Raspberry Pi 4

Os meus 2 RPi 4B também estão ligados 24h por dia, ambos com bastantes containers. Um é media center e o outro tem ferramentas de management, monitorização e development.
Ambos são DNS servers (gostava de comprar 2 Rpi Zero 2W para passar para lá os DNS servers e a monitorização).

Mas mesmo com tudo isto sempre a funcionar 24/7, nunca notei diferenças nas faturas da eletricidade (só pelos aumentos que todos temos visto). Por isso é que tento evitar olhar para alternativas, preferia algo deste género.
Acho que vou mesmo ter que esperar...

O meu HC4 também está igual, com docker e mais de meia dúzia de cointainers instalado 24/7. Isto tudo ligado em rede a uma Beelinkg king com Coreelec que tenho na sala. Mas estou a chegar a um ponto que o HC4 já não consegue lidar com aquilo que faço e já me anda a dar problemas. Preciso de mais hardware. E o meu próximo passo deve ser mesmo montar um desses mini-pc's para instalar Unraid e ter algo mais "profissional".
 
O meu HC4 também está igual, com docker e mais de meia dúzia de cointainers instalado 24/7. Isto tudo ligado em rede a uma Beelinkg king com Coreelec que tenho na sala. Mas estou a chegar a um ponto que o HC4 já não consegue lidar com aquilo que faço e já me anda a dar problemas. Preciso de mais hardware. E o meu próximo passo deve ser mesmo montar um desses mini-pc's para instalar Unraid e ter algo mais "profissional".
No meu caso ainda tenho recursos livres, são todos serviços bastante leves. Apenas quero fazer mais coisas e dividir.

Eu tento muita coisa automática, então tento usar alguns serviços externos para facilitar coisas que seriam muito complexas, até como poupar alguns recursos.
Por exemplo, uso Ansible para fazer deploy dos containers, faço a alteração num YAML onde tenho os nomes e versões dos containers e imagens que quero usar, faço commit/push para o GitLab, que faz build do container, push para o registry e depois faz trigger a um gitlab runner que tenho no meu RPi de management, que tem ansible e faz deploy nos meus RPi. Poderia ter um Jenkins ou parecido localmente, mas poupo alguns recursos assim.
Depois com Traefik os certificados SSL são gerados automaticamente.
 
No meu caso uso as coisas um pouco mais simples, porque uma boa parte do que falas já é demasiada areia para a minha camioneta. :D

Ainda que no meu caso, além do HC4 já não ter hardware para o que quero, também uma parte do problema são os discos em si. Uma solução deve ter que passar por SSDs para me ajudar a ter o sistema mais rápido em certas tarefas, principalmente em reprodução de multimédia. Mas não sei. Antes de partir para esse projecto tenho que equacionar várias variáveis e também se conseguia vender o meu HC4. Ainda me custou 100 euritos há quase um ano.
 
Nabais tem uma empresa rodando ai dass :D

Eu nem tenho ideia de coisas que poderia rodar alem de um DNS e um pihole. Até rodava um container com PostgreeSQL mas a empresa permita rodar coisas fora da maquina de trabalho. Ia ajudar a alivar o consumo de ram.

O pihole por si so justifica ter um RPI e com a avaria do RPI2 ferrou :/
 
Nabais tem uma empresa rodando ai dass :D

Eu nem tenho ideia de coisas que poderia rodar alem de um DNS e um pihole. Até rodava um container com PostgreeSQL mas a empresa permita rodar coisas fora da maquina de trabalho. Ia ajudar a alivar o consumo de ram.

O pihole por si so justifica ter um RPI e com a avaria do RPI2 ferrou :/
:D
Fui melhorando isto aos poucos, durante os últimos 3-4 anos. Mas para ajudar, sou user de Linux desde 1998 e sempre trabalhei ou lidei com tecnologias open source e automação, duma forma ou doutra.
Comecei com o que muita gente começa, com um media center e apps adjacentes. Depois, já que tinha recursos, DNS server e toca a usar um domínio real, mas com endereços e SSL válido, apenas a funcionar dentro da rede. Depois VPN, aplicar SSL à VPN, depois git, monitorização, bases de dados e mais umas cenas. Depois era muita coisa, toca a meter isto com Ansible, depois é otimizar tudo com GitLab e CI/CD.
Agora, olho para isto e vejo que realmente, quem dera a muita empresa ter isto, é verdade :D

Em relação ao Pi-hole, sem dúvida, só isso justifica os RPi, mas ocupa tão poucos recursos que dá para meter muito mais coisas nestes aparelhos.
 
:D
Fui melhorando isto aos poucos, durante os últimos 3-4 anos. Mas para ajudar, sou user de Linux desde 1998 e sempre trabalhei ou lidei com tecnologias open source e automação, duma forma ou doutra.
Comecei com o que muita gente começa, com um media center e apps adjacentes. Depois, já que tinha recursos, DNS server e toca a usar um domínio real, mas com endereços e SSL válido, apenas a funcionar dentro da rede. Depois VPN, aplicar SSL à VPN, depois git, monitorização, bases de dados e mais umas cenas. Depois era muita coisa, toca a meter isto com Ansible, depois é otimizar tudo com GitLab e CI/CD.
Agora, olho para isto e vejo que realmente, quem dera a muita empresa ter isto, é verdade :D

Em relação ao Pi-hole, sem dúvida, só isso justifica os RPi, mas ocupa tão poucos recursos que dá para meter muito mais coisas nestes aparelhos.
Não compreendo mais de metade do que foi descrito, mas parabéns, despertas-te o meu interesse.
Lá vou ter de investigar para brincar com Linux. Há muito que tenho curiosidade, especialmente porque estou farto da Microsoft, preferia pagar e não ter de lidar com muito lixo que eles criam para tentar monetizar a plataforma. O problema é que para jogar Linux é só desvantagens mesmo com muito trabalho em cima.
 
A discussão entre a escolha de um PC e um SBC é algo como comparar um Desktop a um Portátil. Grande parte das vezes a relação Performance/Preço é melhor num Desktop. Muitas vezes, um Desktop é uma melhor escolha. Mas são 2 formatos diferentes e a escolha depende muito dos usos de cada um.
Entre um PC e SBC é a mesma coisa. Um PC pode ser uma melhor escolha em muitas situações, mas nem sempre é a melhor escolha e nem sempre faz as mesmas coisas que um SBC. :)
 
Boas.

Do que tenho visto não tenho reparado em stock desse modelo, apenas do RPi 3 Model A+ mas posso estar enganado.

Tenho acompanhado através do rpilocator, até tem um grupo de Telegram com atualizações em tempo real das lojas oficiais.
 
Última edição:
Boa noite, uma questão vindo de alguém que nunca meteu as mãos num raspberry pi:

Estou interessado em começar um projeto com um software pago (OAP - OpenAuto Pro) que usa como board principal (e recomenda) o Pi 4. Tendo em conta a escassez, é viável usar um Pi400 como alternativa? Sacar a board fora e fazer a respetiva integração no projeto como se de um Pi4 tratasse.
 
Boa noite, uma questão vindo de alguém que nunca meteu as mãos num raspberry pi:

Estou interessado em começar um projeto com um software pago (OAP - OpenAuto Pro) que usa como board principal (e recomenda) o Pi 4. Tendo em conta a escassez, é viável usar um Pi400 como alternativa? Sacar a board fora e fazer a respetiva integração no projeto como se de um Pi4 tratasse.
OAP é só o software, certo? -> https://bluewavestudio.io/

Para o computador que controla o Head up display, ou compras/crias algo que esteja pensado para as dimensões físicas da Motherboard do RPi400 ou então não irá funcionar. As dimensões físicas, entre a motherboard do RPi 4B e do RPi 400, são muito diferentes.

Motherboard RPi 400:
GtoA3eC.jpg


Motherboard RPi 4B:
IaUMwTw.png


Eu não conheço o software, nem possíveis Kits para o usar, mas à primeira vista, diria que é do tipo de aplicações onde a versão "Compute Module" faria mais sentido que o RPi 4B e o RPi 400. Talvez até desse para estar integrado no Head up display.
Compute Module 4 (Depois liga a uma Custom Daughterboard):
iyYACSB.jpg





Entretanto, em novidades que demonstram possíveis usos embedded do Rpi (Outro exemplo com o Compute Module), a Vodafone aqui ao lado em Málaga, criou um prototipo de uma "Mobile Private Network 5G", usando um Raspberry Pi 4B, Software Defined Radio e uma Caixa 3D Printed. :)
 
OAP é só o software, certo? -> https://bluewavestudio.io/

Para o computador que controla o Head up display, ou compras/crias algo que esteja pensado para as dimensões físicas da Motherboard do RPi400 ou então não irá funcionar. As dimensões físicas, entre a motherboard do RPi 4B e do RPi 400, são muito diferentes.

Motherboard RPi 400:
GtoA3eC.jpg


Motherboard RPi 4B:
IaUMwTw.png


Eu não conheço o software, nem possíveis Kits para o usar, mas à primeira vista, diria que é do tipo de aplicações onde a versão "Compute Module" faria mais sentido que o RPi 4B e o RPi 400. Talvez até desse para estar integrado no Head up display.
Compute Module 4 (Depois liga a uma Custom Daughterboard):
iyYACSB.jpg





Entretanto, em novidades que demonstram possíveis usos embedded do Rpi (Outro exemplo com o Compute Module), a Vodafone aqui ao lado em Málaga, criou um prototipo de uma "Mobile Private Network 5G", usando um Raspberry Pi 4B, Software Defined Radio e uma Caixa 3D Printed. :)

Sim, daquilo que entendi (ainda não comprei a licença) o OAP é software e vem sob o formato de uma .iso já preparada com o software.

Tenho noção que as placas não têm nada a ver em termos de tamanho, mas possivelmente consigo incorporar uma placa do tamanho do Pi400 porque o sistema em si vai estar todo montado dentro do antigo rádio original e o display vai estar posicionado em cima do tablier.

Já ando a bastante para comprar um, mas pessoalmente acho os preços dos de 4GB (o modelo que ando atrás), mesmo usado, rídiculos. Daí esta possível opção de optar por um stripped down Pi400.

Em termos de conectividade só preciso de algumas USB para placa de som e um ou outro acessório, dongle de apple carplay e arranjar forma de conectar um display (talvez pelos miniHDMI).
 
Boas malta,

ando a sondar os raspberry (apesar dos stocks e dos preços que sabemos). Apesar de andar a ler umas coisinhas na net, não tenho de todo grande conhecimento na área.

A minha ideia seria ter uns quantos sites com db, criados por mim, para ter acesso em casa. Basicamente a nível de tráfego seria só eu a utilizar. Depois pelo que já fui vendo, não sei se eventualmente experimentava algo como a owncloud, pi-hole e afins. Não sei se faria sentido usar depois proxmox ou algo do género, mas nessa altura recorrei a vocês para me ajudarem. :winknu:

A minha dúvida neste momento é se iria notar muita diferença entre um raspberry pi 4 de 4gb vs 8gb. Ou seja, a versão de 4gb é suficiente para o que tenciono fazer?

Se os preços estivessem dentro do normal, nem pensava 2x e arranjava a versão superior e ficava mais future proof. Mas da forma que está..

Cumps! :beerchug:
 
Back
Topo