Qual o futuro da Nintendo?

Qual a próxima táctica da Nintendo?

  • Vão pegar nos lucros que fizeram com a Wii/DS e apostar forte no hardware

    Votes: 20 32,3%
  • Apenas apelar aos casual gamers com hardware barato e jogos divertidos

    Votes: 42 67,7%

  • Total voters
    62
Status
Fechado a novas mensagens.
Bem, este tópico (e especialmente a poll) está morta à partida dado que, se por um lado acredito que o seu criador queria saber opiniões para o futuro, também transparece uma imagem que não é bem a real.

Claro que não podendo votar, deixo aqui a minha opinião acerca do tema: acho que o conceito "Wii" vais já desaparecer na próxima geração. A Nintendo vai provavelmente querer mais uma vez inventar em vez de inovar, e vai mais uma vez "disrupt the market". Sinceramente, a mim não me interessa um bocadinho se eles vão meter 50 cores ou um ratinho em cima de uma roda... o que me interessa é o que ela vai correr, e a forma como eu vou interagir com o sistema.

Achas que os sensores sao assim tao caros... Sao a coisa mais banal hoje em dia.

Só queria responder a isto, pois é muito comum este tipo de comentários... tu achas mesmo que no Wiimote apenas está o custo material? Tu fazes ideia dos custos em research envolvidos? É que de facto com essa frase parece que o Wiimote apareceu quando o Myamoto entrou numa loja de ferragens, apontou para 4 ou 5 componentes e disse: "Montem-se isso em série".

E mesmo em termos materiais, tens muito mais para além de sensores no Wiimote. Tens BT, acelerómetros (havia pessoal da área de mecânica a comprar wiimotes porque saía mais barato que comprar apenas acelerómetros), etc etc.

EDIT:
Infelizmente vamos ter sequelas de Wii's e DS's, gerações e gerações de consolas baratas com 80% de jogos casuais, o mercado dos "hardcore" gamers já está completamente saturado, o mercado dos casual gamers é centenas de vezes maior e é para aí que a Nintendo se está a deslocar.

Nada mais falso. Se eles fizerem as coisas como deve ser, a Nintendo tem de matar a Wii, antes que a Wii mate a Nintendo... mas... ;)
 
Última edição:
Resumindo a Wii vai apostar no mercado casual e deixar os jogadores core de lado?

Não, vê a minha primeira participação nesta thread. Eu acho que isso não vai acontecer porque eles continuam a lançar jogos para os *core*. Acho que o problema prende-se no facto de os jogos casuais terem maior visibilidade.

Eu até acho que a Nintendo tem é que melhorar no online e ainda nesta geração. No entanto duvido.
 
Ainda continuam com o deixar os jogadores "core" de lado. É como o Make.Love disse, só falta mesmo a bola de cristal, e a minha diz-me que a Nintendo vai lançar duas consolas, a Wii, e a They, que será só para os tais "core" gamers, que pelos vistos não jogam Zelda, Metroid nem Marios, porque esses são da Nintendo Wii, a consola que abandonou os "core"
 
Ainda continuam com o deixar os jogadores "core" de lado. É como o Make.Love disse, só falta mesmo a bola de cristal, e a minha diz-me que a Nintendo vai lançar duas consolas, a Wii, e a They, que será só para os tais "core" gamers, que pelos vistos não jogam Zelda, Metroid nem Marios, porque esses são da Nintendo Wii, a consola que abandonou os "core"

A ultima E3 da Nintendo foi 99% dedicada ao casual.
 
A ultima E3 da Nintendo foi 99% dedicada ao casual.
O Miyamoto explicou porquê.

I think that there's probably one other element to it, and that's that our view of how we use E3 has changed. For a very long time, E3 was an event where — and certainly Nintendo included — catered specifically to the core gamer. Now we look at more … an opportunity for us to introduce new concepts and new types of play that we intend to bring to the broader audience, particularly because of the media that gathers at E3 now.

So while attending an E3 event like this, they might be given the impression that Nintendo is no longer focusing on the games that appeal to the core gamer, in fact we're still working on many of those titles, but it's just not the type of event where we'll be showcasing that anymore.

Fonte
 
Última edição:
A ultima E3 da Nintendo foi 99% dedicada ao casual.

99 ou 100? Que eu saiba foi 100, mas...

E fez ela muito bem :)

Para mim a Nintendo pode nem sequer parecer em mais nenhuma E3, Leipzig ou whatever... porque os jogos aparecem sempre ;) E quem é "hardcore" sabe que eles aparecem, não precisam de estar a receber festinhas... já os newcomers (que ao contrário do que se pensa, não gostam de ser comidos por parvos), precisam que lhes caia publicidade em cima ;)
 
A Nintendo sempre tentou revolucionar a indústria com periféricos e consolas inovadores. Alguns floparam a força toda como o Virtual Boy e a Power Glove, mas a Nintendo continuou a tentar. Agora que criaram uma consola segundo essa filosofia e com um sucesso imenso, não me parece que queiram mudar de estratégia :).

Os jogos que a Nintendo lança com novos periféricos ainda são dos que vendem mais e os tais periféricos rendem muito "graveto" por isso acho que podemos esperar uma consola com capacidades gráficas superiores, um serviço online melhorado e uma forte line-up de periféricos (que caso tudo corra como planeado, devem revolucionar a maneira como nós vemos os jogos :)).
 
Última edição:
Infelizmente vamos ter sequelas de Wii's e DS's, gerações e gerações de consolas baratas com 80% de jogos casuais, o mercado dos "hardcore" gamers já está completamente saturado, o mercado dos casual gamers é centenas de vezes maior e é para aí que a Nintendo se está a deslocar.

Espero estar enganado mas não me parece, já é demasiado evidente.
Pinta-se um cenário mais negro disso do que a realidade. Jogos casuais sempre existiram, a noção de como os fazer casuais é que mudou com os tempos.

Pacman e Tetris eram títulos casuais da sua época, e Super Mario era um bridge game; até os RPG's como final fantasy eram mantidos simples para qualquer pessoa poder jogar, coisa que hoje tentam manter:

Murata said that it was decided the innovation for Final Fantasy XII would be a seamless battle system. "We decided that was the core. In other game genres this is normal, so you may think that is not innovation at all."

He pointed out, however, that traditional command based RPGs were very friendly to gamers who were not good at action games, and that they didn’t want to make a battle system that would totally alienate those players, saying, "It has to be easy for anyone to play."
Fonte: http://www.gamasutra.com/php-bin/news_index.php?story=13052

Isto em referencia ao FFXII... mas o FFXII é um casual game? não. Mas se fosse na Wii era "oh noes, casual game!!" ou seja... estamos a atribuir à Wii uma tendência da industria, e algo que está a acontecer há muito tempo.

Pacman foi criado como um jogo cujo objectivo era ser apelativo perante as mulheres (casual), a essencia da arcade era jogos pick and play... os jogos a 2D são mais fáceis de controlar para pessoas sem experiencia do que jogos a 3D que requerem uma camada de abstração extra porque se está a usar eixos 2D (movimento horizontal e vertical) para controlar o movimento lateral e de profundidade da personagem... além da necessidade de sombras para, quando a personagem estar no ar a pessoa ter a percepção de em que local do terrain ela está (e mesmo assim é mais dificil de interpretar) aliás... as crianças começam por apenas conseguir esquematizar as coisas a 2D até x idade precisamente por isso... falta-lhes a camada de abstracção necessária para interpretar isso.

O que se deu depois da época referida foi evolução desenfreada para quem estava de dentro dos videojogos para começar, esta evolução passou por meter mais e mais teclas, e meter mais e mais conceitos dentro de um jogo até este ter uma curva de aprendizagem grande. A minha mãe acabava os pacman na arcade (sim, os 99 níveis a voltar ao primeiro) e acabava o tetris metade das vezes que o jogava, coisas que eu nunca vou conseguir fazer... No entanto... ela é incapaz de pegar num comando de 14 teclas com dual analog e ter noção do mapeamento das coisas. A industria alienou-a.

E o que é que a industria fez para colmatar isso? Criou títulos fáceis. Como disse... dificilmente acabo o tetris, e nunca vou acabar o pacman. Mas acabo qualquer jogo nos dias de hoje, desde que tenha paciência para o aguentar até ao fim. O desafio não é como antes, ou seja... a curva de aprendizagem aumentou mas para colmatar e o manter acessível temos experiencias demasiado cinematográficas à frente do próprio gameplay (filmes são mais acessiveis às massas que um videojogo), jogos curtos, qualquer pessoa os acaba, procura do realismo (gráficos realistas são bem mais apelativos às massas que cartoony, razão pela qual empresas como a Capcom frequentemente definem jogos cell shader a sair para o mercado como "serem enviados para morrer"), masterização de conceitos completamente opcional (coisas complicadas podem ser ignoradas e passa-se o jogo na mesma) e podíamos continuar por aí fora.

O que é que nestes titulos, e em muitos casos franchises estabelecidos, os define como hardcore? e a serem franchises, hardcore face aos jogos originais da série? se já foram há uns bons anos, chances são que... os novos são muito mais fáceis que os antigos. Essa simplificação não conta para o fenómeno de casualização dos videojogos?

Sem duvida que conta. Sem fazer isto no entanto... o mercado de videojogos teria encolhido e na realidade muitos destes podem ser considerados casual, ou com mass appeal por serem acessiveis... Nunca haveria uma expansão se não se tivesse tornado acessivel a mais pessoas e menos "frustrante" perdeu-se foi as curvas de aprendizagem curtas, o que criou uma barreira.

Questão é que se confundem conceitos... E a casualização dos jogos é inevitável e não pode ser confundida com "presuposto de estupidez" dos jogadores, razão pela qual, um jogo mau casual (os da ubisoft por exemplo) são simplesmente maus, e qualquer pessoa vê isso.

E muitas vezes quem vê jogos casuais como um nemesis esquece-se o quão a industria caminhou na direcção da simplificação de interface e acessibilidade nos últimos anos, e o quão apelativos são muitos dos conceitos que eles procuram para as massas. A própria noção de que um jogo casual deve levar graficos cartoony é uma estupidez que me faz questionar o profissionalismo das empresas que o fazem por fazer. O meu pai por exemplo, acha que o Wind Waker (um jogo cartoony que parece um desenho animado) tem piores gráficos que o Ocarina of Time... Isto pela noção de "graficos cartoony devem ser mais fáceis de fazer" e o facto de um tentar ir atrás da realidade e outro tentar tudo menos ir atrás dela, dando menos a pessoas fora da área a relacionarem-se com. Logo... um erro descomunal de qualquer third party a fazer um casual game.

Isto tudo para dizer... a expansão do mercado na Wii tem tudo para trazer mais jogadores para fps's, rpg's, rts, etc etc. só o facto de terem uma plataforma pode ser um enorme passo; as third party's só têm de aproveitar. Porque fazer jogos para "gente retardada" como muitos acham ser o caminho não o é de todo.

Ultima vez que tivemos um fenómeno semelhante foi com a PS1 (e argumento que acho que foi em menor magnitude que o que temos agora que acho aproximar-se das dimensões do da NES) mas no da PS1... a razão pela qual o FF7 ainda hoje tem o nome que tem... é que foi o primeiro RPG de muita gente. A PS1 era considerada casual no Japão por exemplo, tinha mais userbase que a Saturn mas os jogos multiplataforma vendiam menos que a mesma (este pattern não se verifica com a Wii no japão, não há equivalente da Saturn)... Esta mentalidade só mudou quando saiu o FF7 que se deu um boom. Boom de novos utilizadores para o género. Enquanto isto... mantinha-se uma userbase variada e "casual", com jogos como Bishi Bashi a venderem pelo telhado; e Bishi Bashi... é uma espécie de Warioware. E cá fora... movie tie-ins, jogos de power rangers e jogos de desporto a venderem... todos estes para as massas, e em muitos casos... publico pouco informado. Faz parte e no meio disto tudo o mercado funciona (recompensando os melhores titulos)... Mas mais importante que isto... é haver mercado para esses "nichos" todos.

E as third party's se têm alguma coisa nos cérebros, deviam estar a fazer uma corrida por isso, no campo dos RPG's, quem é que faz o próximo FF7 dado que a Square está a demorar a virar o barco? e as developers americanas a fazer o FPS numero 120? vão fazê-lo para a plataforma onde os grandes estão todos, ou para a plataforma que está a vender mais e para o qual as grandes não se viraram completamente ainda?

Faz muito mais sentido. É que as empresas grandes começam a pensar a longo prazo, e como tal planeiam as coisas com demasiada antecedencia quando há mudanças radicais isto permite às pequenas deixarem-se ir pela corrente e serem relevantes por estarem no sitio certo à hora certa. Claro que não há receitas magicas, mas faz mais sentido do que a falta de visão latente até ao momento. Estas coisas demoram tempo no entanto, assim como demoraram para a PSone, e espero sem duvida que seja este o desfecho desta, as peças estão lançadas para isso.
 
Última edição:
Desculpa mas nem de longe nem de perto o hardware da Wii vale 250€. O sucesso das vendas deve-se essencialmente porque as pessoas que são fãs dessas sagas querem continuar a jogar os seus zeldas e mários e metroid... e devido à inovação do comando.

O hardware da wii não chega a uma xbox sequer, como é que pode valer 250€??!! Mais uma vez quem dá 250€ por ela é pelo que referi acima e não pela "máquina" em si.



lol!

A XBOX tinha Wifi?
Tinha hardware de retrocompatibilidade perfeita com jogos/comandos de uma consola anterior?
E principalmente, tinha comandos com IR e sensores de movimento em DUAS partes (wiimote/nunchuck)?
Leitor SDs/drive de sucssão?
Vinha com um jogo no lançamento?
Tinha peças extras como a barra/sensor para os comandos?
Built in Bluetooth (penso que é BT) para conexão com os comandos?
Não são a mesma coisa, há que ter em conta o que a Wii faz de novo que a XBOX ou qualquer outra não faz/fazia.

E esqueces-te de uma coisa, a consola valia 250€ quando saíu, agora como é óbvio os custos de produção estão mais baixos. Mas nem a Nintendo nem Microsoft nem a Sony baixariam o preço de uma consola que esgota mal é pousada na prateleira? Achas que a Microsoft anda a cortar preços por caridade, meu amigo aquilo já é o desespero mais nada, a Sony só não o faz porque não pode e têm de manter a PS3 a um preço que para a maioria é impensável.

A Wii está cara? Agora talvez sim, mas repara que no que toca a jogos, é a consola que os vende a um preço mais baixo e isso conta MUITO para o consumidor.
 
Última edição:
Pessoal, não entrem em console wars, não estamos a falar da xbox.

Tinha hardware de retrocompatibilidade perfeita com jogos/comandos de uma consola anterior?
não havia consolas de geração anterior à xbox para a Microsoft.

Mais que isso, a Wii tem retrocompatibilidade total porque usa a mesma arquitectura. É simpático e tal, mas não passa disso.

O resto da questão, ele estava a falar de potencia e já se falou disso, porque não continuar em frente com a questão da thread?
E esqueces-te de uma coisa, a consola valia 250€ quando saíu, agora como é óbvio os custos de produção estão mais baixos. Mas nem a Nintendo nem Microsoft nem a Sony baixariam o preço de uma consola que esgota mal é pousada na prateleira? Achas que a Microsoft anda a cortar preços por caridade, meu amigo aquilo já é o desespero mais nada, a Sony só não o faz porque não pode e têm de manter a PS3 a um preço que para a maioria é impensável.

A Wii está cara? Agora talvez sim, mas repara que no que toca a jogos, é a consola que os vende a um preço mais baixo e isso conta MUITO para o consumidor.
A Wii era para custar $200 no lançamento em break even, mas as cadeias de lojas fizeram pressão para os 250 para terem mais margem de lucro (normalmente as lojas ganham mais por jogo do que por consola vendida, logo qual a vantagem em tê-las em stock?), claro que isso também deu mais margem à própria Nintendo, mas lá tiveram a boa ideia de para compensar incluir o Wii Sports, o que se revelou um golpe de génio.

Foi tudo uma questão de conjuntura no entanto, e acabou por ser o mercado, logo antes da consola sair (ou os revendedores) a pedirem o pricepoint de 250 euros. (com as cadeias de lojas inglesas na Europa a serem particularmente famintas)
 
Pessoal, não entrem em console wars, não estamos a falar da xbox.

não havia consolas de geração anterior à xbox para a Microsoft.

Mais que isso, a Wii tem retrocompatibilidade total porque usa a mesma arquitectura. É simpático e tal, mas não passa disso.

Não é console Wars, estou só a dar a minha opinião sobre um assunto que outra pessoa abordou.

Eu sei disso :rolleyes:, a verdade é que a MS nunca teve de se preocupar com isso.

Usa a mesma arquitetura não, usa uma versão beefed dessa arquitetura antiga. A GC não corria o Galaxy nem que a sua vida dependesse disso. E quando falo de retrocompatibilidade falo também do supporte para os comandos e cartões de memória antigos, é um aspecto que é esquecido mas a N podia muito bem não ter posto as entradas da GC e ter obrigado as pessoas a comprar o Classic controller e um aparelho para transferir os saves dos cartões (PS3).

O resto da questão, ele estava a falar de potencia e já se falou disso, porque não continuar em frente com a questão da thread?A Wii era para custar $200 no lançamento em break even, mas as cadeias de lojas fizeram pressão para os 250 para terem mais margem de lucro (normalmente as lojas ganham mais por jogo do que por consola vendida, logo qual a vantagem em tê-las em stock?), claro que isso também deu mais margem à própria Nintendo, mas lá tiveram a boa ideia de para compensar incluir o Wii Sports, o que se revelou um golpe de génio.

Foi tudo uma questão de conjuntura no entanto, e acabou por ser o mercado, logo antes da consola sair (ou os revendedores) a pedirem o pricepoint de 250 euros. (com as cadeias de lojas inglesas na Europa a serem particularmente famintas)


A saír com margem de lucro também não é notícia. A Nintendo sempre fez isso, não o fazer é que é mau negócio e no caso da Nintendo seria desastroso caso falhasse (SEGA) pois não tem outros mercados para se apoiar financeiramente como a MS ou Sony.
 
Jasus tanta posta de pescada que para aqui andaram a mandar! Eu só de ler esta thread fico com medo de na próxima consola da Nintendo (chamemos-lhe Nintendo Casual Party) haver um sensor qualquer lá metido que analisa o nível de experiência do jogador e manda-lhe um míssil para cima se vir que já jogou pelo menos cinco jogos na vida (ou, como muita gente gosta de dizer, se vir que é um jogador... hardcore! Palavra que eu sinceramente associo a outras coisas, mas vocês lá sabem).
Há aqui muita gente que não tem dúvidas que os jogos "a sério" correm grande risco de vida, e que os jogos... ah... casuais (outro nome que também não tem lógica nenhuma, mas quem sou eu para dizer isso) vão envolver o mundo em escuridão e escravizar-nos a todos.
A poll, então, está mesmo bem feita: será que a sucessora da Wii vai ser uma cópia da 360/PS3, super potente e virada unicamente para acção hardcore, ou uma Nintendo Casual Party que se vai virar unicamente para as amateurs? Aliás, para os casuais, peço desculpa pela confusão.

Aqui vai uma teoria tão demente que já toda a gente se vai rir dela ainda antes de a ler: se calhar, a Nintendo está a alargar o seu público, recorrendo a jogos mais acessíveis e directos (aqui, falo de Brain Training, Wii Fit, etc., e não desses parties manhosos de outras developers, não sei se conseguem ver a diferença), para depois ir usando os tais "bridge games", como o I_Eat_All referiu, para fazer esses jogadores menos experientes irem gradualmente ganhando "veterania" nos jogos e irem comprando jogos cada vez mais complexos. Eu sei que esta ideia não faz sentido nenhum, o que aconteceu com a DS (antigamente conhecida como a portátil dos minijogos, actualmente conhecida como a consola dos RPGs) deve ter sido apenas coincidência. Aliás, o que está a acontecer com a Wii é apenas mero acaso e vai acabar de uma semana para a outra, quando os... casuais :P se fartarem dos jogos e abandonarem em massa a consola.
Podem-se rir.
 
lol não entendo porque já estão a pensar na próxima geração da nintendo se esta ainda vai durar pelo menos mais 5 anos.. (isto na minha opinião)
 
Nem uma nem outra. Provavelmente continuarão a investir mais nos jogos e na implementação de novos conceitos do que em hardware de topo, e sinceramente, é isso que espero que façam.

Quanto à comparação com a Xbox, pá, a Wii até podia ser quinhentas vezes mais fraca, porque os jogos que eu quero estão cá... não estão na Xbox.
 
Última edição:
Quanto à comparação com a Xbox, pá, a Wii até podia ser quinhentas vezes mais fraca, porque os jogos que eu quero estão cá... não estão na Xbox.

Vêm porque eu pus a aquela 2º opção, na poll??!! Aquilo não é uma critica mas sim um facto que se vê na maior parte que compra a Wii, ou seja, "não me interessa o hardware eu só quero é que continuem a sair os jogos que gosto de jogar".
Ao longo deste tópico e desde que saiu a Wii, que o pensar dos users da Wii é este, daí não perceber algum pessoal ficar ofendido.

Basta ver a E3 deste ano da Nintendo, olhar para os jogos da Wii que mostraram e vê-se claramente qual o tipo de jogador a quem eles preferem agradar. Basicamente ao casual gamer, que apenas se quer divertir com a família ou em grupo e abanar aquele wiimote que nem um louco.

Vejam isto, voces acham que esta palhaçada que se passou em palco é alguma coisa? Que é que se passou no final será que ele cortou um lápis com uma espada!! Será que era este o tipo de jogos que o pessoal queria ver para a sua consola.
http://br.youtube.com/watch?v=kZs7WHmzPL4


Tem grandes jogos, mas tirando uns 4/5 o resto são mini-jogos para dar uso ao comando e acessórios de uma maneira divertida.
 
Última edição:
Vêm porque eu pus a aquela 2º opção, na poll??!! Aquilo não é uma critica mas sim um facto que se vê na maior parte que compra a Wii, ou seja, "não me interessa o hardware eu só quero é que continuem a sair os jogos que gosto de jogar".
Ao longo deste tópico e desde que saiu a Wii, que o pensar dos users da Wii é este, daí não perceber algum pessoal ficar ofendido.

Mas isso é user de qualquer sistema... mesmo um PC! O hardware é uma caixa... não interessa para nada! Desde que corra o sistema que se quer, o que interessa o resto?

Basta ver a E3 deste ano da Nintendo, olhar para os jogos da Wii que mostraram e vê-se claramente qual o tipo de jogador a quem eles preferem agradar. Basicamente ao casual gamer, que apenas se quer divertir com a família ou em grupo e abanar aquele wiimote que nem um louco.

Vejam isto, voces acham que esta palhaçada que se passou em palco é alguma coisa? Que é que se passou no final será que ele cortou um lápis com uma espada!! Será que era este o tipo de jogos que o pessoal queria ver para a sua consola.
http://br.youtube.com/watch?v=kZs7WHmzPL4

Pelos vistos tens muito interesse em saber as opiniões e etc, mas não lês as respostas que te dão. Acho um pouco... mal educado...

Tem grandes jogos, mas tirando uns 4/5 o resto são mini-jogos para dar uso ao comando e acessórios de uma maneira divertida.

Mas afinal o que tem isto que ver com a próxima geração de consolas? Ou era aqui que querias xegar? ;)

Esses 4/5 são uma utopia... mas pronto... se queres contribuir para a flame war, boa :)
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo