1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Informação: Pela 0:30 desta Sexta-feira (9 de Dezembro, 23:30 de Quinta-feira nos Açores) o Fórum e restantes sites da ZWAME vão estar offline para manutenção durante cerca de 1h30.
    Se necessário faremos actualizações via Twitter e Facebook.
    Remover anúncio

Que distribuição de Linux usar?

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - GNU/Linux & *nix' iniciada por Rui Marto, 31 de Julho de 2007. (Respostas: 302; Visualizações: 24440)

  1. Rui Marto

    Rui Marto Power Member

    Boas.

    Após uns meses de Vista decidi acabar com a dor de cabeça. Para isso vou formatar o PC e instalar o XP+Linux mas gostava de saber qual ou quais as distribuições recomendadas?

    Até agora tenho como distribuições de referência o OpenSolaris, o Ubuntu e o Fedora. (O Solaris 10 é compativel com grande parte do software que eu uso mas não sei se isto também se aplica ao OpenSolaris).

    O Linux vai ser usado para Office, IE, ProEngineer e música/filmes/fotos/TV.
    O XP fica como recurso por causa de programas que ainda não estão disponiveis para outros sistemas além de Windows.

    Quanto a linguas não precisa ter português (de Portugal) mas se tiver melhor e queria poder usar o Beryl (aquele interface gráfico marado que achei bastante engraçado).

    O PC e dispositivos com que deve ser compativel:
    LG Flatron L1915S 19"
    AMD X2 3800+ (939)
    Asus A8N32-SLI
    2Gb RAM
    Seagate 200Gb SATA I + Seagate 500Gb SATA II
    XFX Geforce 6800XT 512Mb
    Asus DVD + Asus DVD-RW
    Creative Sound Blaster Audigy
    Pinnacle PCTV Radio Hybrid Pro PCI (310i)
    Broadcom Wireless 54Mb
    Logitech S510 Media Remote Wireless Desktop
    HP Deskjet 6540
    Epson Perfection 3940 Photo
    Logitech Quickcam Messenger

    Acho que é tudo. Se for preciso mais alguma informação sobre o sistema digam.

    Agradeço desde já qualquer ajuda que venha. :)

    PS: Não sabia se devia colocar isto aqui ou na secção de Linux mas se estiver mal aqui movam isto para secção correcta.
     
  2. Rui Marto

    Rui Marto Power Member

    Já agora, podes dizer o motivo pelo qual recomendas essas duas? Pros e contras? :) obrigado.
     
  3. Heron

    Heron Power Member

    Ubuntu nisso que não te vais arrepender.
    É uma distro excelente para desktop. Tens tudo o que precisas de forma rápida e simples.
     
  4. xtr3me

    xtr3me Power Member

    Tudo depende do que procuras numa distro, mas eu procurava qualquer coisa com um bom gestor de pacotes (debian/ubuntu, gentoo - se já perceberes bem de linux -).

    Tudo depende do que queres e do que sabes.

    Se quiseres algo que fique logo configurado off-the-box vai para uma distro mais user-friendly como ubuntu ou SuSE (apesar de pessoalmente não apreciar ubuntu e ter durante largos anos recomendado suse para quem estava a começar, acho que nesta altura o ubuntu é uma distro muito madura, bastante user-friendly e ... tem o apt - que é um gestor de pacotes fantástico).

    Se já perceberes de linux e quiseres partir de um sistema mais básico e depois ires instalando as aplicações e configurando os serviços que queres, vai para um debian ou slackware (prefiro debian).

    Se fores mesmo performance-freak e já perceberes BEM de linux, podes tentar o gentoo, mas para aquilo que queres não aconselho.

    Sinceramente, se fosse a ti optava por Ubuntu (ou Debian se te encaixares no segundo caso).
     
  5. Heron

    Heron Power Member

    E também porque o ubuntu tem uma enorme user-base, o que facilita muito a adaptação ao linux.
     
  6. luikki

    luikki Power Member

    primeiro, porque ambas se encaixam no que tu pretendes...
    segundo, porque são as que uso...
    pontos negativos, ainda não encontrei...
    testa-as com um live cd/dvd... serás tu a formar a tua opinião....
     
  7. Rui Marto

    Rui Marto Power Member

    Sinceramente prefiro off-the-box. Não sou grande expert, apenas usei o Ubuntu uma vez num PC da empresa. Quanto ao Debian, visto que percebo mesmo muito pouco de Linux, não sei se é grande ideia andar a configurar serviços. Aplicações já é como o outro. Desde que mais tarde dê para costumizar e eliminar os programas que não quero, tudo bem.
     
  8. xtr3me

    xtr3me Power Member

    Sendo assim recomendo-te ubuntu. Fica quase tudo configurado off-the-box e depois com a ajuda do gestor de pacotes (sem frontend - pelo terminal - com o apt, ou com uma ajuda gráfica com o synaptic) e com mais umas ferramentas, simplifica-te a tarefa de instalares e desinstalares coisas.
     
  9. Rui Marto

    Rui Marto Power Member

    Já agora, vale a pena usar o Ubuntu em 64bits? É que alguns dos programas que uso suportam bem os 64bits (ProEngineer, Photoshop, etc) só que não sei se correm no Ubuntu ou se o Ubuntu, assim como o Windows XP, tem um mau suporte para coisas em 64bits.
     
  10. xtr3me

    xtr3me Power Member

    O ubuntu tem uma versão de 64 bits, mas para sabers mais sobre isso tens de procurar na net ou esperar que alguém que já tenha usado diga alguma coisa (sobre se compensa ou não).

    Em relação aos programas, o Photoshop não vai funcionar no ubuntu, porque só há para windows e OS X e o ProEngineer também me parece uma ferramenta muito específica, por isso duvido que haja versão linux.

    Podes é depois tentar ver se consegues corrê-los pelo wine.
     
  11. Rui Marto

    Rui Marto Power Member

    O ProEngineer funciona com Linux, é um dos OS suportados. E tenho ideia de que o AutoCAD também corre em Linux por isso estou com esperanças de usar o AutoDesk Inventor. :) Mas enfim, vou mesmo pelos 32bits.
     
  12. xtr3me

    xtr3me Power Member

    Nice. Normalmente ferramentas assim tão específicas é complicado funcionarem em linux. :D
     
  13. Bluetorch

    Bluetorch Power Member

    Sabayon sem dúvida!!
    A nova versão 3.4...

    Quando tiver mais tempo, posto aqui os motivos desta escolha...
    http://distrowatch.com/

    Sorry, só agora reparei que já tinhas opinião formada... de qualquer das formas aqui fica o meu SO favorito!
     
    Última edição: 31 de Julho de 2007
  14. Rui Marto

    Rui Marto Power Member

    Sinceramente há tantas distribuições que um gajo nem sabe o que fazer. E unirem-se todos e fazerem um "SuperLinux" único e com o bom de todas as distribuições?! :p Já estou a fazer download do Ubuntu. Tenho +- até ao final do dia para escolher a distribuição, mas por enquanto estou inclinado para esta. :)
     
  15. El_UnO

    El_UnO 1st Folding then Sex

    Isso seria impossível, pois o conceito de "bom" é uma coisa subjectiva. Para além que cada distribuição tem a sua filosofia, filosofias essas que muitas vezes chocam e não são compatíveis no mesmo sistema :P

    O meu conselho para escolher é mesmo ir aqui e experimentar o máximo em livecds ou vmware. Quando encontrarem uma que gostem mesmo instalem e pronto :)
     
  16. Heron

    Heron Power Member

  17. Rui Marto

    Rui Marto Power Member

  18. Rui Marto

    Rui Marto Power Member

    O resultado foi mandriva, opensuse e ubuntu. :)
     
  19. astrisko

    astrisko 1st Folding then Sex

    Qualquer uma das opções que aqui foi dada é boa, pessoalmente recomendaria e tendo em conta que ainda não tens muita experiência

    1.Ubuntu ou Mint (se não quiseres estar a instalar codecs) - Basta dares uma vista de olhos pelo fórum para saberes o porquê desta recomendação, o Mint é um Ubuntu com mais umas coisinhas, como por ex. os codecs proprietários uma ferramenta para configurares o Xorg, e mais algum software, tudo o que funciona em Ubuntu irá funcionar no mint, a base é a mesma.

    2. PCLinuxOS - Para mim tem 2 defeitos o WM padrão é KDE e não há repositórios nacionais, pelo menos quando testei não existiam, é excelente em tudo o resto.

    3. Mandriva - Tem alguns problemas, mas a nível de suporte de hardware é excelente e tens logo tudo a funcionar out of the box, incluindo as drivers da gráfica e o compiz ou o beryl.

    A nível das user friendly com tudo a funcionar out of the box, fico por aqui, pois são as que tive instaladas. Se quiseres ter mais um bocado de trabalho tens distros como o Fedora e o Debian, tenho andado a testar o Debian e é de facto extraordinário, 0 problemas até agora, o Fedora é das minhas distros de eleição embora por vezes tenha comportamentos algo estranhos, mas o problema deve ser meu. Neste momento ando fascinado com o Slackware que não é nem de perto nem de longe o bicho de 7 cabeças que dizem, mas requer o seu tempo e dedicação, portanto a não ser que gostes mesmo de Linux não recomendo.

    Mais uma vez convém relembrar que a grande vantagem do Gnu/Linux é que podes testar as distros que quiseres e no final escolheres a que mais gostares, não existe nenhuma distro melhor que outra, a distro ideal para cada pessoa é a que satisfaz as suas necessidades
     

Partilhar esta Página