Substituir router Vodafone fibra

Com bridge na porta lan, é igual a ter o cabo da sala ligado ao ONT, é como se o router dele não existisse nessa porta.
Nesse caso poderia ligar o router da VDF na sala.
Ao ligar o switch directo na bridge, se funcionar, e para a internet é capaz de funcionar pq a VDF dá varios IPs publicos, vai ter os equipamentos directamente na WAN, o que não é desejável.
No minimo seria importante, ter a internet e o iptv atras dum router e respectiva firewall e não directamente na WAN.

No caso do IPTV, até fiquei admirado de ter funcionado no novo router, pq a configuração do router da VDF, tem entradas de routing estáticas, de DNS e muito mais.
 
Com bridge na porta lan, é igual a ter o cabo da sala ligado ao ONT, é como se o router dele não existisse nessa porta.
Nesse caso poderia ligar o router da VDF na sala.
Ao ligar o switch directo na bridge, se funcionar, e para a internet é capaz de funcionar pq a VDF dá varios IPs publicos, vai ter os equipamentos directamente na WAN, o que não é desejável.
No minimo seria importante, ter a internet e o iptv atras dum router e respectiva firewall e não directamente na WAN.

No caso do IPTV, até fiquei admirado de ter funcionado no novo router, pq a configuração do router da VDF, tem entradas de routing estáticas, de DNS e muito mais.

Pois o meu receio era mesmo esse passar ip's públicos para o switch. Por isso a melhor solução seria instalar um CFW no netgear que já conseguia definir as duas VLAN's nessa porta, visto que o firmware da netgear não o permite.

No caso dos DNS do IPTV nem me lembrei disso, será que o ONT os atribui por DHCP?
 
eu tenho exatamente o TP-Link SG105E, versão 1, ligado ao AIO 8247H, activei no TP Link o IGMP Sonooping e também coloquei enable o DHCP e funciona muito bem sem ter de fazer qualquer configuração, pois ele assumiu tudo.

no TP-Link SG105E, tenho ligado uma box e dois computadores e nunca tive qualquer problema, faço gravações da box, etc.
 
@arpin
O problema no caso do Onesolo é que ele nao tem o router da VDF e o router dele nao permite configurar 2 VLANs para a mesma porta LAN. Alem disso tb existem mais configurações no router da VDF, que seria necessario replicar.

@Kadime
Suponho que recebeu por DHCP da VLAN IPTV, pq o onesolo diz que o IPTV ficou a funcionar, sem configurar isso, mas fiquei surpreso que o IPTV funcione bem só assim.

Não tenho Asus, nem tenho experiencia com o IPTV, pois uso o router da VDF para isso.
Mas espreitei o ficheiro de configuração que alguns users postaram acho que para os asus e tinham:
- rate limite para varios ranges de IPs
- DNSs fixos para a IPTV
- Entradas de routing estaticas para IPTV e para outras redes
- tem mais configurações que não me recordo agora, impedir os multicast na rede wifi, etc.

Com FW alternativo, depois tb é necessario passar pelo router e firewall a internet e o IPTV.
 
TP-Link Portugal lança novo site dedicado a actualizações firmware:
http://www.aminhacasadigital.com/2016/09/tp-link-portugal-lanca-novo-site.html

Tem FW para varios modelos TPLINK e suporta varios ISPs, incluindo VDF:
http://www.tp-linkportugal.pt/vodafone.html

Apesar de estar 100% satisfeito com o openwrt no Archer C7 v2, quero testar este FW da TP-link.
Tem mais modelos disponiveis.

EDIT:
Para o Archer C7v2 o FW é beta e tem potencial, mas por agora ainda tem alguns bugs.
O perfil VDF, permite escolher para cada porta LAN se queremos internet, iptv ou bridge.
Não tem opção de internet+iptv em simultaneo numa unica porta.
Quando escolho bridge na porta 4 e internet em todas as outras, fica a funcionar mal, e limita a velocidade da internet, pode-se ver no speed test que limita.
Se nao alterar nada e deixar bridged na 4, iptv na 3 e internet nas restantes (default), parece funcionar bem, já nao aparece o bug que limita a velocidade da internet, mas nao testei a iptv.

O IPV6 nao funciona com a VDF, não apanha ip.

Adicionaram a possibildiade de usar PENs USB de dados, que me parece util para quem tem 4g, mas nao testei. Tenho um tplink WR1043ND v1 bastante antigo e funciona muito bem com FW rooter (é baseado no openwrt) e uma pen 4G da VDF (K5150).

Voltei ao openwrt que uso com bridge na porta 4, onde ligo o router da VDF, é rápido e funciona muito bem, exepto o IPv6 que nao consigo apanhar ip.

Pessoalmente, vou usar sempre o router da VDF (ligado na bridge do meu router) para iptv e telefone, pq preciso das portas LAN, evito assim comprar um switch e mais qq coisa para ligar o telefone. Alem disso o cpu do meu router fica livre só para internet, pq a bridge é feita ao nivel do switch do meu router e o router da VDF é usado para o resto. O openwrt faz isto muito bem e é rapido.

Espero que este FW tplink tb venha a funcionar bem para quem precisar. A tplink é uma alternativa, tem alguns modelos com boa relação preço/qualidade. Por exemplo o Archer C7 v2 e o Archer C9 são interessantes, comprei o C7 v2 na amazon.de por 45 eur nos recondicionados (agora estão mais caros, mas as xs baixam de preço), cheguei a ver o c9 recondicionado por 55 eur, mas nunca mais apareceu a esse preço. Como novo o C7 tb não é caro, acho que anda nos 80 eur.
 
Última edição:
Boa tarde

Estou a pensar comprar um asus RT-AC68U para substituir o ADB da Vodafone perguntas das dúvidas que fiquei depois de ler este thread.
Continuo a poder mudar o canal com o telemóvel?
As gravações continuam a funcionar ?

Desde já obrigado.
 
se ligaresa box ao Asus vais continuar a poder usar o telemóvel para mudar de canal...se deixares a box ligada ao router da Vodafone não...a não ser que cada vez que queiras mudar de canal ligues o telemóvel a rede do router da Vodafone.

As gravações continuam a funcionar sem problemas
 
Obrigado pela rápida resposta outra pergunta existe algum router até 160€ melhor que este AC68U presciso de partilhar ficheiros dentro da rede doméstica e com o exterior.
Outra dúvida eu com este router deixo de ter problemas com 2 streems de netfix a box a ver Tv e andar na NET a navegar e uns downloads pelo meio, é que com o da Vodafone se não o reiniciar todos os 2 dias é para esquecer...
Estou numa RNG é tudo igual certo?
 
Obrigado pela rápida resposta outra pergunta existe algum router até 160€ melhor que este AC68U presciso de partilhar ficheiros dentro da rede doméstica e com o exterior.
Outra dúvida eu com este router deixo de ter problemas com 2 streems de netfix a box a ver Tv e andar na NET a navegar e uns downloads pelo meio, é que com o da Vodafone se não o reiniciar todos os 2 dias é para esquecer...
Estou numa RNG é tudo igual certo?

Tenho um AC68U a trabalhar neste momento numa RNG, logo nao tera problemas (Tambem estou no processo de fazer upgrade para um USG + AP AC LR cause you can never get enough)

Cumps
 
eu também tenho um ac68 e tenho vários dispositivos ligados, netflix 4k e youtube a dar ao mesmo tempo, e mesmo quando a copiar ficheiros para a NAS nunca tenho quebras de desempenho..... o QOS funciona bastante bem, e tens inclusive a opção de dar prioridade ao streaming de video
 
se ligaresa box ao Asus vais continuar a poder usar o telemóvel para mudar de canal...se deixares a box ligada ao router da Vodafone não...a não ser que cada vez que queiras mudar de canal ligues o telemóvel a rede do router da Vodafone.

As gravações continuam a funcionar sem problemas
Eu tenho a box da Vodafone ligada ao meu AC68U e não consigo controlar a box pelo telemóvel. Acho que tenho as VLANs bem configuradas... Mas a box fica com uma gama de IPs diferente da que tenho na rede local e a app da Vodafone, ligada à rede wireless, não encontra a box da Vodafone.

O que me está a escapar na configuração?
 
Eu tenho a box da Vodafone ligada ao meu AC68U e não consigo controlar a box pelo telemóvel. Acho que tenho as VLANs bem configuradas... Mas a box fica com uma gama de IPs diferente da que tenho na rede local e a app da Vodafone, ligada à rede wireless, não encontra a box da Vodafone.

O que me está a escapar na configuração?

Ainda nao sei como o fazer no ASUS, mas tens que defenir a internet como trunk da vlan 100 e 105 e adicionar a box ao DHCP, para esta ter acesso a tua rede interna. Se defenires a VLAN da maneira 'normal' ela simplesmente serve como pass-through

Cumps
 
Eu tenho a box da Vodafone ligada ao meu AC68U e não consigo controlar a box pelo telemóvel. Acho que tenho as VLANs bem configuradas... Mas a box fica com uma gama de IPs diferente da que tenho na rede local e a app da Vodafone, ligada à rede wireless, não encontra a box da Vodafone.

O que me está a escapar na configuração?

Muita coisa... que não podes fazer através de interfaces web.

A malta nunca se convenceu de que o router fornecido por eles faz muito mais do que inserir/remover umas etiquetas de VLAN.

Um user aqui criou scripts que tentam fazer o que é feito nos routers fornecidos.
 
Boas, em breve deverei aderir à Vodafone fibra, mas não sou assim tão entendido nesses assuntos de VLAN e assim. É o seguinte, em princípio devem instalar-me o novo "modem/router" Smart Router. Comprei recentemente um router TP-Link Archer C1200, e gostaria de usá-lo em vez do router da Vodafone, uma vez que tem 3 antenas externas e ficaria com muito melhor sinal 5Ghz e 2.4Ghz. Posso simplesmente ligar o meu router como Acess Point ao Smart Router, e desligar o wi-fi deste? Assim ligado ao Smart ficava só a box, e o Wi-Fi era apenas do meu router.
Li umas 7 páginas, mas não consegui encontrar uma resposta concreta.
Cumps,
 
Boas, em breve deverei aderir à Vodafone fibra, mas não sou assim tão entendido nesses assuntos de VLAN e assim. É o seguinte, em princípio devem instalar-me o novo "modem/router" Smart Router. Comprei recentemente um router TP-Link Archer C1200, e gostaria de usá-lo em vez do router da Vodafone, uma vez que tem 3 antenas externas e ficaria com muito melhor sinal 5Ghz e 2.4Ghz. Posso simplesmente ligar o meu router como Acess Point ao Smart Router, e desligar o wi-fi deste? Assim ligado ao Smart ficava só a box, e o Wi-Fi era apenas do meu router.
Li umas 7 páginas, mas não consegui encontrar uma resposta concreta.
Cumps,

Isso é o que podes sempre fazer com qualquer operadora, não é o ideal mas sim podes sempre fazer isso.
 
Back
Topo