[Thread] ASUS P5Q PRO/Deluxe Tweaks and Discussion

Boas!!

Pessoal, já alguém descobriu quais os pontos para a leitura do vCore?

Para a semana tenho o meu sistema para montar e gostava de saber como o fazer, já que os pontos de leitura das outras voltagens essenciais já são conhecidos.

Obrigado.
 
Boas!!

Pessoal, o meu sistema actual está disponível aí ao lado, e ando a "grizar-me" com esta motherboard.

O problema é o seguinte: aparentemente só consigo fazer com que o sistema arranque se escolher um divisor específico para a frequência das memórias (no meu caso só funciona a 3ª opção a contar do fim), todas as outras opções = no boot.

Neste momento tenho o sistema estável (Prime95) a 3GHz (FSB=333MHz; RAM=1066MHz; rácio=3,201201...) sem mexer no vCore (1,2625), e todas as outras voltagens e definições de acordo com a maioria das indicações do pessoal (em fóruns como a techzone e xtremesystems) na mesma situação que eu. As temperaturas não passam dos 52ºC (Coretemp)/ 47ºC (RealTemp), por isso julgo não ser esse o problema (já agora, alguém sabe dizer qual das leituras é a correcta?).

A minha questão é: o problema é da board ou das memórias?
Acho muito estranho não conseguir escolher mais nenhum rácio DRAM/FSB diferente dos tais 3,201201..

Já tentei várias configurações, voltagens, etc... e nada parece alterar esta realidade. Não sei que mais fazer >( Já tentei actualizar a BIOS para a 1201, mas passadas algumas tentativas de overclock, a BIOS é corrompida e substituída pela 0803 original :confused:

Custa-me ter investido em bom material e ter 1 CPU, aparentemente, "jeitoso" para overclock, e estar limitado pelo facto de só conseguir utilizar um dos divisores para as memórias. Parece que já saiu uma nova BIOS beta para a P5Q Dlx, quando chegar a casa vou testar...

Estou aberto a sugestões ;)
 
Última edição:
Boas!!

Após alguns conselhos e posteriores tentativas, consegui finalmente passar dos 3100MHz. Tenho-o neste momento a 3400MHz, a correr Prime95, com as seguintes definições na BIOS (0803), e as temperaturas não passam dos 55ºC (full):


AI Overclock tuner: Manual
CPU Ratio Setting: 8X
FSB Frequency: 425
FSB Strap to North Bridge: 266
PCI-E Frequency: 100
DRAM Frequency: 1066
DRAM CLK Skew on Channel A1: AUTO
DRAM CLK Skew on Channel A2: AUTO
DRAM CLK Skew on Channel B1: AUTO
DRAM CLK Skew on Channel B2: AUTO
DRAM Timing Control: Manual

CAS# Latency: 5
DRAM RAS# to CAS# Delay: 5
DRAM RAS# Precharge: 5
DRAM RAS# Activate to Precharge: 15
RAS# to RAS# Delay : AUTO
Row Refresh Cycle Time: AUTO (defaults to 52)
Write Recovery Time: AUTO
Read to Precharge Time: AUTO

DRAM Static Read Control: Disabled
DRAM Read Training: AUTO
MEM. OC Charger: AUTO
AI Clock Twister: Moderate
AI Transaction Booster: 8
PULL-INS: All Disabled

CPU Voltage: 1.281
CPU GTL Voltage Reference (0/2): 0.630
CPU GTL Voltage Reference (1/3): 0.670
CPU PLL Voltage: 1.54
FSB Termination Voltage: 1.36
DRAM Voltage: 2.02
NB Voltage: 1.26
NB GTL Reference: 0.630
SBridge Voltage: 1.10
PCIE SATA Voltage: 1.50

Load Line Calibration: Enabled
CPU Spread Spectrum: Disabled
PCIE Spread Spectrum: Disabled
CPU Clock Skew: AUTO
NB Clock Skew: AUTO
CPU Margin: Optimized

Advance CPU Settings
CPU Ratio Setting: 8
C1E Support: Disabled
Max CPUID Value Limit: Disabled
Intel Virtualization Tech: Disabled
CPU TM Function: Disabled
Execute Disable Bit: Disabled


Espero que estas definições possam ajudar alguém tanto como me ajudaram a mim ;)

Cumprimentos.
 
Última edição:
Já decidi.É a deluxe que vou comprar:x2:
Depois posto aqui umas impressões.
Só tenho uma questão. Esta board dá para processadores pentium IV?
 
uff o meu está na lista. Então depois posto aqui algumas impressões e faço uma review.
Peço d esculpa por este bocado de off topic.
 
O site de support da Asus anda meio estúpido, ás vezes só aparece a 1004 sim... Se tentares passado um tempo vai-te aparecer a 1306, mas se não aparecer está aqui o link do ftp deles: ftp://dlsvr.asus.com/pub/ASUS/mb/socket775/P5Q_Pro/

Parece que as vezes entra em funcionamento o site de support deles desactualizado, de vez em quando e que aparece o actualizado, isso é estranho. :confused:

Sacado , Obrigado :)

Vou testar...
 
Instalei esta bios mas continuo com o raio dos blue screens! Passou-se 2 dias sem eles e de repente tenho outra vez blue screens, ainda por cima não instalei nada que pudesse causar isto!

Não sei mesmo o que se passa, ele dá-me erros aleatórios, se calhar é daquilo da Intel de baixar a velocidade para 1600, ou então de ter deixado tudo em auto não sei... :( E não não tenho overclock, se já sem ele me dá blue screens, então com overclock nem sei. :|
 
Back
Topo