Reparação de laptop, estou a ser enganada?

eu entendo que para vocês seja "fácil" falar porque estão por dentro do tema e dominam o assunto, chegam lá e ninguém vos toma por parvo
não tem a ver com o dominar o assunto.
se eu mandar um frigorifico para arranjar, me disserem que é do cabo, arranjarem e ficar na mesma. depois dizerem que é das resistencias, e depois apercebo-me que vão trocar o controlador, eu apenas concluo que das duas uma: ou me estão a enganar, ou não percebem nada de poda. em qualquer dos casos, peço o dinheiro e o artigo de volta, e vou a uma casa que me resolva o assunto.
 
Nao afirmando a 100%, mas essa maquina não leva Nec Tokins.
Novamente nao sendo a 100%, o que me parece que aconteceu é que fizeram um reflow (aquecimento) da grafica, o que permitiu que funcionasse alguns dias, mas com jogos ou videos isso vai ao ar muito rapido.
Ao contrario, do que já disseram aqui, um reballing bem feito durante muito tempo (normalmente 1 ano ou mais), o que até acho relativamente aceitavel.
Com o reflow devem ter "esturrado" o chip grafico e agora provavelmente tiveram que pedir um e substituir (o que duvido que sejam eles a fazer, pois é necessário equipamentos bastante caros para isso). Provavelmente a maquina nem estará nas instalaçoes deles.
O que poderão tambem substituir é a board por completo, mas nunca por nova (não há stocks disso infelizmente), mas há boards recondicionadas que representam tambem boas soluçoes, mas nunca por 75€ (são bem mais caras).
Volto a frisar: nada disto é a 100%, mas é o que me parece.
 
Pedes os 75€ de volta e vens embora com o portátil. Não vejo mais nada a fazer, sinceramente.

Pois mas ele disse que "chega amanhã" a motherboard (afinal já não é uma gráfica lol). Ele pode argumentar que a culpa é minha (que de certa forma é pois não me precavi antecipadamente em saber exactamente o que é que ele ia fazer) e que não vai perder X dinheiro em ter mandado vir a peça e ficamos lá a olhar um para o outro a fazer braço de ferro. A garantia deles teoricamente o que faz é cobrir um reparo feito por eles e caso esteja mal reparado (que foi o que aconteceu) eles responsabilizam-se pelos custos (isto foi-me dito pelo propriatário da loja). No entnato, na minha factura só diz "Garantia de 3 meses" não tenho nenhum documento escrito que comprove isso, por outras palavras estou lixada e por culpa minha que não fui inteligente em prever estas situações.

Agradeço os vossos comentários e os esclarecimentos, se tiverem interesse posso fazer um update do desfecho deste episódio informático lol. Fica a lição
 
Nao afirmando a 100%, mas essa maquina não leva Nec Tokins.
Novamente nao sendo a 100%, o que me parece que aconteceu é que fizeram um reflow (aquecimento) da grafica, o que permitiu que funcionasse alguns dias, mas com jogos ou videos isso vai ao ar muito rapido.
Ao contrario, do que já disseram aqui, um reballing bem feito durante muito tempo (normalmente 1 ano ou mais), o que até acho relativamente aceitavel.
Com o reflow devem ter "esturrado" o chip grafico e agora provavelmente tiveram que pedir um e substituir (o que duvido que sejam eles a fazer, pois é necessário equipamentos bastante caros para isso). Provavelmente a maquina nem estará nas instalaçoes deles.
O que poderão tambem substituir é a board por completo, mas nunca por nova (não há stocks disso infelizmente), mas há boards recondicionadas que representam tambem boas soluçoes, mas nunca por 75€ (são bem mais caras).
Volto a frisar: nada disto é a 100%, mas é o que me parece.

Na tua opinião então o que eles estão a fazer agora é a pôr um equipamento todo podre" mas que aguente mais 3 meses para limparem as mãos é isso? Ou achas que existe a possibilidade de estarem a ser honestos e a assumirem o erro deles de má reparação e vão-me pôr uma coisa em condições apesar de terem prejuizo?

Eu vou-lhe pedir para ele me dizer ao certo o que fez, ele vai dizer obviamente que a peça é usada, assim sendo não posso exigir a garantia da peça certo? Além da garantia deles de 3 meses.

Existe forma de eu saber o equipamento que eles me vão colocar sem ter de abrir o portátil? Se depois eu for ver as spcs do laptop através do software como fazia normalmente vai aparecer as peças que me colocaram actuais?

Peço desde já desculpa pela minha ignorância mas de facto percebo muito pouco deste assunto
 
Embora o Larbac tenha razão quanto ao reballing durar (algum tempo), como ele mesmo disse se for bem feito, das lojas que conheço, nem bem nem mal, simplesmente não o fazem! Fazem sim reflow.
 
Cheguei! :D

Pelo que apanhei por alto e usando o meu mestrado de futurologia emitido pela universidade de Osforde, ganho num pacote de batata frita, o que vai acontecer é que um dia e supostamente não muito em breve vão ligar da loja a dizer para ir buscar o aparelho; e depois lá chegando está lá uma conta de uma gráfica e uma board e mais o que for à espera. E se a coisa for mesmo para descanbar nem vai haver documentação das alegadas peças colocadas e a garantia deles vai ser de 3 meses.

---

Bem vamos ao que interessa de como se deve atuar num pedido de reparação. Uma reparação é uma prestação de um serviço, uma empreitada. É uma obra.
Em todas as obras só as devemos adjudicar ao nos ser entregue por escrito um orçamento que contenha:
- todos os dados do reparador, incluindo nome, morada e número de contribuinte;
- descrição da anomalia;
- peças a reparar/substituir/whatever;
- prazo;
- preço final, indicando preço das peças, mão de obra e imposto. Ou pelo menos estimativa.

Isto é o básico dos básicos. Quem não fornecer isto ou o quiser dar de boca ou der alguma desculpa para não fazer este mínimo dos mínimos está-nos a dar a clara instrução de que devemos pegar no que é nosso, sair porta fora e seguirmos com a nossa vida porque ali garantidamente estamos mal.

Com um documento que contenha esta informação e havendo falha, está a parte em falta em incumprimento contratual.

---

Para a situação atual o teórico correto a ser efetuado seria queixa no Livro de Reclamações, ir à loja buscar o aparelho e em caso de recusa chamar as autoridades ao local para ser apresentada queixa (de abuso de confiança a descair para furto) e ser tomada nota do ocorrência. E depois seguir com um processo civil de pedido de indemnização por danos patrimoniais e não patrimoniais e tudo o mais que houver que se possa colar na situação.

E com isto teoricamente vai-se andar a rebolar 5 anos fora os gastos e chatices (a não ser que exista Julgado de Paz na zona). Pelo menos falando da última parte.
Resultados práticos da queixa no Livro de Reclamações (que se deve fazer sempre) infelizmente já sabemos que é uma carta tipo da ASAE a dizer que se trata de uma questão de foro contratual e na qual não podem intervir. É o que os inúteis da ASAE mandam como respostas a todas as queixas no Livro, não lêem uma sequer. Nem que dê multa.
A ASAE só trabalha com câmaras de vídeo atrás para dar a impressão que fazem alguma coisa na vida. Nada como um bom marketing para fazer inúteis parecerem heróis (Kardashians anyone?:D).

---

Por isso qual é o ideal a fazer para tentar resolver isto de imediato? É ir à loja na companhia de duas testemunhas sem laços familiares, exigir o aparelho de volta de imediato, exigir a devolução do montante pago na totalidade de imediato e deixar claro que algum dano que resulte da intervenção deles no aparelho terá repercussões para a loja visto que são civilmente responsáveis. Em caso de recusa é chamar as autoridades ao local.
Aí pelo menos o pc devem devolver. Se não devolverem o dinheiro terá que ser metida a tal ação civil.

---

Não vale a pena eu estar a citar leis e mais o que for porque pode ser contraproducente. Interessa mesmo é tentar resolver a situação o mais rápido possível. Mas claro, pelo menos para o que está feito até agora sou mesmo forçado a dizer que quem exerce atividade comercial em Portugal é obrigado a cumprir as leis portuguesas, e a lei portuguesa sobre as empreitadas impõe que o prazo mínimo de garantia é 1 (um) ano. E não 3 meses como dizem dar na loja. Tenho aqui a informação necessária: => Garantia de prestação de serviços (empreitadas)
Deixa-lhes logo a informação que todas as reparações que eles fizeram até hoje e que farão no futuro têm por imposição legal 1 ano de garantia e peças substituídas têm 2 anos de garantia. E acrescenta que isto não é como se quer que seja, é antes como a lei manda que seja.
 
Na tua opinião então o que eles estão a fazer agora é a pôr um equipamento todo podre" mas que aguente mais 3 meses para limparem as mãos é isso? Ou achas que existe a possibilidade de estarem a ser honestos e a assumirem o erro deles de má reparação e vão-me pôr uma coisa em condições apesar de terem prejuizo?

Eu vou-lhe pedir para ele me dizer ao certo o que fez, ele vai dizer obviamente que a peça é usada, assim sendo não posso exigir a garantia da peça certo? Além da garantia deles de 3 meses.

Existe forma de eu saber o equipamento que eles me vão colocar sem ter de abrir o portátil? Se depois eu for ver as spcs do laptop através do software como fazia normalmente vai aparecer as peças que me colocaram actuais?

Peço desde já desculpa pela minha ignorância mas de facto percebo muito pouco deste assunto

Nao digo que fique "todo podre". Acredito que fique a funcionar (a maquina também ja estava avariada, certo?, logo podre??).
Nao conseguirás ver se as peças são novas ou usadas, pois por exemplo a grafica ao ser trocada ou reparada, vai-se manter com as mesmas caracteristicas. Só talvez abrindo e mesmo assim nao sei se darás por ela.

Eu digo isto, pensado que a loja está a agir de boa fé e está a tentar solucionar o problema. Por vezes, até a falar, as coisas parecem "azedas", mas nada como falar e chegar a uma solução.
 
Cheguei! :D

Pelo que apanhei por alto e usando o meu mestrado de futurologia emitido pela universidade de Osforde, ganho num pacote de batata frita, o que vai acontecer é que um dia e supostamente não muito em breve vão ligar da loja a dizer para ir buscar o aparelho; e depois lá chegando está lá uma conta de uma gráfica e uma board e mais o que for à espera. E se a coisa for mesmo para descanbar nem vai haver documentação das alegadas peças colocadas e a garantia deles vai ser de 3 meses. (...)

Boa tarde @mbarbedo como está? Antes de mais queria-lhe agradecer pelo seu comentário pois foi o que me deu motivação para ir à loja confrontar o dono! Resumidamente o que aconteceu foi o seguinte:

- Perguntei ao senhor como era em relação ao tal ship dos nectokings que tinha colado inicialmente, se iriam retirar ou colocar outro o qual disse que não iam tirar pois estava na tal "garantia" deles.

- Perguntei sobre essa tal peça que tinha mandado vir, disseram-me que o problema era da gráfica e sempre me disse que tinha mandado vir uma gráfica mas agora afinal era uma motherboard e ele explicou-me (que eu já sabia porque explicaram-me ontem aqui nos comentários) que tinha de mandar vir a peça toda porque não dá para colocar de outra forma. Perguntei então que garantias tinha essa peça, que modelo era, idade da peça visto ser usada. Desta vez o dono começou-se a entalar um bocado e já preparado para me começar a enrolar, disse que não sabia a idade da peça e que me dava garantia de 6 meses! Eu disse-lhe que não podia aceitar colocarem-me uma peça no meu portátil que não sabia a idade e etc e ele afirmou que ninguém garante nada quando vendem as peças, o qual eu respostei "não é bem assim que eu saiba quando vendem uma peça costuma ter entre 1 ano a 2 anos de garantia da peça" ele disse que a garantia que lhe deram era então essa dos 6 meses. Voltei a insistir dizendo que não podia aceitar esse risco visto que ia puxar muito pela gráfica sem sombra de dúvidas e nada que me estava a garantir que durasse 6 meses e 1 dia.

- Começou então o "braço de ferro" pois o dono começou a arcartar-me com a culpa de ter encomendado a peça e que agora ia ter prejuizo o qual eu respondi que TAMBÉM por minha culpa não devia ter encomendado nada sem falar comigo primeiro sobre o que ia fazer e o tipo de peça. Também me tentou enrolar novamente a dizer que inicialmente o problema era dos nectokings e que eles corrigiram isso mas que depois apareceu outro problema que foi o tal da gráfica!!! Eu aí nem estava a acreditar respondi muito indignada a dizer que não foi assim que aconteceu (é com cada uma!!).

- Entretanto afinal ele já ia conseguir despachar a motherboard TALVEZ para outra pessoa entre amanhã e sábado, e assim sendo que me devolveria o dinheiro e a minha máquina (antes de chegarmos a este concesso tinha-me dito que só me podia devolver os 75€ em abatimento noutro portátil que eu quisesse comprar).


CONCLUSÃO, estou à espera que de facto ele me ligue e me devolva a minha máquina e o meu dinheiro. Francamente estou com receio que isto ainda dê "pano para mais mangas" e que altere ou roube as peças que tinha no meu portátil, ou que arrange forma de não fazer isto amigavelmente...
 
Última edição:
Só agora me "bateu" que não devia ter saído da loja sem o meu computador e o dinheiro... Não era cá esperar até sábado para ver se alguém queria aquela motherboard... Oh lord
 
Efectivamente não devia ter sido a hipotese ao tal senhor de ficar com o pc na posse dele. Agora ele fará tudo o que quiser até sábado.

Mas sugere que eu vá lá novamente e que traga o portátil? É que o que foi acordado verbalmente foi que eu ia esperar que ele lá conseguisse "despachar" a motherboard a outra pessoa até sábado e que depois me chamava para ir lá buscar o portátil e o dinheiro.

O que faço? Com que argumento e pretexto posso lá voltar para conseguir trazer o equipamento sem o acusar directamente de que existe a possibilidade de ele me roubar?

HELP é por isso que eu não lido com estas situações faço sempre asneira, enfim!
 
que precisa urgentemente de fazer um trabalho, para entregar ate amanha.. e como está privado de tal, necessita forçosamente dele
 
que precisa urgentemente de fazer um trabalho, para entregar ate amanha.. e como está privado de tal, necessita forçosamente dele

Isso já foi o argumento que eu usei há duas semanas para ele perceber que eu precisava mesmo do portátil de volta, que foi quando ele me garantiu "está pronto no MÁXIMO na próxima terça-feira".

Além de que se ele me devolver hoje o computador eu não vou conseguir usa-lo para trabalhar porque o computador não funciona e ele sabe disso não é...
 
Back
Topo