Mega Drive Recordar a SEGA Mega Drive/Genesis

Estava aqui a dar uma limpeza a uns jogos que estão guardados há mais de 15 anos e reparei que este FIFA tem um cartucho mais alto e menos comprido que todos os outros jogos que tenho para a consola. Alguma razão em especial ou puramente estético?

fifa.png
 
Não foi apenas uma questão estética, foi mais do que isso.

Tudo teve origem em questões de licenciamento com empresas third-party de desenvolvimento de jogos. A EA começou a "jogar" sozinha e mostrou à SEGA que não precisavam deles para eles sozinhos criarem jogos para a consola.

Como forma de se "distanciar" dos cartuchos "normais" eles optaram por fazer esses cartuchos produzidos por eles, maiores e que chamam mais à atenção.

Existem outras empresas que utilizaram cartuchos diferentes dos "normais", devido a razões semelhantes, como a Accolade e Codemasters por exemplo!
 
A razão é que a Electronic Arts usava os seus próprios cartuchos(ficava-lhes mais barato em custos de produção)...como deves saber devido aos escassos dev kits que a Sega disponibilizava a terceiros a Electronic Arts viu-se impedida de produzir jogos para a Mega Drive... então a Electronic Arts através de engenharia inversa criou isto:
SEGAProbe.jpg


etick_maddenretrosega_800.jpg


o seu próprio Dev Kit... deste modo podiam programar jogos para a mega sem autorização da SEGA... através de esta "pressão" as duas partes chegaram a um acordo que foi favorável ás duas empresas.... uma das cláusulas acordadas entre a SEGA e a Electronic Arts é que esta produziria os seus próprios cartuchos(custavam cerca de 2 dólares) em vez de os comprar á SEGA (entre os 12 ou 15 dólares penso)...

PS: Para quem nunca os viu eis os Dev Kits oficiais que a SEGA disponibilizava:

ZAX ERX 318P (emulador de um motorola 68000,o processador da Mega Drive):

ERX318P_MD.jpg


ZAX ERX 308P (emulador do Zilog Z80 usado na Master System como processador principal e na Mega Drive como chip de som):
ZAXERX308P.jpg
 
Última edição:
Lembro-me de um jogo de carros estilo micromachines que tilha 2 slots para 2 comandos extras no cartucho? alguem se lembra disto?

Eu tive o micromachines e o Pete Sampras Tenis, ambos os cartuchos tinham esta funçao e os meus amigos levavam os seus comandos para minha casa e eramos no total 4 a jogar em simultaneo!!!!!!!!!!

Mega_drive_j-cart.jpg
 
Lembro-me de um jogo de carros estilo micromachines que tilha 2 slots para 2 comandos extras no cartucho? alguem se lembra disto?

Eu tive o micromachines e o Pete Sampras Tenis, ambos os cartuchos tinham esta funçao e os meus amigos levavam os seus comandos para minha casa e eramos no total 4 a jogar em simultaneo!!!!!!!!!!

Mega_drive_j-cart.jpg


com esse cartucho tb havia o super skidmarks
 
Pois provavelemente foram varios jogos mas eu apenas Joguei o Micromchines 2 e o Peter Sampras Tennis, é questão de pesquisar na net, eu a nivel de cartuchos diferentes, lembro-me destes, do enorme cartucho do Virtua Racing, obviamente o cartucho do Sonic & Knuckles com suporte para outro jogo em cima e sim lembro-me da diferença dos cartuchos da EA, provavelmente existem outros diferentes mas é tudo o que me lembro.
 
Lembro-me de um jogo de carros estilo micromachines que tilha 2 slots para 2 comandos extras no cartucho? alguem se lembra disto?

Eu tive o micromachines e o Pete Sampras Tenis, ambos os cartuchos tinham esta funçao e os meus amigos levavam os seus comandos para minha casa e eramos no total 4 a jogar em simultaneo!!!!!!!!!!

Esses cartuchos eram os chamados cartuchos "J-Cart". Estes cartuchos foram desenvolvidos pela Codemasters e permitiam, sem quaisquer adaptadores extra, jogar 4 pessoas em simultâneo. Assim de repente lembro-me os seguintes jogos com esta funcionalidade: Pete Sampras e Pete Sampras 96, os Micro Machines 2, 96 e Military e o Super Skidmarks.


neste topico também já mostraram um jogo de tiros que oferecia um splitter para usar 2 megadrives ou algo assim.

edit: nao é neste topico é no do retrogaming.

Esse jogo que referes é o Zero Tolerance. Em conjunto com este jogo, vinha um pequeno cupão que depois de preencher e enviar para a Accolade, eles enviavam o chamado "link-up cable" gratuitamente para casa.

Este cabo permitia ligar duas mega-drives e assim conseguir jogar este jogo com 2 jogadores. Ligava-se o cabo a ambas as portas 2 dos comandos das duas consolas e a magia acontecia. Algo totalmente inovador como dificil de usufruir. Isto porque para conseguirmos jogar com 2 jogadores, necessitariamos sempre de 2 consolas, 2 televisões, 2 jogos e o cabo. Ora, isto em 1994 não era fácil de se obter :)

De referir que esta habilidade de ser possível conectar duas mega-drive por um cabo, só era possível com este jogo. Nenhum outro jogo consegue realizar essa proeza!
 
Isto porque para conseguirmos jogar com 2 jogadores, necessitariamos sempre de 2 consolas, 2 televisões, 2 jogos e o cabo. Ora, isto em 1994 não era fácil de se obter :)
A MD vendeu que nem pão cá no burgo, logo era bem possivel que num grupo de 5 amigos 3 tivessem MD's. Podia ser mais pelo jogo ser caro (mais de 10 contos em 1994), e o facto de 2 televisões não ser comum de todo e mesmo havendo, transportar caixotes de 30kg não era pra todos.
 
O Virtua Racing custava perto de 20.000$00 (19.000 para ser exacto) ... o salário mínimo em Portugal por essa altura era de 49.300$00... se formos a considerar comprar uma Mega Drive (na altura já estava mais barata em relação ao preço de lançamento) e este jogo vejam lá a dimensão do "estrago"..... não sobrava nem para comer... não era para todos... mas de uma maneira ou outra a maioria do pessoal tinha uma... Carregar 30 Kilos de televisão como disse o moonlight.chili fazia-o todas as noites com a tv da sala visto que a que tinha no quarto era pequena e a preto e branco... Jogar ali á grande até o sol nascer :biglaugh: ...
 
Última edição:
o virtua racing era dos jogos mais caros acho para mega drive. o street fighter ou o mortal kombat 1 acho que tb chegavam a esses valores.

apesar do preço do virtua racing ainda se deve ter vendido mts porque hoje em dia e jogo barato e arranja se bem
 
Os jogos mais caros da minha vida foi o Virtua Racing, 18 contos, o Super Street Fighter 2 Turbo por 16 contos e por fim o Mortal Kombat 2 pelo mesmo valor.

Era tudo bem caro para a altura, nao fiz o upgrade para a Mega CD porque era muito caro e ninguem tinha, já a 32x comprei num clube de video que estava em liquidaçao total senao nao tinha comprado(e foi mau negocio mesmo dado o fracasso)

Hoje em dia um jogo para Xbox One por exemplo custa 60€ versao digital mas o poder de compra nao se compara com o do inico da decada de 90 por isso quando as pessoas dizem "os jogos sao tao caros" eu lembro-me sempre "havias de ter tido uma megadrive..."
 
Um bem haja a todos vós.:clap: Realmente não há amor como o primeiro! Tive MegaDrive I, Sega Saturn e Xbox. Depois comprei já usada uma PS2 Slim para jogar um GT(4?). Ainda tive uma PSP Slim.
Mas realmente a consola onde eu joguei, vibrei e me diverti mais foi a MegaDrive. Ainda aqui mora e funciona!
Comprei-a em 1994, tinha 9 anos e custou 27.900$00. Trazia o Sonic e um jogo de Fórmula 1. Comprei depois o FIFA 95 (o jogo que mais joguei). Depois tive o NHL 95, NBA Live 96, FIFA 96, Jurassic Park e Mortal Kombat III. Foram estes apenas os 8 jogos que tive ao longo da vida dela. Eram caros (12 contos) e o dinheiro nunca foi muito. A vantagem é que joguei muito todos eles.

Ainda mantenho também a Sega Saturn com 9 jogos (não funciona). Mas tenho tudo guardado nas caixas originais, incluindo as coisas da MegaDrive.
Vendi a Xbox e a PSP Slim. A PS2 Slim está guardada, mas só a usei meia dúzia de vezes, comprei-a usada já, tendo custado poucos euros.

Ainda hoje, quando alguém fala em Mega Drive vêm-me à memória tempos incríveis! Estou velho fdx!:014:
 
Back
Topo