Router NOS 4.0

Desculpem o double post mas este router tem menos atividade e eu estou sempre a relatar...

Já que andei a relatar problemas do bicho - que na minha ignorância apontaria para o firmware que impõe o sistema aminhanet.nos.pt - além de problemas de fraqueza da rede 2.4 que funciona mas era indicada na monitorização de rede como péssima (se calhar o sistema é que sabe...) agora nem sequer dá para aceder à monitorização/optimização da mesma pois embora inútil sempre nos dá uma ideia do que está à volta do 4...
Screenshot-2020-09-16-A-minha-Net-2.png

Mais uma inutilidade pois além das redes estarem ativas ando à volta entre os dois menos para dar com redes ativas que não podem ser monitorizadas... Mesmo desligando as redes wifi e voltando a ligá-las... É um luxo...
 
além de problemas de fraqueza da rede 2.4 que funciona mas era indicada na monitorização de rede como péssima
Praticamente já desisti de usar a rede 2.4 aqui em casa. Fazia sentido porque tem mais alcance e há zonas da casa em que preferia estar ligado a essa, mas metade das vezes o telefone nem se consegue ligar.
 
Eu vi no fórum hoje e tive esta prenda até há duas semanas... não me lembro de receber qualquer sms... Não acredito que os clientes sejam todos utilizadores ou visitantes frequentes do fórum NOS...
Se é para melhorar a experiência convem que chegue ao utilizador, digo eu... Nunca tive dúvida alguma que funcionasse melhor, embora com aquela peça é difícil saber é se pode ser pior... Como só ligava ao wifi para algum teste nem me preocupava muito, mas que já podia estar como funcionou anteriormente era mais que certo... Até a monitorização wifi estava inutilizada na nosnet apesar de ter sido sempre de utilidade reduzida...

E se como no forum dizem que é um dos equipamentos nmais utilizados pelos cientes convinha ser mais "apoiado" e não esquecido como ficou...
 
Eu vi no fórum hoje e tive esta prenda até há duas semanas... não me lembro de receber qualquer sms... Não acredito que os clientes sejam todos utilizadores ou visitantes frequentes do fórum NOS...
Se é para melhorar a experiência convem que chegue ao utilizador, digo eu... Nunca tive dúvida alguma que funcionasse melhor, embora com aquela peça é difícil saber é se pode ser pior... Como só ligava ao wifi para algum teste nem me preocupava muito, mas que já podia estar como funcionou anteriormente era mais que certo... Até a monitorização wifi estava inutilizada na nosnet apesar de ter sido sempre de utilidade reduzida...

E se como no forum dizem que é um dos equipamentos nmais utilizados pelos cientes convinha ser mais "apoiado" e não esquecido como ficou...
Eu abandonei esse tijolo e foi o melhor que fiz. Um router meu, em ftth, impecável. A net nem parece a mesma.
 
Também não tive conhecimento disso.
Por acaso até já tinha configurado o router para usar nomes diferentes para cada uma das redes e assim saber exactamente a qual estou ligado, mas há umas semanas simplesmente desactivei a rede 2.4GHz.
Era demasiado instável, os equipamentos diziam que estavam ligados mas depois percebia que não tinham net, outros perdiam o acesso à rede, era um pesadelo.
 
o que deve gerar o aprovisonamento no caso dele (FTTH) é o ont, digo eu que sei pouco...
Sim, em FTTH, quando existe ONT, tb acho que o aprovisionamento é maioritariamente feito pelo ONT, mas pensei que a box para ser corretamente aprovisionada precisaria de ligação ao router da NOS para os serviços interativos.
 
Sim, em FTTH, quando existe ONT, tb acho que o aprovisionamento é maioritariamente feito pelo ONT, mas pensei que a box para ser corretamente aprovisionada precisaria de ligação ao router da NOS para os serviços interativos.
Só posso usar a minha experiência com a MEO - podia perfeitamente desligar o router deles se abdicasse do fixo - e porque não explorei muito a questão pois sabia que era possível mesmo isso. Optei por manter uma situação hibrida em que o meu fazia a ligação à net e em bridge permitia o deles para o fixo. Assim conseguia ter a velocidade contratada na net sem estrangulamento do router deles (não era muito mas mesmo assim funcionava bem)
 
Mas colocaste o teu em modo bridge com o 4.0 da NOS ou removeste mesmo o Power Router da equação?
Comprei um router que custou 55€. Está ligado ao ONT e sem problemas nenhuns na net e TV. O 4 está dentro da caixa.

Nunca mais tive quebras de net, a interactividade da box funciona tal e qual ou até melhor.

Net da NOS, afinal não é má , os aparelhos é que são.

Não tenho tlf fixo, não usava antes mas sei que é possível. Talvez um router melhor mas para meu uso não justificava.

Passei de carro velho para uma "máquina".

Mulher é professora, tinha sempre de ligar cabos ao PC porque para dar aulas era uma chatice, agora via Wi-Fi é tranquilo.
 
Última edição:
Comprei um router que custou 55€. Está ligado ao ONT e sem problemas nenhuns na net e TV. O 4 está dentro da caixa.

Nunca mais tive quebras de net, a interactividade da box funciona tal e qual ou até melhor.

Net da NOS, afinal não é má , os aparelhos é que são.

Não tenho tlf fixo, não usava antes mas sei que é possível. Talvez um router melhor mas para meu uso não justificava.

Passei de carro velho para uma "máquina".

Mulher é professora, tinha sempre de ligar cabos ao PC porque para dar aulas era uma chatice, agora via Wi-Fi é tranquilo.
E não precisaste de fazer configurações nenhumas em termos de VLANs e assim?
De facto, a internet da NOS não é nada má. Em FTTH pelo menos. Eu uso ligado ao router 4.0, mas a maior parte da utilização que faço é em PC fixo e, por isso, nunca tive problemas. Tenho sempre as velocidades contratadas, net sempre a bombar e em quase ano e meio não me lembro assim de nenhuma quebra no serviço de internet...
 
E não precisaste de fazer configurações nenhumas em termos de VLANs e assim?
De facto, a internet da NOS não é nada má. Em FTTH pelo menos. Eu uso ligado ao router 4.0, mas a maior parte da utilização que faço é em PC fixo e, por isso, nunca tive problemas. Tenho sempre as velocidades contratadas, net sempre a bombar e em quase ano e meio não me lembro assim de nenhuma quebra no serviço de internet...
Sim mas isso é facílimo pelo menos no Asus. Vlan 11 para net e 13 par iptv. Defini uma porta em concreto para a box, tem de ligar sempre a essa, e já está. 5 minutos que perdi.

@tomas_loeps

https://imgur.com/a/t3VKpna

Está aqui uma imagem, feita pelo @Cunha90
 
Última edição:
Boa dia a todos e, já agora, Boas Festas :)

Precisava que me esclarecessem uma dúvida, se possível.
Eu tenho instalação Iris (HFC) com 200/20 de net (router 3.0) e a NOS ligou-me a propôr um upgrade para 500/100 com o router 4.0 - isto é possível numa instalação HFC?
A minha única queixa relativamente à NOS é o fraco alcance do wi-fi e gostava de saber se o 4.0 melhora esse aspecto do serviço.
Agradeço desde já qualquer informação sobre este assunto.
 
Back
Topo