Que distribuição de Linux usar?

Eu acho que por agora vou mesmo instalar o Ubuntu. Depois ainda me sobra uma partição com a qual posso "brincar" e experimentar outros OS. Um OS que gostava mesmo de experimentar era o Solaris 10 mas a nivel de hardware dizem ser muito complicado pois foi feito para trabalhar com PCs da Sun, e portanto quase só há drivers para o hardware que a Sun usa.
 
Eu acho que por agora vou mesmo instalar o Ubuntu. Depois ainda me sobra uma partição com a qual posso "brincar" e experimentar outros OS. Um OS que gostava mesmo de experimentar era o Solaris 10 mas a nivel de hardware dizem ser muito complicado pois foi feito para trabalhar com PCs da Sun, e portanto quase só há drivers para o hardware que a Sun usa.

Só uma cena, Solaris não é uma distribuição GNU/Linux.
 
Um OS que gostava mesmo de experimentar era o Solaris 10 mas a nivel de hardware dizem ser muito complicado pois foi feito para trabalhar com PCs da Sun, e portanto quase só há drivers para o hardware que a Sun usa.

Isso não é verdade. Podes perfeitamente correr o solaris num pc. Há uma versão x86. O problema é que aquilo em x86 é mais Slowlaris :P
 
Sim, eu sei que posso. Eu até tenho os DVDs de instalação. O problema, pelo que li, não é o não funcionar com PCs que não seja da Sun mas sim não haver drivers para mais de metade do hardware disponivel no mercado.
Quanto a "Slowlaris" pelo que li nos fóruns da Sun aquilo corre em 64bits e até é bastante rápido.
 
Sim, eu sei que posso. Eu até tenho os DVDs de instalação. O problema, pelo que li, não é o não funcionar com PCs que não seja da Sun mas sim não haver drivers para mais de metade do hardware disponivel no mercado.
Quanto a "Slowlaris" pelo que li nos fóruns da Sun aquilo corre em 64bits e até é bastante rápido.

Na altura em que usei (foi a anterior) não tive stresses com hardware, mas já não posso dizer o mesmo quanto à velocidade :(
 
numa das minhas opiniões:

Mint Linux

porque gosto de ubuntu
e porque este tem muitas novas funcionalidades!

Ou então se usares esse PC para multimédia

UbuntuStudio


Recomendo estes porque têm a mesma base, ubuntu, e como se sabe é dos mais faceis de arranjar informação e porque para começar é excelente..

mas qualquer dos outros que foram recomendados, bem como os que não foram são boas opções
 
O Ubuntu Studio tem algumas coisas bastante interessantes mas tudo aquilo posso instalar no Ubunto normal não?

Quanto ao Mint... Não sei... Já tenho aqui o Ubuntu, já trabalhei com ele uma ou duas vezes, e já vi que há imenso suporte on-line... O Mint provavelmente goza das mesmas vantagens mas não sei. lol
 
Ubuntu :D

Eu apoio 100% a opção do Ubuntu. Se já o tens ai, nem olhes para tras. É, actualmente, a melhor introdução que tens ao GNU/Linux. Pode não ter realmente algumas ferramentas uteis que opções como o Fedora e/ou OpenSuse tenham, mas tem uma comunidade maior. Besides, é Debian-based, e logo ai, é uma vantagem enorme (a minha veia "biased" a funcionar :D).

Ubuntu Studio e Mint são nada mais que Ubuntu com mais umas coisas em cima. Nada de especial. Podes adicionar posteriormente as mariquices que eles tem a mais.
 
Bem... Finalmente tenho o CD do Ubuntu na drive estou na BIOS a desligar o segundo disco rigido para não have cá formatações acidentais (como já houve quando tentei instalar o Solaris). lol
Agora qual é o primeiro passo para ter o dual boot com o Ubuntu?
Tenho o disco de 200Gb dividido em 3 partições de cerca de 60Gb. O XP já está instalado na primeira partição, as outras duas nem formatadas estão. Arranco já com a instalação do Ubuntu ou tenho que fazer alguma coisa primeiro?
(Eu sei que não devia estar a perguntar isto mas ainda estou a procurar um bom tuturial para o dual-boot) :)
 
Isso é facil facil facil :D Podes arrancar já com a instalação.
Na instalação, basta ter em atenção que estas a instalar na partição certa, que ele faz o resto sozinho :) E quando digo o resto, digo tudo o resto. As in, boot manager configurado com o Ubuntu e XP, pronto a usar :)
 
Espetáculo :) Cada vez gosto mais disto... :) (Diga se de passagem que sou um ex-utilizador do Vista Ultimate por isso acho que até vou delirar com o Linux)
 
Bem, tenho o ecrã com as partições. Não escolhi nenhuma guiada pois não achei que nenhuma fosse a correcta. Agora diz-me para criar uma partição com pelo menos 2Gb e outra com o minimo de 256Mb para Swap. Quais os formatos de ficheiros em que devo formatar e quais os tamanhos?
 
por acaso, a guiada não fazia mal nenhum. Era mais simples, mas assim até aprendes mais. :D

Portanto:

Crias uma partição com o dobro da tua RAM para swap. É o que se costuma fazer, apesar de eu achar que é desperdicio de disco, mas actualmente mais GB menos GB, é indiferente. Tem que estar em swap (file system).
O resto da partição, é para o /. Pode estar em vários FS, mas normalmente usa-se ext3, mas é igualmente possivel usar reiserfs, xfs, jfs.. Mas sem duvida, ext3 é o mais usado.
 
Bem, tenho o ecrã com as partições. Não escolhi nenhuma guiada pois não achei que nenhuma fosse a correcta. Agora diz-me para criar uma partição com pelo menos 2Gb e outra com o minimo de 256Mb para Swap. Quais os formatos de ficheiros em que devo formatar e quais os tamanhos?

Para a primeira vez não devias por começar a criar as partições sozinho.
O que podes fazer é fazer 2 partições (windows e a outr pra testes) e deixas o resto do espaço sem partições, depois quando tás a instalar o ubuntu diz-lhe para instalar no maior espaço vazio que encontrar, que ele usa o espaço vazio.
 
por acaso, a guiada não fazia mal nenhum. Era mais simples, mas assim até aprendes mais. :D

Portanto:

Crias uma partição com o dobro da tua RAM para swap. É o que se costuma fazer, apesar de eu achar que é desperdicio de disco, mas actualmente mais GB menos GB, é indiferente. Tem que estar em swap (file system).
O resto da partição, é para o /. Pode estar em vários FS, mas normalmente usa-se ext3, mas é igualmente possivel usar reiserfs, xfs, jfs.. Mas sem duvida, ext3 é o mais usado.

Não recomendo reiser nem nada disso.
Usa ext3 ou ext2, porque para além de ser muito mais estável, aínda te pode permitir recuperar alguns dados que possas apagar por engano, através dos inodes.

Em relação às partições, podes também criar mais uma ext3 para /home. Isto implica que se tiveres de formatar, não percas as definições dos utilizadores. Depois só tens de ter alguns cuidados caso queiras restaurar as definições (tens de voltar a criar os utilizadores pela mesma ordem).

De qualquer maneira, se não quiseres complicar muito, faz só as que o esquiso referiu.
 
Sim sim.. Já fiz isso. Sai do instalador, fui a Sistema > Gnome Partition Editor e apaguei uma das 3 partições para fica em Free Space, depois fiz o que disseste (Edit: Escolhi guiada com o máximo de espaço livre). :) Obrigado na mesma.
 
Última edição pelo moderador:
Back
Topo