SSDs - suporte e dúvidas

no google chrome nas opções tens uma opção para escolher para onde as transferências vão..é alterares para uma pasta no HDD

pronto.. acho que não me estou a conseguir explicar bem. Acabei de instalar o FM 18 pela steam e escolhi o HDD, ok até ai tudo bem, mas a pasta Sports Interative foi criada no Este PC > Documentos que fica no SSD.
 
Windows e programas são no SSD, jogos são no HDD. Se meteres os programas que usas normalmente no HDD, não compraste o SSD para nada, vais estar a capar os programas na mesma.
 
Aí já dependeria da capacidade do SSD, se tiver GB suficientes para jogos, é por no SSD, se o SSD já para SO e programas for pouco, mais vale os jogos no HDD.
 
Última edição:
o SSD é de 240GB, só estou a fazer estas perguntas para saber e nao encher o SSD, claro que uma App ou um jogo que eu considere importante vou colocar no SSD. Por exemplo agora quando instalei o CCleaner ele instalou-me diretamente no SSD, nao me deu opção de escolher
 
Última edição:
No meu caso, com essa mesma capacidade meto tudo no SSD. Eu também por norma só jogo um jogo de cada vez, nunca tenho mais que 1 instalado ao mesmo tempo, por isso e para mim nem faz sentido meter o que instalo fora do SSD. E como disse, ter os jogos no SSD ajuda bastante.
 
E porquê os jogos no HDD, se no SSD ajudam em muito nos tempos de loading?

Porque normalmente o pessoal compra SSD com pouca capacidade. Ajuda em muito nos tempos de loading? Depende do ponto de vista. Se for em single player, até entendo, agora em multiplayer são muito poucos os jogos que benificiam isso. Exemplos: League Of Legends, o que interessa se carregas em 10 segundos se há sempre alguém com uma batata que demora 3 minutos? PUBG, o que interessa entrares mais rápido se vai ter de esperar mais de 1 minuto no lobby? CS:GO, tens de esperar que toda a gente se conecte. E por aí vai... Agora, ganhar uns segundos no loading com maior desgaste do SSD? Isso é para cada um pensar se vale a pena ou não.
 
Esse é um ponto de vista bastante válido, e concordo em parte contigo, o problema é depois de te habituares a esperar 10 segundos, passares a esperar 40 ou 50 torna-se muito chato...
 
Muito chato. Mais ainda quando se tem jogos que para carregar o seu open world pela 1º vez demoram ainda bastante tempo. E se num SSD por vezes aqueles segundos todos já inervam, num HDD ainda mais quanto estás habituado a outro tipo de rapidez inervam ainda mais. Quanto ao desgaste, para mim isso neste momento são puros faits-divers.
 
Boas pessoal, tenho duas questões.

Não necessito de armazenar muitos dados, 120gb é suficiente para mim, no entanto os discos SSD perdem muita velocidade quando começam a ficar cheios ou não me devo preocupar com isso?

Queria usar o meu HDD 2.5, no meu portatil como segundo disco... não necessito da drive de DVD, o que preciso de comprar para fazer essa adaptação?
 
Ve adaptadores nos sites das lojas. Sim teoricamente perdem a partir dos 50%, mas também em 120GB, não te podes dar ao luxo de te preocupar com isso. Colocas 10% de overprovision, e não te preocupas com isso
 
perdem a partir dos 50%

Que exagero.. :p Olha agora deixar 50% livres de uma drive de 2TB, por exemplo.. :002:

Isso depende da drive, da controladora, da capacidade, etc.. E acho que é um problema que cada vez menos se põe nas drives mais modernas.
O meu VT180 de 240GB, por exemplo, anda sempre acima dos 80% e nunca notei absolutamente quebra nenhuma.
É deixar os tais ~10% livres, para a coisa ter espaço para respirar, e siga. ;)
 
Não estou a encontrar o teste, mas verificou-se que a performance começava a cair após 50% de espaço ocupado, não era significativo e depende depois do proprio SSD. Dai que tenha falado "teoricamente". Mas tenha indicado que bastava 10% overpovision
 
Já tive meses com o meu apenas com de 5-10GB livres e sempre esteve ali para as curvas. Como já disse para cima, no inicio quando comprei o SSD tinha aqueles cuidados todos, quase como se fosse uma jóia da coroa, mas depois com o tempo e com o preço deles a baixarem consideravelmente, nunca mais liguei a esses não problemas. Tanto que em 2 anos já vai com mais de 20.000 hora no pêlo e parece que vai conseguir fazer 4 ou 5x mais que isso.
 
Bom, calhou-me a fava ou melhor, secalhar é mesmo do SSD ser muito mau...

Comprei 2 SSDs WD Green 120GB aqui pro work pra meter em 2 pcs. Isto é para correrem o OS em cima dos SSDs.
Pego num dos SSDs, instalo o OS na boa, e a 1ª coisa a fazer em seguida é o download do ASSD pra bench. 400 e tal a 500 e tal na velocidade de leitura, ok. Qd começa a fazer o teste de writing... não passa dos 100, nas specs esta à volta dos 4000. Faço os mesmos testes no Crystal e a mesma coisa. Qq coisa aqui n bate bem. Começo a fazer search na net e aparece me uns quantos (demais até), principalmente no forum da WD, a terem o mesmo problema... uns dizem q é lote defeituoso (demasiados resultados similares para ser isso, mas...), outros dizem q é de ter instalado o OS no ssd (n faz sentido) and so on...
Testei tambem o 2º SSD que tinha comprado e o mesmo resultado!!! Depois fiz testes pondo cada SSD como disco secundario e tambem voltou a dar o mesmo problema!!!

Alem disso, instalei o programa da WD, logo no 1º run, indica q tenho q actualizar a firmware do SSD (estava o outro tambem ligado). Instala na boa o firmware, mas nos testes continua tudo na mesma. Mas em relação ao outro SSD o programa simplesmente diz-me que o está actualizado, quando não está. Voltei a trocar o ssd como primario e tudo e nada... o software n consegue ver que o firmware está desatualizado. Tambem tentei procurar na net e não encontrei o novo firmware.

Comprei isto na Amazon e obviamente vou falar com eles, nao devo ter nenhum stress. Agora, tenham cuidado, não me parece ser coincidencias. Ou então foi um lote e tive muito azar. O que é certo é q ha muito ppl a queixar-se do mesmo ja desde o final do ano passado...
Agora nem sei o q comprar... n queria gastar mais e a WD foi das marcas mais conceituadas, a mais barata. Na amazon neste momento está la uns mais baratos e tudo, uns Kingstons e um Sandisk. O que acham? Qual dos dois devo ir? Pro Sandisk talvez, n?
 
Já tive meses com o meu apenas com de 5-10GB livres e sempre esteve ali para as curvas. Como já disse para cima, no inicio quando comprei o SSD tinha aqueles cuidados todos, quase como se fosse uma jóia da coroa, mas depois com o tempo e com o preço deles a baixarem consideravelmente, nunca mais liguei a esses não problemas. Tanto que em 2 anos já vai com mais de 20.000 hora no pêlo e parece que vai conseguir fazer 4 ou 5x mais que isso.

Mais importante que horas, quantos TB foram já escritos nesse teu disco?
 
Back
Topo