Multi Selos IGAC

@Rubenzito
Há lojas multinacionais que continuam a pedir o selo IGAC. É uma condição da própria loja e não tem nada haver com leis.

(Esse caso se existiu foi só parvo. Nenhuma loja é obrigada a comprar algo a um particular.)
 
@Rubenzito
Há lojas multinacionais que continuam a pedir o selo IGAC. É uma condição da própria loja e não tem nada haver com leis.

(Esse caso se existiu foi só parvo. Nenhuma loja é obrigada a comprar algo a um particular.)
Concordo a loja está a comprar um usado, pode decidir comprar ou não conforme o estado de conservação, selo, etc.
 
@Rubenzito
Há lojas multinacionais que continuam a pedir o selo IGAC. É uma condição da própria loja e não tem nada haver com leis.

(Esse caso se existiu foi só parvo. Nenhuma loja é obrigada a comprar algo a um particular.)

Mas era o que estava a dizer, as condições das lojas não podem sobrepor-se à lei.
A Lei é clara, so é obrigatório o selo no momento em que o artigo é colocado à venda pela primeira vez.
Que a loja não seja obrigada a comprar, concordo, mas não pode alegar a falta de selo como razão para não comprar.
 
A lei não obriga uma loja a comprar o que quer que seja. A loja pode muito bem definir os critérios que bem entender para a compra a particulares. Neste caso, o selo IGAC é apenas um indicativo visual de que a cópia em questão é a comercializada no nosso país, e evita logo à partida questões de regiões/língua/compatibilidade/etc. Muitas vezes a cópia vendida cá é exactamente igual à vendida em Espanha ou no Reino Unido, mas é irrelevante. Não vão estar a perder tempo a ver caso a caso. É mais uma questão prática que outra coisa.
 
não pode alegar a falta de selo como razão para não comprar.
Claro que pode. Pode alegar que não cumpre uma ou mais condições explícitas. (O vendedor desconhecedor dizer que uma condição é lei é que é por-se a jeito para um particular insistente e que está disposto a perder tempo com advogados.)
 
A lei não obriga uma loja a comprar o que quer que seja. A loja pode muito bem definir os critérios que bem entender para a compra a particulares. Neste caso, o selo IGAC é apenas um indicativo visual de que a cópia em questão é a comercializada no nosso país, e evita logo à partida questões de regiões/língua/compatibilidade/etc. Muitas vezes a cópia vendida cá é exactamente igual à vendida em Espanha ou no Reino Unido, mas é irrelevante. Não vão estar a perder tempo a ver caso a caso. É mais uma questão prática que outra coisa.

Claro que pode. Pode alegar que não cumpre uma ou mais condições explícitas. (O vendedor desconhecedor dizer que uma condição é lei é que é por-se a jeito para um particular insistente e que está disposto a perder tempo com advogados.)

Eu não estou a dizer que loja é sempre obrigada a comprar.
Alegar que o selo é uma das condicionantes tem por base uma premissa falsa.
Aliás, por isso é que muita gente nem lá vende ou compra, depois acabam por fechar.
 
Não é uma premissa falsa porque para o funcionário que estiver a atender é mesmo obrigatório se for uma política da loja. A loja não é obrigada a comprar nada independentemente de ter o selo IGAC ou não. Pelo menos é esta a minha interpretação
 
Não é uma premissa falsa porque para o funcionário que estiver a atender é mesmo obrigatório se for uma política da loja. A loja não é obrigada a comprar nada independentemente de ter o selo IGAC ou não. Pelo menos é esta a minha interpretação

Para vender à loja é obrigatório, são eles que ditam os critérios.

Ou não me estou a explicar bem, ou vocês não estão a perceber.
A Lei diz que a obrigatoriedade do selo só se aplica na primeira venda, e não numa 2ª, 3ª, 4ª...
Por outras palavras, não se aplica a obrigatoriedade do selo quando o artigo é usado.

A loja tem todo o direito de recusar uma compra.
E pode mesmo alegar a falta do selo.
Mas de acordo com a Lei é um argumento inválido.
Não a impede na mesma a recusa em comprar um produto.
Mas não está a fazer uma pratica honesta.
É apenas isso.
 
Não ser obrigatório ter não é o mesmo que ser proibido ver se tem.

Além disso a loja ou tem direito de recusar ou o argumento é inválido segundo a lei. São coisas exclusivas.
 
Ou não me estou a explicar bem, ou vocês não estão a perceber.
A Lei diz que a obrigatoriedade do selo só se aplica na primeira venda, e não numa 2ª, 3ª, 4ª...
Por outras palavras, não se aplica a obrigatoriedade do selo quando o artigo é usado.

A loja tem todo o direito de recusar uma compra.
E pode mesmo alegar a falta do selo.
Mas de acordo com a Lei é um argumento inválido.
Não a impede na mesma a recusa em comprar um produto.
Mas não está a fazer uma pratica honesta.
É apenas isso.

Estás a confundir coisas diferentes. A loja certamente não argumenta que está proibida por lei de vender cópias usadas sem selo. Não o faz por obrigação da política interna da loja, que decidiu que o selo é um requisito obrigatório (tal como a condição do produto e outras coisas) para comprar cópias usadas a particulares. Quem quiser vender as suas cópias à loja, esta obriga a que estas tenham o selo. Ou seja, é obrigatório o selo para vender à loja. Mas para vender a outra loja pode já não ser. É um critério que a loja escolheu. Isso não é ilegal nem desonesto. É um critério apenas, com o qual se pode concordar ou discordar.
 
Os famosos selos IGAC, nos tempos da PS2 abria os jogos e normalmente iam para o lixo, na PS3 era 50-50, nos tempos da PS4 pus-me fino e já guardei. Por sim ou por não é melhor guardar, mesmo que não tenha interesse em vender os jogos. Recomendo ao pessoal que vende os seus jogos a fazê-lo.
 
Tenho muitos jogos ps2 e x360 em que para abrir a caixa tinha de cortar o selo...
Hoje em dia já vêm no plástico e guardo sempre entre a caixa e a cover de cada jogo, apesar de nunca ter vendido nenhum jogo :biglaugh:
 
Olá pessoal eu estou a tentar vender uns jogos mas justamente por causa de não ter o selo não o consegui fazer na worten, não sei onde mais possa vender, tem sugestões??
 
boas e normal um jogo vir tudo em espanhol?
audio e legendas?
o selo supostamente nao e de produto nacional?
 
Última edição pelo moderador:
Em muitos raros casos, é possível que as nossas lojas físicas vendam jogos em que a capa venha com o titulo e descrição do jogo em espanhol.
Agora, ele vir totalmente falado e legendado em espanhol sem outra opção, isso é algo que só acontece com os jogos vendidos em Espanha e possivelmente ainda em Andorra.

Nos tempos da PlayStation 2 cheguei a comprar um jogo em Andorra e quase não o joguei porque quando cheguei a casa descobri isso mesmo.
 
Back
Topo