1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Thread sobre ITED

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por varejo, 11 de Maio de 2007. (Respostas: 79; Visualizações: 24116)

  1. varejo

    varejo Power Member

    Boas, este é um tema ainda pouco divulgado, mas o ITED já entrou em vigor desde 01/01/2005 para os todos novos projectos de edifícios, substituindo o anterior RITA.
    Portanto resolvi criar esta thread, por ser um tema interessante, visto estar a ser implementado em todos os prédios novos.
    Basicamente a grande vantagem do ITED é a cablagem de pares de cobre ser toda ligada em estrela (um cabo por tomada), e não em cascata (serie) como acontecia no RITA.
    A infrastutura é toda feita a Cat.5E com tomadas RJ45, indo todas as tomadas ligar a um ATI "armario de telecomunicações individual" (mini-bastidor), onde por exemplo se pode colocar um modem-router e fazer a LAN, e por meio de chicotes atribuir dados ou telefone a qualquer tomada.
    com o ITED acabaram as colagens de cabos de rede pela casa fora!!!
    :-D :victory:
     
    Última edição: 11 de Maio de 2007
  2. varejo

    varejo Power Member

    Boas, parece que o tema é um pouco desconhecido, mas sem opiniões vai levar mais tempo a ser conhecido!!! :hello:
     
  3. carlosmcruz

    carlosmcruz Power Member

    Viva,

    O tema não é desconhecido, isto pelo menos para mim, já devia ter sido implantado à 10 anos atras mas infelizmente é o país que temos.

    Também acho que sinceramente, por mim pelo menos, este tema não tem muito para discutir.

    Cumps,
     
  4. varejo

    varejo Power Member

    Boas, o ITED nao abrange só telefone, mas tambem a nivel de TV CATV SMATV E tb FWA (fixed wireless acess), e tambem com muita possibilidade de evolução sem ir contra as regras tecnicas!!
    :-D
     
  5. ricponte

    ricponte Power Member

    Boas. Para quem esta dentro do projecto de telecomunicações á muito que é conhecido o ITED, Desde de 2002 que existiam uns manuais da anacom a circular mas so com a entrada em vigor da lei que substituio o "RITA" pelo ITED que o meio(fabricantes,projectistas,instaladores) começou a entender que existiam mudanças. Mas nem todas as mudanças foram boas, pois se o ITED preencheu muitas lacunas nos projectos de habitações , tudo o resto foi esquecido, e ve-se o caso de uma instalação que tenha uma rede estruturada, ou instalações de um modo provisorias como os quioques, bancas de veraõ dos gelados...
     
  6. varejo

    varejo Power Member

    Boas, a nivel de ITED posso fazer uma rede estruturada numa loja para empresa etc. nao tou a ir contra as regras tecnicas, a nivel de quiosques bancas etc. tb ja tem de se aplicar o ITED perante as regras técnicas.
     
  7. ricponte

    ricponte Power Member

    A questão não esta no aplicar o ITED mas sim o ITED aplicar-se a estas situações , nao faz sentido ter o ATI com distribuição de P. de cobre e de Coaxial em instalações que so requeriam uma tomada RG45, e mais tenta incluir um bastidor no esquema de tubagem de ITED em que se partilha a rede de tubagem de cobre com a coaxial.
    A anacom ja chegou a mesma conclusão de quando uma rede estruturada, o projecto fica ao criterio do projectista.
    Mas o caso mais flagrante esta nas caixas CEMU, e entao se for lotes numa zona industrial tb se chama CEMU?Pq não lhe puseram logo o nome de CE - caixa de entrada?
    E como as RTIEBT faz-se a tradução das normas comunitarias e mantem-se um capitulo das antigas...
     
  8. ricponte

    ricponte Power Member

    Quanto aos quiosques ja fiz varios e no ultimo o ATI ocupava metade da parede do quiosque...

    E claro que podes fazer uma rede estruturada numa loja, mas agora pensa que é num edificio inteiro (ex. um centro de empresas) , vais ter um ati por sala?
     
    Última edição: 14 de Maio de 2007
  9. varejo

    varejo Power Member

    Boas, numa empresa ou mesmo num centro de empresas num mesmo edficio, podes colocar as infrastuturas no ETI (espaço tecnico do edificio) e depois levar as tecnologias pra cada piso, ao criterio do projectista!!!
     
  10. varejo

    varejo Power Member

    boas, em relação á rede publica de distribuição ainda se aplica as regras "antigas", o ITED basicamente entra em vigor a partir da CEMU ou CE (caixa de entrada de cabos)!!
    p.s. : o nome CEMU é para moradias unifamiliares como indica o manual, em zonas industriais utiliza-se a caixa CE (caixa de entrada de cabos, vao dar ao ETI (ATE).
     
    Última edição: 15 de Maio de 2007
  11. ricponte

    ricponte Power Member

    Boas, vamos manter esta "discussão" acessa.
    Como tu dizes, se fica ao criterio do projectista , pq dos esquemas? Tenta representar uma tubagem em que passa por esteira, calha e tubo...Por muito que tentes não fica uma representação esquematica do pretendido.
    E o material que o manual utiliza e que não existe... Nos calculos coaxial, cabos,os repartidores e derivadores que estão no manual com aquelas caracteristicas não existem e depois exigem que o intervalo de dB´s nao seja maior que 3 entre projecto e obra...
    Tomadas mistas so agora é que a televes as tem...
    Os cabos TVHV mal exemplificados nas cores...
    E depois a maior aberregação, as fichas tecnicas... são muito fixes numa moradia ou num edificio pequeno mas num edificio com 100 apartamentos... e para esquecer.

    P.S. no manual não existe CE, existe CEC mas ja se encontra dentro do edificio.
    CE para os restantes edificios no limite da propriedade como existe a CEMU para as moradias não existe no manual.

    Mas nem tudo é mau. Em habitações melhorou bastante desde o RITA. E simplificou os desenhos.
     
  12. varejo

    varejo Power Member

    Boas, quando me referi á CE era como caixa de visita no limite da propriedade, passando pela CEC (caixa entrada de cabos), ja dentro edificio e ligando no ATE.
    em termos de representações de tubagens, para nao haver duvidas se é esteiras calhas ou tubos, é fazer uma boa memória descritiva, e não como na maior parte dos projectos "copy paste".
    Em relação a tubos ainda existe uma grande celeuma á volta de diâmetros comerciais e interiores como refere o manual!!!
     
  13. ricponte

    ricponte Power Member

    No site da anacom, as FAQ, http://www.anacom.pt/template25.jsp?categoryId=38776#30
    por isso desde o inicio os meus iam com uma nota;diametro representado é interno, depois na PT é que pediram para começar a representar os comerciais.
    Mas tb ainda n corrijiram os cabos TVHV do manual.
    E na ultima grande questão como é que se representa um esquema de tubagem quando não tens tomadas em I1? Logica na PT, invente simbologia...
     
  14. varejo

    varejo Power Member

    Boas, Quando não tenho caixas I1, por exemplo caixas de pavimento, coloco na mesma a simbolo de caixa de aparelhagem ou de saida, como indica o manual, a/2 x a/2. :)
     
  15. varejo

    varejo Power Member

    Boas, alem de pares de cobre o ATI tb tem instalado outras tecnologias!!:)
     
  16. ricponte

    ricponte Power Member

    Boas, Para quem esta interessado mais no ITED, este ano na Endiel houve a apresentação de varios fabricantes da 2º geraçao de ATI´s, na qual destaco os da Quiterios (categoria 7-Fibra optica), os JBL (categoria 6-para dados) e teka pelo tamanho minimalista , nos outros fabricantes temos quadros muito similares.
     
  17. varejo

    varejo Power Member

    Boas, tb tive lá e gostei de algumas inovações a nivel dos ATI, como tu referiste!!
    :x2:
     
  18. ricponte

    ricponte Power Member

  19. Transmontano

    Transmontano I folded Myself

    Ora, vamos lá desenterrar este tópico. :D

    Ando a investigar sobre este tema, pois a curto/médio prazo vou começar nesta área.

    Para já, vou começar por ler o Manual disponibilizado pela Anacom. O que recomendam mais?
     
  20. varejo

    varejo Power Member

    Boas, que faças uma formação de ITED!!!
     

Partilhar esta Página