Post Original de GameOver.Sapo.pt
A Concentra apresentou a Wii aos jornalistas. Foi uma hora passada com o Wiimote na mão. E que excelente hora essa!
O GameOver deslocou-se em força até ao Centro de Congressos da FIL, local escolhido pela Concentra para apresentar a Wii aos jornalistas portugueses.
Quatro consolas, muitos Wiimotes e uma igual dose de Nunchuks, estavam preparados para serem utilizados na companhia um quarteto de obras: Wii Sports, Wii Play, WarioWare: Smooth Moves e... The Legend of Zelda: Twilight Princess. Foi uma hora na companhia da mais original das consolas. Foi uma hora muito, mas mesmo muito, bem passada.
A Wii
Pequena, extremamente bonita e com um design moderno. Como já tinha acontecido com a DS Lite, é notório que a Nintendo apostou no visual da máquina. O contraste entre o branco e o azul salta imediatamente à vista. Conclusão: fica bem em qualquer sala que se preze, junto à aparelhagem, home-cinema e televisão.
Wiimote e Nunchuk
Magníficos! Superaram todas as expectativas. Na sua companhia, fomos à pesca, participámos em partidas de ténis, levantámos halteres, entrámos num ringue de boxe, conduzimos carros e acabámos com a existência de uma criatura com 10 metros de altura. A dupla nunca nos deixou ficar mal.
Com uma precisão imaculada, o Wiimote pode ser usado de lado e de frente – dependendo do jogo. São leves e não cansam, assentando que nem uma luva nas mãos. Voltamos a referir... são de uma precisão verdadeiramente impressionante.
Wii Sports
Uma gracinha, com desportos como o boxe, golfe, ténis e bowling a servirem como amostra das potencialidades da dupla de comandos. Obviamente que a nossa preferência foi para o belo do ténis, com as partidas para dois jogadores a brilharem de forma intensa e altamente viciante. É inacreditável o facto dos nossos movimentos não interferirem no ecrã – convém não esquecer que se trata de split-screen – do adversário.
Igualmente impressionante é a velocidade, e o trajecto, dos nossos movimentos sofrerem réplicas perfeitas no ecrã. Certo, certo, é que estão garantidas horas e mais horas de partidas entre amigos.
Os momentos de pugilismo também conquistaram um lugar junto ao nosso coração. No pugilismo há que dar uso também ao Nunchuk, com a dupla de comandos a servir como movimentações da luva esquerda e direita. Se os juntarmos perto do rosto, assumem a forma de defesa contra os golpes desferidos pelo adversário. Um mimo! Mimo esse que vem dentro do pack de estreia da Wii. Excelente!
WarioWare: Smooth Moves
É WarioWare em todo o seu esplendor, com os mini-jogos a acertarem em cheio nas características do Wiimote. É um daqueles casos em que o comando é usado de todas as formas e feitios, mostrando todas as suas potencialidades.
Por exemplo, conduzimos um carro com o Wiimote de lado – como se fosse um volante. O comando também é usado de lado quando é necessário equilibrar um rapaz em cima de uma enorme bola, ou no momento em que os halteres assumem protagonismo. É utilizado de forma mais convencional quando há que desenhar no ecrã, quando é necessário pescar, ou quando o objectivo é fazer com que um cão nos dê a pata.
Apesar de termos usufruído de uma curta demo, está garantida uma enorme variedade de estilos de hiper-rápidos mini-jogos. Sem dúvida, tem tudo para ser um dos musts da Wii.
Wii Play
Mais mini-jogos. Aqui quem manda é o ténis, tiro aos pratos, ténis de mesa e uma versão alternativa de “Onde está o Wally”, na qual há que fazer pares de criaturas em movimento. Embora engraçado, este Wii Play não consegue fazer frente ao muito saboroso Wii Sports.
The Legend of Zelda: Twilight Princess
Sem dúvida, é a grande estrela presente no lançamento da consola. Link cresceu, estando agora mais adulto. Este facto faz-se sentir no ambiente que rodeia a obra, especialmente no que respeita a inimigos – o boss presente na demo, a mesma mostrada na E3, é realmente mau... com o visual a demonstrar bem essa sua faceta pouco amiga do seu amigo.
Mas a primeira característica a chamar a atenção é o facto da introdução do Wiimote e Nunchuk na conhecida mecânica acontecer de forma perfeita e suave. Ou seja, a série sofreu uma verdadeira lufada de ar fresco, apesar de manter todas as delícias que a tornaram num ícone dos vídeojogos.
Só para vos darmos alguns exemplos, o clássico golpe rotativo é agora desferido movimentando o Nunchuk, arremessamos os velhos potes com o Wiimote e disparamos flechas fazendo pontaria com o comando – e todas estas acções são necessárias para resolvermos enigmas totalmente Zelda, que dão acesso a novas partes dos níveis. E embora tudo pareça complicado ao início, bastam dez minutos para nos voltarmos a sentir em casa. Acreditem em nós... é fabuloso... até quando a pesca pura toma dos acontecimentos.
Aí, o Wiimote serve para arremessarmos – e puxarmos - o anzol e se rodarmos, literalmente, o Nunchuk damos uso ao carreto. Uma graça!!
A despedida
Ao fim de uma hora de Wiimote e Nunchuk na mão, dissemos adeus à Wii. Foi um primeiro contacto que deixou saudades. Sem dúvida, é a mais original das consolas, onde quem manda não são os gráficos em alta resolução, mas sim o mais puro prazer de jogo. Como aconteceu com a DS, é a Nintendo a voltar a apostar no direito à diferença. Agora... resta esperar por 8 de Dezembro, dia em que a máquina chega à Europa.
fonte original: gameover.no.sapo.pt
(este texto foi cortado dum post de outro topico, pelo membro gaminger (penso eu). )
ca para mim, ja tou a mudar de ideias, para jogos normais tenho o pc.. e esta consola está se a revelar extremamente divertida!