PT Fibra Óptica

A PT disse que não queria avançar em conjunto com os outros operadores, tem todo o sentido se eu tivesse uma rede igual à da PT em que tinha todo o mercado de cobre e outras infra-estruturas para quê deixar andar os teus concorrentes ?
 
Não sei se já o disseram aqui, mas desde a semana passada que no início da A1 (ou no final, lol) ao pé das antigas portagens de Sacavém andam vários técnicos com coletes da PTM a passar cabo que parece ser de fibra óptica
 
pois, mas não queres tar a 8km da central em adsl pois não?

ele disse ultima milha porque é o minimo decente pa ter uma net adsl aceitável.

ADSL 6-8km? Só se quiseres ter menos de 1M de debito, e... e...

Ele quando disse "ultima milha", referia-se ao troço central-cliente, penso eu de que.
 
Para a Portugal Telecom vai ser fácil de porque eles já têm fibra óptica em quase tudo o que é centrais de ADSL logo será muito mais fácil fornecer fibra na ultima milha. É claro que implica substituição de muitos cabos de cobre existentes mas mesmo assim por exemplo na minha freguesia a central de ADSL2+ tem fibra óptica. O pior já está feito que é trazer o backbone nacional para perto dos clientes.

Exactamente

You got the point ! ;)
 
se meterem fibra na ultima milha
deixam os restantes km sem nada :p

bem nao interessa, eu sei o que ele disse
so estava a "brincar" com a ultima milha
 
A PT disse que não queria avançar em conjunto com os outros operadores, tem todo o sentido se eu tivesse uma rede igual à da PT em que tinha todo o mercado de cobre e outras infra-estruturas para quê deixar andar os teus concorrentes ?

Eu percebo isto. Mas será que há interesse na PT ou qualquer outra operadora atingirem zonas remotas? Claro que não. Um investimento conjunto entre elas, com algum tipo de apoio estatal, para estes clientes poderia ser a solução.

Já agora, quando digo zonas remotas não falo de ermos, falo de zona de moradias que chegam a estar apenas a 15-20 km de Lisboa e não nem cabo lá vai.
 
lol essa foi engraçada, tao zonas remotas para ti é tudo o que ta a 15-20km de lisboa. Eu moro no alentejo a 33km da cidade e 8km do concelho numa aldeia com 3600 pessoas e possivelmente uma das maiores se nao a maior aldea do concelho. A que chamas a isso entao? zona deserta?
A meu ver se nao for a PT a por fibra aqui, nenhuma empresa irá meter pq nem clix nem nada ha aqui, no entanto eles tem o descaramento de fazerem ofertas aqui de internet LOL.

A minha central nem é remota, Só está ligada a outras centrais por fibra optica, alias passa fibra optica apenas a 5km daqui. A minha zona tem só 2km quadrados +-, consigo net até 21Mb e tou a 1.5km da central ;P
 
lol essa foi engraçada, tao zonas remotas para ti é tudo o que ta a 15-20km de lisboa. Eu moro no alentejo a 33km da cidade e 8km do concelho numa aldeia com 3600 pessoas e possivelmente uma das maiores se nao a maior aldea do concelho. A que chamas a isso entao? zona deserta?

A questão é mesmo esta. Se na região de Lisboa há áreas onde não há interesse comercial por parte das operadoras em investir fibra óptica ou cabo, então situações como a que descreves devem ser ainda mais desesperantes.

O que quero dizer com isto é que, se o governo não criar incentivos a PT ou as outras empresas em geral para que a fibra óptica chegue também a zonas que não sejam constituídos pelos grandes aglomerados urbanos (ie prédios) nem daqui a 20 anos a fibra óptica lá chega.
Numa zona de moradias, numa vila ou numa aldeia, existem provavelmente tantas habitações, como provavelmente há em dois ou três prédios juntos.

Ora assim nem eu investia nestas zonas remotas. Porque não é lucrativo investir milhões numa área que dá milhares.
 
Quando me refiro a ultima milha refiro-me ao troço da fibra óptica que vai ligar a vossas casas. Quanto ao resto não existe mais informações acerca da fibra óptica da PT. Talvez para o final do ano inicio de 2009 possamos já ter informações em concreto antes disso não acredito que surja uma oferta no mercado por parte da PT.
 
Boas....

Tenho kuase a certeza que andam desde ontem na zona do Campo Alegre (Porto) a passar cabos de fibra optica. N pude tirar fotografias, mas tinham todo o aspecto. Estavam nakelas cenas rodas de madeira e eram bastante finos. Alguem tem informaçoes sobre isto?? :D

Cumps... :D
 
O marido duma colega minha, trabalha na PT, aqui em Gaia.

Perguntei a ela, e amanha, já direi qq coisa.

Mas ela deu a entender, que a PT já anda a instalar isto aqui em Gaia;)

Depois confirmo ou não.
 
Será que e desta em Almada? :P

hoje a tarde vi alguns tecnicos da PT por Almada (pragal), acho que de uma empresa chamada ORI ou ERI (já nao me lembro) andaram a mexer numas condutas, só vi que tinham alguns instrumentos e um bloco de notas. Não vi passarem fibra nenhuma mas podem tar a preparar ou assim. :009:

acho que tou a sonhar alto. Mas pelos vistos ja começaram em Gaia, podiam muito bem começar em Almada..
 
Última edição:
Back
Topo