"PS3 é uma perda de tempo" diz Gabe Newell

Tudo depende do nivel de empenho que eles quiserem aplicar no desenvolvimento de jogos para a PS3...pelos vistos o empenho necessário é demasiado e não me parece que estejam muito dispostos a isso.

Ainda se a PS3 tivesse uma posição no mercado que lhe permitisse fazer com que eles dobrassem um bocado...mas não.

Pelo que eles dizem deve ser mesmo mais complicado e se aquilo que tiverem de aprender não for aplicavel a mais nada a nao ser a ps3 então secalhar é mesmo um pouco chato fazer jogos para a ps3.

Vamos ver se a sony consegue fazer com que pessoas como o gabe passem a achar rentável programar para a ps3..
 
É triste, mas este tópico tá-se a estragar, pois está-se a tornar numa guerra de partidos(xbox360 vs. ps3)

PS3 tem um hardware inovador e possui o melhor CPU doméstico e isto é inegável...é dificil de programar porque não há software que tire partido total dele...é a mesma coisa com os quad-cores e DX10....arrasta-se com uma telenovela sem pés e nem cabeça....Oh homem só disse que leva tempo e dinheiro e que a SONY devia ter construido uma máquina mais "maneável" só isto.....nunca disse que o hardware não presta....há várias interpretações erradas...

E quem considere a PS3 um FLOP...só consigo dar garganhadas sem parar ....basta ver a demo do playstation edge/Killzone 2 e pra não falar de Uncharter e Rachet and Clank que vão já sair....

e pra quem disse PS2 um FLOP....meu caro a PS2 é a consola mais vendida em todo o mundo...se continuas achar isso um flop:lol:....nem comento:confused:

Cumpr:)
 
Eu vou citar 1 que as vendas vão ser superiores a esses 2 juntos: halo 3 esse é bem real, há mais hallos 3 do que Playstations 3 em casa das pessoas, dá que pensar, não dá?




A Sony tem-se fartado de fazer Bluff atrás de buff, ainda quero saber quando vão atingir os 10 milhões de Playstations 3 vendidas que tinham previsto para Março de 2007


:lol: olha eu para ter os jogos da xbox tenho-os no PC tenho uma máquina suficiente :P

Sim é verdade existem certamente mais hallos3 do que PS3's, eu tenho 1 hallo, jogo no pc lol por isso dou-te razão :p

E jogar os jogos da SONY?! :flipa: pois é vai buscala entao...

Mas o teu comentário é tipico de xbxo fanboy, podias ter sido mais original na critica. Mas valeu a tua intervensão.


PS: a PS3 está nas consolas como o Linux para PC's.
 
Última edição:
PS3 tem um hardware inovador e possui o melhor CPU doméstico e isto é inegável...

Se inovador é novo, sim PS3 tem hardware inovador, o Cell e o VR, porque o RSX de inovador nada tem...


Agora que a PS3 tem o melhor CPU domestico, é mentira... Já se sabe que é melhor numas coisas e piores noutras... Se fosse melhor em tudo, ai sim era o melhor...
 
Se inovador é novo, sim PS3 tem hardware inovador, o Cell e o VR, porque o RSX de inovador nada tem...


Agora que a PS3 tem o melhor CPU domestico, é mentira... Já se sabe que é melhor numas coisas e piores noutras... Se fosse melhor em tudo, ai sim era o melhor...


:lol: depois desta, acho que o tópico já deu o k tinha a dar, o ppl mete as mãos pelos pés e não sabe ver a diferença entre uma batata e uma beterraba, mas enfim...

Para mim este tópico está morto..:iconlock:
 
Eu vou citar 1 que as vendas vão ser superiores a esses 2 juntos: halo 3 esse é bem real, há mais hallos 3 do que Playstations 3 em casa das pessoas, dá que pensar, não dá?


Uh... A sério? Agora viraste a Maya e já viste o futuro foi? Eu adoro a saga do Halo mas acho que dizeres que vai vender mais que dois dos melhores trunfos da sony... lá dizeres que até era capaz de vender mais que o MGS4 até acredito. E também acredito que mais de metade das cópias do halo 3 que estão nas Xbox 360 neste momento são pirateadas. Assim é fácil atingir os números que dizes no teu quote.
 
Última edição:
:lol: depois desta, acho que o tópico já deu o k tinha a dar, o ppl mete as mãos pelos pés e não sabe ver a diferença entre uma batata e uma beterraba, mas enfim...

Para mim este tópico está morto..:iconlock:

Já deu o que tinha a dar porque? O tema não é a dificuldade de programação por parte dos programadores? Estão estamos on-topic...

Ou custa-te ouvir que o Cell não é a maquina que era suposto ser?

Para mim desde que cumpra a sua função...

E também acredito que mais de metade das cópias do halo 3 que estão nas Xbox 360 neste momento são pirateadas.

Eu não, por causa dos ban's :D
 
Para ser sincero nunca joguei muito online... só joguei mais pela história que tá excelente.

Quando comprar uma Xbox 360 já ele deve estar ao preço de uma uva mijona... :p
 
Programação para processamento paralelo é uma coisa, programação para processamento paralelo e assimétrico é outra...

Realmente não compreendem o que se passa aqui... Os jogos, por muito que vos custe ouvir alguém a desmentir marketing, não são na sua maioria "feitos" de cálculos de vírgula flutuante. O que é basicamente a física e os gráficos, os processadores "normais" chegam e sobram para a física e os gráficos... TAN TAN TAN os GPU's que são os reis de processamento paralelo (o próprio RSX é um monstro maior que o Cell a consumir números).

Agora vamos lá... temos um Core "deficiente" para processar o resto do jogo e ainda fazer de babysitter dos SPE's, bastante eficiente, para quando temos tarefas exclusivamente para os SPE's. E depois é claro que o Cell tem ali muito poder para processar gráficos, a minha questão é... quantos problemas de sincronização entre o GPU e o Cell não iriam nascer com isso? É possível mandar fazer coisas que não sejam necessárias na hora, agora de resto... Muito difícil.

Valia muito mais a pena um Octo-Core dito normal que um processador assimétrico, o Cell não foi feito para máquinas de jogos...
 
Programação para processamento paralelo é uma coisa, programação para processamento paralelo e assimétrico é outra...

Realmente não compreendem o que se passa aqui... Os jogos, por muito que vos custe ouvir alguém a desmentir marketing, não são na sua maioria "feitos" de cálculos de vírgula flutuante. O que é basicamente a física e os gráficos, os processadores "normais" chegam e sobram para a física e os gráficos... TAN TAN TAN os GPU's que são os reis de processamento paralelo (o próprio RSX é um monstro maior que o Cell a consumir números).

Agora vamos lá... temos um Core "deficiente" para processar o resto do jogo e ainda fazer de babysitter dos SPE's, bastante eficiente, para quando temos tarefas exclusivamente para os SPE's. E depois é claro que o Cell tem ali muito poder para processar gráficos, a minha questão é... quantos problemas de sincronização entre o GPU e o Cell não iriam nascer com isso? É possível mandar fazer coisas que não sejam necessárias na hora, agora de resto... Muito difícil.

Valia muito mais a pena um Octo-Core dito normal que um processador assimétrico, o Cell não foi feito para máquinas de jogos...

Então explica isto:

"Still, as strong as Call of Duty 4 is shaping up to be in the gameplay department, the most immediately impressive aspect is by far its graphics. The PC, PlayStation 3 and Xbox 360 versions all look surprisingly similar, but that's not due to one platform being the lead; Infinity Ward personally assured us that development occurred simultaneously on all three platforms, and that there wasn't a base system. With that said, the console similarities end when it comes to textures, lighting and resolutions, because those three areas make the PlayStation 3 version definitely excel over the Xbox 360 SKU. Regardless, every console owner will proudly use Call of Duty 4 to showcase their high-definition TV, because COD4 is by far the best-looking console game you will see this year."

http://www.dailygame.net/news/archives/006696.php


Em relação ao Gabe Newell, é normal que se queixe.
As plataformas que dão mais dinheiro são aquelas que ele menos gosta de programar porque divergem da arquitectura do PC single core, o seu meio favorito graças à "free performance" dos MegaHertz durante os anos 80 e 90.
Além disso, fazer declarações para os media a criticar as consolas e os multi-cores é o "pão nosso de cada dia" da Valve, como forma de tentar manter-se relevante (mesmo que virem a casaca):


Gabe Newell on how "Xbox 360 Makes My Life Worse"

http://news.teamxbox.com/xbox/9103/Gabe-Newell-Xbox-360-Makes-My-Life-Worse/

Newell on "Half-Life 2 on Xbox Was a Disappointment"

http://biz.gamedaily.com/industry/feature/?id=12243

Gabe Newell "Explains Why Valve Hates The Mac"

http://kotaku.com/gaming/player-hate...mac-304730.php

Gabe Newell on how "DirectX 10 for Vista was a mistake"

http://www.heise.de/english/newsticker/news/94869

"Gabe Newell hates Dual Core"

http://www.next-gen.biz/index.php?option=com_content&task=view&id=510&Itemid=2
 
Última edição:
O que tem o Cell a ver com isso?
Não percebi.

Ele não gosta do Cell por ser multi-core, mas a verdade é que a tendência clara é para que os multi-cores estão aí para ficar, e quem quiser ficar sentado sem optimizar profundamente o código do jogo para paralelização e distribuição de tarefas por diferentes cores/threads vai ver-se em apuros.

E é preciso não esquecer que a PS3 usa o Linux como base de programação, com suporte directo no kernel para a arquitectura e um compilador específico da IBM ("Octopiler").
Alguém aínda se lembra dos que diziam que a arquitectura MIPS da PS2 (que no fim de contas também era multi-core, à sua maneira, com o core principal R5900 e dois co-processadores vectoriais, antepassados dos 7 SPE's da PS3) era de difícil programação ?
 
Última edição:
Uh... A sério? Agora viraste a Maya e já viste o futuro foi? Eu adoro a saga do Halo mas acho que dizeres que vai vender mais que dois dos melhores trunfos da sony... lá dizeres que até era capaz de vender mais que o MGS4 até acredito. E também acredito que mais de metade das cópias do halo 3 que estão nas Xbox 360 neste momento são pirateadas. Assim é fácil atingir os números que dizes no teu quote.

E a parte de o Halo 3 em meio mês ter vendido mais que a Playstation 3 em 9 meses não comentas? Gostava de ver o MGS4 + GT5 juntos a fazer melhor...
 
Ele não gosta do Cell por ser multi-core, mas a verdade é que a tendência clara é para que os multi-cores estão aí para ficar, e quem quiser ficar sentado sem optimizar profundamente o código do jogo para paralelização e distribuição de tarefas por diferentes cores/threads vai ver-se em apuros.

Uma coisa são cores simetricos (X360 e PC) outra completamente diferente são cores assimetricos (PS3).

Com cores simetricos basicamente a unica coisa com que tens de preocupar em termos de programação é criar o código de modo a que corra em threads paralelas. Dá um bocadinho mais de trabalho que programação em serie (ou pelo menos tens de perder mais tempo com o desenho) mas sinceramente não acho que seja algo do outro mundo. Não te precisas preocupar onde o código vai correr, só tens de o dividir.

Nos cores assimetricos tens mesmo de te preocupar onde as coisas vão correr...nunca programei para cores assimetricos mas acredito que seja bem mais puxado a não ser que as ferramentas de desenvolvimento sejam muito boas.
 

Sinceramente não consigo explicar a resolução e a luz... Será que é marketing? É que não acredito muito quando as software houses vêm dizer "a minha coisinha é maior que a deles". Tal como não concordo com nada com o que o Gabe Newell diz... Multi-core é o futuro ele que se habitue a tal.

Agora as texturas facilmente se poderia desenvolver um algoritmo de compressão bastante eficiente para os SPE's, teria-mos descompressão praticamente em tempo real. Um grande vantagem sobre a Xbox360.
 
Back
Topo