Substituir router Vodafone fibra

A Vbox precisa das 2 Vlans; isso é certo.
A Box Cisco só precisa da Vlan 105 e assume um ip público 10.71.xx.xx
A Vbox, quando ligada ao Technicolor e a funcionar bem, assume um ip privado 192.168.xx.xx
Ao ligar a Vbox ao Asus com IPTV em modo Vodafone vai assumir um ip publico.

Se definir o Asus com IPTV em modo manual, Internet VID 100 PRIO 1, Lan Port 4 VID 101 e Lan Port 3 em branco,
a Vbox vai assumir um ip privado. Mas vai ficar sem Vlan 105.
 
Trouxe a vbox pro 4k para testar. Disse que para já nao queria trocar o router nem o ont.
Eu gostava era de conseguir fazer isto, que a Vodafone emprestasse-me uma VBox Pro para eu fazer uns testes. Não quero renovar com troca de box, a vir cá o técnico e levar-me a antiga, isto sem ter a certeza que consigo manter o setup que tenho a funcionar.

Como é que conseguiste trazer uma VBox para casa indo à loja?
 
Eu gostava era de conseguir fazer isto, que a Vodafone emprestasse-me uma VBox Pro para eu fazer uns testes. Não quero renovar com troca de box, a vir cá o técnico e levar-me a antiga, isto sem ter a certeza que consigo manter o setup que tenho a funcionar.

Como é que conseguiste trazer uma VBox para casa indo à loja?
Fui à loja/sede no Parque das Nações, e expliquei que não estava a usar o router deles, e como não sabia se conseguia colocar a Box a funcionar, ele disse que me emprestava a nova Box durante o prazo de uma semana, no fim do qual deveria devolver uma delas. Mas para isso, tive de fazer a renovação do contrato na hora.
 
Mas para isso, tive de fazer a renovação do contrato na hora.
Eu renovei há pouco tempo (1 mês antes da Black Friday, acho), provavelmente teria de fazer novo contrato para me permitirem uma coisa dessas, se as condições não se alterassem, até que nem me importava.

Mas não sei até que ponto alguma loja aqui no Porto me faz isso, tenho de experimentar um dia destes... Obrigado.
 
Já tenho a chave de serviço e arranjei um ONT HG8012H, no entanto, ainda não comprei um router.
É possível ligar o ONT diretamente em um PC e navegar na internet para testar?
Há alguma configuração a ser feita no ONT ou no PC para além da chave de serviço no ONT?
 
Última edição:
Já tenho a chave de serviço e arranjei um ONT HG8012H, no entanto, ainda não comprei um router.
É possível ligar o ONT diretamente em um PC e navegar na internet para testar?
Há alguma configuração a ser feita no ONT ou no PC para além da chave de serviço no ONT?
Se o teu serviço for em rede DST não recomendo esse ONT. Se o ONT for "livre" podes ter que configurar mais dados além da pwd.
No caso de teres net com o ONT ligado diretamente ao PC a tua placa de rede tem que suportar VLANS. Caso contrário não dá.
Outro pormenor, a ficha de fibra do dispositivo deve ser de cor verde "sc/apc".
 
Obrigado pela resposta, @angelface.
O HG8012H é da VDF.
Não estou em rede DST.
O conector é SC/APC.
Já em relação a VLAN, penso que seja isto:
7RNdCKN.png


Está correto?
 
Última edição:
Obrigado pelas resposta, @angelface.
O HG8012H é da VDF.
Não estou em rede DST.
O conector é SC/APC.
Já em relação a VLAN, penso que seja isto:
7RNdCKN.png


Está correto?
Está correto, só ficas com a net. Desconheço se fica estável, porque a minha placa de rede não permite vlans por isso nunca testei.
Sabes colocar a pass de autenticação no dispostivo?
A fibra deve estar desligada antes desse passo, pass em asci e aplicar. Após isso ligas a fibra para autenticar.
 
Bom dia a todos!

Acabei de renovar o meu serviço fibra da Vodafone para 1Gbps com a oportunidade de substituir todos os equipamentos para o Smart Router Wi-Fi 6 e VBox Pro.
Neste momento tenho ONT + TG784n V3 + Box Sisco, sendo que o TG784n V3 está apenas para a Box e Telefone (sem Internet), e para a Internet tenho dedicado um Asus RT-AC68U com Firmware Merlin.

A questão é: Se perder o ONT para o novo Smart Router, qual é a melhor maneira de continuar a ter o meu Asus RT-AC68U dedicado a gerir a Internet?
Do que li por aqui, por um lado as VBox’s necessitam de Internet e por outro o Smart Router não permite uma ligação Bridge...
Preservo a segurança e privacidade, daí ter adquirido o router Asus para gerir a Internet.

Qual a vossa opinião? O que faziam?
Obrigado!
 
Bom dia a todos!

Acabei de renovar o meu serviço fibra da Vodafone para 1Gbps com a oportunidade de substituir todos os equipamentos para o Smart Router Wi-Fi 6 e VBox Pro.
Neste momento tenho ONT + TG784n V3 + Box Sisco, sendo que o TG784n V3 está apenas para a Box e Telefone (sem Internet), e para a Internet tenho dedicado um Asus RT-AC68U com Firmware Merlin.

A questão é: Se perder o ONT para o novo Smart Router, qual é a melhor maneira de continuar a ter o meu Asus RT-AC68U dedicado a gerir a Internet?
Do que li por aqui, por um lado as VBox’s necessitam de Internet e por outro o Smart Router não permite uma ligação Bridge...
Preservo a segurança e privacidade, daí ter adquirido o router Asus para gerir a Internet.

Qual a vossa opinião? O que faziam?
Obrigado!
segurança e privacidade 🤣 para isso necessitas uma VPN não um router.
 
Pois, compreendo... mas antes de contratar uma VPN comecei por ter tudo o que seja Internet a ser gerido por um router pessoal. O facto do operador ter acesso ao router que me entrega e eventual acesso à minha rede local (pessoal) é coisa que não me agrada muito.
Voltando ao meu dilema... quais os prós e os contras entre manter os equipamentos que tenho ou substituir pelos novos? O que fariam?
Todas as partilhas são bem-vindas! Obrigado!
 
Boas malta,
Tenho aqui uma duvida ja percebi que por exemplo com o HG8012H ou equivalente e um pfsense consigo matar o SR.
Agora ainda nao percebi é se UF-LOCO podia fazer o mesmo papel do HG8012H
Neste momento consegui resgatar a password do serviço do router, alguma configuração mais necessária alem das valas?
 
Alguém pode ajudar? Qual a vossa opinião?
Ninguém pode responder a isso por ti, tu é que sabes aquilo que valorizas mais.

No final do ano vou mudar de casa, se a Vodafone não me deixar ficar com o equipamento que tenho na mudança (ONT), e isso é o mais provável, passo para a MEO para conseguir usar o modo bridge. Nem quero saber aquilo que terei de pagar para rescindir o contrato, mas recuso-me a usar o router deles para gestão da minha rede interna.

Mas cada um sabe de si.
 
Back
Topo