Substituir router Vodafone fibra

Boas, conseguem-me confirmar se os DNS da vodafone continuam a ser os seguintes:

Set Metric Flg DNS-Server EDNS Label Intf State
--- ------ --- --------------------------------------- ---- --------------- ------------------------------- -----
1 0 D* 87.103.119.196 GPON_IPTV UP
1 0 D* 213.30.36.212 GPON_IPTV UP
2 0 D* 213.30.119.246 GPON_VoIP UP
2 0 D* 213.30.89.246 GPON_VoIP UP
3 0 D* 87.103.113.139 GPON_Internet UP
3 0 D* 87.103.113.171 GPON_Internet UP

Obrigado
 
Outras coisa, do que li as vbox podem ser ligadas através de wireless, certo?
Se assim for, não dá para ligar uma diretamente dessa forma sem me preocupar se está na vlan100 ou 105, ou seja, em wireless, por exemplo através dum access point, desta forma eu tenho tráfego proveniente apenas da vlan100.
Isto está um bocado confuso para mim, alguém quer-me ajudar a entender melhor?
 
Desculpa mas não entendo que queres dizer.
Só preciso saber se funciona ou não sem me ter que preocupar com vlans.
A Vodafone aparenta dizer que as vboxs só funcionam com o smartrouter, eu ponho em questão essa afirmação perante a possibilidade de se ligarem em wifi.
Sempre li que para por as vbox a funcionar as mesmas têm de ter acesso às vlans 100 e 105, não vejo como isso é possivel, ou me ligo numa ou noutra, ou talvez o que aconteça é que pura e simplesmente não se usam as vlans, por outras palavras ambos os pacotes tagged como 100 e 105 "circulam" por uma vlan única, a 1.
Se o meu raciocínio está errado, alguém corrija por favor.
 
Desculpa mas não entendo que queres dizer.
Só preciso saber se funciona ou não sem me ter que preocupar com vlans.
A Vodafone aparenta dizer que as vboxs só funcionam com o smartrouter, eu ponho em questão essa afirmação perante a possibilidade de se ligarem em wifi.
Sempre li que para por as vbox a funcionar as mesmas têm de ter acesso às vlans 100 e 105, não vejo como isso é possivel, ou me ligo numa ou noutra, ou talvez o que aconteça é que pura e simplesmente não se usam as vlans, por outras palavras ambos os pacotes tagged como 100 e 105 "circulam" por uma vlan única, a 1.
Se o meu raciocínio está errado, alguém corrija por favor.
Necessita da vlan 105 para multicast e vlan 100 para unicast.
 
Necessita da vlan 105 para multicast e vlan 100 para unicast.
Em wireless também precisa de vlans?
Que eu saiba, um dispositivo só pode estar ligado a uma vlan, poderá é estar ligado à vlan basica, ou seja aquela que é referida como vlan 1, e aí termos os pacotes com os tags 100 e 105 a circular, por outras palavras deixamos de ter vlans.
Ou seja usamos vlan tagging mas sem separação de vlans nos switch ou por outras palavras sem separação no nível 2 do OSI.
É isto que se passa?
 
Última edição:
Penso que estás a confundir as coisas, as vlans acabam no router, o router é que depois tem regras especificas e softwares como o igmpproxy para enviar os pacotes da tua lan para a vlan correta.
 
Penso que estás a confundir as coisas, as vlans acabam no router, o router é que depois tem regras especificas e softwares como o igmpproxy para enviar os pacotes da tua lan para a vlan correta.
As VLANs não necessitam de routers, são dispositivos do layer 2, é ao nível do layer 2 que se definem as VLANs, nos managed switch, os routers têm varias portas, desse ponto de vista são também um switch, podendo eu definir quais as portas para cada VLAN, portas trunk, etc
Os router são dispositivos do layer 2 e 3, podem atuar nos dois níveis, mas não necessito deles para definição de VLANs, posso necessitar para interVLAN communication, mas não é este o caso.
Completando a minha ideia, penso que com os Smartrouters, não tenho necessidade de criar VLANs, o igmp snooping (nos switch onde seja suportado) é que fazem a divisão do tráfego, cabe a cada dispositivo saber o que lhe interessa através do tagging dos pacotes.
Isto é o que penso que acontece embora evidentemente não estou 100% seguro (nem lá perto) contudo é o que até melhor opinião me faz mais sentido.
 
Última edição:
As VLANs não necessitam de routers, são dispositivos do layer 2, é ao nível do layer 2 que se definem as VLANs, nos managed switch, os routers têm varias portas, desse ponto de vista são também um switch, podendo eu definir quais as portas para cada VLAN, portas trunk, etc
Os router são dispositivos do layer 2 e 3, podem atuar nos dois níveis, mas não necessito deles para definição de VLANs, posso necessitar para interVLAN communication, mas não é este o caso.
Completando a minha ideia, penso que com os Smartrouters, não tenho necessidade de criar VLANs, o igmp snooping (nos switch onde seja suportado) é que fazem a divisão do tráfego, cabe a cada dispositivo saber o que lhe interessa através do tagging dos pacotes.
Isto é o que penso que acontece embora evidentemente não estou 100% seguro (nem lá perto) contudo é o que até melhor opinião me faz mais sentido.
Não é mais fácil testar que andar com teorias?
 
Não é mais fácil testar que andar com teorias?
Khack, sem teoria não haveria switch, routers, lans, etc ou mesmo telecomunicações
Sem teoria mesmo que funcione, a grande probabilidade é não se entender o que se está a passar,
Já teria testado se tivesse uma vbox pro, acontece que não tenho, e que segundo a vodafone essa vbox pro só funcionaria com o Smartrouter, o que não é verdade, visto que alguns utilizadores do forum, já puseram a trabalhar com pfSense, eu estou a usar o MikroTik.
Não quero substituir a minha configuração ONT + Router, e não vou pedir uma vbox pro, porque não sei neste instante como a colocar a funcionar com a minha configuração atual, que contempla a definição de VLANs, e mesmo que soubesse resta saber se me cediam uma, só para tentar.
A necessidade de estar com este trabalho é outra, que não interessa agora desenvolver, poderei dizer mais tarde.
De qualquer forma agradeço o teu interesse, visto estares a responder aos meus posts.
 
Khack, sem teoria não haveria switch, routers, lans, etc ou mesmo telecomunicações
Sem teoria mesmo que funcione, a grande probabilidade é não se entender o que se está a passar,
Já teria testado se tivesse uma vbox pro, acontece que não tenho, e que segundo a vodafone essa vbox pro só funcionaria com o Smartrouter, o que não é verdade, visto que alguns utilizadores do forum, já puseram a trabalhar com pfSense, eu estou a usar o MikroTik.
Não quero substituir a minha configuração ONT + Router, e não vou pedir uma vbox pro, porque não sei neste instante como a colocar a funcionar com a minha configuração atual, que contempla a definição de VLANs, e mesmo que soubesse resta saber se me cediam uma, só para tentar.
A necessidade de estar com este trabalho é outra, que não interessa agora desenvolver, poderei dizer mais tarde.
De qualquer forma agradeço o teu interesse, visto estares a responder aos meus posts.
Sim, mas o que te posso dizer é que apenas consegues colocar a funcionar com a pratica eu sou um desses utilizadores que conseguiu remover vbox 4k do smartrouter para um
Huawei OptiXstar EG8145X6.
 
Sim, mas o que te posso dizer é que apenas consegues colocar a funcionar com a pratica eu sou um desses utilizadores que conseguiu remover vbox 4k do smartrouter para um
Huawei OptiXstar EG8145X6.
Boa!
três perguntas
1) definiste alguma vlan
2) se a resposta a 1) foi sim, essas vlans foram atribuídas a portas diferentes do router/ONT?
3) as vboxs estão ligadas em ethernet ou por wifi (penso que só as pro se podem ligar por wifi)

eu ponho em hipótese ligar à vodafone e pedir um vbox pro, mas necessito saber antes se não tenho que fazer reset às minhas configurações e remover as vlans
 
Boa!
três perguntas
1) definiste alguma vlan
2) se a resposta a 1) foi sim, essas vlans foram atribuídas a portas diferentes do router/ONT?
3) as vboxs estão ligadas em ethernet ou por wifi (penso que só as pro se podem ligar por wifi)

eu ponho em hipótese ligar à vodafone e pedir um vbox pro, mas necessito saber antes se não tenho que fazer reset às minhas configurações e remover as vlans
Apenas tenho vbox 4K, vai MP eu envio te a configuração que tinha.
 
Bem, avancei duas coisas
1) Já tenho um ONT que comprei no eBay a funcionar, é um ONT Huawei Echolife HG8245Q, como inconveniente não tem TV por RF mas em contrapartida tem 4 portas ethernet.
2) Já coloquei o MikroTik a funcionar com a internet, mas a coisa ainda não está bem, o MikroTik é complexo, mas se se entender a lógica da construção da rede que se pretende, até que não é tão difícil.
Em relaçáo ao RF o hildeberto diz que há uns adaptadores que retiram o RF a partir do cabo ótico (FTTH para RF), algo para eu experimentar no futuro, mas no meu caso, para já, não é crítico.
Irei dando notícias.

P.S. - A seguir ao MikroTiK vou tentar o pfSense
 
Última edição:
Substitui ontem o router da Vodafone que me instalaram esta semana por um Fiber Loco + Router ASUS.
Tudo a funcionar 5*.

Só estava a espera de poder terminar a vlan no Loco e entregar a porta em access em vez de configurar no ASUS, mas não me afeta muito.

Velocidades iguais ou melhores do que com o router da Vodafone (1000/400 é o que tenho contratado).
 
Substitui ontem o router da Vodafone que me instalaram esta semana por um Fiber Loco + Router ASUS.
Tudo a funcionar 5*.

Só estava a espera de poder terminar a vlan no Loco e entregar a porta em access em vez de configurar no ASUS, mas não me afeta muito.

Velocidades iguais ou melhores do que com o router da Vodafone (1000/400 é o que tenho contratado).
Se fizeres speedtest fora de portugal não tens a mesma velocidade que smartrouter o Loco é fraquinho 👀
 
Substitui ontem o router da Vodafone que me instalaram esta semana por um Fiber Loco + Router ASUS.
Tudo a funcionar 5*.

Só estava a espera de poder terminar a vlan no Loco e entregar a porta em access em vez de configurar no ASUS, mas não me afeta muito.

Velocidades iguais ou melhores do que com o router da Vodafone (1000/400 é o que tenho contratado).
Substituiste um Smartrouter pela combinação Fiber Loco + Router Asus, é isso?
E tens Vbox ligadas ao Router Asus?
 
Se fizeres speedtest fora de portugal não tens a mesma velocidade que smartrouter o Loco é fraquinho 👀

Nem tinha reparado, pergunto me no que isso traduz numa utilização do dia a dia.

Mesmo a fazer download de uns ficheiros com 50/60gb quando testei pareceu tudo impecável. Tenho de investigar isso melhor, se for preciso troca se o Fiber Loco fácil.

Substituiste um Smartrouter pela combinação Fiber Loco + Router Asus, é isso?
E tens Vbox ligadas ao Router Asus?

Por acaso não , não preciso da box para nada, o pouco que vejo de tv a app da Vodafone serve bem. xD
 
Back
Topo