PT Fibra Óptica

na boa... eu já apresentei os dados... agora cada um fica com a sua opinião

deixo só este link para os interessados... é um ppt

e este é um link para um equipamento que permite bidireccionalidade numa só fibra.

e sim a tvtel usa duas fibras (para quem tem tv e net) uma fibra para net e uma fibra para broadcast da tv
 
Última edição:
Esta parte do coaxial deve ser a gozar, não ?

E sim, fibra é de longe o melhor. E GPON permite mais do que pensas... :rolleyes:

Já agora, são sempre 2 fibras e nunca uma. A Fibra é half-duplex e nunca full-duplex :P


Mas porque é que o pessoal teima em opinar do que não percebe...?

Vamos por partes:
A fibra é tão full duplex como o coax e o cobre, onde se usam frequências diferentes para tx e rx.
No caso do GPON usa-se WDM. E neste momento, o GPON só permite 2.5Gbps. O coax permite 4Gbps.

Faz as contas e depois opina.

Parece que é uma fibra, mas na verdade é um conector com 2 fibras :p

Ou isso, ou então tem de usar TDM. Mesmo assim, não sei se os VCSELs gostam muito de receber luz :confused:


WDM. Não saber não significa que não exista. Significa que podes aprender alguma coisa.


NipNip,

A TV também pode vir na mesma fibra. É a própria norma do GPON que o permite.
 
Última edição:
Mas porque é que o pessoal teima em opinar do que não percebe...?

Vamos por partes:
A fibra é tão full duplex como o coax e o cobre, onde se usam frequências diferentes para tx e rx.
No caso do GPON usa-se WDM. E neste momento, o GPON só permite 2.5Gbps. O coax permite 4Gbps.

Faz as contas e depois opina.




WDM. Não saber não significa que não exista. Significa que podes aprender alguma coisa.


NipNip,

A TV também pode vir na mesma fibra. É a própria norma do GPON que o permite.

sim eu sei... nesse caso existe uma diferença de 60nm entre os comprimentos de onda usados no download e no broadcast... se não me engano claro

o que eu queria dizer é que quando se usam duas fibras (como no caso da tvtel no clientes com tv e net) normalmente usam uma para net e a outra para a tV
 
WDM apenas te permite multiplexar várias "streams" enviadas no mesmo sentido e nunca em 2 sentidos em simultâneo. Lasers e VCSELs não gostam lá muito de receber luz :p

Falas muito bem do cabo coaxial, mas deve ter sido por isso que os cabos submarinos coaxias foram abandonados e substituídos por fibra :P

Se calhar devais ir falar com a sonaecome e a pt e dizer-lhes que deviam era por cabo coaxial, em vez de fibra :rolleyes:
 
Fibra:
2,5Gbps a dividir por todos os 64 clientes. Nem mais, nem menos.
Não existe normas superiores a 10Gbps, nem existirá 60Gbps... só 40Gbps e 100Gbps, mas não em tecnologias PON.

Quando me referi aos limites da Fibra, não me estava a referir à tecnologia GPON, estava a referir-me à fibra em geral, pois sei que existem cientistas que conseguem transmitir Terabytes em menos de um segundo na Fibra, por isso disse que ainda não havia limites. Quanto às redes de telecomunicações, o máximo pode ser 100 Gbps, mas ninguém te diz que num futuro distante isso não irá muito além. Aliás, tu próprio confirmas a minha afirmação:
Tafinho disse:
Eu consigo transmitir 1600Gbps a 2000km, sem muito trabalho, só com uma fibra. Só depende de quanto queres gastar.
-------------------------------------------------------------

Em fibra simplesmente não podes estar a 20KM da central, a atenuação torna financeiramente inviável, visto que suporta muito menos clientes.


Independentemente da viabilidade económica, o facto é que a fibra permite até 20 KM sem atenuação (GPON), agora se consegue chegar até esses 20 Km, isso já não é problema meu, mas que é possível, é possível...

Cumps
 
WDM apenas te permite multiplexar várias "streams" enviadas no mesmo sentido e nunca em 2 sentidos em simultâneo. Lasers e VCSELs não gostam lá muito de receber luz :p

Falas muito bem do cabo coaxial, mas deve ter sido por isso que os cabos submarinos coaxias foram abandonados e substituídos por fibra :P

Se calhar devais ir falar com a sonaecome e a pt e dizer-lhes que deviam era por cabo coaxial, em vez de fibra :rolleyes:

mais uma vez não tens razão... viste o power point cujo link coloquei? é de 2003 e já ha 5 anos a bidireccionalidade era um facto...
os cabos submarinos ou estou muito enganado ou são fibra monomodo... com todas as vantagens e desvantagens que isso traz

e durante os primeiros tempos (anos) não tenhas dúvidas que o cabo (pelo menos as redes bem dimensionadas) não terão dificuldades em concorrer com a fibra

aliás in wikipedia

In fiber-optic communications, wavelength-division multiplexing (WDM) is a technology which multiplexes multiple optical carrier signals on a single optical fiber by using different wavelengths (colours) of laser light to carry different signals. This allows for a multiplication in capacity, in addition to enabling bidirectional communications over one strand of fiber. "This is a form of frequency division multiplexing (FDM) but is commonly called wavelength division multiplexing."[1]

já que as outras fontes um pouco mais credíveis não te serviram de grande coisa
 
Última edição:
Referenciei apenas porque acho importante que o público comece a diferenciar as coisas, pois se assim for, irá deixar muito a desejar. Talvez não numa primeira fase, mas num futuro bem próximo.

sinceramente não concordo... e o primeiro passo que faz sentido para a PT (na minha humilde opinião) não é logo FTTH...

porque desperdiçar já os quilómetros e quilómetros de cobre que existem?
 
sinceramente não concordo... e o primeiro passo que faz sentido para a PT (na minha humilde opinião) não é logo FTTH...

porque desperdiçar já os quilómetros e quilómetros de cobre que existem?
porque o cobre que actualmente é usado já está a ficar velho em metade dos sitios.. eu quero fibra cá em casa. Se a PT não a puser q venha clix que é mto bem vinda.
 
porque o cobre que actualmente é usado já está a ficar velho em metade dos sitios.. eu quero fibra cá em casa. Se a PT não a puser q venha clix que é mto bem vinda.

pois e quem achas que vai ganhar mais clientes... a clix se cobrir 5 ou 6 cidades nos proximos 2 ou 3 anos ou a PT se cobrir essas mesmas cidades com FTTH e ao mesmo tempo que vai fazendo isso for cobrindo o país com FTTN (por exemplo)?

eu não sei nem faço a mínima do que a PT vai lançar... mas acho que não vão desaproveitar já o cobre

e o cobre não tá assim tão velho que não permita que continue a ser usado
 
Opinião pessoal

Nos grandes centros populacionais usar em vez de FTTH usar FTTB, isto porque dando o exemplo do meu caso todos os predios do meu bairro menos o meu tem acesso Fibra isto porque o meu tem os pontos de passagem de cabo obstruidos, e como o meu deve haver mais algumas centenas.

Deste modo garantiam que:


  • Conseguiam chegar a todos os predios utilizando já a infra-estrutura existente.
  • Menor gastos com os equipamentos do cliente.
  • Menor gastos em manutenção.
Depois nos outros locais em que existe menos população distribuir FTTN ou FTTC garantindo deste modo um melhor serviço, a melhores velocidades, com melhor cobertura e com maior expansão devido aos baixos custos envolvidos comparando com o investimento do FTTH, não garantem os 100Mb mas acho que quem mora no meio do monte se conseguir 30Mb estaveis e "certos" já fica bastante contente.

Podiam fazer depois dois tipos de tarifarios.

FTTH directo --> Custo x com oferta x
FTTX directo --> Tarifario diferente com oferta diferente.

Ao contrario do que se faz agora com ADSL vai por cobre independentemente do serviço pagam todos o mesmo e acabou a conversa.

Cumprimentos
 
Back
Topo