Powerline

@user_007 esse modelo só vai ter velocidades até 100 Mbps devido ao facto da porta ser de 10/100 Mbps. A ligação de (até) 600 Mbps é entre as duas unidades no circuito elétrico.
 
Olá,
Eu recentemente adquiri um tl-PA4010P KIT AV600 onde na embalagem dizia que passava ligações de até 600 mbps. Adquiri o produto, e com um contrato de 200mbps, quando testava a ligação apenas dava por volta das 93mbps. Descobri então que o produto em questão tem uma porta 10/100. Existe algum produto que eu possa ligar ao TL-PA4010P para conseguir aproveitar as 200mbps contratadas?
Agradeço desde já qualquer ajuda.
Só consegues passar dos 100 com um equipamento que possua portas gigabit - normalmente os que usam a norma av2 1000 ou superior ou eventualmente algum AV500 e AV600 com portas gigabit (tplink tl-pa6010 ou devolo avmini 500 por exemplo).
Para usufruires parcialmente da velocidade máxima se usares um dos superiores ele poderá comunicar por powerline a mais que os 100Mbps e eventualmente (depende das condições da linha, interferências e distância) conseguires um valor mais próximo dos 200Mbps.

Recomendado será, se estiveres em tempo, devolver o equipamento e trocares por um que cumpra o que precisas sem inventar...

Realço que apesar dos lores astronómicos que os powerlines publicitam há condições técnicas que impõem que o valor de comunicação que anunciam não se transforme senão em, segundo algumas fontes, 40% do máximo teórico nos casos em que seja possível. As gamas inferiores conseguem obter valores mais próximos da norma especialmente se tiverem as portas gigabit
Como indicação sei que os AV2 1200 conseguem em condições muito específicas 450Mbps mas em uso normal conseguindo mais de 250Mbps já é uma festa...

Uma última nota que me lembrou depois do que escrevi - para conseguires tirar partido de algo mais que 100 tens sempre que ter na fonte (router ou entrada de rede) um powerline que possa obter sinal através de porta gigabit ou outra alternativa como wifi - mais inventiva e sujeita a compromissos - porque as portas 10/100 dos teus vão sempre estrangular a entrada ou saída de sinal
 
Última edição:
Estou a ponderar comprar o Devolo Mesh Wifi 2 - Multiroom Kit mas tenho uma dúvida.

O meu portátil não suporta a rede 5GHz (só a 2.4GHz). Com este kit, conseguirei por wi-fi obter a velocidade contratada (200/100) ou só mesmo através de cabo?

Obrigado
 
Estou a ponderar comprar o Devolo Mesh Wifi 2 - Multiroom Kit mas tenho uma dúvida.

O meu portátil não suporta a rede 5GHz (só a 2.4GHz). Com este kit, conseguirei por wi-fi obter a velocidade contratada (200/100) ou só mesmo através de cabo?

Obrigado
consegues só o que a parte mais fraca aguenta e como a placa do teu portátil é a mais fraca ficas na mesma depois de ter gasto mais...

Claro que poderás ter melhor cobertura noutros locais mas essa questão do portátil em wifi só resolves com uma placa externa usb ou mudando a interna

Atenção que há uns kits com os elementos "antigos" e outros com wifi next que não sendo uma grande diferença - em preço até pode ser - tem melhorias na parte wifi
 
consegues só o que a parte mais fraca aguenta e como a placa do teu portátil é a mais fraca ficas na mesma depois de ter gasto mais...

Claro que poderás ter melhor cobertura noutros locais mas essa questão do portátil em wifi só resolves com uma placa externa usb ou mudando a interna

Atenção que há uns kits com os elementos "antigos" e outros com wifi next que não sendo uma grande diferença - em preço até pode ser - tem melhorias na parte wifi
E se em vez de ligar o portátil por wifi, o ligar por cabo ao adaptador.
Será que assim consigo obter a velocidade contratada (200/100)?

Obrigado
 
E se em vez de ligar o portátil por wifi, o ligar por cabo ao adaptador.
Será que assim consigo obter a velocidade contratada (200/100)?

Obrigado
Se conseguires ligando por cabo ao router conseguirás. Também aí o limite é a ligação de rede do portátil e depois se esta for gigabit a do outro elemento a que ligues.
Claro que nos adaptadores mais distantes irá sempre depender da velocidade da ligação powerline que o sistema conseguir obter - embora considerados melhores que os tradicionais powerlines (AV2 e afins) posso garantir-te que nalgumas situações não conseguem muito mais que os ditos ou até podem ser superados por estes (casos que sucederam em testes próprios para resolver limitações de colocação de cabo de rede).
Estará sempre dependente da rede eletrica que tenhas que até pode ser mais "facilitadora" da ligação powerline que a minha.
Mas antes de tudo verificava a ligação do portátil e caso seja só uma solução para ele ponderava uma placa wifi (AC ou AX) para ele ou uma pen usb wifi AC (julgo que ainda não há pens wifi AX ou Wifi6 embora não devam tardar)
 
Boa tarde pessoal, preciso de melhorar o meu sinal de internet visto que tenho uma potência contratada de 500/100 e só consigo ter (no piso de cima) entre 20 a 30... estive a ver o "Devolo Mesh Wifi 2" como o Metro referiu no post anterior mas gostava de saber se existe outra alternativa mais barata ou se essa é a única? (Só para esclarecer o router está no piso de baixo e o meu computador está no piso de cima. A operadora é a vodafone, não sei se tem relevância)

 
Fogo @Metro, nem de "propósito" ando a a ver este bichos, mas estou com uma grande dúvida, a série magic 2 será a mais correcta para a aplicação que pretendo, no entanto, ainda vou ler páginas para trás assim que tiver algum tempo, pois são 90.

Aplicação:
colocar net em habitação apenas com powerline, estava a pensar nos devolo mesh, isto por ter vários sítios onde é difícil ter um cabo de rede por diversas razões

Problema:

Vários dispositivos IoT além das mordomias "normais" (telefone, tablet's, pc's.....)

Se houver aqui alguém que tenha um cenário parecido agradecia uma ajuda pois esta brincadeira não fica barata se for para um sistema destes, isto porque são alguns dispositivos e quero saber de estabilidade com alguma densidade de dispositivos.

Já sei que não dão para configurar vários SSID (apenas 1 a 2,4Ghz 1 a 5Ghz e uma guest), a ideia era fazer um sistema mesmo pela simplicidade da instalação, no entanto quero algo que seja fiável a parte do cabo de rede.

Gostava também de saber (caso alguém tenha disto) como é que isto funciona, pois os sistemas mesh que andam por aí (ainda não vi) aparentemente ficam fora da rede, ou seja, ligas um node em modo router e depreendo que esse nó faça a gestão completa, desde ip's a rotas e tudo o resto, o DHCP não fica no router do operador, com estes PLC é assim que funciona? ou é como se fosse um switch e AP, apenas se ligam entre si e os clientes ligam ali mas o ip é gerido pelo router e não pelo sistema PLC.

Agradeço desde já.
 
Última edição:
@NVRSystem eu não domino powerlines. Aliás acho que não fazem sentido depois de haver soluções mesh por isso espera por outras opiniões.
Quem tem pelo menos um cabo de rede entre um andar e o outro não precisa de powerline. Quem não tem de facto tem um problema.
O que vejo muitas vezes é quererem que kits baratos façam maravilhas. Os kits mais caros normalmente têm funcionalidades que resolvem problemas que os mais baratos não fazem. Mas tudo isto que acabei de dizer é genérico. Powerlines não é comigo.
 
Boas!

Preciso de pôr um NAS afastado do router, não tenho forma de passar cabo, tubagens já estão cheias e junto do Router não dá.
Preciso de o conectar com o Router de alguma forma que não wifi. Um bom par de powerline para o efeito?

No caso será de 1o andar para rés do chão
 
Boas,

Neste momento estou com uma powerline TL-WPA281 para ter internet nos quartos pois a sala é um pouco longe.
Eu estou com um problema, cada vez mais recorrente, de a powerline mandar a net abaixo e eu ter de desligar e ligar da tomada o powerline de entrada (o que está ao pé do Router). Alguém já se deparou com tal problema e de como o resolver?
Pois não sei se poderá ser da powerline ou mesmo da rede elétrica.
Também, visto que estava a pensar mudar de powerline porque com esta, por cabo, dos 500MBs apanho cerca de 11 a 20MBs (muito pouco) e ainda tenho o problema de ir abaixo.
Obrigado!
 
Boa tarde,

comprei um Devolo Magic 2 Wifi Next para ter mais rede wifi no piso superior.
Se ligar um pc por cabo de rede ao Devolo que se encontra no piso superior a velocidade é bastante aceitável, quase que igual á contratada. O problema está quando ligo por wifi, fico com uma velocidade fraca, como se conecta-se ao router da operadora. Tenho o mesh activado. O que poderá ser? Terei que atribuir um ssid próprio ao devolo?
 
Boa tarde,

comprei um Devolo Magic 2 Wifi Next para ter mais rede wifi no piso superior.
Se ligar um pc por cabo de rede ao Devolo que se encontra no piso superior a velocidade é bastante aceitável, quase que igual á contratada. O problema está quando ligo por wifi, fico com uma velocidade fraca, como se conecta-se ao router da operadora. Tenho o mesh activado. O que poderá ser? Terei que atribuir um ssid próprio ao devolo?
@joaodias_7 Se só tens um ponto Devolo com wifi não tens rede mesh por wifi, o mais que tens é um ponto de acesso com backbone por powerline mantendo o ssid igual ao da operadora.
A rede mesh exige dois equipamentos a funcionar em sincronismo mas tem que ser compatíveis em termos dessa funcionalidade e os devolo só são compatíveis em wifi mesh com os equipamentos da marca não com os routers da operadora.
Uma coisa é serem compatíveis com os routers da operadora e hoje em dia quase todos são, outra é permitirem a criação duma rede wifi mesh - uma das "virtudes" das redes mesh é possibilitar a utilização do mesmo ssid (e não só) para se ter um único sem quebras em mudança de pontos de acesso e com manutenção da estabilidade da rede o que não é conseguido usando o mesmo ssid em equipamentos de marcas diferentes ou mesmo da mesma marca mas sem compatibilidade com a rede wifi mesh de base.

Isto não quer dizer que o conjunto não faça bom trabalho e não seja possível melhorar os valores de wifi do ponto de acesso o que talvez até consigas usando outro ssid para o mesmo. Tenho ideia que os equipamentos mais recentes até são mais tolerantes às mudanças de ssid por falta de cobertura.
 
@joaodias_7 Se só tens um ponto Devolo com wifi não tens rede mesh por wifi, o mais que tens é um ponto de acesso com backbone por powerline mantendo o ssid igual ao da operadora.
A rede mesh exige dois equipamentos a funcionar em sincronismo mas tem que ser compatíveis em termos dessa funcionalidade e os devolo só são compatíveis em wifi mesh com os equipamentos da marca não com os routers da operadora.
Uma coisa é serem compatíveis com os routers da operadora e hoje em dia quase todos são, outra é permitirem a criação duma rede wifi mesh - uma das "virtudes" das redes mesh é possibilitar a utilização do mesmo ssid (e não só) para se ter um único sem quebras em mudança de pontos de acesso e com manutenção da estabilidade da rede o que não é conseguido usando o mesmo ssid em equipamentos de marcas diferentes ou mesmo da mesma marca mas sem compatibilidade com a rede wifi mesh de base.

Isto não quer dizer que o conjunto não faça bom trabalho e não seja possível melhorar os valores de wifi do ponto de acesso o que talvez até consigas usando outro ssid para o mesmo. Tenho ideia que os equipamentos mais recentes até são mais tolerantes às mudanças de ssid por falta de cobertura.
desde já obrigado pelo esclarecimento.
O que sugere no meu caso visto que só tenho um ponto Devolo wifi, é atribuir-lhe um ssid diferente da operadora? Mesmo que tivesse dois pontos Devolo wifi, é aconselhado atribuir ssid diferentes da operadora? Ficaria assim sempre com duas redes wifi diferentes, uma da operadora e outra dos Devolo, ou estou a dizer asneiras?
 
desde já obrigado pelo esclarecimento.
O que sugere no meu caso visto que só tenho um ponto Devolo wifi, é atribuir-lhe um ssid diferente da operadora? Mesmo que tivesse dois pontos Devolo wifi, é aconselhado atribuir ssid diferentes da operadora? Ficaria assim sempre com duas redes wifi diferentes, uma da operadora e outra dos Devolo, ou estou a dizer asneiras?
Embora possa parecer redundante ter duas redes diferentes pode ser a possibilidade a explorar: tenho usado assim e não tendo os resultados duma rede mesh não me queixo por isso, mas cada caso é um caso e o que serve para mim pode não servir para outros.
Sabendo que no caso destas redes mesh os próprios fabricantes aconselham a desativar o wifi dos operadores para não entrar em conflito com o deles isto terá mais sentido se o ponto inicial da rede deles estiver em local onde cohabitem - no teu caso o primeiro elemento não terá wifi pelo que se o wifi do operador chega fraco ao local onde puseste o devolo com wifi (possivelmente a razão da compra) e com o mesmo ssid estás com resultados iinferiores aos que tens por cabo de rede nesse ponto quase que apostava que o problema está na sobreposição das redes apesar do ssid ser o mesmo (se no wifi mesh isso não é problema quando temos vários pontos de marca diferente com o mesmo ssid não se alteram outras características do sistema wifi que permitem conflitos... se calhar até estás ligado ao wifi da operadora e não ao local... por vezes apesar do sinal ser mais forte os equipamentos resistem a "migrar".
O melhor mesmo é tentares os vários cenários mas de certeza que o wifi do devolo consegue dar os valores que recebe por powerline - e dá por cabo - ou perto
 
Numa rede mesh o equipamento liga-se ao satelite wifi que tem melhor sinal automaticamente.

Quando configuras o Devolo com o mesmo SSID que o router da operadora isso não acontece. Se o teu equipamento pendura-se no wifi da operadora então vai ficar lá pendurado até deixar de ter sinal, mesmo que tenha o Devolo ao lado com o mesmo SSID e muito melhor sinal. Se queres forçar para se ligar no Devolo podes tentar desligar e ligar o Wifi do equipamento, por exemplo o telemovel.

Se tiveres o Devolo com um SSID diferente tens a vantagem de conseguires perceber facilmente onde estás ligado, se ao router da operadora ou ao Devolo.
 
Para ter uma rede Wi-Fi mesh com 2 pontos de acesso (sala e escritório) usando o Devolo Magic 2, preciso do kit que tem 3 equipamentos, e desligar o Wi-Fi do router da operadora (sala), correcto? Não há forma de ter mesh sem ter de colocar 2 equipamentos na sala?
 
Para ter uma rede Wi-Fi mesh com 2 pontos de acesso (sala e escritório) usando o Devolo Magic 2, preciso do kit que tem 3 equipamentos, e desligar o Wi-Fi do router da operadora (sala), correcto? Não há forma de ter mesh sem ter de colocar 2 equipamentos na sala?
uma rede wifi mesh exige no mínimo dois equipamentos para funcionar como tal. Com os packs mais divulgados da devolo eram o starter kit e no magic 1 e 2 com wifi são compostos por um emissor powerline e um elemento com powerline e wifi a rede só funciona basicamente como ponto de acesso wifi apesar de ter a vantagem de estar "alimentada" por powerline o que pode colocar o segundo ponto mais distante do router da operadora. Pelo que conheço não são compativeis em wifi com os routers das operadoras para poderem formar uma rede wifi mesh com eles epelo que aconselham que o wifi da operadora seja desativado. Se o segundo magic estiver longe do router possivelmente nem seria preciso, mas para rede mesh como é entendida realmente só adquirindo o pack com mais do que um elemento com wifi ou adicionando elementos com wifi isolados. Se reparares nas camapanhas mais recente a devolo até paassou a dar mais destaques a conjuntos com mais elementos e com wifi neles todos...
 
Back
Topo