Porquê o Linux?

Porque é giro, rápido, tem a possibilidade de modificares tudo sem que ninguém te chateie, e podes ter quase tudo o que seja open.
Programas giros e rápidos não faltam, (excepto o photoshop :| ).
Ah e é claro... não existe kernel tão estável como o linux.
EDIT:O que me fascina também e acho que ninguém tenha referido é a capacidade com que as distros e programas saem, devido ao feedback dos users.
 
Última edição:
Porque no Windows tenho de correr 30 antivírus+anti-spyware+ad-aware+spybot+ccleaner+hijackthis para limpar a porcaria de um vírus ou lá o que é que não me dá acesso à net, enquanto que no Linux isso não acontece. Porque é totalmente personalizável, é mais rápido e pela sua filosofia.
 
comecei a usar por necessidade académica. na altura detestei, muito por culpa do ambiente gráfico da distro que usei/conhecia na altura - kde (mandrake linux).

depois tomei conhecimento do ubuntu. a primeira versão foi a 5.04, salvo erro, e já vou para os 3 anos de linux cada vez a gostar mais. actualmente divido o tempo a meio entre linux e windows por necessidades (uma vez mais) académicas e tambem pessoais. as 2 ou 3 coisas que ainda não consegui implementar direito impedem-me de usar o linux com a assiduidade que pretendo. assim que conseguir, deixo o windows para os jogos e pouco mais.

a quantidade de malware para linux é menor, é um facto, mas não é por isso que uso mais. acho que uso simplesmente porque gosto. não é para ser l33t, não é para ser difrente, é porque gosto, apesar de ter um loooongo caminho a percorrer até compreender minimamente o sistema em si.
 
Eu cá uso Linux por ser simples(Ubuntu), rápido, tem o que eu preciso e sempre é melhor que andar a pagar ou andar a fazer pirataria:o.

Também acho que o Linux é mais educativo(em relação ao windows).
 
eu uso porque sou um adepto das novas tecnologias e gosto de ter contacto com diversas "coisas" que destas tecnologias derivam..

Ou seja principalmente por conhecimento... noutros casos porque é o que me chega e não estou para comprar um SO só para ter um PC funcional nas suas operações básicas.

E sobre tudo porque a filosofia por de trás do Linux em si, me atrai
 
No inicio queria uma coisa diferente... depois descobri a filosofia de partilha de conhecimento. Desde então não largo. É claro que uma das coisas que me atrai mais é poder fazer pequenos hacks para se comportar como eu quero. Adoro a diversidade. E claro adoro a MINHA INDEPENDÊNCIA: Tenho uma máquina ? instalo linux. Tenho 1000 máquinas? instalo linux, um router? linux...e ninguém me pode multar/prender por isso. Posso oferecer o software com o qual trabalho sem problemas legais. Em resumo, sobre as ferramentas informáticas que uso, sou livre.

Trocaria o Linux por alguma outra coisa? Confesso que se o minix me atrai muito, por isso se tivesse mais drivers/apps/... porque não? E claro... sempre à espera dum Hurd, que anda por nascer há já umas décadas... (condição essencial: Free as in Freedom)

#edit: é claro que não tenho pena de ter abdicado de BSOD ou format's periódicos ;)
 
e eu que ia criar uma thread acerca disto lol

um colega meu disse-me que quem usa o linux usa-o só para ser diferente mas como eu acho que isso é tanga gostava que me indicassem as pricipais diferenças entre linux e windows
 
e eu que ia criar uma thread acerca disto lol

um colega meu disse-me que quem usa o linux usa-o só para ser diferente mas como eu acho que isso é tanga gostava que me indicassem as pricipais diferenças entre linux e windows

Diferenças? Muitas.

Um sistema GNU/Linux é construido de uma forma modular. Bocados independentes que se podem mover, remover e adicionar com toda a liberdade, as coisas estão separadas. Isto é uma das coisas que permitem que uma instalação de Linux dure tanto tempo.

Um sistema GNU/Linux é livre, free as in freedom, logo é modificável por todos, pela comunidade, logo é mais fácil reportar e corrigir um bug.

Um sistema GNU/Linux é, muitas vezes, gratuito (e isto inclui muitas das suas aplicações nativas), portanto é bom para quem quer bom software, e não ter de se preocupar com licenças.

Por tudo o que foi dito anteriormente é possível construir um sistema extremamente completo, com todas as aplicações necessárias sem que este ocupe muito espaço em disco, e consuma substancialmente menos recursos. Por causa disto, até no hardware se pode poupar com GNU/Linux.

E depois claro, porque é diferente :)

Cumps
 
E depois claro, porque é diferente :)

x2

Acreditem que quando o comecei a usar não queria saber se era pago ou grátis, closed ou opensource ou todos aqueles trâmites legais intrincados que os evangelistas (cujas palavras cada vez mais entendo :P) tentam impingir.

Outra coisa, ser diferente de Windows (ou outro SO) não é um defeito, nem uma vantagem, é uma opção.
 
Última edição pelo moderador:
Eu comecei a usar também só para ser diferente... Os meus colegas, quando comecei estava apenas no 11º e não estava no Tecnologico (Agrupamento 1 - Cientifico-Natural Geral) ficava tudo à nora a dizer que eu era maluco. Como é que eu me entendia com aquilo... E eu simplesmente ria-me :P

Actualmente até nem uso muito Linux porque não preciso e o Windows (infelzimente) dá-me mais jeito... Mas não fujo de Linux a sete pés como alguns. A malta vê o Compiz e baba-se (é com isso que se convence mais gente) mas depois como aquilo não tem as cenas exactamente iguais ao Windows pufff... desistem :P Mas mesmo assim há resistentes ;)
 
já agora podiam explicar-me porque é tão diferente programar em linux e em windows e que tipo de coisas é que se aprendem com o linux


ps: espero que isto se enquadre no objectivo da thread
 
Em linux, por ser open-source, podes fazer um programa que se integre melhor com o S.O. com mais facilidade e sem ocupar tantos recursos como no windows.
no linux aprendes como é que o sistema funciona, nem que seja no gestor de tarefas a olhar para os processos que não estão parados.
mas podes aprender a fazer mount, reiniciar o server x, configurar o x, criar users, configurar a rede, compilar e instalar programas, quer seja na shell ou em interface gráfico
 
já agora podiam explicar-me porque é tão diferente programar em linux e em windows e que tipo de coisas é que se aprendem com o linux

O grande ponto na programação é teres tudo o que precisas para programar numa qualquer linguagem que queiras ( C# included ) completamente integrado com o sistema e de fácil instalação. Depois o ambiente texto é um mimo, altamente maduro: por exemplo a o biblioteca GNU Readline vale ouro. O GNU screen outro que tal. Ambiente de rede MUITO BOM... standards: no mundo NIX, respeitam-se standards no lugar dos substituir. Código portável para uma meia dúzia de outros SO (usando cygwin: windows included).

O que aprendes? É tanta coisa...

O que tens a perder: visual studio. janelas desnecessárias. dependência de programas pirateados, tempo (bastante).
 
Dito rápidamente: porque é BOM!!

Rápido, agradável à vista (cada vez mais) e estável (quando não se começa a inventar muito)

Além disso o open source dá-nos uma visão diferente acerca de muitas coisas...
 
Back
Topo