Powershot G9 ou S5 IS, há melhor?!

Bensan

Power Member
Viva,

Estou a pensar comprar uma máquina fotografica mas ainda não sei o que escolher.

Já trabalhei com uma Sony (DSC-P72) e gostei do funcionamento dela. No entanto já me disseram que há marcas melhores e aos mesmos preços, por isso queria investir noutra direcção que não a Sony.

Neste momento tenho duas opções:

- Canon Powershot G9
- Canon Powershot S5 IS

Qual acham melhor?

Pelo preço da G9 conseguem indicar alguma outra máquina, mesmo sem ser Canon que possa ser melhor?

Ou a G9 tem a melhor relação preço/qualidade?

Obrigado!!

Cumprimentos,
 
G9, sem absolutas duvidas!


Dificilmente encontras melhor maquina compacta!

Pois, eu também tinha ficado com a ideia que a G9 seria melhor. :) No entanto ela é também mais cara.

Face à G9 e atendendo ao preço, que me dizes destas duas:

- Panasonic DMC-TZ3EGM-S
- Panasonic DMC-TZ8

Não preciso de fotos com mais de 8.0 MP, e o modo RAW não sei se vale a pena (digo isto porque talvez sejam os 12.0 MP e o RAW que encarecem a G9, não?) O tamanho da máquina também pouco me importa. Queria era fotos nítidas e vídeos nítidos.

Ainda assim a G9 é a melhor?
 
Nao querias dizer FZ8 em vez de TZ8?

Bem, a G9 é muito superior a ambas...mas tudo tem um preço!

A FZ8, é uma maquina ja bem jeitosa, e faz um videos ja bastante bons... E claro os seus 208 euros, podem fazer a diferença!
 
Eu comprava a FZ18 e esqueçia a G9. Não lhe acho nada por aí além. Pode ter um sensor maior do que a das panasonic mas os seus 12 megapixeis nao tão ali a fazer nada.

Com isto nao tou a dizer que a maquina é má, claro.
 
Última edição:
Nao querias dizer FZ8 em vez de TZ8?

Bem, a G9 é muito superior a ambas...mas tudo tem um preço!

A FZ8, é uma maquina ja bem jeitosa, e faz um videos ja bastante bons... E claro os seus 208 euros, podem fazer a diferença!

Sim, era isso :), FZ8 em vez de TZ8 ;)

Pois, a G9 custa mais de 500 €. Talvez para aquilo que procuro a FZ8 já fosse suficiente.

Achas que tirar uma foto directamente para JPEG ou tirar em RAW e depois converter para JPEG é a mesma coisa, ou tem melhor qualidade a tirada em RAW e convertida depois?
 
Sim, era isso :), FZ8 em vez de TZ8 ;)

Pois, a G9 custa mais de 500 €. Talvez para aquilo que procuro a FZ8 já fosse suficiente.

Achas que tirar uma foto directamente para JPEG ou tirar em RAW e depois converter para JPEG é a mesma coisa, ou tem melhor qualidade a tirada em RAW e convertida depois?


RAW depois convertido para JPEG fica melhor do que JPEG saido logo da maquina. MAS, para ficar realmente melhor tens de saber trabalhar um pouco com RAW. Vai ver uns topicos que andam por aqui a esse respeito.
 
Sim, era isso :), FZ8 em vez de TZ8 ;)

Pois, a G9 custa mais de 500 €. Talvez para aquilo que procuro a FZ8 já fosse suficiente.

Achas que tirar uma foto directamente para JPEG ou tirar em RAW e depois converter para JPEG é a mesma coisa, ou tem melhor qualidade a tirada em RAW e convertida depois?

A G9 consegues por menos de 500euros!

As imagens em RAW, podem ficar "perfeitas"!
É o seguinte, estando a foto em RAW...quando a fores "converter" ajustas correctamente a foto...(contraste, balanço de brancos, iluminaçao, etc)
Tudo isto sem a imagem perder qualidade...
 
Sim, era isso :), FZ8 em vez de TZ8 ;)

Pois, a G9 custa mais de 500 €. Talvez para aquilo que procuro a FZ8 já fosse suficiente.

Achas que tirar uma foto directamente para JPEG ou tirar em RAW e depois converter para JPEG é a mesma coisa, ou tem melhor qualidade a tirada em RAW e convertida depois?

A diferença de preços é "abismal", arranjas a FZ8 a 198€ na *****..;), e eu considero-a uma grande máquina...
 
Ah.. então sendo compensa, em benefício da qualidade, tirar fotos em RAW.

Mas quer a G9 quer a FZ8 quer a FZ18 que o Andre_pais referiu, possuem o modo RAW.

Onde arranjo a G9 por menos de 500 €?

Estive a ler sobre o aperture range, mas não consegui perceber bem: afinal quanto maior o intervalo de aperture melhor a máquina ou vice-versa?

A G9 é 2.8-4.8 ao passo que a FZ8 é 2.8-3.1, não sei qual é que tem melhor aperture range.
 
Ah.. então sendo compensa, em benefício da qualidade, tirar fotos em RAW.

Mas quer a G9 quer a FZ8 quer a FZ18 que o Andre_pais referiu, possuem o modo RAW.

Onde arranjo a G9 por menos de 500 €?

Estive a ler sobre o aperture range, mas não consegui perceber bem: afinal quanto maior o intervalo de aperture melhor a máquina ou vice-versa?

A G9 é 2.8-4.8 ao passo que a FZ8 é 2.8-3.1, não sei qual é que tem melhor aperture range.

Tanto na ***** como na ***** a G9 está a 445€..;)
 
A G9 compras por 380€ na Digital Wonder World. É uma loja no luxemburgo mas que se farta de vender para Portugal (ainda ontem falei com o responsável e ele disse-me que os países para que vende mais são Portugal e França). Tens imensas pessoas, aqui e em outros fóruns, que compram lá sem problemas.

Em relação ao valer ao não o dinheiro, acho que só tu podes saber isso. A G9 é uma compacta, mas podes ter a certeza que deita abaixo tudo o que há no mercado, sem ser SLR. E mesmo indo para uma SLR, pelo mesmo dinheiro muito dificilmente compras uma SLR com duas lentes, que faça tanto como a G9 e com tanta qualidade. Nem mesmo usadas.
Claro que há sempre coisas em que uma SLR é definitivamente a melhor opção, mas por outro lado a G9 também te dá vantagens que nenhuma outra máquina te pode dar, como por exemplo, teres aquela qualidade toda numa máquina que cabe no bolso, que não precisa de trocar de lentes, que faz tudo sem precisar de lentes especificas (macro por exemplo).

Sinceramente, sem ser SLR e para ficar por perto dos 400€, para mim é sem dúvida a melhor opção do mercado.
Deixo-te aqui uma review feita pelo dono de uma Leica M8 (uma máquina de 5.000€) que ficou bastante surpreendido com a G9:
http://www.luminous-landscape.com/reviews/cameras/G9-Japan.shtml

Se quiseres gastar menos, FZ8 é uma excelente opção. Ou então a FZ18 se quiseres mais zoom.
 
E onde arranjo lojas de novas e usadas na zona do Porto?

Conhecem alguma que seja no Porto ou arredores?

Cá vai...Lobecos, perto do SMAS e da DREN (paragem de metro do Heroismo) ou a loja perto do Santo António (muito porreira!), a ComShop na Lapa (vende caro, tem a mania...), tens uma no Brasília e uma na Brito Capelo em Matosinhos (também porreira!) mas é tudo digital compacto ou SLR analógicas, depois tens as lentes que dá para aproveitar...
 
Desde já muito obrigado a todos os que foram respondendo!! :)

A G9 permite trocar de lentes? Eu penso que vi isso algures mas não fiquei com certeza se é mesmo assim ou não...
 
Desde já muito obrigado a todos os que foram respondendo!! :)

A G9 permite trocar de lentes? Eu penso que vi isso algures mas não fiquei com certeza se é mesmo assim ou não...

Não, não dá. Só SLRs e RFs é que fazem isso. A G9 pode é levar conversores para aumentar a grande angular ou aumentar a tele.
 
Rui Marto, aquele vendedor no Luxemburgo tem um preço apetecível, 388 € ( mais portes de envio ficará por 450€) que são sempre mais económicos que os 529 € da *****.

Não sei os preços das lojas no Porto que o cardosoaac indicou, mas devem estar entre os 450 e os 529 €, ou acima. Se estiver errado corrijam-me por favor.

Rui, no entanto, caso eu tenha algum problema com a máquina no decorrer do prazo da garantia, terei de voltar a enviá-la pelo correio, com todas as implicações associadas, certo?

O serviço é de qualidade?
 
Ao tanto quanto sei, não tens que enviar nada. Podes ir directamente aos pontos de assistência da Canon cá em Portugal. Acho que quem costuma ter mais problemas com isso é o pessoal que compra Nikon, porque os importadores da Nikon (Finicon) gostam de chatear, mas também não é nada que não se resolva.
Aliás, eu próprio devo gastar lá esta semana cerca de 1.250€ em material.

Quanto aos portes, só te recomendo que não encomendes pela GLS. É uma má transportadora, costumam ter muitos atrasos e demorar imenso a entregar as coisas (há malta que chega a esperar mais de um mês). O responsável recomendou-me a TNT, que diz ter um serviço tão bom como o da FedEx, mas um pouco mais barata. Supostamente entregam em 24h após a expedição.

E também não acredito que com portes atinja os 450€. Aquilo paga-se ao volume e não acredito que a caixa de uma G9 seja maior que a caixa de uma SLR + lentes (eu vou pagar +-45€ de portes por uma embalagem muito maior).
 
Back
Topo