Problemas da AMD HD 7970m nos Portáteis da Clevo

Sim eu tb tenho 40-65 FPS no Crysis 2 DX11. Tens e' de ver essas temps que isso esta' puxadote! Eu tinha uns 83C apos algumas horas de jogo
 
lol... olha que nao sei. No NBR muita gente trocou e teve melhoramentos de 10C ou mais. Pode estar mal aplicada ou com bolhas.
 
Isso era muito rasca deles ( CLEVO ) na montagem. Nunca tive nenhum ( tenho ASUS neste momento ) e posso dizer que a massa térmica apesar de não ser de óptima qualidade cumpre a sua função. O problema nestes PC's ( portáteis "top" ) é o cooler em si, contrariamente ao que acontece nos desktops que um grande limitador da performance é a capacidade térmica dos materiais tanto do cooler como do IHS como a transferência térmica entre eles, aqui o factor limitante é mesmo a capacidade de dissipar calor e aí nem os melhores compostos térmicos te vão ajudar.
 
Isso era muito rasca deles ( CLEVO ) na montagem. Nunca tive nenhum ( tenho ASUS neste momento ) e posso dizer que a massa térmica apesar de não ser de óptima qualidade cumpre a sua função. O problema nestes PC's ( portáteis "top" ) é o cooler em si, contrariamente ao que acontece nos desktops que um grande limitador da performance é a capacidade térmica dos materiais tanto do cooler como do IHS como a transferência térmica entre eles, aqui o factor limitante é mesmo a capacidade de dissipar calor e aí nem os melhores compostos térmicos te vão ajudar.

Estou a perceber o que queres dizer no entanto existe reports de users com o mesmo portátil sem problemas de aquecimento e pelo que vi tem outra massa térmica, dai andar a procura de uma marca conceituada embora me tenham recomendado a marca Artic (ainda não sei o modelo em questão) mas atualmente sei que tenho cooler master e atravessa os 90 ºc rapidamente com 90% de uso do gpu.

Isto funciona bem nos jogos mas a temperatura é algo que para mim é um facto importante para que o portátil seja estável.
 
St0ned - mas infelizmente e' assim. E' um facto: no NBR ha inúmeros casos em que as massas vinham mal aplicadas e houve ganhos notórios nas temps. Alem disso ha algumas maquinas com problemas nos dissipadores, mas isso ja e' outra historia.
 
A Artic já está a anos luz da concorrência. Tenta procurar por uma das marcas de topo


TIMModerateAvg5.png
 
Boas,
Só para informar que o Andrew D @ Catalyst Creator, disse o seguinte no twitter:

"For those with 7970M - Enduro issues are also being investigated;"
Source:
https://twitter.com/CatalystCreator/status/233676401792925696

No tal tópico criado no forum oficial da AMD sobre este problema, um dos moderadores disse:
I have monitored this thread since it began. I appreciate the efforts of those that have contributed, and those that have posted in this forum in search of additional help or information. While I do not have any solutions to offer at this point in time, I do know that AMD is aware of this issue and is investigating root causes and potential solutions.
Source: http://forums.amd.com/game/messageview.cfm?catid=428&threadid=160494&STARTPAGE=3&FTVAR_FORUMVIEWTMP=Linear


Agora que o problema foi reconhecido, esperemos que venham boas notícias em breve...
Cumps.
 
Para já única issue é correr em High o Shogun 2 e o tipo só reconhece a intel mas rola fixe até..

Vamos ver se caem umas drivers catitas! :)
 
que programa é que voces usam para ver a temperatura da grafica? eu tenho o hwinfo + msi afterburner e nao me mostra a temperatura nem vi nenhuma opçao para ver a temperatura mas consigo ver a utilizaçao da grafica
 
Isto sao muito boas noticias, e' um grande passo a AMD reconhecer o problema.

Mr.X92 - podes usar o Hwinfo ou/e Msi afterburner. Tens e' de "activar" primeiro a grafica correndo um jogo ou qualquer coisa que esteja definida no CCC como Alto Desempenho. Eu por exemplo basta abrir o chrome e depois abrir os progs e ele ja detecta.
 
Se abrires o MSI Kombustor antes do MSI Afterburner e fores ás settings da MSI Afterburner na aba monitoring aparece lá temperatura clock etc.. tens é que abrir o programa que lê a temperatura em primeiro lugar depois podes fecha lo que o Afterburner já consegue monitorizar.

Sim boas noticias finalmente a AMD chegou se a frente (está a ver os problemas), também não esperava outra acção deles isto se querem mantêr a reputação, aproveitei e deixei um report meu para ver se me dizem algo.
 
Isto sao muito boas noticias, e' um grande passo a AMD reconhecer o problema.

Mr.X92 - podes usar o Hwinfo ou/e Msi afterburner. Tens e' de "activar" primeiro a grafica correndo um jogo ou qualquer coisa que esteja definida no CCC como Alto Desempenho. Eu por exemplo basta abrir o chrome e depois abrir os progs e ele ja detecta.

sim basta isso x) essa solução é melhor até..
 
Da parte da AMD já me responderam aos mails e da Clevo também. Continuam a bater na tecla que o suporte deve ser dado por parte do manufacture ou seja a Clevo.
Por parte da Clevo chegam a referir que devo pedir assistência ao reseller/vendor para ele me dar as bios e drivers mais recentes. Ora o reseller neste caso seriam as nossas lojas portuguesas. Não me parece que elas tenham algo que a Clevo não tenha...

Aqui vão as duas respostas que tive por parte da AMD:

Quando questionados sobre a falta de suporte no Windows 8 e sobre os problemas de desempenho da 7970 no windows 7 provavelmente ao enduro:
I understand that you are having some issues with your laptop running a Radeon HD 7970 M chipset. It appears as though you have tried to find alternate drivers however your issue persists.
If I have missed any critical information please let me know as my suggestions may change.
All laptop manufacturers provide their own optimized and proprietary drivers for their machines because the GPUs in those machine have been altered and optimized for those specific systems.
This means you have no choice but to use the Clevo drivers as they are the only drivers offered for your system. If those drivers or equipment are not functioning as expected you are advised to contact Clevo as they are the only source of support for their products, we simply have no resources or knowledge of the products beyond the basic specs of the chipset.

As for finding windows 8 drivers you may be waiting a while for those. Besides the fact the operating system has not actually been released, the drivers like all drivers will have to come from Clevo. Considering most laptop makers are more interested in selling new windows 8 machines when they are available rather than spend resources writing drivers for older hardware and that the OS itself has a little over 2 months still to be released I would expect to see windows 8 drivers for that machine sometime near the new year or possibly never. They will tell you the machine shipped with Windows 7 and thus they may not bother supporting windows 8, this is unfortunately sometimes the case. I would recommend waiting for drivers to be released before investing in an OS upgrade for that machine.
The above information holds true with virtually all laptops whether they be Apple, HP, Dell or Clevo. Laptop drivers must come from the laptop manufacturer.

Depois desta resposta insisti novamente indicando vários relatos pela internet fora onde todos apontavam para falhas no enduro. Questionei-os ainda se os driver reference deles alguma vez iriam suportar a AMD 7970M dos Clevo. A resposta foi esta:

Unfortunately I do not know any information regarding future driver releases. From my position here I am not privy to information any sooner than the general public.
We appreciate the feedback and concern coming from yourself and other users. I have forwarded this information to our driver team for their knowledge. You can also send this information or anything else to the following link and this will go directly to the teams responsible for getting such drivers released.
http://www.amdsurveys.com/se.ashx?s=5A1E27D27E29B0E3





Pela parte da Clevo, estavam a ser mais discretos nos comentários mas o último email alargaram-se mais um bocado e pediram mais detalhes sobre os problemas.

Resposta ao primeiro email onde alerto para os problemas de desempenho da 7970 provavelmente causados por problemas no Enduro e onde questiono o futuro suporte do Clevo P150EM no windows 8 (uma vez que a AMD alertou para o facto de poder falhar o suporte).

For this molel to use WIN8 BIOS and driver are not ready at the moment. you can check with vender where you bought form, when the BIOS and driver ready they update to you.

Ignoraram por completo todas as referências aos Windows 7 e aos problemas do Enduro. Tornei a insistir novamente com outro email onde ha semelhança do que havia feito na segunda resposta da AMD, indico vários casos concretos e links para fóruns. A resposta foi a seguinte:

For Win8 BIOS and driver we are studying test at the moment. when it ready we will update to our distributer, if you need any BIOS and driver you can ask from you bought the lapotp vender, they will update to you.

And the game we have testing many days the point is stay at 60fsp we didn't find it stay at 40-20fps on my side.
If you can update clearly information to us we can duplicate to do to check on my side.

1. Laptop serial number
2. BIOS version
3. EC
4. OS
5. CPU
6. VGA card and driver version?
7. Test with which game ? ( please provide video you test the result?)
8. How to setup VGA performance and power mangement?

Could you please check on your systems the VGA performance setting doe sit correct?

Aparentemente está para sair nova bios com "suporte" para o windows 8... ou foi só para me despachar...

Vou ver se faço uns testes de forma a preencher os pontos que a Clevo pediu de forma a fornecer "clear information". Não tenho é muitos jogos recentes, se alguem estiver interessado pode fazer o mesmo e colocar aqui eu depois anexo ao meu email. Assim podemos enviar feedback variado.

Se alguem estiver interessado que me informe que eu fico a aguardar até responderem.
 
Última edição:
Que jogos queres que eu teste ? Tenho bf3 singleplayer (por agora), MW3, Dirt 3 e Skyrim.
Que queres de especifico nos testes, consigo fazer prints da % usada pelo gpu, temperatura do gpu, clock do gpu, e velocidade da memória do gpu e fps.

Quando precisares avisa faço um teste em poucos minutos, pois no meu caso isto aquece rapidamente embora já tenha jogado horas a uns tempos agora em poucos minutos vai ao extremo de temperatura.
No enduro não te posso ajudar muito porque no meu caso o enduro não parece afetar me.

Anyway obrigado pelas informações a clevo tem razão nas drivers temos que ir vendo ao site deles ou contactar o nosso vendedor (certos vendedores tem login no site de venda onde tem uma secção para download drivers dai a clevo ter dito que devias ver o teu vendedor porque certos vendedores alteram as drives de forma a adapta las ao seu hardware) e como sabes a clevo tem vários vendedores Sager por exemplo e por ai fora... em Portugal penso que seja só clevo / insys
 
Última edição:
Que jogos queres que eu teste ? Tenho bf3 singleplayer (por agora), MW3, Dirt 3 e Skyrim.
Que queres de especifico nos testes, consigo fazer prints da % usada pelo gpu, temperatura do gpu, clock do gpu, e velocidade da memória do gpu e fps.

Quando precisares avisa faço um teste em poucos minutos, pois no meu caso isto aquece rapidamente embora já tenha jogado horas a uns tempos agora em poucos minutos vai ao extremo de temperatura.
No enduro não te posso ajudar muito porque no meu caso o enduro não parece afetar me.

Eu tenho o Dirt3, GTA4, LoL. Se puderes fazer testes aos outros era ideal.
Basicamente sera preencher dos pontos do 1 a 8. Do 1 ao 6 devem ser sempre a mesma coisa, varia apenas o ponto 7 onde se calhar convinha um screenshot com a utilização do GPU enquanto se está a jogar.
A ideia é mostrar frames abaixo dos 60 (tipo entre 20 a 40) e onde o GPU não esteja a ser usado a mais de 40 a 70%. São estes os sintomas do enduro...
 
Eu tenho o Dirt3, GTA4, LoL. Se puderes fazer testes aos outros era ideal.
Basicamente sera preencher dos pontos do 1 a 8. Do 1 ao 6 devem ser sempre a mesma coisa, varia apenas o ponto 7 onde se calhar convinha um screenshot com a utilização do GPU enquanto se está a jogar.
A ideia é mostrar frames abaixo dos 60 (tipo entre 20 a 40) e onde o GPU não esteja a ser usado a mais de 40 a 70%. São estes os sintomas do enduro...

Na parte do Enduro será difícil ajudar... porque a minha AMD faz o uso correto da % do gpu nos jogos.
Tu obténs - de 90 % de uso nos jogos ? Que temperaturas obténs nos testes ?
O meu problema a apresentar é só na temperatura de fps vejo tudo dentro do normal e melhor que muitos testes.
 
Back
Topo