Shelly 2.5 e estores

E valera a pena usar o ha? Eu acho a app muito boa! Quando penso nas configs do ha e no tempo que se perde...
Eu penso que vou ficar pela app para já! Obrigado a todos pela ajuda!
Viva. O HA vale muito a pena. A diferença para a app do Shelly é que na app da Shelly geres diretamente os aparelhos da Shelly, no HA podes "misturar" um conjunto de integrações e de customizações de UI enorme. Eu tenho tanto Shelly e HA e é brutal. Ainda ontem estive a estudar uma automação para me baixar os estores de acordo com a posição do Sol e a Temperatura juntando a integração dos Shellys e de outros sistemas.

Comprei um Shelly H&T e mais uma vez não o consigo adicionar.

Na app da Shelly vou a Add device e não aparece nada. Tou ligado ao Wi-Fi 2.4 que só uso para os Shelly.

Os 2.5 tive de formatar, este nem assim.
Eu ainda ontem adicionei o HT mas não estive à espera que a app do Shelly me dissesse que tinha encotrado. Fiz o add device e funcionou. Se forem os Shellys 2.5/1/.. prefiro ligá-los primeiro à tomada (tenho um cabo para ligar à tomada com a fase e o neutro disponíveis) e emparelhá-los à net e depois sim trato de os meter nos interruptores.
 
Comprei um Shelly H&T e mais uma vez não o consigo adicionar.
Estes Shelly's não estão sempre ligados.
O ideal será dares um toque no botão de reset (apenas um toque), para o acordares e adicionares logo de seguida.

Depois, só consegui atualizar o firmware acedendo ao IP do equipamento e não através da app. Coloquei com IP fixo e pus estas definições:
 
Se forem os Shellys 2.5/1/.. prefiro ligá-los primeiro à tomada (tenho um cabo para ligar à tomada com a fase e o neutro disponíveis) e emparelhá-los à net e depois sim trato de os meter nos interruptores.
Exatamente como eu fiz, sendo que dos oito que comprei como novos, o que me permitiu descobrir que 2 não funcionavam por estarem registados noutra conta, entretanto resolvido, e um terceiro que só descobri mais tarde nas configurações que tinha um canal avariado!!!
 
Viva. O HA vale muito a pena. A diferença para a app do Shelly é que na app da Shelly geres diretamente os aparelhos da Shelly, no HA podes "misturar" um conjunto de integrações e de customizações de UI enorme. Eu tenho tanto Shelly e HA e é brutal. Ainda ontem estive a estudar uma automação para me baixar os estores de acordo com a posição do Sol e a Temperatura juntando a integração dos Shellys e de outros sistemas.


Eu ainda ontem adicionei o HT mas não estive à espera que a app do Shelly me dissesse que tinha encotrado. Fiz o add device e funcionou. Se forem os Shellys 2.5/1/.. prefiro ligá-los primeiro à tomada (tenho um cabo para ligar à tomada com a fase e o neutro disponíveis) e emparelhá-los à net e depois sim trato de os meter nos interruptores.
Quando descobrirem as potencialidades do HA não vão querer outra coisa. Tenho montes de automações, mas aproveitando o exemplo que deu deixo o meu. De manhã cedo os meus estores abrem todos os dias um bocado, subindo o restante cerca de uma hora depois, mas se estiver a chover alguns já não abrem enquanto outros não sobem na totalidade. Ao final da tarde, a partir de uma determinada hora, (não me recordo qual) fecham mediante a luminosidade exterior. Em dias chuvosos e mais carregados, como é óbvio, e pretendido, fecham muito mais cedo do que em dias de sol.
São apenas uns exemplos entre as dezenas de automações que tenho, que são impossíveis de fazer com a app da shelly.
 
Quando descobrirem as potencialidades do HA não vão querer outra coisa. Tenho montes de automações, mas aproveitando o exemplo que deu deixo o meu. De manhã cedo os meus estores abrem todos os dias um bocado, subindo o restante cerca de uma hora depois, mas se estiver a chover alguns já não abrem enquanto outros não sobem na totalidade. Ao final da tarde, a partir de uma determinada hora, (não me recordo qual) fecham mediante a luminosidade exterior. Em dias chuvosos e mais carregados, como é óbvio, e pretendido, fecham muito mais cedo do que em dias de sol.
São apenas uns exemplos entre as dezenas de automações que tenho, que são impossíveis de fazer com a app da shelly.

Porreiro! Esses cenários baseados na chuva/luminosidade como são controlados? Está ligado a algum site de meteorologia?
 
Porreiro! Esses cenários baseados na chuva/luminosidade como são controlados? Está ligado a algum site de meteorologia?
Não. Tenho no exterior sensores de luminosidade, temperatura, humidade, anemometro, precipitação, chuva e pressão atmosférica. Tudo diy integrado no HA via esp32/esp8266. A vantagem do HA é essa. Como um user referiu atrás, permite interagir com dispositivos de diferentes fabricantes e protocolos.
Um outro exemplo. Tenho um shelly 1pm ligado a uma luz que acende quando é detectado movimento a entrar em casa (sensor zigbee), mas só funciona à noite (sensor luminosidade) quando eu ou a minha esposa entramos na zona que tenho definida como casa (GPS telemóvel) e o portão da garagem não abriu (shelly 1 com Reed switch).
 
Última edição:
Isso é muito interessante e útil, mas está ao alcance de um "não-informático"? Acredito que envolva muita programação, não será plug&play.
 
Isso é muito interessante e útil, mas está ao alcance de um "não-informático"? Acredito que envolva muita programação, não será plug&play.
Está ao alcance de qualquer um. Eu que o diga, que de informático tenho pouco[emoji16]. Tem exemplos básicos, mas funcionais, para muitos dos sensores disponíveis para o esp home. Se quiser coisas mais complexas dá mais algum trabalho, mas há montes de exemplos na Internet e a ajuda é fantástica nos sites/fóruns da área. Uma vista de olhos no site esphome já fica com uma ideia das potencialidades destas placas baratas, mas são apenas mais um exemplo do que é possível integrar no HA.
 
Ora bem, iniciei me nesta temática e la adquiri dois shelly 2.5 para colocar nos estores.

Foi um filme ligar um, atualizar e configurar, já seria de esperar sendo o primeiro e a primeira vez que o ia fazer mas la consegui e já funciona no HomeKit sem hub algum através do mongoose.

O segundo é que tive azar, unidade defeituosa. O SW2 não passa corrente de todo. Não dá mesmo contacto. O botão de descer físico o estore fica sem funcionar, apesar de dar para controlar através do shelly, fisicamente não funciona.

Vou ter que ir trocar e voltar a instalar.

https://ibb.co/CBvXt6F
 
Caro pontesgaia

Aconteceu.me exatamente o mesmo, em oito peças uma exatamente com esses sintomas, canal avariado. Aliás foi complicado porque por azar foi o primeiro que tentei instalar, e como depois o botão físico não funcionava andei às voltas a pensar que era defeito do botão ou incompatibilidade.
Outros 2 deram problemas por já estarem registados, mas la consegui resolver.
Também vou ter que trocar!!!
 
Eu dos 7 que comprei e instalei, tudo 5*! :D
Há uma opção para o estore parar quando sente alguma barreira.
Também ativei essa nos Shelly's aqui de casa.
E conseguiste que funcionasse?
É que há uma situação em que me dava muito jeito essa função (já activei mas não consegui que funcionasse):
Na cozinha, quando a minha Maria estende a roupa na varanda, o estendal impede que o estore feche na totalidade e fica a forçar o mesmo. A intenção seria que o shelly detectasse o obstáculo e parasse... Mas por mais voltas que dê em termos de configuração não consigo que funcione...
 
@kronnuz ativei a opção mas ainda não testei. Tenho optado por ações de sensibilização cá em casa para a Maria não deixar objetos no percurso do estore 😅

Experimentaste alterar as definições?
 
@kronnuz ativei a opção mas ainda não testei. Tenho optado por ações de sensibilização cá em casa para a Maria não deixar objetos no percurso do estore 😅

Experimentaste alterar as definições?
Sim, alterei. Mas nada funcionou... Lol

Lol cá em casa até queria isto a funcionar mais por mim :D
É que às vezes não me apercebo que temos roupa estendida e não queria estar preocupado com isso se, por exemplo, der o comando para fechar todos os estores. Se essa função funcionasse, era porreiro.
É que já pensei sobre como fazer (adicionar um outro dispositivo qualquer que detecte que o estendal está ali, whatever), mas não consigo encontrar solução...
 
Alterando o treeshold da potência não conseguiste que funcionasse? Vendo qual o pico de potência que atinge quando está bloqueado.
 
Sim, já testei josp, mas nunca consegui que funcionasse. Coloquei no modo "While closing" e depois alterei os valores do threshold... mas honestamente não percebi muito bem a lógica por detrás da coisa, por isso foi mesmo por tentativa e erro.
Do que me lembro, a dificuldade é que quando o estore atinge o estendal, não há um aumento da potência... o que faz sentido porque está a descer... se fosse a subir acredito que houvesse, mas assim não.
 
Última edição:
Caro pontesgaia

Aconteceu.me exatamente o mesmo, em oito peças uma exatamente com esses sintomas, canal avariado. Aliás foi complicado porque por azar foi o primeiro que tentei instalar, e como depois o botão físico não funcionava andei às voltas a pensar que era defeito do botão ou incompatibilidade.
Outros 2 deram problemas por já estarem registados, mas la consegui resolver.
Também vou ter que trocar!!!

A sorte foi que o meu amigo que ajudou a instalar isto já tem experiência e disse logo que era defeito porque o outro ficou a funcionar. Mas foi preciso ainda alguma insistência para ele se conectar e actualizar. Ele associou a isso o facto do novo router da MEO não fazer distinção entre 2.4/5, a rede é a mesma.

O problema até foi mesmo ir buscar neutro às caixas de derivação do estore.

Mas pronto, espero resolver já segunda com a troca do shelly na *****.
 
Back
Topo