|Oc|CRASH_OVer disse:
custava 100 contos em portugal.... na america e asia custava 50contos, muito abaixo do preço de custo. Não podes ver os preços de portugal à 6 anos e dizer que foi igual em todo o mundo, nao foi, la fora foi metade do preço...
E quem encheu os bolsos com o lucro dos 100 contos nao foi a sony, foram as que ja se sabe (lojas ou distribuidoras)
Quanto ao hardware, a xbox é superior no Gpu e no dobro da Ram.... só.
Ja mencionei numa outra thread que a Ps2 foi desenvolvida nos anos PRÉ-Revolução GPU, e a Xbox/GC foram desenvolvidas no PRÓ-Revolução GPU.
É uma pequena diferença de 18 meses que significou a PS2 nao ter GPU e as outras sim.
É isto que faz as texturas parecerem bonitas e os graficos limpos....
E agora perguntas, o que faz com que a ps2 consiga fazer GT4's Tekkens5 GoW's DMC's ?...
é o EmotionEngine..... que ninguem lhe dá crédito...
ps2 nao tem bons jogos?.... ja vi pessoas com azar, mas comprar 8 jogos e serem todos maus... Ou foi má pontaria ou entao deve ser alguem que compra jogos só ao ver as capas.
Concordo 100% com essa das distribuidoras chulas em portugal, mas eu já comprei produtos sony cá em portugal k custavam 150 euros cá e 100 euros em espanha, e foi numa loja oficial sony, por isso são todos culpados, isto é um mercado pequeno por isso toca a chular para entrar mais, as pessoas têm de comprar na mesma... eu acho é que isto devia ser tudo ligado directamente a espanha para os preços serem identicos. por exemplo no caso da sony portugal ficava sony ibérica... tava feito.
assim como temos uma lei k proibe que os medicamentos sejam mais caros que em outros paises chave da união europeia, deviamos ter o mesmo em relação a esses produtos porque assim n evoluimos, pagamos mais e somos menos competitivos.
Em relação à PS2 discordo, sim a PS2 não apostou num GPU, mas já se sabia k iria ser esse o caminho, era presiso ter uma falta de visão incrivel para não ver... a Dreamcast tinha um chip grafico da PowerVR aqueles que depois fizeram akelas KiroII para PC, que nem se portavam nada mal. a N64 tinha também tinha uma grafica decente para a altura especialmente porque fazia Z-Buffer e outras coisas em hardware bem como o pixel drawer k fez com que os jogos não fossem pixelizados como os da playstation...
On a side note: A XBOX que saiu em 2001 para fazer Z-Buffer presisa de 16 MB de RAM, isso reduz mtas vezes o tamanho da RAM útil da XBOX podemos ainda somar o facto de que o direct X corre através de uma kernel windows NT5 por isso o custo nunca é zero nos recursos. também a velocidade da RAM perde de cáras com a velocidade da RAMBUS RAM, o que a PS2 não tem é GPU e S3TC em hardware. A principal vantagem é que o direct X, shaders, fazem tudo em hardware e não em software, coisa k aconteçe frequentemente na PS2, isso dá muito mais potencia, no papel a XBOX teria como disseste apenas mais ou menos o dobro da potencia da PS2, até hoje o jogo com mais poligonos que puxou foi 15 milhões a 30 frames por segundo, a PS2 puxou 10 milhões a grande diferença é a quantidade de efeitos usados, anti aliasing, qualidade das texturas, mas se a PS2 fizesse isto em hardware o hit não era tão exorbitante e podia ser sustentável...
Se a sony tivesse imbutido em hardware bump mapping, anti-aliasing, T&L e S3TC a história seria outra.
Mas o ponto é k era claro que o caminho eram os GPU's. podes é dizer que a sony apostou em algo que não era a definição de mercado e isso tem mérito, não vou contrariar isso. mas tb já sabes a minha opinião da potencia final do EE e do custo a tirá-la.
a gamecube mesmo que tivesse saido anos antes teria 1 gpu semelhante, temos de ver que o R&D começa na altura em k a consola sai, quando saiu a PSone pouco depois aposto que a sony já estava a planear a PS2, só a microsoft é que não tinha R&D de consolas antes de se decidir a amandar de pára quedas provavelmente estariam interessados em 1998 com a Dreamcast mas desenvolverem mesmo... talvez em 1999/2000.
A GC nem tem um chip desenhado pela Ati para eles, mas sim ArtX que foi parte da equipa k desenhou o chip grafico da N64 e saiu da Silicon Graphics razão essa que o Ati 8500 já tinha shaders programaveis e a gamecube não os tem quando a Ati comprou a ArtX já o core estava finalizado e preparado para produção. na spaceworld 2000 em Setembro de 2000 já tinhas consolas a funcionar e coisas a correr no hardware e não on-spec, coisa que não aconteçeu esta E3 no caso da PS3. se a nintendo quisesse por essa altura podia tar a mandar unidades às cagadinhas para o japão. Como fez a sony com a PS2 ao inicio, por dificuldades iniciais de produção. O problema é que tal como a N64 k estava finalizada em 1995... não haviam jogos para o lançamento, daí a espera, a GC foi a 1ª consola da nintendo k saiu sem um unico killer app, nem mario nem zelda nem nada.
Isto tudo para dizer que, como tal não mereçe ser comparada ao copy/paste do Hardware de um computador para uma consola... A XBOX.
A XBOX tem o que os computadores tinham na altura, não só é pró-gpu como tem um celeron 733 MHz e uma geforce 3. mas a PS2 tinha um design retrogrado para a altura em k saiu, decerto lembras-te das revistas a dizerem k era mais dificil de programar que uma PSone, a tendencia nessa altura já era simplificar, a saturn e a nintendo 64 não tinham tido muito suporte por serem dificeis de programar, era dakeles erros históricos para não repetir
Rudzer disse:
Essa da PS2 durar até 2009 é que foi a parte mais engraçada lol
Bom... já consideraste que os custos de produção de jogos vão aumentar astronómicamente para a proxima geração? à muitas empresas que não têm dinheiro para essas aventuras, pelo menos para já, o desenvolvimento para PS2 está maduro e a ficar barato. e a PS2 tem uma user base gigante que também pode ser jogada pelos donos de uma PS3... porque não?
não digo que vão lançar investir em graficos como God of War, GT4, e outros, mas há jogos k não presisam de melhores graficos que os apresentados pela PS2.
É muito inteligente da sony dar esta opção aos developers, faz especialmente sentido nesta geração.
Lembro-me da NES que ainda durou até 1994 com jogos a sair quando a super nintendo saiu cá na europa em 1991, achas k foi uma desvantagem para quem tinha uma NES?
Se eu tivesse uma PS2 estaria feliz por a sony prolongar a vida do produto, assim como se tivesse uma XBOX estaria completamente lixado com a M$ por adiantarem a proxima geração, quando a consola deles foi a ultima a sair, ainda por cima cheira-me que vão largar a batata quente de produção de consolas e o suporte assim que puderem.