Portugal Telecom- Linhas cobre: Meo ADSL irá terminar dentro de 4 anos.

Pelo que sei, e como tenho provado no fórum ao longo destes anos que não lanço nada cá para fora sem ter certezas, a Altice até põe a hipótese de fibrar 5,5 milhões de casas em vez das 5,3 milhões projetadas desde 2015.
Está em cima da mesa, mas não vou confirmar a 100 por cento.

Isso é que? Portugal inteiro? Duvido.
 
Pelo que sei, e como tenho provado no fórum ao longo destes anos que não lanço nada cá para fora sem ter certezas, a Altice até põe a hipótese de fibrar 5,5 milhões de casas em vez das 5,3 milhões projetadas desde 2015.
Está em cima da mesa, mas não vou confirmar a 100 por cento.
Sim eu sei disso e antes de mais quero agradecer-te a ti e a todos os que contribuem nesse aspecto.
Só me resta esperar a minha morada seja uma das 5,5 milhões.
Já agora uma questão: o meu concelho foi um dos fibrados pela Fibraglobal à uns anos e desde então nunca mais vi expansão nenhuma no conselho nem tive conhecimento de expansão nos restantes concelhos que falharam a essa empresa. Será que isso é um factor negativo ou ainda posso ter esperança que a Altice se lembre de vir para estes lados?
 
Agora o covid serve de desculpa para tudo, vi a NOS (uma empresa subcontratada) a montar fibra durante o tempo todo do estado de emergência.

Verdade. Por aqui foi igual, estiveram parados durante o inicio do Estado de Emergência, mas em Abril já estavam de volta.
Até parece que agora é que estão mais parados, montaram os pdos no prédio antes do meu, no meu prédio e noutro prédio a seguir ao meu.
Depois disso não os tenho visto...
 
Estás no teu direito, mas eu felizmente não ando aqui a largar bitaites. Já dei mais que provas disso nestes 11 anos que aqui ando..
Nem por acaso, uma notícia que corrobora o que escrevi agora..
https://24.sapo.pt/economia/artigos...ue-a-pandemia-tem-impacto-grande-nas-receitas
O aumento de tráfego deve mesmo prejudica-los bastante a nível de custos, principalmente em pessoal com ADSL, já que as redes ficam muito saturadas. Realmente tenho que ser eu a pedir desculpa à Altice por agora estar sempre a puxar pela internet ao máximo (3 megas) por estar em teletrabalho, e não eles a pedirem-me desculpa a mim por estar há 2 meses à espera de técnicos "que venham avaliar a viabilidade de mudar de ADSL para 4G".
 
Aqui não tenho canais hd de momento, não sei se é por causa da saturação de linhas adsl ou não.
Reclamei à provedoria e ligaram-me há pouco, propuseram um desconto na mensalidade, mas isso implicaria outra fidelização de 2 anos :berlusca:.
Com os pdos aqui instalados, deve ser verdade, e a MEO não tem previsão se vão colocar fibra aqui, parece que a Vodafone vai ganhar mais um cliente.
 
Como é que esta manhã o MEO ainda me ofereceu uma ligação ADSL enquanto eles próprios dizem que está em extinção?

Aqui na minha rua que tem NOS HFC (muito fraco...nem dá para ver youtube à noite a 720p), FTTH da Vodafone e Meo FTTH ( O Meo usa a rede da VDF porque não tem a própria) e ainda há 2 semanas vieram cá (até bem perto de da minha casa) para alterar um traçado e colocaram novos postes e distribuíram o ADSL com mais 4 PD´s (um em cada poste).

O Meo tem fibra pela rede da VDF mas não tem direito a muitos portos nos PDO´s da VDF o que faz com que muito pessoal para ter Meo tenha que ser por ADSL.

Ou colocam VDF FTTH ou NOS HFC (embora seja muito fraco como referi)....mas conheço muito pessoal nestas zonas com ADSL MEO.

Em muitas zonas devem ir retirando....mas noutras vai ficar muito tempo...não duvidem disso...Eu estou numa área metropolitana e o investimento é praticamente ZERO.
 
Aqui na minha rua que tem NOS HFC (muito fraco...nem dá para ver youtube à noite a 720p), FTTH da Vodafone e Meo FTTH ( O Meo usa a rede da VDF porque não tem a própria) e ainda há 2 semanas vieram cá (até bem perto de da minha casa) para alterar um traçado e colocaram novos postes e distribuíram o ADSL com mais 4 PD´s (um em cada poste).

O Meo tem fibra pela rede da VDF mas não tem direito a muitos portos nos PDO´s da VDF o que faz com que muito pessoal para ter Meo tenha que ser por ADSL.

Ou colocam VDF FTTH ou NOS HFC (embora seja muito fraco como referi)....mas conheço muito pessoal nestas zonas com ADSL MEO.

Em muitas zonas devem ir retirando....mas noutras vai ficar muito tempo...não duvidem disso...Eu estou numa área metropolitana e o investimento é praticamente ZERO.

Então se os pdos forem partilhados pelo Nos e Vodafone, o meu nem se chega ao pé, não ?
 
Então se os pdos forem partilhados pelo Nos e Vodafone, o meu nem se chega ao pé, não ?

Não. O Meo não está ligado a essa partilha VDF/NOS. O MEO fez uma pequena partilha com a VDF para um nr muito reduzido de casas em zonas metropolitanas...na altura não se pensava que se ia expandir assim tanto a fibra ótica...mas acredito que mais ano menos ano irá nesses sítios colocar uma rede própria dado que eles têm muito menos lugares disponíveis nos PDO´s da VDF do que a própria VDF.

Entretanto começaram a expandir fibra por todo o Portugal...Leiria...Pombal...todo o algarve...Alentejo...etc etc ...que nunca na vida se pensava que acontecesse isso...e as áreas metropolitas saíram claramente a perder.

Mas, em concreto....esta partilha atual NOS/VDF , o Meo não entra nem tem nada a ver com isso...Alias o Meo não quer partilhas das suas redes com ninguém!
 
É pena, assim vão perder muito cliente de adsl.
Mas o que achei estranho foi que na altura em que instalaram o pdo no prédio, mexeram nos fios e desligaram-me o serviço.
Chamei o técnico da meo para religar e perguntei-lhe sobre isso, ele disse-me que havia previsão do meo "entrar" nestes pdos.
Até me disse e cito " o patrão da fibra é todo o mesmo".
Falou-me que num espaço de um mês a meo também devia lá estar.
 
É pena, assim vão perder muito cliente de adsl.
Mas o que achei estranho foi que na altura em que instalaram o pdo no prédio, mexeram nos fios e desligaram-me o serviço.
Chamei o técnico da meo para religar e perguntei-lhe sobre isso, ele disse-me que havia previsão do meo "entrar" nestes pdos.
Até me disse e cito " o patrão da fibra é todo o mesmo".
Falou-me que num espaço de um mês a meo também devia lá estar.

Poderá estar mas com rede própria (PDO próprio)

O MEO não usa PDO VDF/NOS ou NOS/VDF
 
Poderá estar mas com rede própria (PDO próprio)

O MEO não usa PDO VDF/NOS ou NOS/VDF

No Tempo da PT Comunicações com Zeinal Bava a fibra era só para certas zonas e muito limitado...daí terem feito uma partilha com a VDF para um nr muito reduzido de casas e em zonas das áreas metropolitanas de Lisboa e PORTO.

Só que de repente isto deu uma grande volta...e pronto....laçaram a fibra por todo o país...mas não era a ideia inicial. O que era para acontecer seria fibra em zonas estratégicas , o resto ADSL e a NOS (na altura ZON) continuar sempre com o cabo coaxial.

Deu uma grande volta isto....

Agora tendo VDF ou NOS por FTTH....claro que quem tem ADSL fica a perder...terá que mudar...mas o Meo deverá ir aí colocar um ramal de fibra e ligar alguns PDO´s...(PDO próprio da MEO)

Quanto ao patrão ser o mesmo...não sei do que estava a falar....Mas é disparate. Não tem nada a ver!
 
Estás no teu direito, mas eu felizmente não ando aqui a largar bitaites. Já dei mais que provas disso nestes 11 anos que aqui ando..
Nem por acaso, uma notícia que corrobora o que escrevi agora..
https://24.sapo.pt/economia/artigos...ue-a-pandemia-tem-impacto-grande-nas-receitas

Como deves calcular eu quero q tu estejas certo mas pronto.

No Tempo da PT Comunicações com Zeinal Bava a fibra era só para certas zonas e muito limitado...daí terem feito uma partilha com a VDF para um nr muito reduzido de casas e em zonas das áreas metropolitanas de Lisboa e PORTO.

Só que de repente isto deu uma grande volta...e pronto....laçaram a fibra por todo o país...mas não era a ideia inicial. O que era para acontecer seria fibra em zonas estratégicas , o resto ADSL e a NOS (na altura ZON) continuar sempre com o cabo coaxial.

Deu uma grande volta isto....

Agora tendo VDF ou NOS por FTTH....claro que quem tem ADSL fica a perder...terá que mudar...mas o Meo deverá ir aí colocar um ramal de fibra e ligar alguns PDO´s...(PDO próprio da MEO)

Quanto ao patrão ser o mesmo...não sei do que estava a falar....Mas é disparate. Não tem nada a ver!

Esse era mesmo o plano? Então se isto ainda fosse PT so zonas de porto e lisboa teriam fibra?
 
Esse era mesmo o plano? Então se isto ainda fosse PT so zonas de porto e lisboa teriam fibra?


Exatamente!!! O dinheiro vinha do BES e só as zonas metropolitanas e mais algumas cidades é que teriam FTTH do Meo (2.9 milhões de casas)

A ZON continuaria sempre com o cabo coaxial em DOCSIS 3.0.

Mas depois meteu-se a VDF com FTTH

A PT faliu e a ALTICE fez questão de levar a fibra a todo o pais mas não era nada disto que a PT queria. Ao longo de 40 anos talvez...mas assim tão rápido não!
 
A ideia da altice é depois alugar/revender fibra a outros operadores. A parceria com a morgan stanley já foi nesse sentido.

Sim...mas pelo preço que vão aplicar o aluguer deixa de ser apelativo aos operadores e os mesmos passam a não querer...Falta saber muito desse negocio como o da Fibroglobal....

A Altice não quer ninguém nas suas redes...Ela quando entrou em Portugal via PT fez questão de mandar a VDF para o lixo e que não queria muito mais conversa sobre acordos para aumentar mais um pouco a rede....Iria seguir com a expansão mas sozinha.

Este negocio é simples...O MEO usa a rede...tem praticamente exclusividade...A Altice terá que anualmente pagar à Morgan...esta ganha o seu dinheiro...Quem quiser entrar...não será pelo preço do Meo...mas muito mais caro...e assim ninguém se interessa...

A rede está aberta...mas ao mesmo tempo está fechado!
 
Exatamente!!! O dinheiro vinha do BES e só as zonas metropolitanas e mais algumas cidades é que teriam FTTH do Meo (2.9 milhões de casas)

A ZON continuaria sempre com o cabo coaxial em DOCSIS 3.0.

Mas depois meteu-se a VDF com FTTH

A PT faliu e a ALTICE fez questão de levar a fibra a todo o pais mas não era nada disto que a PT queria. Ao longo de 40 anos talvez...mas assim tão rápido não!

O unico problema dessa logica é q o docsis 3.0 é mt superior a adsl, só VDSL conseguia relativamente competir com o docsis 3.0.
 
O unico problema dessa logica é q o docsis 3.0 é mt superior a adsl, só VDSL conseguia relativamente competir com o docsis 3.0.

Mas a ZON só tinha 3.2 milhoes de casas passadas a Docsis do tempo da TV Cabo

O Meo ia ficar com os tais perto de 3 milhoes em FTTH

Ficavam iguais. E ficava tudo por aqui,...mais nada!

O resto do país

a ZON tinha DTH (Satelite)

O Meo DTH (satelite ) e cobre/ADSL2+

Ao longo do tempo....a PT ia fazendo mais alguma coisa...com verbas provenientes do BES e com receitas a irem para o BES...e mais nada...o país ficava assim...

Eu sou-te sincero...eu nunca ...pá mas nunca pensei que a PT alguma vez começasse a expandir FTTH por distritos que nunca me passariam pela cabeça terem fibra....Distritos de Leiria...Évora...Castelo Branco...Santarém....xiii e tantos mais...

Mas lá está isso foi feito pela Altice...Não vejo agora nesta reflexão retrospectiva a PT a investir nesses distritos...
 
Última edição:
Quanto ao patrão ser o mesmo...não sei do que estava a falar....Mas é disparate. Não tem nada a ver!

Talvez vá no sentido daquilo que disseste, eles usarem a rede da Vodafone.
Não os estou a ver a ficar para trás nesta questão, é certo que aqui na zona que eu saiba clientes Meo não são muitos, talvez seja por ai que eles não acham viável instalar fibra.
Mas perder os clientes que actualmente tem, não migrando depois de adsl para fibra será mais rentável que instalar pdos ?
Politica estranha...
 
Mas a ZON só tinha 3.2 milhoes de casas passadas a Docsis do tempo da TV Cabo

O Meo ia ficar com os tais perto de 3 milhoes em FTTH

Ficavam iguais. E ficava tudo por aqui,...mais nada!

O resto do país

a ZON tinha DTH (Satelite)

O Meo DTH (satelite ) e cobre/ADSL2+

Ao longo do tempo....a PT ia fazendo mais alguma coisa...com verbas provenientes do BES e com receitas a irem para o BES...e mais nada...o país ficava assim...

Eu sou-te sincero...eu nunca ...pá mas nunca pensei que a PT alguma vez começasse a expandir FTTH por distritos que nunca me passariam pela cabeça terem fibra....Distritos de Leiria...Évora...Castelo Branco...Santarém....xiii e tantos mais...

Mas lá está isso foi feito pela Altice...Não vejo agora nesta reflexão retrospectiva a PT a investir nesses distritos...
Por mim vai dar igual nao tenho fibra nem com altice nem com a PT. :lol:
 
Back
Topo