Eu abri este tópico com a simples razão que eu gosto muito da nintendo...ainda mr lembro da altura da snes e do excelente jogo da rare o dk, e tantos outros...mas as pessoas têm que cair na real e pensar que o next gen é tb o correr atrás do santo gral que todos(senão por menos grande parte procura desde a altura do spectrum) os graficos fotorealistas, que na minha ideia serão conseguidos daqui a 8 anos, ou seja duas geracões de consolas.
A Nintendo parece querer se afastar do futuro e ficar presa no tempo....
A nintendo faz jogos... não tem interesse em vender HDTV's, nem leitores de HD DVD/Bluray, logo porquê saltar para um poço? só porque os outros saltam?
É a mesma coisa que aqueles que condenam a Nintendo na praça publica por não perder dinheiro por cada Wii vendida, lá porque a Microsoft e Sony perdem a Nintendo também tem de perder? é presisamente isso que ela não quis quando viu a microsoft a percer para cima de 100 dolares por consola, é isso que é fazer lucro, e como negócio que isto é... a Nintendo quer é ganhar dinheiro no fim do ano. Seria bom para nós consumidores que eles estivessem dispostos a perder dinheiro, seria bom a Wii por 250 euros (mais barata que a concorrencia) trazer um leitor de HD DVD/Bluray e fazer 1080p, mas será que podemos exigir isso? É ridiculo exigir isso, e eu custa-me imenso pagar mais de 250 euros por hardware quando o que quero é jogos, é a minha barreira psicológica, se pagar custa-me imenso, raio... até me custa dar 125 euros por uma PS2 quando equalizo que isso equivale a +/- 4/5 jogos bem comprados.
Achas que a maior parte das pessoas que quer uma PS3 comprava uma com bluray se tivesse opção para não ter? com pricing digamos... 300 euros pela PS3 sem bluray (identico à Xbox 360 sem disco), e 600 euros pela PS3 com bluray? O que a sony tá a fazer não é oferecer um leitor de bluray, é impinji-lo de forma a massificá-lo.
Neste momento a percentagem de pessoas com HDTV's é minima, e a nintendo quer o mercado maior, o das SDTV's... ainda assim a wii vai parecer melhor em HDTV's (resolução superior, EDTV e progressive scan) acho que não nos podemos queixar de muito.
HD exige pelo menos 4 vezes a potencia da consola last gen só para recriar os mesmos graficos em 1080p, um genero de televisão que pouca gente tem. Exige passar de texturas de 256x256 para 1024x1024 ou mesmo 2048x2048, imagina a diferença de espaço necessário na RAM e no disco do jogo que não é necessária... e em termos de fillrate é necessário 10 vezes mais fillrate a 1080i para reproduzir 20 milhões de poligonos a 60 frames por segundo que estavam a ser feitos em 480p.
Dito isto a Wii tem as taxas de tranferência comparáveis às de um DVD da Xbox 360 (suponho 16 MB/s), mas não vai transmitir pacotes tão grandes (texturas por exemplo) o que significa loadings menores (ao ponto de nem serem assinalados como tal) sem contar que cabem mais coisas no DVD, àparte disto a PS3 é capaz de ter o maior calcanhar de aquiles com o bluray a 2x a equivaler a 9 MB/s (compensado pelo facto de se poderem instalar os jogos no disco rigido obrigatório)
Gears of War é muito bonito, mas em 2004 já tinhamos a engine pronta e cenários do jogo, bem como demonstrações dos modelos poligonais para aí... então o jogo sai mais de 2 anos depois com 10 horas de jogo? será que as limitações serão espaço no DVD ou orçamento? quanto custaria fazer 20 horas de Gears of War?
Será que 10 horas valem 68,99€?
Eu acho que os limites de uma consola hoje em dia é quanto dinheiro estão os developers dispostos a investir. depois vêm questões secundárias como o espaço no DVD (se fôr presiso faz-se 2 DVD's e tá a andar), e mais que potência no que toca a poligonos e shaders é presiso tempo para dar realismo às animações e o detalhe merecido para os pormenores.
A tendencia dos jogos nestas consolas está a ser cada vez mais jogos curtos, como um filme interactivo, isso é algo que eu não gosto de todo, especialmente quando chega a hora de pagar full price por eles.
No meu ponto de vista... prefiro jogos compridos a experiencias capadas.