Substituir router Vodafone fibra

Eles são relativamente abertos à utilização de outros routers, mas não encontrei info nenhuma sobre troca de ONT. Se encontrares alguma informação avisa @imm22
As ONT dos operadores não dão para trocar visto as OLT só suportarem os ONT configurados para o serviço. Por exemplo na MEO na Marinha Grande só aceitava ONT Alcatel.
Na vodafone mesmo que arranjes a SLID de autenticação o XML enviado para o ONT com as configurações não vai ser interpretado
 
As ONT dos operadores não dão para trocar visto as OLT só suportarem os ONT configurados para o serviço. Por exemplo na MEO na Marinha Grande só aceitava ONT Alcatel.
Na vodafone mesmo que arranjes a SLID de autenticação o XML enviado para o ONT com as configurações não vai ser interpretado
O melhor será cuidar bem do ONT, não sei como, mas é preciso ter cuidado com ele. Caso contrário ficaremos com os nossos super-routers a servir de AP'.s

@zeroping - mas um exactamente igual, que se consiga arranjar na NET são servirá ?
 
XML enviado para o ONT com as configurações não vai ser interpretado
Isso não é nada que não se resolva configurando-o manualmente - aliás, muita gente vê com bons olhos a Vodafone não poder fazer upload de uma configuração sem mais nem menos (mesmo que o ONT tenha menos por onde incomodar que o router).

A questão é conseguir saber quais as configurações necessárias.
 
O maior incómodo para o ISP será a troca de router (deixam de ter acesso ao painel de configurações e à box por exemplo). Se permitem isto, porque não irão permitir a troca de ONT?
 
O melhor será cuidar bem do ONT, não sei como, mas é preciso ter cuidado com ele. Caso contrário ficaremos com os nossos super-routers a servir de AP'.s

@zeroping - mas um exactamente igual, que se consiga arranjar na NET são servirá ?
Mas se vais por um exactamente igual (8012H) que vantagem terás?
No post de MEO (que aborda igual a este) há la um user que por ser beta tester consguiu (OLT desbloqueada) colocar o patch da fibra directamente no Switch e assim ficou com o 1GB visto a fibra ter "sincronizado" a 10GB/s.
Com os 8012 da net se não estou em erro nem porta para CATV tem...
 
Isso não é nada que não se resolva configurando-o manualmente - aliás, muita gente vê com bons olhos a Vodafone não poder fazer upload de uma configuração sem mais nem menos (mesmo que o ONT tenha menos por onde incomodar que o router).

A questão é conseguir saber quais as configurações necessárias.
Começar por saberes a SLID de autenicação na OLT e depois vê se tens PON fixo.
 
Ninguém se lembrou foi de ir ver a página 70 com a configuração como deve ser, que deixa tudo a funcionar a 100%:
https://forum.zwame.pt/threads/substituir-router-vodafone-fibra.627747/page-70#post-13713114

Full disclosure: Ainda não tive tempo e oportunidade de implementar aqui, mas o esquema faz sentido. O telefone não é abordado, mas isso é só mesmo reencaminhar a VLAN 101 para uma PBX ou ATA (com firewall, de preferência), porque não envolve a internet.

Também andei a pesquisar quase todas as páginas porque sabia que em tempos alguém postou a config que supostamente dava na vodafone, até a data não me queria chatear e usava o firmware do merlin com a opção "Vodafone" no IPTV, obviamente que não é perfeito porque passa a vlan105 apenas à box, assim liga directo a VDF, não há acesso a apps, e no caso da box 4k o pior e que nem há gravaçoes...

A minha mulher têm-me chateado com isso lol

Testei os scripts postados na altura (e ate reparei que no meu caso teria de alterar a config... para alguns asus a porta do CPU é a 5t mas noutros como o meu RT-AC66U é a 8t) mas penso que há algum em falta que a VDF entretanto deve ter alterado (talvez mais alguma gama de IP que esteja em falta... dns? nao faço ideia).

Não sei se entretando alguem tem uma versão atualizada dos scripts? Pelo que pesquisei aqui (E foi bastante) não encontrei.
 
Boas, pessoal.

Antes de mais, obrigado a todos os que já postaram nesta thread. Já ajudou bastante cá em casa, em tentativas de migrar para outro router. No dia 31/1 (fim de ano interessante, diga-se), eu e a cara metade conseguimos migrar para um TP-Link Archer C2 sem problemas (mais ou menos, tem bastantes limitações na implementação oficial da TP-Link, em especial tendo em conta as nossas necessidades).

O maior problema que encontrámos foi o telefone. A implementação da TP-Link presume que o telefone fique a ser gerido pelo router da Vodafone, que quando está presente deita a ligação à Internet abaixo (ou melhor, a ligação não vai abaixo, deixa apenas de responder a pedidos) aproximadamente de hora a hora. O telefone funciona, mas a Internet nem por isso. E, como não dá para assignar mais do que uma VLAN a uma porta, e pelo que percebi, também não há forma de utilizar um telemóvel via Wireless para o VoIP.

Do que estive a ler, parece-me que para conseguir o que quero (numa porta, ter as VLANs da Internet e da box, e nas restantes, incluindo o wireless, ter as VLANs da Internet e do telefone), nomeadamente poder usar um cliente SIP para lidar com o telefone, preciso de um router diferente do atual, provavelmente um da Asus, pelo que tenho lido.

Conseguem confirmar-me que o que pretendo é possível, tipo com um RT-AC1200G+ (vai ter vários dispositivos ligados simultaneamente, mas nenhum cliente que requeira velocidades de 800Mbps+ no wireless)? Nomeadamente correndo os scripts referidos na resposta #2586?

Obrigado desde já pela ajuda!
 
Bom dia pessoal,

alguém que já tenha mudado para um router com portas 10gbps tem alguma recomendação, aderi ao serviço 1gb e queria aproveitar 1gbps ao máximo, se alguém poder recomendar aparelhos.
 
Boa noite.
Esta informação retirada do meu router tg 784n v3 pode ser útil
para melhorar ou atualizar os scripts da pagina 70?
Existem aqui sub-redes que não estão nos scripts, nomeadamente redes voip.
4v2l5L.png
 
Boa noite.
Esta informação retirada do meu router tg 784n v3 pode ser útil
para melhorar ou atualizar os scripts da pagina 70?
Existem aqui sub-redes que não estão nos scripts, nomeadamente redes voip.

Acho que as rotas IPTV de facto estão todas no script mas estive a ver melhor e na verdade nao estao a ser aplicadas:

Exemplo:
Código:
route add -net 10.48.0.0 netmask 255.255.0.0 gw 10.52.128.1 dev vlan105
route: SIOCADDRT: No such process

A gw aqui vem da env var "router" que e definida pelo udhcpc mas ao tentar adicionar estas routas, o script falha porque esta a adicionar routas para subnets (-net) sem que no caso dessa gateway exista primeiro a route do host (o que suponho que devesse ser o proprio udhcpc a fazer!?

este é o output quando o udhcpc corre mas nao acrescenta muito

Código:
Jan  9 03:34:58 udhcpc[1389]: started, v1.25.1

Jan  9 03:34:58 udhcpc[1389]: sending discover

Jan  9 03:34:58 udhcpc[1389]: sending select for 10.53.203.34

Jan  9 03:34:58 udhcpc[1389]: lease of 10.53.203.34 obtained, lease time 86400


@leon68 qual é o ip que tens na vlan105 suponho que no teu caso seja 10.54. ?
 
Boa tarde.
Sim na vlan 105 tenho um ip 10.54. E na vlan 101(voip) um ip 100.173.
No meu asus ac68u funcina na porta 4 um telefone gigaset a510 e na porta 3 uma box da vodafone,
Isto sem aplicar os scripts. Só que os dispsitivos adquirem os ips acima referidos e não um ip da minha
rede interna.
 
Mas essa vlan1 é a default, repara que está a cinza e não oferece opção para apagar ...
Já saiu um novo firmware para este switch, V3. Mas quem tiver a V2 também pode utilizar o mesmo firmware (eu tento o V2 e já flashei como se fosse um V3).
A situação da vlan1 está corrigida.
Mas estive a ver se colocava o switch a funcionar atribuindo a cada porta a devida vlan id, e não consigo aceder à Internet após por uma das portas com vlan 100 untagged.
Alguma ideia de como resolver isto ?
 
Hum ok é que de facto tinhas ip gama 10.54.x e gw também...

Eu na box estava com 10.52 e gw 10.52.128.1 mas no router com os scripts o ip era 10.53.... dai os comandos route falharem...


Porém reparei que nos scripts nomeadamente no services-start esta comentado o comando que define a mac address para a interface
Código:
#ifconfig vlan105 hw ether 00..... -> EXEMPLO

O que me leva a crer que é suposto termos algo valido aqui, não sabendo o que exactamente meti a mac da box, e surpresa... já da ip da mesma gama 10.52 e os comandos para definir as rotas passam.

Mas estou certo que não é suposto ser a mac da box aqui ate porque isso so pode vir dar problemas....

@leon68 da mesma forma que conseguiste ver as rotas (telnet suponho) consegues ver com o mac address (HWaddr) da interface "vlan105" ??


EDIT: Não é preciso coloquei o mac semelhante ao do technicolor com o ultimo conjunto diferente e já tenho box 4k com gravações.

Uma nota é que eu antes usava uma subnet diferente da comum "192.168.1.x" no meu router (Asus AC66u) mas mudei para ver se não seria disso, por isso ainda falta testar se tenho de manter esta subnet.... se for por ai também é o menor dos males.
 
Última edição:
Não sei se é isto.
goWNRs.png

Não tenho muita experiencia com comandos telnet.
Desculpa não percebi ""EDIT: Não é preciso coloquei o mac semelhante ao do technicolor com o ultimo conjunto diferente e já tenho box 4k com gravações.""
podes explicar melhor para eu experimentar?
Obrigado.

Edit: Podes ligar a box em qualquer porta?
 
O edit foi porque entretanto lembrei-me de clonar o mac do router deles mas alterar so no final... o que acabou por funcionar....

Mas de facto também confirmo que so me funciona se mantiver a subnet no asus em 192.168.1.X nao me agrada mas é melhor que nada....
 
Back
Topo