SSDs - suporte e dúvidas

Mas esse tutorial também mostra passos que hoje em dia não se devem fazer ou que são desnecessários, mesmo para quem ainda usa Windows 7.

De resto, o melhor suporte de SSDs é mais uma razão para fazer o upgrade para o Windows 10.

Apenas por curiosidade, algum passo em questão que não faça qualquer sentido lá mexer?
 
Porque acaso não o fiz para gastar menos, mas sim que teoricamente o SSD funcionava melhor. Além que mais tarde deixei o page file em modo default (deu-me problema nos jogos), a indexação sempre a tive desactivada mesmo quando não tinha SSD e o restauro nunca usei aquilo nem nunca me foi muito útil. Mas ainda no SSD.
 
E comprar mais ram para o sistema não resolve isto?
Um SSD é para se aproveitar ao máximo, até j já há marcas que dão garantias de 5 anos dai que no fundo tem confiança nos equipamentos para darem tais garantias.

Acho que os SSDs mais recentes não tem problemas com isto.
 
Corrigir o quê, o "problema" do page file? Sim, com mais RAM teoricamente ficava solucionado, mas o dinheiro não me cresce das árvores para algo que pode ficar resolvido sem gastar nada. :)
 
Não. Não resolve. Algumas aplicações simplesmente exigem a existência de um page file, mesmo que pequeno (vá-se lá saber porque...).
 
Nunco desligo a pagefile, o sistema queixa-se logo. O que faço é mover a pagefile para outro disco.

O motivo nem é só o desgaste, mas o espaço ocupado. Ter um ficheiro de vários GB quando só tens 120 disponíveis...
 
Última edição:
Eu tinha 8GB de ram com o page fille desligado e havia 1 ou 2 jogos que se queixavam. Provavelmente deve haver outras variáveis a ter em conta para isso vir ao de cima.
 
Então é preciso que a memória comece a fica ocupada.
De qualquer das formas se um SSD só começa a dar problemas após 300TB de escrita leva anos a fio até lá chegar.

Mas um HD mecânico também dá problemas e não são nada poucos.
De qualquer das formas nada dura para sempre.
 
Como disse, eu inicialmente não desactivei o pagefile porque causa do 'gastar menos' mas sim porque pensava que a performance do SSD era melhor. O que não era bem assim, e de qualquer das maneiras tive que activa-lo outra vez por causa dos tais erros nos jogos.

Isso de fazer isto ou aquilo para o SSD durar mais, já não me diz rigorosamente nada.
 
Durante muito tempo tive 8 GB de RAM + 2 GB de pagefile no SSD (o valor recomendado pela Samsung) e não tive quaisquer problemas.

Quando passei para 16 GB de RAM ainda tentei com o pagefile desligado, mas comecei logo a ter problemas. Já não me recordo de todos os sintomas. Mas lembro-me que só acontecia em algumas aplicações e que muito rapidamente conclui que era do pagefile desligado.

Também experimentei a ter o pagefile num disco mecânico, mas o sistema perdia demasiada responsividade.

Conclusão: voltei ao pagefile de 2 GB no SSD e problema resolvido. 2 GB também não é nenhuma fartura (mesmo em SSDs de 120 GB).
 
Deixo que o Windows faça a gestão, mas dentro de limites definidos manualmente. Num SSD de 120 GB tenho 200 MB de mínimo e 2 GB de máximo (é o que a Samsung recomenda para sistemas com mais de 4 GB de RAM).
 
Durante muito tempo tive 8 GB de RAM + 2 GB de pagefile no SSD (o valor recomendado pela Samsung) e não tive quaisquer problemas.

Quando passei para 16 GB de RAM ainda tentei com o pagefile desligado, mas comecei logo a ter problemas. Já não me recordo de todos os sintomas. Mas lembro-me que só acontecia em algumas aplicações e que muito rapidamente conclui que era do pagefile desligado.

Também experimentei a ter o pagefile num disco mecânico, mas o sistema perdia demasiada responsividade.

Conclusão: voltei ao pagefile de 2 GB no SSD e problema resolvido. 2 GB também não é nenhuma fartura (mesmo em SSDs de 120 GB).

Curiosamente nunca notei qualquer diferença de performance com a pagefile no SSD ou no mecanico.

No de 500 GB devo manter se calhar uma pagefile de 2 GB lá e usar simbolic link para retirar alguma tralha passiva (MSO Cache, backups do iTunes, cache do spotify).
 
Back
Topo