PT negoceia exclusividade de acesso à sua rede de próxima geração junto do Governo

Eu acho piada quando a PT é acusada de monopólio e afins...

À quanto tempo está o "Clix" por exemplo no mercado? Quantas zonas Clix existem no país? Vamos ser sérios. Só investem onde dá dinheiro.

Todas as empresas andam a boleia da PT, que farta-se de investir em beneficio do país. Mesmo quando era estatal a empresa fez a rede com os lucros do seu negócio, não foi o governo que investiu dinheiro directamente.

Eu gostava de ver os outros operadores a terem o "serviço universal"! estou mesmo a ver-los a esticar km´s de cabo só para por telefone em casa de um cliente porque são obrigados, para depois ele gastar pouco mais que a assinatura por mês.

A única empresa, que eu vejo que sempre fez as coisas como deve de ser, e tem investido em rede própria sem grandes choradinhos é a Cabovisão. Tudo o resto investe o mínimo e só chora.

Já agora quantas empresas se chegaram a frente para a TDT? Tirando a Airplus (que nem se sabe se a proposta vai ser aprovada). Onde está a ZON? Clix? ah pois têm de gastar muito dinheiro.

Resumindo se não é a PT a investir, desconfio que nunca teria havido tanto avanço como ouve, nas telecomunicações nos últimos tempos em Portugal.
 
A questão aqui tb se trata de gestão de recursos.

Não faz sentido ter várias linhas de fibra a passar no mm sítio. Quer dizer, em Lisboa por exemplo, todos os operadores montam a sua linha, e depois, tenho umas 6 redes de fibra a ocupar espaço sem necessidade.

Acho que a solução passa por criar uma entidade que, com a contribuição de todos os ISP's, construa uma única rede, que pertença ao estado. E depois todas usam a mm rede, e a mm não é de nenhuma, oferecendo igualdade de direitos e deveres a todas.

Cumpz jpsfs
 
trata-se de boa gestão de recursos... o país não é suficientemente grande que justifique várias redes de fibra nem é tão pequenos que possamos ficar numa situação de monopólio...

e mais uma vez comparar restaurantes com redes de telecomunicações... :lol:
olha e não digas nada a ninguém mas há situações em centros comerciais que marcas diferentes partilham parte das infraestruturas nomeadamente cozinha
 
Última edição:
mas se cada operador tiver a sua rede de fibra,caso queira lançar uma oferta mais agressiva {€},pode,ja se estiverem todos na mesma rede de fibra duvido que isso venha a acontecer,mas posso estar enganado.
claro que ao mesmo tempo se estiverem todos na mesma rede o custo será mais reduzido logo tb se tem maior margem para baixarem o preço para o consumidor final.
 
mas se cada operador tiver a sua rede de fibra,caso queira lançar uma oferta mais agressiva {€},pode,ja se estiverem todos na mesma rede de fibra duvido que isso venha a acontecer,mas posso estar enganado.
claro que ao mesmo tempo se estiverem todos na mesma rede o custo será mais reduzido logo tb se tem maior margem para baixarem o preço para o consumidor final.

acabas por te contradizer... se cada um tiver a sua rede tem mais custos... se tem mais custos tem que ter um serviço mais caro.. e no fim que sofre é o cliente final...
 
Fonte: Tek.sapo.pt


Mais uma monopólio não obrigado. Acho que o governo está a crer criar mais um monopólio e desta vez pode muito bem arranjar mais problemas com a União Europeia como o caso da Alemanha. Eu não tenho duvidas nenhumas que a PT é capaz de colocar fibra óptica em casa dos clientes no espaço de 2 anos mas e a concorrência ?


:confused:


O grande erro e principal problema do monopólio na área de telecomunicações, conteúdos digitais, etc, etc... foi o Estado ter vendido a rede de infraestruturas à PT.

A rede deveria ser estatal e estar disponível para todos os Operadores que pretendessem entrar no mercado, através de concessões, concessões essas que contemplariam a manutenção, desenvolvimento e ampliação da rede por conta das Operadoras.

Tal e qual como se faz com as inúmeras concessionárias de Auto-Estradas, em que a rede física de estradas, terrenos, infraestruturas, etc, é do Estado e depois as concessões são dadas a diversos operadores que se obrigam a conserva-las, geri-las e amplia-las com o seu próprio investimento.

As concessões têem a vantagem de permitir um mais fácil acesso à concorrência, permitem que o Estado as renove ou não e permite que o Estado negoceie e intervenha nos preços praticados.

Dar a exclusividade da gestão da rede de novos conteúdos à PT é andar 15 anos para trás em termos de concorrência, para bem antes de aparecer a empresa que fez realmente concorrência à PT: a Clix / Novis / Optimus.

Just my opinion.
 
Última edição:
Boas

1º - Já existem centrais PT/Clix
2º - Mesmo que a àrea não seja Clix, podem ter o serviço deles (mais caro mas mais barato que Sapo's e etc..)
3º - A PT bem se pode torcer toda, enquanto a Anacom não lhes retirar o "castigo", vão continuar a perder clientes por causa da famosa assinatura mensal de 15€.

Cumps.
 
Btw, a TvTel já tem fibra óptica pelo menos na zona de Oeiras :D

Activação
Internet por Fibra

Desconto de 75€ se aderir ao serviço de TV em simultâneo com a NET, e fidelização de 12 meses

€75,00


Modalidades
JETSONIC 30M/3M

Com 50 GB de limites de tráfego (downloads), 10 e-mails, 200 MB para e-mail e página pessoal

€30,00


JETSONIC 60M/5M

Com 120 GB de limites de tráfego (downloads), 10 e-mails, 200 MB para e-mail e página pessoal

€50,00

Cumps.
 
Boas

1º - Já existem centrais PT/Clix
2º - Mesmo que a àrea não seja Clix, podem ter o serviço deles (mais caro mas mais barato que Sapo's e etc..)
3º - A PT bem se pode torcer toda, enquanto a Anacom não lhes retirar o "castigo", vão continuar a perder clientes por causa da famosa assinatura mensal de 15€.

Cumps.

o que tem isso a ver com a nova rede? e neste momento os acessos indirectos de outros operadores saem mais caros que o sapo
 
A questão aqui tb se trata de gestão de recursos.

Não faz sentido ter várias linhas de fibra a passar no mm sítio. Quer dizer, em Lisboa por exemplo, todos os operadores montam a sua linha, e depois, tenho umas 6 redes de fibra a ocupar espaço sem necessidade.

Acho que a solução passa por criar uma entidade que, com a contribuição de todos os ISP's, construa uma única rede, que pertença ao estado. E depois todas usam a mm rede, e a mm não é de nenhuma, oferecendo igualdade de direitos e deveres a todas.

Cumpz jpsfs
Ter varias fibras a passar no mm sitio (ou por sitios diferentes mas a ligar o mesmo) faz td sentido, chama-se redundancia, e necessaria no mundo das telecomunicacoes, se uma fibra vai abaixo podem negociar c outros o aluguer de banda ate resolverem a situacao...

Acho k ainda ninguem disse k a PT ker por fibra e nao deixar mais ninguem utiliza-la... O k a PT ker e poder investir e passar a fibra e nao ser obrigada a deixar os outros operadores utiliza-la por o preco k a anacon decide.

A PT pode mt bem no futuro vir a alugar largura de banda a outros ISPs, mas faz td o sentido k seja ao preco k ela entende (preco de mercado) e nao ao preco k a anacon acha justo para incentivar concorrencia.

@Zoo TV, acho ke tu e mts outros ainda nao percebeu. A PT ker exclusividade de acesso à sua rede, não e exclusividade na rede de fibra em portugal, sao coisas diferentes! Os outros ISPs podem montar as suas redes, nao e monopolio de rede de fibra!
 
o que tem isso a ver com a nova rede? e neste momento os acessos indirectos de outros operadores saem mais caros que o sapo

Apenas quis mostrar que apesar da PT ser proprietária das infraestruturas, já existem alternativas em qualquer lado.

Btw:

Sapo adsl 24Mb + telefone + assinatura = 63€
Clix adsl 24Mb + telefone + televisao = 40€

Não me parece mais barato..

Cumps
 
Apenas quis mostrar que apesar da PT ser proprietária das infraestruturas, já existem alternativas em qualquer lado.

Btw:

Sapo adsl 24Mb + telefone + assinatura = 63€
Clix adsl 24Mb + telefone + televisao = 40€

Não me parece mais barato..

Cumps
Pois nao, a anacon nao deixa a PT baixar o preco...
 
não estás à espera de ter redundância total em toda a rede a nível nacional?

uma coisa é redundância outra é má gestão... e 3 ou 4 redes numa mesma rua é má gestão não é redundância
 
Apenas quis mostrar que apesar da PT ser proprietária das infraestruturas, já existem alternativas em qualquer lado.

Btw:

Sapo adsl 24Mb + telefone + assinatura = 63€
Clix adsl 24Mb + telefone + televisao = 40€

Não me parece mais barato..

Cumps

em qualquer lado? andas um bocadinho iludido não?
 
A questão aqui tb se trata de gestão de recursos.

Não faz sentido ter várias linhas de fibra a passar no mm sítio. Quer dizer, em Lisboa por exemplo, todos os operadores montam a sua linha, e depois, tenho umas 6 redes de fibra a ocupar espaço sem necessidade.


Faz sentido em todos os países do mundo, menos neste.

acabas por te contradizer... se cada um tiver a sua rede tem mais custos... se tem mais custos tem que ter um serviço mais caro.. e no fim que sofre é o cliente final...


Neste momento sofres precisamente por só teres uma rede.
Se houver várias redes tens diferenciação de preço. Se só tiveres um rede, todos têm o mesmo preço.

Não deixam é que eles retirem a assinatura mensal ou que revertam esses 15€ para chamadas, etc.

Mesmo sem a assinatura, Clix é mais barato e já com Tv.

Cumps


Nem uma nem outra.

Não deixa tirar a assinatura, nem sequer deixam mexer nos preços do sapo.
 
Última edição pelo moderador:
Faz sentido em todos os países do mundo, menos neste.



Neste momento sofres precisamente por só teres uma rede.
Se houver várias redes tens diferenciação de preço. Se só tiveres um rede, todos têm o mesmo preço.

neste momento sofres por ter só uma rede com uma só dona... a PT.. se a rede fosse de uma empresa ou do estado que fizesse a sua gestão provavelmente as coisas seriam muito diferentes
 
Back
Topo