Substituir router Vodafone fibra

Vivas!

Tenho um router Technicolor TG784n v3, mas as velocidades wifi são uma lástima - a menos de 5m em linha recta e sem obstáculos, a Internet está sempre a engasgar. Com o teletrabalho e 2 pessoas em casa, a minha mulher tem de usar cabo (de 5m) para a Internet ser estável.

Decidi comprar um router novo, e estava a pensar no TP-Link Archer C6, que está a preços decentes na Amazon espanhola. Também procurei routers Asus, pela facilidade do firmware, mas os preços não me pareceram tão apelativos.

Há forma simples de substituir o Technicolor pelo TP-Link? Ou preciso de os manter os 2?

Não queria muito os 2, porque o Technicolor só tem uma porta gigabit, e tinha de ligar essa ao TP, e os restantes equipamentos às portas LAN do TP, o que queria dizer que o gigabit que entrava no TP ia acabar por ser partilhado pelos equipamentos, em vez de cada um ter 1 gigabit dedicado. Já sem falar no trambolho e na tomada ocupada só por causa das configs da Vodafone. Mas se for a única hipótese...

Obrigado desde já.

EDIT: Nota adicional: não tenho box nem sistema voip. Isso quer dizer que posso substituir directamente um router pelo outro sem me preocupar com configurações? E se um dia quiser meter box, basta-me ligar o Technicolor ao TP?
 
Última edição:
@skryptus Pelo que vi no site oficial desse router, ele suporta VLANs, e segundo este link, não me parece que vás ter problemas em substituir o Technicolor pelo TP-Link (tens ONT, certo?). Até podes ver ali nos screenshots a opção "Portugal-Vodafone" :)
 
Viva

Mudei recentemente de casa (apartamento) e fiz upgrade para os 500mb da Vodafone mas apenas conseguiram colocar o sr 2.0 na sala e apenas tenho velocidades de 50 mb no modo 5Gghz no escritório ou 80 mb com 2.4ghz.. no quarto da minha filha (1 ano) só chega aos 20mb no 2.4 e tenho lá uma câmera da Xiaomi que controlo durante a noite...

Estive a ver e está o router da Xiaomi MI AX6000 por volta dos 120€, sendo que é um apartamento alugado, consigo puxar este router mais para o meio do apartamento com um cabo de rede e distribuir melhor o sinal desligando o WiFi do sr 2.0 e não perder acesso à box que está na sala também?
Isto é uma solução?? Não sou muito conhecido nestes temas
 
Olá pessoal, necessito de um ajuda / aconselhamento.

Devido ao home-office, neste momento tenho que partilhar a minha rede doméstica a servir de base para uma gateway com um tunel Ovpn configurado, de forma a ter acesso de forma segura à infraestrutura remota do trabalho. O que fiz foi colocar a rede guest do router activa, tenho um repetidor TP-Link no meio a apanhar a rede Guest e a servir a mesma para a gateway remota, desta forma a rede do trabalho não consegue "ver" a rede doméstica.

O que se passa é que o router do ISP desliga sozinho a rede Guest ficando tudo o que está em cascata a arder.. Altamente instável, não posso continuar assim.

Que opções tenho, procurava talvez um router externo com função de repetidor e VLan, talvez multi-SSID, de forma a ir buscar o SSID de casa e separar tudo a partir daí num único aparelho, mas qual marca/modelo escolher? Deculpem o testamento e obrigao desde já.
 
Olá pessoal, necessito de um ajuda / aconselhamento.

Devido ao home-office, neste momento tenho que partilhar a minha rede doméstica a servir de base para uma gateway com um tunel Ovpn configurado, de forma a ter acesso de forma segura à infraestrutura remota do trabalho. O que fiz foi colocar a rede guest do router activa, tenho um repetidor TP-Link no meio a apanhar a rede Guest e a servir a mesma para a gateway remota, desta forma a rede do trabalho não consegue "ver" a rede doméstica.

O que se passa é que o router do ISP desliga sozinho a rede Guest ficando tudo o que está em cascata a arder.. Altamente instável, não posso continuar assim.

Que opções tenho, procurava talvez um router externo com função de repetidor e VLan, talvez multi-SSID, de forma a ir buscar o SSID de casa e separar tudo a partir daí num único aparelho, mas qual marca/modelo escolher? Deculpem o testamento e obrigao desde já.


Qual é a necessidade de uma guest de Wi-Fi para usar a uma vpn? O túnel OpenVPN é só entre cliente e servidor não afeta em nada os restantes aparelhos ligado à rede, nem o servidor de openvpn consegue aceder a tua rede local. Para acederes as diversas subnet do servidor tens de ter push route do lado da configuração de servidor e sido deve estar feito por quem configurou a vpn (voto é óbvio). Para alguém aceder a tua rede , primeiro tinha de saber que subnet usas e depois na configuração client adicionar essa subnet através de iroute . Mesmo que uses uma subnet comum dos operadores, duvido que alguém meta um parâmetro na configuração do cliente a na fila para poder espiar redes de quem acede...até porque isso implica também brechas de segurança do lado da infrastructura ! Uma vpn ( especialmente openvpn) não é uma porta aberta para tudo o que está de ambos os lados do túnel, antes pelo contrário. Se não estiver tudo bem configurado e rotas bem definidas crias o túnel e ficas por aí .. não acedes a nada.
 
Última edição:
Bom dia! Obrigado pelo input. Compreendo o que dizes e vai de encontro ao que tinha pensado inicialmente, mas:

- Na porta de rede de saída da gateway (um nethserver instalado num thin client com 2 placas de rede), tenho ligado um router wifi linksys, de forma a conseguir aceder às Workstations remotas via RDP sem ter que estar junto à gateway via RJ45.

- quando ligado desta forma fez-me confusão conseguir aceder ao router do meu ISP (192.168.1.1), o que para mim significou que qualquer cliente presente na rede VPN (meu ou não) consegue fazer scan e chegar a qualquer dispositivo doméstico na minha rede /subnet - daí ter isolado tudo a partir da rede guest do ISP. ;)

Faz sentido?
 
Última edição:
Tu deves estar a aceder ao interface do tou router, nao pelo interface vpn, mas pelo interface wireless do teu pc.
O que nao tem problema nenhum, e no sentido inverso so devem conseguir chegar ao teu interface vpn, mais nada.

Nao me parece que haja nenhum problema de seguranca, nem necessidade de complicar.
 
Bom dia! Obrigado pelo input. Compreendo o que dizes e vai de encontro ao que tinha pensado inicialmente, mas:

- Na porta de rede de saída da gateway (um nethserver instalado num thin client com 2 placas de rede), tenho ligado um router wifi linksys, de forma a conseguir aceder às Workstations remotas via RDP sem ter que estar junto à gateway via RJ45.

- quando ligado desta forma fez-me confusão conseguir aceder ao router do meu ISP (192.168.1.1), o que para mim significou que qualquer cliente presente na rede VPN (meu ou não) consegue fazer scan e chegar a qualquer dispositivo doméstico na minha rede /subnet - daí ter isolado tudo a partir da rede guest do ISP. ;)

Faz sentido?


sim consegues aceder por que o thin client está ligado ao router isp e o linksys não está isolado de forma a usar exclusivamente o gateway da vpn. 0 thin cliente corre o quê? Windows ? Linux ? De qualquer forma isso implica mapeamento de rotas ... por iss0 é que um router se chama router ;) Eu tenho um router pfsense com uma openvpn ligado a empresa do meu pai 24h/7 numa rede de lan isolada por vlan e que so é acedida por uma máquina virtual, completamente isolada da minha rede caseira normal
Seja como for de fora ninguém acede. Isso podes estar tranquilo. O teste que podes fazer é numa das máquinas remotas de RDP tentar fazer Ping a um endereço de um dispositivo da tua rede privada e vais ver que não existe qualquer resposta.
 
Viva

Mudei recentemente de casa (apartamento) e fiz upgrade para os 500mb da Vodafone mas apenas conseguiram colocar o sr 2.0 na sala e apenas tenho velocidades de 50 mb no modo 5Gghz no escritório ou 80 mb com 2.4ghz.. no quarto da minha filha (1 ano) só chega aos 20mb no 2.4 e tenho lá uma câmera da Xiaomi que controlo durante a noite...

Estive a ver e está o router da Xiaomi MI AX6000 por volta dos 120€, sendo que é um apartamento alugado, consigo puxar este router mais para o meio do apartamento com um cabo de rede e distribuir melhor o sinal desligando o WiFi do sr 2.0 e não perder acesso à box que está na sala também?
Isto é uma solução?? Não sou muito conhecido nestes temas
Alguém me consegue ajudar??
 
Viva

Mudei recentemente de casa (apartamento) e fiz upgrade para os 500mb da Vodafone mas apenas conseguiram colocar o sr 2.0 na sala e apenas tenho velocidades de 50 mb no modo 5Gghz no escritório ou 80 mb com 2.4ghz.. no quarto da minha filha (1 ano) só chega aos 20mb no 2.4 e tenho lá uma câmera da Xiaomi que controlo durante a noite...

Estive a ver e está o router da Xiaomi MI AX6000 por volta dos 120€, sendo que é um apartamento alugado, consigo puxar este router mais para o meio do apartamento com um cabo de rede e distribuir melhor o sinal desligando o WiFi do sr 2.0 e não perder acesso à box que está na sala também?
Isto é uma solução?? Não sou muito conhecido nestes temas


Sim , isso é uma hipótese. No entanto não precisas desligar o Wi-Fi do sr2, basta configurar o router com o mesmo nome do da Vodafone e os dispositivos vão saltando de ponto de acesso conforme a necessidade. Eu fiz algo semelhante em casa dos meus pais mas com um kit powerline wireless da tplink 1300mpbs. Ali a solução melhor foi aquela pois o sinal de Wi-Fi mal mal chegava aquela zona da casa e passar cabos era complicado. Eles têm uma instalação de 200/100 e a perda no powerline foi de menos de 10%. ( mesmo circuito e uma distância não muito longa)
 
Sim , isso é uma hipótese. No entanto não precisas desligar o Wi-Fi do sr2, basta configurar o router com o mesmo nome do da Vodafone e os dispositivos vão saltando de ponto de acesso conforme a necessidade. Eu fiz algo semelhante em casa dos meus pais mas com um kit powerline wireless da tplink 1300mpbs. Ali a solução melhor foi aquela pois o sinal de Wi-Fi mal mal chegava aquela zona da casa e passar cabos era complicado. Eles têm uma instalação de 200/100 e a perda no powerline foi de menos de 10%. ( mesmo circuito e uma distância não muito longa)
Obrigado, vou então seguir com a compra e depois dou feedback :)
 
Boas pessoal!

Tenho o Smart Router 2.0 e, para aumentar o sinal Wi-Fi em casa, decidi comprar um TP-Link Archer C6. A ideia seria desligar o Wi-Fi do SR e usar apenas o TP, que tem obviamente mais alcance.

Consegui configurar tudo em condições, ou pelo menos achava eu, mas o facto é que o meu smartphone, e o da minha namorada, por vezes perdem a ligação sem razão aparente. Alguém me pode dar alguma dica sobre o que poderá estar mal aqui?

Tenho as redes Wi-Fi desligadas no SR, e tenho um cabo LAN ligado na porta LAN1 do SR para a porta Internet do TP. Tenho também isto configurado para Dynamic IP e este "modo de funcionamento" configurado:
7GCfZDU.png


Se precisarem de saber outras configurações, pf digam e eu forneço.

Obrigado desde já!
 
Dessa maneira tens dois servidores de dhcp, o que tens num router não acedes do outro, e regras de encaminhamento têm de ser feito em ambos os routers e tens mais overhead.

Não é nada ideal, a não ser que tenhas necessidade de alguma função de gestão específica no Archer, mete em modo AP.
 
Dessa maneira tens dois servidores de dhcp, o que tens num router não acedes do outro, e regras de encaminhamento têm de ser feito em ambos os routers e tens mais overhead.

Não é nada ideal, a não ser que tenhas necessidade de alguma função de gestão específica no Archer, mete em modo AP.
Ok, já fiz isso, muito obrigado! Mas tenho ideia de já ter tido isto no modo AP e o problema dos smartphones perderem a ligação sem razão aparente já acontecia.
 
Ah, certo.

A perda de ligação continua a acontecer de forma periódica - se alguém tiver alguma dica, agradeço.
Boas

Os meus tios têm VDF 100/100 com um router technicolor tg784n v3, que está num lado da casa e no lado oposto, na sala, tem a box e necessitam de ter mais sinal lá na sala. O meu tio aproveitou uma promoção da Amazon e adquiriu o TP-Link AX10 e aproveitou o cabo de rede que liga na box, para ligar ao router, o problema está exactamente nesta perda de ligação momentânea.

As is: Router VDF -> Box
To be: Router VDF -> TP-Link AX10 (AP mode) -> Box

Quais são as soluções? Sei que com a NOS, que os sogros têm, este problema não existe, setup idêntico.
Router da NOS -> TP-Link AC1200 (AP mode) -> BoX
 
Última edição:
Boas

Os meus tios têm VDF 100/100 com um router technicolor tg784n v3, que está num lado da casa e no lado oposto, na sala, tem a box e necessitam de ter mais sinal lá na sala. O meu tio aproveitou uma promoção da Amazon e adquiriu o TP-Link AX10 e aproveitou o cabo de rede que liga na box, para ligar ao router, o problema está exactamente nesta perda de ligação momentânea.

As is: Router VDF -> Box
To be: Router VDF -> TP-Link AX10 (AP mode) -> Box

Quais são as soluções? Sei que com a NOS, que os sogros têm, este problema não existe, setup idêntico.
Router da NOS -> TP-Link AC1200 (AP mode) -> BoX

Se esta a dar problema liga a box ao router como estava antes e liga o AP a outra porta
 
Eu tenho o AP ligado ao router da Vodafone e tenho a tal perda periódica de ligação Wi-Fi.

Estava a responder a outro user, que pelo que percebi se estava a queixar de quebras mas era com a ligação à box.

No teu caso se o problema é quebra de WiFi parece-me ter a haver com o AP em si. O canal de WiFi está fixo ou em auto? Em 5Ghz quando o AP muda o canal de WiFi pode demorar até varios minutos a conectar, tenta por num canal fixo.

E mais umas questões para diagnóstico: tens algum equipamento por cabo para confirmar que a quebra é só por wi-fi? Acontece em 2.4 e em 5Ghz ou só numa frequência? A ligação quebra com todos os dispositivos ligados em simultâneo?
 
Back
Topo