PT Fibra Óptica

Ena canal q em hd, estava a ver que nunca mais

Eu nem com um cisco em acesso empresarial consigo ter o gigabit a funcionar a 100%. 980, 990mbps. Nem mesmo em acesso LAN.

1gpbs e é a contar com o overhead que roda os tais 10-20mbps que faltam. É precisamente o mesmo caso de fazer um teste numa rede 100mbps onde a velocidade de pico andará algures nos 90-95mbps.
Queres os 1gbps, é pô-los numa rede 10gbps, duvido é que o investimento na rende compense os ganhos de 1-2%. [emoji12]
 
Última edição:
Eu nem com um cisco em acesso empresarial consigo ter o gigabit a funcionar a 100%. 980, 990mbps. Nem mesmo em acesso LAN.

OK, tens o Cisco em acesso empresarial mas queres milagres WAN/LAN sem teres todo um circuito em 10GBASE-T?

Anda aí gente com o mesmo tarifário MUITO ABAIXO dessas medições e tu com 980/990 queixas-te? Epá desculpa e digo isto com todo o respeito mas a menos que tenhas tudo 10GBASE-T acho que estás a ser ridiculo...

Aliás, vou avançar mais, DUVIDO ao ponto de apostar que não tenhas sequer essa velocidade numa rede gigabit. Descontando o overhead isso são valores muito altos e a pender para o 10G. A menos que tenhas alguma parte no circuito com 10GBASE-T (e refiro-me a velocidades LAN), acho isso altamente improvável de acontecer.

980/990 mbps ?
Dá para postares um print disso?

Isso queria dizer que o ONT ligava a mais do que 1Gbps...

E não só. Que tinha todo o circuto em 10GBASE-T. Aposto que não tem nem uma coisa nem a outra.
Altamente duvidável.

Vejam os preços das placas ethernet de 10gbits. Menos de 100€ não as vejo....e PCs que suportem essa velocidade deve ser um nicho muito pequeno.

O problema nem é só de teres placa de 10G (o PC desde que tenha PCI-E é compativel). O problema é mesmo todo o circuito ter de suportar 10GBASE-T. Routers, switches, o PC, NAS, cabos, etc, etc.

Eu, tenho toda a cablagem cá em casa em CAT6, e tenho também uma NAS 10GBASE-T, ou seja metade está feito. Mas simplesmente não justifica tanto investimento. Estamos ainda a algum par de anos de distância dessa realidade.

Atualmente? Muito caro e a menos que precises MESMO (e estou a falar de LAN, esquece WAN), em 2017 é mandar dinheiro fora até pela falta de oferta comercial que aproveite tais larguras...
Vais gastar um monte de dinheiro para um ganho de 1-2% em WAN (lá está...porque não existe mais do que 1000mbps e nem é simétrico ainda) !

No dia em que a oferta 1200/1200, 1500/1500, 2000/2000, etc, for economicamente viável para o comum cidadão os preços já terão baixado a nivel dos equipamentos. Aí sim, é atirar de cabeça. Até porque será a era do full 4k. Mas tem de mexer muita coisa antes.

O preço do 10GBASE-T vai começar a mudar quando as OLEDs baixarem de preço e, por conseguinte, as LCD 4k ficarem MUITO mais baratas. Aí a conversa é outra...

Repara que só agora saem HDD's de 10Gb e os preços auch...Está tudo ligado à media consumption :)

6 meses depois do meu vizinho já ter meo fibra em casa dele, no 16200 continuavam a jurar-me que não havia fibra na minha zona.
Após muita insistência lá enviaram um técnico, mas avisaram-me logo assim:

"olhe que como não tem fibra nessa zona, vai ter de pagar os 30 euros da deslocação do técnico"

Chegou lá o técnico e óbvio que eu tinha fibra.

"óbvio" que tinhas fibra? Epá, por favor...menos rapaz...:D :D

Já vi vezes de mais este tipo de "atoardas" sem qualquer base. Vamos lá esclarecer as pessoas com alguns factos (isto vale para qualquer operadora):

A ser verdade o que dizes, tiveste sorte e eles foram azelhas, nada mais. Conheço N casos de vizinhos que tem vivendas a 10 metros uns dos outros e um tem oferta comercial de fibra e o outro não. Há muitas questões técnicas que justificam isto. Se quiseres posso explicar-tas. A titulo de exemplo pode ir dum simples registo do endereço postal na base de dados estar em falta, a ausência de PDOs no terreno (ou seja impossibilidade de oferta comercial)...etc, etc.

Olha aí alguns relatos:

1 - "Acontece que na rua onde resido já se encontram os operadores "meo" e "vodafone" a instalar fibra, e da "nos" não vejo ninguém.
Será que tenho de mudar de operadora para ter o serviço fibra"

2 - "Eu tenho o mesmo problema. Eu não tenho cobertura de fibra MEO, mas para o meu vizinho (50mt) já tem. O que se passa? "

3 - "Varias vezes solicitei a fibra e a resposta foi sempre a mesma, qual não é o meu espanto quando vejo instalarem no meu vizinho a 20-30mt a dita fibra! Ainda por cima a linha passa au lado da minha casa para chegar á dele...
Andam a brincar,não?
Exijo o mesmo tratamento!!"

Há de tudo como podes ver. Vizinhos invejosos (e com razão), situações caricatas. The list goes on...
:)


Eu própio vivi uma situação, tinha infra-estrutura instalada para fibra, mas a oferta comercial demorou vários meses. E mesmo quando disponivel, descobri que, nos CTT (quem fornece os códigos postais, caso não saibas) a minha morada tem alocados dois códigos postais. Num tinha registo de fibra...noutro não.
E olha que não moro na "santa terrinha" (com todo o respeito) e sim em Lisboa. Claro que isto foi em 2010, ano em que a fibra chegou a este concelho de Lisboa.

Mais, eu moro num condominio privado (vivendas) o PDO do meu lado da rua existe há mais 6 meses que o lado de lá da estrada...ou seja tive fibra 6 meses mais cedo que os vizinhos da frente....compreendes?

Resumindo: teres tido sorte não torna as coisas óbvias...tem um pouco mais de noção antes de mandares as coisas para o ar s.f.f...é assim que se criam mitos...

100% mesmo a 100% nunca irás ter.(Se contabilizas 100% para 1000mbps, e não 940mbps)

O ONT da PT e/ou o all-in-one só têm portas de 1Gbe, portanto com as perdas das portas, etc., deverás ter o máximo prático de 940mbps a 950mbps.

O router se tiver portas gigabit, deverá dar tranquilamente com 1Gbps, sobre o ONT, só alguns modelos é que dão para 1Gbps.

Dá para ligar o Fiber Works na LAN4 a outro Router? (neste caso um asus RT-AC68U a gerir a internet?)

Nunca experimentei ligar o ONT a este router fazendo bypass do technicolor que ainda tenho. Ou seja, estou a usar conforme está no tutorial da ASUS. A fazer bridge na porta 4 e tenho as boxes ligadas no router da MEO.

Mas, como vou migrar para os 1000 mbps, fica a duvida. Nao sei que solução adoptar. E presumo que me instalem o Fiber Works.

Ja li que é possivel
Que não é possivel
Que será possivel (mediante pedido ao técnico ou telefónico)
Que é possivel mas limitado aos 100/100 (atualmente)

O que aconselham?
 
Última edição:
Dá para ligar o Fiber Works na LAN4 a outro Router? (neste caso um asus RT-AC68U a gerir a internet?)

Nunca experimentei ligar o ONT a este router fazendo bypass do technicolor que ainda tenho. Ou seja, estou a usar conforme está no tutorial da ASUS. A fazer bridge na porta 4 e tenho as boxes ligadas no router da MEO.

Mas, como vou migrar para os 1000 mbps, fica a duvida. Nao sei que solução adoptar. E presumo que me instalem o Fiber Works.

Ja li que é possivel
Que não é possivel
Que será possivel (mediante pedido ao técnico ou telefónico)
Que é possivel mas limitado aos 100/100 (atualmente)

O que aconselham?
O fibergateway... meh, dizem que suporta bridge, outros que não... e outros dizem que só a ligar para lá é que activam..
A PT tem de dar acesso ao bridge pela conta default... vejo as opções e não consigo entrar nelas(Sem permissão) :rrotflm:
 
Impressionante a expansão da Altice em redor de Leiria , apesar de algumas zonas sem nada , existe muitas e muitas aldeias, zonas isoladas completemente fibradas!
De facto a Altice tem os seus defeitos e algumas coisas em que muito tem de melhorar, mas na expansão de fibra bate a concorrência a léguas de distância!
 
Mas os moldes em que isso está a ser feito diferem. Enquanto que a altice é com base em créditos. A vdf é com retorno do que está montado. Uma estratégia boa era a partilha da infraestrutura para fazer andar as coisas mais rapidamente entre ambos e direcionar o investimento para onde é necessário. Porque se um operador gasta balurdios a montar a sua rede. Porque é que os outros têm de monta lá também em vez de expandirem onde não há nada ou ligações de velocidade do milénio passado?
 
Impressionante a expansão da Altice em redor de Leiria , apesar de algumas zonas sem nada , existe muitas e muitas aldeias, zonas isoladas completemente fibradas!
De facto a Altice tem os seus defeitos e algumas coisas em que muito tem de melhorar, mas na expansão de fibra bate a concorrência a léguas de distância!
Esqueceram-se da minha terra na zona Porto então :P Já tenho há anos NOS e vodafone fibra e MEO nem ve la segundo eles
 
Obviamente que consigo as velocidades em questão em termos de pico. Tenho um storage full flash com uplinks a 10gbps e backbone a 2x10gbps . O que estava a ver é que iria haver um iluminado que iria reclamar por "só" ter 940mbps.
 
Mas os moldes em que isso está a ser feito diferem. Enquanto que a altice é com base em créditos. A vdf é com retorno do que está montado. Uma estratégia boa era a partilha da infraestrutura para fazer andar as coisas mais rapidamente entre ambos e direcionar o investimento para onde é necessário. Porque se um operador gasta balurdios a montar a sua rede. Porque é que os outros têm de monta lá também em vez de expandirem onde não há nada ou ligações de velocidade do milénio passado?
Sim concordo, a VDF investiu com a guita que a casa mãe foi largando!
Epah se é com dívida ou não, com certeza que a Altice também deverá ter o retorno com essas aquisições!
Por essa logíca se construires uma casa com o teu dinheiro , terias obrigatoriamente que partilhar a tua casa com outras pessoas! A Altice é um grupo privado e não público logo não tem que partilhar nada!
Além de que a Altice têem uma oferta grossista na sua rede FTTH...
macinblack20 a Altice vai fibrar ainda muita casa , logo ainda estás a tempo..
4 MILHÕES já estão, falta ainda 1,3 milhões até acabar expansão
 
Fazer download do Forza Motorsport 7 de 100Gb vai ser lindo com adsl de 8mbits. Kill me.

Há alguma maneira de saber que localidades vão ter fibra ?
Através da provedoria do cliente ou algum insider... E bem com 9mbps saquei o forza 6 e o Halo 5(em alturas separadas) em 2 dias +/-, teve paragens pelo meio que queria jogar na PS4 e com a One a sacar não dava... Aliás nem o netflix na própria one funcionava a sacar isso.
 
É muito "bonito" ver este investimento todo na expansão da rede de fibra mas o retorno é a médio e longo prazo enquanto a dívida tem de se pagar já.

Deixem as taxa de juros subirem e vão ver o que acontece à Altice. A estratégia deles tem sido comprar tudo que mexa com o dinheiro dos bancos e depois logo se vê como se paga. Estão à pressa a ganhar dimensão para se tornarem too big to fail - foi este género de coisas que provocou a crise em 2008.

A Vodafone é um caso completamente diferente, além de aparentemente terem sido mais criteriosos na escolha das zonas a fibrar, o investimento foi à custa dum empréstimo da casa-mãe, não dependem de terceiros.
 
Back
Topo