Mega Drive Recordar a SEGA Mega Drive/Genesis

eu tenho apreensão a comprar jogos que custem mais do que o quarto desse valor, e isso porque steam...
mas era diferente na altura, em termos inflacionários até pode ser assim, mas na realidade, com o poder económico médio da altura, era equivalente a esse jogo custar hoje em dia 30€ (quando na verdade são 50-60€). E agradeçam ao CD se os jogos chegaram a custar 8.000$, adoro a MD mas a verdade dura é que o cartucho era uma mídia cara. É como se hoje em dia distribuissem os jogos em SSD's que o pessoal encaixava num slot no topo ou na lateral do PC, e aquilo vinha com autorun e tudo (lol estou a divagar...) Ora, um SSD de 80GB deve custar a fazer, uns 5€, ou seja 10€ custa ao retalhista, depois há o valor do software. Um jogo de 50€ em CD valeria 75€ em SSD.
Defacto a tecnologia de Roms era um balurdio descomunal e o pior que tudo é que só uma pequena percentagem usavam chips de maior capacidade. Metendo as coisas nessa optica, percebe - se o motivo dos jogos da SNK terem sido aqueles preços blasfémicos
 
... mas na realidade, com o poder económico médio da altura, era equivalente a esse jogo custar hoje em dia 30€ (quando na verdade são 50-60€).

Não concordo nada. Vejamos de uma outra forma, em 1994 o salário mínimo era de 49.300$. Ora, o Virtua Racing em 1994 com o preço de 19.900$ era "apenas" 40% de um salário mínimo.
 
Pelo salario médio estatístico. Porque por vezes o mínimo é muito baixo ou inexistente mas o povo vive bem (ex. Alemanha).

Viva.
Creio que não podes ver as coisas assim.
Os jogos/consolas sempre foram muito caros em Portugal.
Com um ordenado mensal de 50 contos, gastares quase metade num jogo não poderias ter possibilidade de viver bem. Os jogos eram bem mais caros face aos dias de hoje. A melhor maneira de fazer as contas é usar a moeda da altura, não colocar nada em Euros. :)
 

Segundo o teu raciocínio:

Em 1994 comprar um jogo de 19.990$ para um "salário médio" em 1994 de 112.551$ (17,7% do ordenado) significava ter um poder de compra maior do que hoje em dia um jogo de 60€ para um "salário" médio de 2016 que será superior a 1093€ (5% do ordenado)?

Eu não queria estar a aprofundar mais a tua forma de avaliar o poder de compra, porque partes de um principio errado. Nunca podes avaliar o poder de compra olhando meramente para uma tabela de "Salário médio mensal dos trabalhadores por conta de outrem ao longo dos anos". Se alguma vez disseres isto a um professor de Economia ele chumba-te para a vida!
 
Possivelmente a consola seja ntsc-j mas convertida para PAL. Era algo bastante comum de se fazer nos territórios asiáticos próximos do japão. Em Hong kong eles usam sinal Pal então importavam as consolas no Japão e convertiam o sinal. Creio que daí seria destribuido para outros paises europeus que ainda não tinham recebido a versão europeia. Ou simplesmente ficaria mais barato talvez.

Só reparei agora, não a consola era, e é (ainda a tenho por aqui) NTSC-J, e, sim, como depois indicaram, não foi no Continente, foi no Carrefour.
Todos os jogos corriam na sua versão NTSC-J, joguei a versão mais rapida do Sonic 2, levei com caracteres japoneses (hiragana, Katakana e kanji) e com títulos alterados de vários jogos.
Quanto à ligação usava a unica TV cá de casa que suportava uma ligação RCA e, por sua vez, sinal NTSC.
 
Segundo o teu raciocínio:

Em 1994 comprar um jogo de 19.990$ para um "salário médio" em 1994 de 112.551$ (17,7% do ordenado) significava ter um poder de compra maior do que hoje em dia um jogo de 60€ para um "salário" médio de 2016 que será superior a 1093€ (5% do ordenado)?

Eu não queria estar a aprofundar mais a tua forma de avaliar o poder de compra, porque partes de um principio errado. Nunca podes avaliar o poder de compra olhando meramente para uma tabela de "Salário médio mensal dos trabalhadores por conta de outrem ao longo dos anos". Se alguma vez disseres isto a um professor de Economia ele chumba-te para a vida!
Okapa então.

Mas também, o jogo mais caro de 1994 custa, em Relação ao salário mínimo, 40.3%. Vamos supor que o jogo mais caro de 2016 custa 110€, a 485€ de salário mínimo, dá 22.6%. Ou seja, em termos de números aumentou, mas analisar a população pelo salário mínimo é assumir que a maior parte da população ganha o salário mínimo, que até pode ser verdade em 2016, mas não o era em 1994.

Também é assustador como o salário médio em 94 era pouco mais que o salário mínimo atual mas hoje em dia não se faz nem perto da mesma vida com o dinheiro.

Enfim, offtopic.
 
Okapa então.

Mas também, o jogo mais caro de 1994 custa, em Relação ao salário mínimo, 40.3%. Vamos supor que o jogo mais caro de 2016 custa 110€, a 485€ de salário mínimo, dá 22.6%. Ou seja, em termos de números aumentou, mas analisar a população pelo salário mínimo é assumir que a maior parte da população ganha o salário mínimo, que até pode ser verdade em 2016, mas não o era em 1994.


Sim, o jogo mais caro em 1994 com o valor de 19.990$ custava, em relação ao salário mínimo da época (49.300$), cerca de 40% do mesmo.

Se o jogo mais caro de 2016 custar 110€, em relação ao salário mínimo actual (530€), são cerca de 20% do mesmo salário.

Também é assustador como o salário médio em 94 era pouco mais que o salário mínimo atual mas hoje em dia não se faz nem perto da mesma vida com o dinheiro.
Enfim, offtopic.

Tudo isto devido à perda do valor do dinheiro ao longo do tempo, consequência das taxas de inflação!
 
Só reparei agora, não a consola era, e é (ainda a tenho por aqui) NTSC-J, e, sim, como depois indicaram, não foi no Continente, foi no Carrefour.
Todos os jogos corriam na sua versão NTSC-J, joguei a versão mais rapida do Sonic 2, levei com caracteres japoneses (hiragana, Katakana e kanji) e com títulos alterados de vários jogos.
Quanto à ligação usava a unica TV cá de casa que suportava uma ligação RCA e, por sua vez, sinal NTSC.
Bem então era mesmo legit Ntsc-J boa cena! Eu também suspeito do seguinte: Eu tive a fazer uma comparação com do plástico das europeias comparadas com a Genesis 1 que tenho e é idêntico. Contudo eu tenho duas MD´s com shell jap mas eram conversões pal e o plastico não era tão denso como o orginal e comparando imagens por uma Japonesa mesmo, as conversões tinham o plástico mais brilhante e via-se que a textura era um pouco diferente. Ainda assim para quem não notasse as diferenças diria que é a mesma coisa. Por isso é que fiquei na ideia que a tua até fosse uma dessas visto que parece que tiveram uma linha de montagem para o mercado europeu. Mas boa cena! Entao back in the day ja podias mandar o bragging sobre os 60hz goodness ahahah

E quem se lembra do General Chaos?! qu eenorme vício com este jogo na Mega Drive. x)
Eu devo ser dos poucos possivelmente que nunca gostou dos jogos publicados pela E.A. Até hoje não consigo gostar nem dos jogos em si nem do aspecto fisico. Como tal evito de adquirir jogos da E.A. Mas tenho um guilty pleasure pelo Shaq-Fu! xD
 
Última edição pelo moderador:
E quem se lembra do General Chaos?! qu eenorme vício com este jogo na Mega Drive. x)

Esse jogo era muito á frente.... tanta "matança"... eu era viciado nesse jogo... jogar a 4 ainda era melhor...:beerchug:

GeneralChaos_MD_EU_Box.jpg
 
Já nem me lembrava do General Chaos, onde vivo em Oeiras alguns videoclubes alugavam para alem de VHS alguns jogos de MegaDrive, foi assim que conheci o General Chaos, grande jogo!

Depois de alugar tinha sempre a opçao de compra e era um pouco mais barato que um jogo novo a estrear, foi assim que comprei o Mortal Kombat 2, Castlevania,Samurai Shodown entre outros, lembro-me de ter levado um grande barrete com o Primal Rage, na versao MegaDrive pelo menos era um jogo mesmo muito fraco...

Feito cigano falei super bem do jogo na escola e um corajoso pediu para trocar pelo Eternal Champions, tao novo e já a fazer excelentes negocios :D
 
tive para comprar esse jogo em miudo mas depois de o experimentar nao sabia jogar mas chamou me atençao mas acabei por levar o super kick off.

depois fui a outra loja e voltei a experimentar o jogo mas consegui jogar e perdi a ideia dele lol. aqui na minha zona so deixavam experimentar um jogo se fosse para comprar e como comprava um jogo de ano a ano era mau cliente lol

tenho o jogo mas nunca mais voltei a jogar quem sabe ainda experimento de novo a terceira e de vez lol
 
O General Chaos era óptimo, uma coisa que nunca percebi era o ***** que disparava no chão quando tava a morrer. É que era o tiro que tambem nos matava...e o nosso personagem tambem podia fazer isso mas nunca percebi se havia algum botão, se era timing ou se era puramente random.
 
Back
Topo