Substituir router Vodafone fibra

Boa noite mais uma vez.
O meu objectivo é abdicar completamente do router da vodafone.
Tenho um telefone siemens gigaset a510ip com as cofigurações deste link
https://forum.zwame.pt/threads/sip-settings-para-usar-um-voip-client.681030/page-2#post-13730463
que funcina mas só se não usar os scripts.
Vou tentar algo com os scripts, nomeadamente a criação da vlan 101 e adicionar as rotas voip.
Talvez alguem possa dar uma ajuda com os sripts.
Obrigado a toda a cumunidade.
 
Os switchs com gestão da TPLINK (exemplo TL-SG105E, TL-SG108E), pelo que leio têm uma limitação grave no interface:
Não permitem retirar nenhuma porta da VLAN ID1, onde estão todas untagged por default.
Sem fazer isto as portas do switch continuam sempre _todas_ ligadas para trafego untagged.
...

Saiu um update para estes switchs tplink (não testei, não tenho switchs tplink):
http://forum.tp-link.com/showthread...VLAN-1-tagging&p=227797&viewfull=1#post227797
New Features/Enhancement:
1. The port can be removed from VLAN1
2. The port of VLAN1 can choose tagged/untagged

Parece que tem de se fazer um sytem reset depois do update.
Pelo que li, parece que o web interface continua disponível em todas as portas.
 
Saiu um update para estes switchs tplink (não testei, não tenho switchs tplink):
http://forum.tp-link.com/showthread...VLAN-1-tagging&p=227797&viewfull=1#post227797
New Features/Enhancement:
1. The port can be removed from VLAN1
2. The port of VLAN1 can choose tagged/untagged

Parece que tem de se fazer um sytem reset depois do update.
Pelo que li, parece que o web interface continua disponível em todas as portas.

Já testei e parece ter resolvido o problema da vLAN1.
O meu problema é não conseguir por uma porta com vLAN 100 para só ter internet na mesma, ou seja, não consigo por isso a funcionar.

Alguma ideia ?
 
@leon68 tens notado problemas com a net no geral desde a ativação do quickleave?

Já na altura fiquei apreensivo dado o que dizia na doc:
Código:
       quickleave
              Enables quickleave mode. In this mode the daemon will send a Leave
              IGMP message upstream as soon as it receives a Leave message for
              any downstream interface.  The daemon will then ask for Membership
              reports on the downstream interfaces, and if a report is received
              the group is joined again upstream. Normally this is not noticed
              at all by clients on the downstream networks. If it's vital that
              the daemon should act exactly as a real multicast client on the
              upstream interface, this function should not be used. Disabling
              this function increases the risk of bandwidth saturation.

Apesar de so ficar ativo para a vlan105 o facto é que tenho notado problemas na net que a 1ª visto so podem ser explicados por 'bandwidth saturation'.
Obviamente que isto é o problema e prefiro nao ter tv a ter a net assim lol... porem acho que consegui resolver o problema sem usar quickleave

O facto é que andei a testar, e inicialmente ate descomentei a 10.0.0.0/8 (altnet) mas voltei a comentar para teste e o facto é que a tv está a dar com o quickleave comentado...

Resumindo... não faço idea de porquê que agora já funciona sem isso... mas confesso se continuar a dar melhor.
 
@mikec-pt, nos ficheiros, só editei:

server=/lan/192.168.1.254 --> para o IP do meu router (coloquei a gama para 192.168.x.xxx - antes tinha outra 192.168.xxx.xx)

E enviei todos os ficheiros sem alteração e verifiquei por exemplo que não é executado o ficheiro (services-start) pois não alterou nem adicionou.

Faço o comando robocfg show e não aparece as portas definidas do script (services-start) nem a vlan 105.

Faço o comando ifconfig e também não aparece a vlan 105

O que me leva a crer que não são executados.

Também tentei adicionar o MAC da box no script (services-start), mas também nada.

Tentei modificar as portas e também nada.

Se adicionar manualmente os comandos através do Putty são aceites:

vconfig add eth0 105
ifconfig vlan105 down
ifconfig vlan105 hw ether 00:00:5e:00:01:69 (aqui já tentei colocar o MAC da BOX)
ifconfig vlan105 up
robocfg vlan 1 ports "1 2 3 5 7t"
robocfg vlan 105 ports "0t 7t"

No Router em LAN --> IPTV colocas também a vlan 100, valores a 0 e as duas opções IMGP desligadas?
 
Bem, já consegui :D

Eu próprio fiz a questão, não executava, bastou dar permissão após transferir (Windows) com o WinSCP (R/W/X).

Tanta volta e era só isto. Vou testar o resto. Estou com paragens na TV.

EDIT1: Fiquei também sem WiFI, mesmo acendendo na página do router ficou esquisito :S

EDIT2: Confirmo que funciona com 2 TVBOX's. Como tenho a segunda TVBOX ligada a um switch (TL-SG105E V2), tive que criar um VLAN 105 e meter a porta 2 tagged e a 13-5 Untagged, mas não sei se é a melhor forma. Para já funciona. Foi a única maneira do router conseguir "ver" a TVBOX e atribuir um IP (192.168.xxx.xx). <--- funciona bem com este tipo de gama IP.
Quanto ao WiFi, ainda não consegui por a dar. Ao fazer o comando ifconfig aparece as seguintes interfaces: br0, br0:0, br0:1, eth0, eth1, lo, vlan1, vlan100, vlan105.

No router na parte dos logs, o WiFi, aparece como disable.
 
Última edição:
Bem, já consegui :D

Eu próprio fiz a questão, não executava, bastou dar permissão após transferir (Windows) com o WinSCP (R/W/X).

Tanta volta e era só isto. Vou testar o resto. Estou com paragens na TV.

EDIT1: Fiquei também sem WiFI, mesmo acendendo na página do router ficou esquisito :S

EDIT2: Confirmo que funciona com 2 TVBOX's. Como tenho a segunda TVBOX ligada a um switch (TL-SG105E V2), tive que criar um VLAN 105 e meter a porta 2 tagged e a 13-5 Untagged, mas não sei se é a melhor forma. Para já funciona. Foi a única maneira do router conseguir "ver" a TVBOX e atribuir um IP (192.168.xxx.xx). <--- funciona bem com este tipo de gama IP.
Quanto ao WiFi, ainda não consegui por a dar. Ao fazer o comando ifconfig aparece as seguintes interfaces: br0, br0:0, br0:1, eth0, eth1, lo, vlan1, vlan100, vlan105.

No router na parte dos logs, o WiFi, aparece como disable.

Estanho eu fiz backup do partição jffs por isso devia ter +x bom de qq forma também é uma questão da malta meter as permissões como deve ser...

Quanto ao WIFI, se está disable suponho que consigas fazer enable via web gui?

Uma coisa que reparei é que em reboots o igmpproxy nao esta a iniciar... e para ser honest o facto de estar a ser chamado no "want-start" é capaz de não ser a melhor ideia...

A minha subnet é 10.10.50.0/24 e funciona... mas tendo em conta que a vdf tem o iptv em 10.XX..... Não sei se nao sera melhor mudar....
Alias logo quando me apercebi que o ip "publico" que a vlan tem é 10.52/3/4.xx.xx.xx disse logo para mim "ora fo.....se"

Não sei se isto é comum em IPTV... mas é estranho um ISP usar estas gamas ... a 10.0.0.0/8 é private address space.... parece que não estão muito preocupados com as RFC's

Por norma não sou fã de usar 192.168.0.0/16 .. mas suponho que há sempre a 172.16.0.0/12
 
Malta uma nota sobre o IPv6... quando mudei a subnet também deixei de clonar o MAC do Thomson porque a verdade é que já nao precisava ... porém notei que não tinha IPv6 apesar de na pagina acesso.vodafone.pt aparecer o prefix ...

O router obtem o ipv6 (em modo native) por via deste comando:

Código:
odhcp6c -df -R -s /tmp/dhcp6c -N try -c 00030001d017XXYYZZXX -FP 0:62940 -r23 -r24 -r82 -r83 vlan100

sendo que o -c é o "clientID" que é baseado no mac address do router (WAN)

o que fiz foi testar alterar apenas o prefixo '0003' para 0001 mantendo o resto, e já da...

Claro que "matei" primeiro o processo que já estava a correr antes the correr novamente como novo clientID

Espero que sirva pra ajudar alguém com o mesmo problema.
 
Estanho eu fiz backup do partição jffs por isso devia ter +x bom de qq forma também é uma questão da malta meter as permissões como deve ser...

Quanto ao WIFI, se está disable suponho que consigas fazer enable via web gui?

Uma coisa que reparei é que em reboots o igmpproxy nao esta a iniciar... e para ser honest o facto de estar a ser chamado no "want-start" é capaz de não ser a melhor ideia...

A minha subnet é 10.10.50.0/24 e funciona... mas tendo em conta que a vdf tem o iptv em 10.XX..... Não sei se nao sera melhor mudar....
Alias logo quando me apercebi que o ip "publico" que a vlan tem é 10.52/3/4.xx.xx.xx disse logo para mim "ora fo.....se"

Não sei se isto é comum em IPTV... mas é estranho um ISP usar estas gamas ... a 10.0.0.0/8 é private address space.... parece que não estão muito preocupados com as RFC's

Por norma não sou fã de usar 192.168.0.0/16 .. mas suponho que há sempre a 172.16.0.0/12

Não, não consigo. A página de configuração da WiFi no router fica desconfigurada (com os ficheiros/scripts).

No entanto, removi os ficheiros para voltar ao normal, e fiquei mesmo sem WiFi (2Ghz e 5 Ghz).

Executei os comandos:

Código:
nvram set wl_radio=1
nvram set wl1_radio=1
nvram commit

Mas só consigo activar a rede 5 Ghz :S

Na web gui, desapareceu os separadores e botões da página Wireless, mas indo pela página de criar redes Guest já consigo activar mas nenhum dispositivo se consegue ligar (sorte).

Estás a usar a última versão do Merlin (v380.69)?
Estás a usar duas redes WiFi (2Ghz e 5 Ghz)?

Nesta parte do ficheiro base, bate tudo certo, menos na Wireless network que tenho o valor = wifi0, apesar do comentário dizer que o normal é eth2 (no meu router a rede 5Ghz é wifi0). Neste ficheiro (_net_config) e no (nat-start) é os únicos sítios que faz referência à variável do WiFi.

Código:
LAN_NET=$(nvram get lan_ipaddr_rt|cut -d. -f1-3)".0/24" # default value. change this if you changed your network
LAN_IP=$(nvram get lan_ipaddr)
LAN_IFACE=$(nvram get wl0_ifname) # default=eth1 (wired network)
WLAN_IFACE=$(nvram get wl1_ifname) # default=eth2 (wireless network)
LAN_BR=$(nvram get lan_ifname) # default=br0

Pois parece má configuração...

Também adicionei a vlan 101 (porta 4 do router ASUS) e está a funcionar o telefone (único motivo para ter o router ADB da Vodafone):

Código:
#!/bin/sh
logger "Starting configuration of VLans 105 and 101 (IPTV + VOIP)"

logger "Creating VLans 105 and 101"
vconfig add eth0 105
vconfig add eth0 101

logger "Enabling VLans 105 and 101"
ifconfig vlan105 down
ifconfig vlan101 down
ifconfig vlan105 up
ifconfig vlan101 up

logger "Creating trunk port 4 for VLan 105"
robocfg vlan 1 ports "1 2 3 5 7t"
robocfg vlan 105 ports "0t 7t"
robocfg vlan 101 ports "0t 1t 7"

logger "Done. You can plug the TV BOX(s) in any port and the VDF Router in port 4 of your ASUS Router for VOIP."

Para já só me falta ver o porquê ficar sem WiFi.

Referente à segunda TVBOX, podes-me dizer qual é a melhor setup no switch (opção IGMP desligada)?

Nota: Quando arranco as TVBOX(s) no router aparece 4 linhas deste "erro":

Código:
kernel: Dead loop on virtual device vlan105, fix it urgently!

Pois tenho que criar a VLAN 105, só que troco-me todo com o TAGGED/UNTAGGED e TRUNK.

Porta 2 (onde se encontra a TV BOX) --> Tagged e as restantes 1,3,4 e 5 --> Untagged

2lmpcp2.jpg


ou

Porta 2 (onde se encontra a TV BOX) --> Untagged e as restantes 1,3,4 e 5 --> Tagged

Sendo que a porta 1 é onde se liga ao router.

hv75a9.jpg



Desde já, obrigado pela disponibilidade e ajuda. :D

EDIT: Podes confirmar se tens estas permissões em todos os ficheiros e pastas?

Nos caminhos: /jffs/configs e /jffs/scripts

4tmr9k.jpg

166akr8.jpg
 
Última edição:
Malta uma nota sobre o IPv6... quando mudei a subnet também deixei de clonar o MAC do Thomson porque a verdade é que já nao precisava ... porém notei que não tinha IPv6 apesar de na pagina acesso.vodafone.pt aparecer o prefix ...

O router obtem o ipv6 (em modo native) por via deste comando:

Código:
odhcp6c -df -R -s /tmp/dhcp6c -N try -c 00030001d017XXYYZZXX -FP 0:62940 -r23 -r24 -r82 -r83 vlan100

sendo que o -c é o "clientID" que é baseado no mac address do router (WAN)

o que fiz foi testar alterar apenas o prefixo '0003' para 0001 mantendo o resto, e já da...

Claro que "matei" primeiro o processo que já estava a correr antes the correr novamente como novo clientID

Espero que sirva pra ajudar alguém com o mesmo problema.


Boa dica, porque quando mudas de router (novo MAC), penso que seja necessário a nova configuração/activação pela parte da equipa técnica.

Eu não estou a usar IPV6, mas estou a usar a função MAC clone do ASUS.

Entretanto já consigo ligar a Wireless 2 Ghz (mas o 5 Ghz nada), comentei #quickleave e funciona bem, até ligar uma TVBOX...tenho no smartphone a fazer ping para o exterior, e começa de 22ms para 50560ms ou seja fica inconstante...
 
Última edição:
Boa dica, porque quando mudas de router (novo MAC), penso que seja necessário a nova configuração/activação pela parte da equipa técnica.

Eu não estou a usar IPV6, mas estou a usar a função MAC clone do ASUS.

Entretanto já consigo ligar a Wireless 2 Ghz (mas o 5 Ghz nada), comentei #quickleave e funciona bem, até ligar uma TVBOX...

Do que verifiquei até hoje, quando mudas de router tens que esperar cerca de 24h para conseguires usar ipv6 no "novo" router, pois não existe de momento nenhuma maneira de desligar o ipv6 na pagina acesso.vodafone.pt.
 
@MaFiBoSS

Não tenho Asus, mas usando a tua legenda:
robocfg vlan 1 ports "1 2 3 5 7t"
robocfg vlan 105 ports "0t 7t"

Sendo as portas no modelo ASUS AC87U:
WAN - 0
L1 - 5
L2 - 3
L3 - 2
L4 - 1
CPU - 7


Para fazeres uma bridge na porta L4 do router com a VLAN 101, para ai ligares o router da VDF para VOIP, parece-me que deves fazer isto:
robocfg vlan 1 ports "2 3 5 7t"
robocfg vlan 105 ports "0t 7t"
robocfg vlan 101 ports "0t 1t"

Não estou familiarizado com o Asus, mas acho que nao deves por estes comandos, experimenta apagar estas 3 linhas:
vconfig add eth0 101
ifconfig vlan101 down
ifconfig vlan101 up
Sobre os 2 ultimos comandos, nao tenho certeza se sao necessarios, suspeito que pode funcionar com e sem eles é questao de testares e ver.

Em relação ao switch da tplink, se o vais ligar na LAN do Asus, para ligar TVBOXs e outros equipamentos, entao deves usar a configuração factory default do switch e ligar o IGMP snooping V3.

Ficam estas sugestões para testares.
 
@MaFiBoSS

Não tenho Asus, mas usando a tua legenda:
robocfg vlan 1 ports "1 2 3 5 7t"
robocfg vlan 105 ports "0t 7t"

Sendo as portas no modelo ASUS AC87U:
WAN - 0
L1 - 5
L2 - 3
L3 - 2
L4 - 1
CPU - 7


Para fazeres uma bridge na porta L4 do router com a VLAN 101, para ai ligares o router da VDF para VOIP, parece-me que deves fazer isto:
robocfg vlan 1 ports "2 3 5 7t"
robocfg vlan 105 ports "0t 7t"
robocfg vlan 101 ports "0t 1t"

Não estou familiarizado com o Asus, mas acho que nao deves por estes comandos, experimenta apagar estas 3 linhas:
vconfig add eth0 101
ifconfig vlan101 down
ifconfig vlan101 up
Sobre os 2 ultimos comandos, nao tenho certeza se sao necessarios, suspeito que pode funcionar com e sem eles é questao de testares e ver.

Em relação ao switch da tplink, se o vais ligar na LAN do Asus, para ligar TVBOXs e outros equipamentos, entao deves usar a configuração factory default do switch e ligar o IGMP snooping V3.

Ficam estas sugestões para testares.

Boa tarde. Obrigado pela ajuda. :)

A configuração da VLAN 101 foi cópia da VLAN 105 (funciona).

Mas confirmo que funciona também com menos comandos e sem a porta 1 na VLAN 1 e a porta 7 na VLAN 101:

Código:
#!/bin/sh

vconfig add eth0 105

ifconfig vlan105 down
ifconfig vlan105 up

robocfg vlan 1 ports "2 3 5 7t"
robocfg vlan 101 ports "0t 1t"
robocfg vlan 105 ports "0t 7t"

Quanto ao switch estar ligado ou desligado a função IGMP é indeferente. A TVBOX não sai do aviso "Sem ligação". Mas mal crio a VLAN 105 como no post acima mostro nas pics, fica logo a funcionar.

Agora o que me está a deixar às aranhas é ficar sem WiFi 5Ghz e a desconfiguração na página de configuração do Wireless do router.

E para complicar mais, agora na TVBOX que se liga directamente no router tenho TV só a mudar de canal por 3/4 segundos e na TVBOX ligada ao Switch, está a funcionar sem este problema (IP interno + Gravações).

Tinha as duas funcionar. Já testei descomentar e comentar a parte "quickleave", e como no fim refere DISABLE as partes da rede, nem sei se esta parte afecta a WiFi.

EDIT: Parece que a TVBOX que está ligada directamente já está a funcionar normalmente (deixei ligada e parece que ficou a dar passado alguns minutos).

Pffff não está fácil :D
 
Última edição:
Pois mas isto nao pode ser:
"A configuração da VLAN 101 foi cópia da VLAN 105 (funciona)."

Porque a vlan 105 (wan) vais ligar ao CPU do router e depois ligar o CPU do router à LAN do router.
Resumindo, a vlan 105 entra no router é roteada/firewall/etc. e dá acesso às TVBOXs na LAN.

Contudo a vlan 101, nao vais querer na tua LAN, queres que só passe da WAN para uma unica porta LAN4, por isso que nao deves simplesmente fazer o mesmo que fazes para a VLAN 105.

Depois fico com uma duvida, se quando fazes a configuração manual no GUI para a VLAN 100 ele tb poe internet na porta LAN4?
Não pode pôr, pq nao vai ser compativel com a alteração que pretendes fazer para o IPTV.
Os comandos que indico alteram isso, mas nao sei qual prevalece.
Com os comandos que enviei, testa se tens internet na porta L4, para ficar bem conf. nao podes ter.

Sobre necessitares da VLAN 105 no switch para teres imagem na box, nao faz sentido, o script nao poe nenhuma vlan tagged na lan. Se isso estiver a acontecer é pq qq coisa está errada na configuração.

Sugiro nesta fase inicial a seguinte configuração:
Usares o Asus como o Barradas o configurou, pelo que li para teres TVBOXs e NET na LAN.

Opcionalmente usares o teu switch entres o ONT e o ASUS e o router da VDF.
Configurar o teu switch para enviar as VLANs 100 e 105 para o Asus e a 101 somente para o router da VDF.

Depois de teres o script a funcionar bem, com internet e TVboxs, logo tentas a outra configuração.
Acho que passa pelos comandos que enviei, mas tens de te certificar que se quando fazes a configuração manual no GUI para a VLAN 100 ele _nao_ poe internet na porta LAN4...coisa que certamente faz para dar internet na porta L4.
 
Boa noite.
Eu ja experimentei essa configuração no meu asus ac68u.
Tenho a vlan 101 na porta 4 untaged.
O telefone, um siemens a510ip funciona só que não fica na minha rede interna.
Por isso para o configurar tive que o ligar noutra porta, no caso a 3 para adquirir
um ip da minha rede interna, para assim poder aceder a interface de configuração.
 
Back
Topo