Tarifa Social da Internet

Proponho tráfego ilimitado, com 10Mbps quando as ofertas residenciais corriqueiras oferecem tráfiego ilimitado com velocidades até 1Gbps.
São 100 vezes mais velocidade que a tarifa social e não custam 615€/mês, ou 100 vezes o preço da tarifa social.

Acho que uma limitação de velocidade de 100 vezes é suficiente.
Quando passas de um pacote de 100mbps para um de 500mbps ou preço também não multiplica por 5. Não existe esse tipo de relação direta.
 
Ando eu aqui a pagar o meu Yorn X 500 a peso de ouro para ter 500MB de dados móveis por mês e há pessoal a exigir tráfego ilimitado por 6€. É caso para dizer que "são pobres e mal agradecidos"
 
Não me parece que esteja aqui alguém neste tópico que possa usufruir da tarifa social de internet.
Se estiver alguém que avise.
Estamos a falar de um acesso fixo para casa onde a quase totalidade das ofertas no mercado é de tráfego ilimitado.
Não estamos a falar de internet móvel onde a quase totalidade dos tarifários tem limite de tráfego.
No meu telemóvel também tenho que pagar 10€ por 4GB.
 
@RJSC

Dei-me ao trabalho de ir ver um caso real (pedi a um familiar) , então digo-te, o consumo diário de uma pessoa a quem isto se destina ronda os 300Mb diário em media, o que dá cerca de 10Gb por mês.

Telemóvel (whatsapp, redes sociais e navegação no PC)

Para uns vai sobrar outros não vai chegar, mas concordo que para o fim a que se destina é mais que suficiente, podiam era colocar 5€ faz-me mais sentido e isento de IVA (nunca irá acontecer).
 
Ando eu aqui a pagar o meu Yorn X 500 a peso de ouro para ter 500MB de dados móveis por mês e há pessoal a exigir tráfego ilimitado por 6€. É caso para dizer que "são pobres e mal agradecidos"
Mesmo... Acho que ainda não entenderam que o objectivo disto é dar acesso ao básico mesmo e 12GB serve para o básico se a internet só servir mesmo para o básico, isto não é para ver vídeos, não é para streaming nem similares, é para mandar e-mails, ler PDFs, e pouco mais... 12gb mesmo em streaming dá se for bem gerido da para bastante tempo. Podia ser mais? Podia mas não era por 6€...
 
Ando eu aqui a pagar o meu Yorn X 500 a peso de ouro para ter 500MB de dados móveis por mês e há pessoal a exigir tráfego ilimitado por 6€. É caso para dizer que "são pobres e mal agradecidos"
É um acesso fixo. Não tem nada a ver com internet móvel por princípio.

Quanto ao mais, não podia estar mais em desacordo como português com cada uma das coisas que disseste. Da minha parte estou disposto a que o Estado garanta grande parte da mensalidade de acessos fixos (necessariamente ilimitados em tráfego) de famílias carenciadas ou de baixos rendimentos.
 
É um acesso fixo. Não tem nada a ver com internet móvel por princípio.

Quanto ao mais, não podia estar mais em desacordo como português com cada uma das coisas que disseste. Da minha parte estou disposto a que o Estado garanta grande parte da mensalidade de acessos fixos (necessariamente ilimitados em tráfego) de famílias carenciadas ou de baixos rendimentos.

O estado não está a meter um tostão este assunto, pelo contrário vai lá buscar o IVA.
 
Pois eu percebi. Estava apenas a responder ao membro em questão.
Estou disposto a que o Estrado cubra a diferença.
Também eu.
Aqui se manifestam muitas pessoas contra a utilização da internet de tarifa social para entretenimento, mas 1 milhão de euros investidos na tarifa social faz mais pelo acesso à cultura que investido em concertos ou estátuas em rotundas.
Com a degradação dos conteúdos dos canais generalistas de sinal aberto, a única maneira de alguém poder escolher entretenimento mentalmente salutar seria através de streaming (obviamente não vamos financiar TV por cabo, quando podemos ter video on demand na internet).
 
O estado não é a santa casa da misericórdia...
Se eu descontasse 100 euritos por mês e tivesse tudo de borla, também venerava o "estado social" e iria querer sempre mais, nunca nada seria suficiente.
O problema é para quem desconta milhares de euros por mês (e não tem direito a nada) para vos proporcionar esses luxos
 
Também eu.
Aqui se manifestam muitas pessoas contra a utilização da internet de tarifa social para entretenimento, mas 1 milhão de euros investidos na tarifa social faz mais pelo acesso à cultura que investido em concertos ou estátuas em rotundas.
Com a degradação dos conteúdos dos canais generalistas de sinal aberto, a única maneira de alguém poder escolher entretenimento mentalmente salutar seria através de streaming (obviamente não vamos financiar TV por cabo, quando podemos ter video on demand na internet).

O estado tem pelo menos 3 canais em sinal aberto.. Se é preciso melhorar os conteúdos então que o façam.

Financiar acessos à Internet sem limites com a desculpa que é para melhorar o acesso à cultura é um salto um bocado grande.

E se os beneficiários deste tipo de medidas têm dificuldades para pagar Internet como é que vão pagar conteúdos em VOD.

A oferta como está proposta coloca Portugal ao nível do melhor que se faz na Europa.
 
Há muita coisa no Youtube sem pagar.
Sim e não. A 480p dá para ver muito vídeo sem problemas e 12gb ainda permite ver muita coisa. 6€ não podem esperar milagres. Podia ser 10€ com 30gb? Até podia mas o objectivo é dar mesmo o básico, porque nós 22/25€ já há a nowo com packs de tv e internet, quem quiser mais que pague como toda a gente faz. Se não pode então este pack dá o básico que me parece aceitável.
 
É uma questão de princípio.
Os limites de tráfego foram uma limitação artificial introduzida pelas operadoras para espremer os clientes.
Eu ainda sou do tempo que pagava o acesso à internet em dial-up ao minuto e nunca me conformei.
Uma rede ociosa ou uma rede com 100% de utilização custa apenas mais 10% em consumo energético.
Vídeo em 1080p são 5mbps, em 720p, 2.5MBps.
Querem limitar, limitem a velocidade para 5 ou 2.5mbps com tráfego ilimitado.
 
Há muita coisa no Youtube sem pagar. E a RTP tem muitos filmes, séries e documentários disponíveis gratuitamente na RTP Play.
Percebo o ponto mas parece-me que isso vai muito para lá do objectivo deste serviço e pior deixaria pouquíssima margem para os pacotes comerciais.
 
À tarifa social não vai poder aderir quem quer.
Os beneficiários têm que ter documentado que não têm rendimentos, tal como nas outras traficas sociais, RSI, etc.
Logo, os clientes típicos dos pacotes comerciais têm o acesso vedado.
 
À tarifa social não vai poder aderir quem quer.
Os beneficiários têm que ter documentado que não têm rendimentos, tal como nas outras traficas sociais, RSI, etc.
Logo, os clientes típicos dos pacotes comerciais têm o acesso vedado.
Correcto, no entanto parece-me da mais elementar lógica que se mantenha algum diferencial entre os pacotes comerciais (que são pagos pelos utilizador e fonte de rendimento das empresas que em parte permitirá suportar o custa da oferta social) e os pacotes sociais.
 
O fornecimento de eletricidade com tarifa social não apresenta qualquer limitação comparativamente à oferta comercial da mesma potência (6.9kVA ou 3,45kVA). Na internet deve-se aplicar o mesmo princípio.
E aqui já estamos a dar como justo que a internet social tenha velocidades de acesso muito inferiores às das ofertas comerciais. (entre 2.5 a 10 Mbps). O que não pode haver é limite de tráfego, e especialmente um limite de tráfego que seja possível gastar em algumas horas.
 
Última edição:
O fornecimento de eletricidade com tarifa social não apresenta qualquer limitação comparativamente à oferta comercial da mesma potência (6.9kVA ou 3,45kVA). Na internet deve-se aplicar o mesmo princípio.
E aqui já estamos a dar como justo que a internet social tenha velocidades de acesso muito inferiores às das ofertas comerciais. (entre 2.5 a 10 Mbps)
Pois só que de forma alguma me parece justo colocar eletricidade e acesso à internet no mesmo patamar.
 
Back
Topo