do mesmo CDN, etc. Isto pouco tem a ver com o ISP (meo/zon), e podes notar velocidades diferentes até com o mesmo operador, já que se passa "antes" do tráfego entrar na rede do ISP propriamente dita.

O netstat é uma ferramenta que permite veres por onde está a passar o conteúdo até chegar ao teu PC (routing tables).
 
explica melhor isso

Deixa ver se consigo esclarecer...

Sites que têm um volume muito elevado de tráfego (tipo um youtube, por exemplo) não distribuem o conteúdo a partir de um só local.

O que fazem é instalar servidores mais pequenos por diversos locais e em datacenters de diversos ISPs, que contêm parte do conteúdos e que depois encaminham o conteúdo ao utilizador final. Há muitas vantagens nesta abordagem, mas não é propriamente simples de implementar, e poucos têm a capacidade que tem por exemplo a Google para andar a instalar servidores por todo o lado. O que fazem é "alugar" este serviço a uma rede (ou mais) que se dedica exclusivamente a fazer isto (uma Content Delivery Network, CDN).

Isto quer dizer que tu podes estar a ser servido por uma CDN e o teu vizinho por outra, ou até por rotas/servidores diferentes dentro do mesmo CDN, etc. Isto pouco tem a ver com o ISP (meo/zon), e podes notar velocidades diferentes até com o mesmo operador, já que se passa "antes" do tráfego entrar na rede do ISP propriamente dita.

O netstat é uma ferramenta que permite veres por onde está a passar o conteúdo até chegar ao teu PC (routing tables).
Basicamente foi o que o Nullbyte explicou.

Para aprofundar a coisa um pouco mais de forma ligeira, uma das maneiras simples de ver isso é fazeres um nslookup (assumindo que usas windows) ao url do conteúdo que estás a fazer o download (podes verificar através de add-ons como o firebug e outros que tais) e verificar para que ip é que o mesmo é resolvido, se for para ip's diferentes dos do teu amigo é porque claramente usam CDN's diferentes.
 
Última edição:
O TS não é feito apenas em p2p, isso vos garanto. É aplicado em várias situações, sendo uma das novidades a aplicação a Streams (não piratas, mas sim oficiais) de casas de apostas, serviços Streaming de TV (YOMVI, por exemplo), etc etc.

Entre certas horas do dia é impossível visualizar este tipo de conteúdo sem paragens constantes. Por vezes os vídeos nem arrancam.
Até há 1 mês a alteração do DNS para os da Google resolvia o problema. Hoje em dia já nem isso vale. A Zon está cada vez mais agressiva.

Não há lei nem entidade que nos proteja deste abuso, mas a meu ver se não têm infra-estruturas para oferecer 100 e 200 megas a toda a gente, que não o fizessem. Estamos num mundo onde a lei do dinheiro impera, mesmo que se falta ao respeito para com as pessoas.
 
Boas,

Ainda ontem a ver um jogo pela bet365 voltei a ter paragens constantes no jogo do basileia.

entretanto começou penso que o barcelona e o video já correu sem paragens...

o mais estranho disto é que o meu portátil com o cabo ligado ou por wi-fi os videos dão paragens mas pelo ipad mini via wi-fi os videos nunca dão paragens...

não percebo isto...
 
O Ipad usa outros protocolos e apps para veres streams, que provavelmente não estão ainda afectados pelo TS da Zon.

Eu vou ter de mudar de operador para continuar a trabalhar.
 
Ola a todos. Eu tenho uma banda larga tmn que agora comprei um router da pt e tenho a mesma PUR, sendo que esta me incomoda bastante por ter trafego ilimitado e pagar quase 30€.A Anacom o que diz que não foram eles que impuseram essa PUR. Porque os funcionarios da tmn podem diminuir velocidade, bloquear cartões e assimExiste uma forma de contornar isto que é; Entrar nos servidores da pt e lá deve existir uma base dados que ao chegar aos 15GB diminui a potencia.Eu muitas vezes atingi os 15GB e sei que deves em quando tinha a net a sacar a 1MB ou 2MB, quer dizer que os servidores falham e o automatismo falha
 
De facto a ANACOM impôs aos operadores um limite de tráfego de 15GB a velocidade de banda larga, na banda larga móvel. Os operadores não têm culpa... ou quem sabe até têm...
 
De facto a ANACOM impôs aos operadores um limite de tráfego de 15GB a velocidade de banda larga, na banda larga móvel. Os operadores não têm culpa... ou quem sabe até têm...
Isso que as operadoras falam que foi Anacom que inseriu essa politica da PUR é mentira. Eu estive a falar com Anacom e eles dizem que não foram eles e estam apurar as causas deste problema, alias acho que são as proprias operadoras moveis. Elas podem bloquear cartões, podem reduzir velocidade e podem fazer mais algumas coisas que não me recordo.
Anacom, a Deco, e a direção Geral do Consumidor já andam com muitas reclamações quanto a isso, mas a propria Anacom pelo que me dizeram estão a averiguar quem instaurou essa PUR e também quem anda a errar nessa PUR.
Para min acho um bocado treta o que me disseram da Anacom. Se assim fosse já a tinham tirado
 
noutro topico um user tambem telefonou para a anacom, e foi dito que eles dizem um 'limite' que para eles considerem justo, por exemplo eles dizem que 15 gb chega nas bandas largas, os 500 gb nas net fixa, foi dito isso, eles nao exigiram nada, eles recomendaram, foi isso que foi dito ao outro user
 
noutro topico um user tambem telefonou para a anacom, e foi dito que eles dizem um 'limite' que para eles considerem justo, por exemplo eles dizem que 15 gb chega nas bandas largas, os 500 gb nas net fixa, foi dito isso, eles nao exigiram nada, eles recomendaram, foi isso que foi dito ao outro user
Hum não sabia, mas mesmo assim 15GB é muito pouco.
Aqui só tenho possiblidades de ter banda larga e não net fixa porque mesmo que vá para a ADSL as linhas não aguentam a potencia e a velocidade maxima que dão é 400kb/S.
A PT poderia melhorar isto, mas parece que não estão para ai virados
 
pois, mas o que eles vao fazer? uma nova central? só no final do proximo ano ou em 2015 é que tens feita, e mesmo assim, ir apostar em adsl? mais valia apostar em fibra
 
pois, mas o que eles vao fazer? uma nova central? só no final do proximo ano ou em 2015 é que tens feita, e mesmo assim, ir apostar em adsl? mais valia apostar em fibra
Se aqui ADSL é uma cagada então fibra nem ve-la, A MEO só por satelite é que se apanha. Isto de viver nas zonas rurais é o que tem XD
 
para mais a PT que se esta nas tintas para essas terras xD, só tens uma solução muda de casa xD
Pois está, mas por exemplo no concelho mais proximo que é Caminha já existe net por cabo a 100MB. Vou ter que continuar com a banda larga TMN e outra da optimus, ou então ao ir a esses sitios como caminha e outras zonas fazer os downloads todos que quero e posso com as redes livres ou mesmo hot spots. É a unica maneira possivel.
 
ora nem mais, nao ficas bem servido, mas ficas melhor servido assim. esse por cabo é a zon ou a cabovisao, esses sao os mais prováveis a teres net na tua casa. sei que a zon esta a expandir a rede deles a cabovisao não, tenta saber, podes ter sorte de algum deles puxar um fiosinho ate ai a tua terra xD
 
Back
Topo