Ó rapazinho, neste momento, e sempre, até então, a Optimus Rede4 ou Pop8 nunca obrigaram a consumir para ter o cartão activo. Só a UZO e Vodafone Directo é que obrigaram sempre a isso. Se não realizarem chamada ou enviarem sms, ficam desactivados. Já a Optimus, basta receber comunicações.
Primeiro que tudo, que raio de confianças são essas para me chamares "rapazinho"? Nunca te dei confianças semelhantes, portanto respeito é muito bonito, e eu agradeço.
Em segundo lugar, todos os tarifários de todos os operadores obrigam a tráfego para manterem o cartão ativo. Pode é ser grátis ou pago, e isso depende de operador para operador e de tarifário para tarifário até, por vezes.
Neste caso:
» OPTIMUS POP - Chamada efetuada ou recebida, paga ou não, a cada 90 dias. Além desta condição agora tens de fazer um carregamento ou uma comunicação paga a cada 30 dias, caso contrário debitam-te 0,75€ para "manutenção de número".
» VODAFONE DIRECTO - Chamada efetuada, paga, a cada 120 dias.
» UZO - Chamada ou mensagem efetuados, pago ou não, a cada 120 dias (por consumo entende-se "tráfego", e uma SMS grátis é tráfego).
Essa ideia da Optimus não obrigar a consumir será, portanto, a partir de 1/Fev 2013, mentira... a não ser que queiras pagar 0,75€/mês. Além do ridículo que é pagar-se 0,75€/mês para manutenção do número, que nunca vi nada assim numa low-cost, e sempre se deu a manutenção do número bastando aquelas condições a cada 90/120 dias. Mais: se não tiveres os 0,75€ em saldo e chegar aos 30 dias sem comunicações feitas, adeus número...
E quer-me parecer que vou, pela primeira vez desde que ando em fóruns, dar uso à função "ignore".