Thread sobre ITED

Serve mas se eu não tiver lá sinal de voz já não me serve. A questão é q tipo de sinal é q se tem na tomada dados+voz ou só dados (internet) se for o caso da ultima isto não serve eles simplesmente duplica a linha. No caso de termos dados+voz temos de usar um microfiltro se bem q isto funciona tb o q acontece e a net ir abaixo qdo recebemos ou fazemos chamada.

com uma tomadas RJ45 e com o duplicador colocas dados e voz e funcionar a 100% o microfiltro só é instalado em acessos ADSL e não por cabo, e mesmo com duplicador ou não convem colocar!!
 
Bom dia!

Tentei hoje de manhã configurar o ITED mas, apesar de ainda não ter conseguido, já houve alguns avanços.
O procedimento foi o seguinte:

  1. Retirei o cabo "Área A" (ZAP Sala) do repartidor e liguei ao IN F do Modem
  2. Liguei a saída Voice-1 do Modem directamente à tomada RJ45 da "Área A" (Sala) e usei um chicote para ligar da "Área A" (Sala) à "Área B" (Hall)
  3. Liguei a saída LAN-1 do Modem à tomada RJ45 da "Área F" (Escritório)
Resultados: no escritório liguei o meu portátil à tomada RJ45 da parede e foi detectada a rede (com o belo nome hexadecimal ZON-FEDE), tendo também detectado o sinal wireless. No entanto, só com acessos locais! Quanto ao telefone, experimentei na sala mas aí não tinha mesmo qualquer sinal.

Reiniciei o modem de duas maneiras: desligando da corrente por mais de 10 segundos e fazendo o reboot de fábrica. Em ambos os casos verifiquei que, depois da luz power, começa por acender a luz de wireless (verde a piscar ao ritmo da transferência de dados), mas de seguida pára na luz de downstream-1 laranja a piscar intermitentemente, não completando correctamente a sequência de inicialização (teriam ainda de ficar verdes todas as 3 luzes de downstream, 1 de upstream, voice-1 e internet). Na ficha RJ45 LAN-1 do modem, também estava a piscar a luz intermitente verde de transferência de dados.

Uma vez que o modem teria de ficar por trás do painel e o cabo A, assinalado na imagem, não passava pelo orifício por causa da Ficha F, tive de arrancar esta última, recolher o cabo para trás do painel e voltar a colocar a ficha. Ainda pensei que, por não ter muita prática, tivesse danificado o sinal de cabo impedindo assim o sucesso da ligação; no entanto, experimentei ligar o modem do lado de fora do painel com o cabo C e os resultados foram os mesmos.
cimg5543cpiacpia.jpg


Conclusão: a rede foi detectada, mas não foi completamente configurada, impedindo o acesso à net e telefone...
Talvez a solução seja um último cabo que me tenha esquecido estupidamente de ligar :007:
Ou então talvez alguma configuração na interface de administração do Modem NetGear...

Se assim não for, vou tentar saber junto do engº de obra (que deve vir cá em breve para corrigir aqueles pequenos defeitos habituais) quem foi o responsável pelas comunicações... pode ser que me ajude também!

Obrigado pela vossa ajuda!
Caso ainda tenham mais alguma dica, agradeço... a esperança é a última a morrer :D

Um abraço,

Ricardo.


Experimenta a colocar o splitter que tens na tomada da sala na foto... a ver se resolve, só que neste caso a "tomada" é a saida do repartidor!!
 
Experimenta a colocar o splitter que tens na tomada da sala na foto... a ver se resolve, só que neste caso a "tomada" é a saida do repartidor!!

Olá varejo!

É capaz de ser isso :)
Mas primeiro vou ter de comprar um splitter novo, pois o que tenho na tomada é este
http://www.vendas.com.pt/ad16916.htm e tem entrada IEC-female.

Para ligar na saída do repartidor, preciso que a entrada seja F. Algum sítio ou marca que recomendem? Encontrei este: http://www.tekaelectronics.com/pt/node/201

Obrigado!
Um abraço,

Ricardo.
 
Boas,

Bem vamos la desenterrar este topico mais uma vez:007:

Esta é uma pergunta um bocado parva mas foi o que o construtor me disse e queria confirmar com alguem....Quem é que tem a chave das caixas CEMU? O proprietario da casa ou as fechaduras são universais e os técnicos têm a chave? Srgundo o construtor eles é que têm a chave da caixa!

É que amanha vão-me instalar TV e NET la em casa e eu nao tenho a chave da CEMU:rolleyes:

obrigado

PS:Trata-se de uma moradia unifamiliar
 
Quem é que tem a chave das caixas CEMU? O proprietario da casa ou as fechaduras são universais e os técnicos têm a chave? Srgundo o construtor eles é que têm a chave da caixa!
PS:Trata-se de uma moradia unifamiliar

Sim, a chave é universal. Mas só os técnicos é que a têm.


É que amanha vão-me instalar TV e NET la em casa e eu nao tenho a chave da CEMU:rolleyes:
Os técnicos que fazem a ligação da CEMU à rede têm a chave.


Não sou um expert nestas coisas, portanto, se disse alguma barbaridade corrijam.
 
Olá pessoal, andei a reformular as comunicações cá de casa.
Tenho ADSL e entram a par de fio de cobre.
Está a ficar um projecto mini-ITED :P
Topologia toda em estrela, cabo UTP...

A questão é que não tenho espaço para armário ATI e penso que nem preciso, porque depois com equipamento de fibra óptica deve ficar meio obsoleto e os equipamentos activos ocupam sempre muito espaço. E fica-me depois mais fácil ligar num futuro tudo a um switch/router fornecido pelo operador FO.

Tenho 4 extensões de voz (facilmente depois convertidas em dados pq é cabo utp).
2 de Dados, que sei como os ligar.

A minha dúvida é na voz.
Como ligar as 4 extensões?
Neste momento estão todos os cabos ligados a uma ficha RITA (4 fios no T e outros no R).
Pontas descarnadas e aparafusadas.
Antes tem um splitter, por acaso externo com fichas rj11 (ver se arranjo um interno) pelo que não preciso ter microfiltro em cada tomada.
Eu queria colocar lá um repartidor de fios de cobre, algo que recebesse o cabo do operador e que cravasse (sem ser fios descarnados) as 4 ligações.

A imagem que está abaixo é um desses repartidores?

Qual é o nome técnico?
Andei a ver manual ITED e fala em REPARTIDOR GERAL DE PAR DE COBRE, é isto?
Podem indicar links de fabricantes?
O espaço que tenho para colocar uma régua dessas é algo diminuto 8x8x6cm de profundidade :p
Posso eventualmente vir a colocar uma caixa externa maior (está já é externa).
Obrigado




EDIT:
Por acaso é disto que preciso?
2173 Régua telefonía 5 p.

http://www.televes.com/portugues/producto/Ificha.php?op=P&gama=333
2173.jpg


Não tem lá é o manual técnico...
 
Última edição:
bem já me disseram que essa régua da televes não serve para ligar em série... mas ponto a ponto.

Basicamente o que pretendo é isto:
1330-8e4a398e31f51df5b154e3b118662435.jpg

mas interno em que os fios sejam cravados (sem desfiar) tipo com alicate de Krone.

Não existe??

Também procuro um splitter interno de filtro de adsl.

Tenho lá um 'externo' com as ligações rj11, funciona bem mas com tanto ligador o trabalho não está bonito.
Estou farto de procurar por lojas online e não encontro...
Mas tenho a impressão que uma vez o técnico da PT mostrou-me um, mas como o problema não era dali (entrada linha no edifício) não o aplicou...
Obrigado.
 
bem já me disseram que essa régua da televes não serve para ligar em série... mas ponto a ponto.

Basicamente o que pretendo é isto:
1330-8e4a398e31f51df5b154e3b118662435.jpg

mas interno em que os fios sejam cravados (sem desfiar) tipo com alicate de Krone.

Não existe??

Também procuro um splitter interno de filtro de adsl.

Tenho lá um 'externo' com as ligações rj11, funciona bem mas com tanto ligador o trabalho não está bonito.
Estou farto de procurar por lojas online e não encontro...
Mas tenho a impressão que uma vez o técnico da PT mostrou-me um, mas como o problema não era dali (entrada linha no edifício) não o aplicou...
Obrigado.

Mas vais colocar onde, numa caixa? tipo de caixa, podes comprar 1 patch panel de 8 portas mas fica mais caro que esse derivador RJ12, nunca vi "técnicos" da PT com derivadores internos, eles gostam de meter são ligadores de tremoço!
 
Viva,

Tenho uma questão sobre usar o DDC Primário, e se posso ligar directamente os cabos do ONT ao DDC Secundário.
As ligações do ONT ao DDC do ATI poderão durante a instalação serem usados apenas para NET ou NET+IPTV
Apenas saberei ao certo depois do ATI estar instalado e mais tarde só depois do ISP instalar Fibra.


O esquema dos equipamentos Activos a usar numa Caixa separada ao do ATI são:
===============================================
ONT: Fibra 3Play->NET+TV+TEL, com os seguintes conectores:
- 4 Ethernet [N1][N2][T3][T4], onde N=Net e T=IPTV
- 2 Telef [T5][T6], obvio, aqui T=Telefone

Router WiFi
- 4 Ethernet [R1][R2][R3][R4], onde R1=IPTV e R2-4=NET
===========================


O Esquema do ATI 8, usando CAT6 UTP
DDC Primário: [ 1][ 2][ 3][ 4]
Não será usado (penso eu que não é necessário / lógico crimpar cabos vindo dos activos aqui).


a) A usar o ATI para NET+TEL penso ser correcto a ligação directa do ONT assim.
O uso de chicotes estão identificados, ex. D4-D2, As ligações do ONT, N e T.

DDC Secundário:
D2 [N1][D4]-->Tomada NET1
D4 [D2][ ]-->Tomada NET2
D6 [N2][D8]-->Tomada NET3
D8 [D6][ ]-->Tomada NET4

D1 [T5][ ]-->
Tomada TEL1
D3 [T6][ ]-->
Tomada TEL2
D5 [ ][ ]
D7 [ ][ ]


b) A usar o ATI para NET+TEL+IPTV penso ser correcto a ligação directa do ONT assim.
DDC Secundário:
D2 [N2][ ]-->
Tomada NET1
D4 [T3][D6]-->
Tomada TV1
D6 [D4][D8]-->
Tomada TV2
D8 [D6][ ]-->
Tomada TV3

D1 [T5][ ]-->
Tomada TEL1
D3 [T6][ ]-->
Tomada TEL2
D5 [ ][ ]
D7 [ ][ ]

O ATI também será usado para levar cabo coaxial junto de todas as TVs, mas apenas uma será usado com RF. Ficando as outras preparadas para RF.
O Router Wifi estará preparado para ser usado para NET ou TV como complemento à situação.
Obrigado,
 
Última edição:
ITED em prédio

Boas,

Boa Tarde,

Volto a usar este fórum para tentar esclarecer algumas dúvidas:

Temos um prédio completo, com várias fracções/apartamentos completamente individualizados. Para contratar e ligar Água, Electricidade e Gás teve de ser tudo separado por cada apartamento, mas gostava que assim não fosse com a Internet/telefone.

O prédio tem instalação ITED, que ainda estou a inteirar-me do que é (com ajuda do vosso fórum). E apresenta um armário destes em cada apartamento:
http://yfrog.com/j531936600018152330f2bbj
(a foto é já antiga, e ainda não estava tudo ligado. Posso depois enviar fotos do actual)

Não tenho acesso aos armários do hall de entrada do prédio, pois estão fechados e só as empresas têm a chave :-@
Por isso não vos posso mostrar...

Mas o que queria era basicamente, por prioridade:
- saber se e como seria possível inter-ligar todos os fios de cobre do prédio. Para que houvesse uma rede única entre todas as fracções.
- até que ponto alterações nisto tudo já aprovado pode trazer problemas. E / ou "impossibilidades" para contratar um ISP. Isto deveria ser feito antes ou depois da instalação dum ISP?
- como contratar a um ISP net (e talvez telefone, tv) e "injectar" o "sinal" na rede de todo o prédio? (claro que me vão dizer que WiFi é uma solução, mas para mim é de último recurso)
- a nível formal, legislativo, o mesmo cliente teria que ter vários acessos duplicados por vários apartamentos do mesmo prédio?? (esta é apenas a retórica de quem está indignado com chupistas...)

Muito Obrigado,
J

p.s. depois da net podemos falar em telefone ou tv.
 
Boas, muito bem tu queres que um operador forneça uma ligação net aos serviços comuns do edificio e que depois disponibiliza para o predio todo. Isso tem de ser feito apos vistoria. Depois cada fracção tem um utp 4, isso quer disser que a fracção pode ter ate um maximo de 4 operadores...
Pressupondo que o par 1 sera utilizado para o ISP individual de cada um, ainda ficas com pares disponiveis para isso.
Para distribuir o sinal por todos: essas ligações deverão ser feitas no ATE do edificio. O operador comum contratado liga ao primario do DDS e fica por ai no secundario utilizavam umas reservas para colocar o equipamento activo e posteriormente colocar o sinal outra vez no primario como se um operador voces fossem. Penso que sera a maneira mais simples.
 
Obrigado pela resposta,
Boas, muito bem tu queres que um operador forneça uma ligação net aos serviços comuns do edificio e que depois disponibiliza para o predio todo.
Porquê nos comuns? Não pode ser numa fracção? é que não sei se há caixa ATI para os comuns, e o modem teria de ficar nas escadas! (tenho de ver melhor o que tenho)

Isso tem de ser feito apos vistoria.
A vistoria já aconteceu. Ou também falas do "check" do ISP aquando instalação?

Depois cada fracção tem um utp 4, isso quer disser que a fracção pode ter ate um maximo de 4 operadores...
UTP 4? isso é o tipo de cabos, ou algum sigla do ITED ou afins? ;) é que não percebo a terminologia...
Mas deixa ver se percebo, significa que posso ter 4 ISP ligados num apartamento? Porque há 4 pares de cobre a entrarem, é isso?

Pressupondo que o par 1 sera utilizado para o ISP individual de cada um, ainda ficas com pares disponiveis para isso.
3 certo? E já agora isso de serem 4 é o normativo do ITED, ou é no mesmo caso (pq viste isso na minha foto?)
(pelo que vi no manual deve ser sempre assim)

Para distribuir o sinal por todos: essas ligações deverão ser feitas no ATE do edificio.
e se eu não tiver acesso ao ATE? o ISP abria-me a porta para eu fazer isso?

O operador comum contratado liga ao primario do DDS e fica por ai no secundario utilizavam umas reservas para colocar o equipamento activo e posteriormente colocar o sinal outra vez no primario como se um operador voces fossem. Penso que sera a maneira mais simples.
O que é, e onde está o DDS? está dentro do ATE? Tentei perceber através do manual do ITED? (http://yfrog.com/j6viewerfip).
Mesmo assim, portanto, eles ligariam o cabo deles ao DDS, no ATE, é isso? Depois dentro do ATE teria que pôr um router(?) para ligar esse sinal do primário aos outros?
Não percebi esta última parte. Então o sinal é partilhado pelo primário outra vez??

No fundo não percebo a terminologia e por isso não consigo absorver o teu conselho. Não seria possível arranjar um esquema, ou um plano de algo parecido (se por ventura houver alguma situação parecida)?

Mas repito o meu obrigado pela tua ajuda,
J

Outra coisa, que já tinha sido escrita aqui nesta thread: a questão das chaves. Como é isso de ser universal e de só os técnicos a terem? Não há formas "criativas" de ter acesso aos ATE?
 
Última edição:
Tive agora a passar os olhos pelo manual do ITED 2009 (muito mais completo) e encontrei isto na página 81:
"O RG-PC poderá estar preparado para ser utilizado na transmissão de dados de redes locais, ou de uma urbanização, geridas pelos proprietários e administrações dos edifícios."

Ora bem, está pensado que possa suceder. Agora como fazer, e quem pode fazer?
 
Boas, afinal o que querem inventar??? quantas fracções tem o prédio, qual o motivo?


o ITED2 prevê preparação do RG-PC para activos no ATE etc. mas depende sempre de como foi feito o projecto e usos do local, seja urbanizações, prédio de escritórios etc., por norma um prédio de habitação com fracções autónomas mesmo pelo novo manual, não está preparado para ter um RG-PC+ que leva os activos para o edifício!
 
Boas,

Desculpem mas, tenho uma caixa ATI com um espaço para colocar um router e só gostava de saber quais são as dimensões desse espaço.

O router que estou a pensar adquirir é http://www.*****.pt/ProductDetails.aspx?productid=2798 e tenho medo que não caiba lá.

Obrigado, comps,


Boas, marca e modelo do ATI, quantas saidas RJ45 tem!
 
Olá varejo!

É capaz de ser isso :)
Mas primeiro vou ter de comprar um splitter novo, pois o que tenho na tomada é este
http://www.vendas.com.pt/ad16916.htm e tem entrada IEC-female.

Para ligar na saída do repartidor, preciso que a entrada seja F. Algum sítio ou marca que recomendem? Encontrei este: http://www.tekaelectronics.com/pt/node/201

Obrigado!
Um abraço,

Ricardo.

Olá Forum ZWAME!

Quase onze anos depois volto ao tópico do ITED :)

Aproveitando as últimas semanas de confinamento (e forçado pela necessidade de ter os filhos que entretanto nasceram em teleescola e videoconferência), voltei a tentar configurar a rede cá de casa de forma a ter as tomadas RJ45 operacionais nas várias divisões da casa.

Desta vez tive sucesso, com a ajuda dum switch TP-LINK TL-SG1005D ligado ao router 3.0 da NOS e com chicotes para as tomadas referentes aos quartos dos meus filhos. Já há então rede Ethernet a bombar nestes dois quartos!:victory::001:

Problema: a caixa não tem espaço para acomodar o router e todos os fios e cabos lá enrolados (o construtor não leu deviamente o manual ITED :D). Podem ver a bela confusão que ficou:

K9XBSYp

ygNCL4p

jWz72dp

Cz4087t

3CHv60d


As soluções que já contemplei são:
  • Contactar a NOS para trocar de equipamento - sem efeitos práticos pois o Power Router tem o mesmo formato e dimensões e o Giga Router é uma torre cilíndrica ainda maior (acho que há 11 anos ainda consegui enfiar o NetGear dentro da caixa, mas não quero este aquecedor de volta :007:);
  • Trocar o router 3.0 da NOS por um modem/router mais compacto de outra marca qualquer - estranhamente não encontro grande oferta de modems com entrada coaxial nas nossas lojas tugas;
  • Colocar o router da NOS de volta na sala, ligado pelo cabo coaxial e também por cabo de rede à RJ45 da sala, ligando de seguida, no ATI, a tomada RJ45 da sala ao switch e este aos quartos - problema prático: a tomada de rede da sala está junto à cozinha, no canto oposto ao das tomadas TV e coaxial, pelo que teria que comprar cerca de 15/20m de cabo de rede e calha técnica para dar a volta à sala e contornar portas (obrigado mais uma vez senhor construtor :clap:);
  • Finalmente, colocar o Router NOS numa pequena prateleira alta no hall e passar o cabo coaxial, de rede e alimentação até ao ATI, através de calha - assim continua a difundir o Wi-Fi e a caixa não fica tão atafulhada.
Estou inclinado para esta última hipótese, mas gostava de ter mais opiniões antes de avançar.

Muito obrigado a todos!
Espero que se mantenham seguros e protegidos!

Ricardo.
 
No meu caso fiz uma prateleira (na realidade box) em que tirei essa tampa plástica (no meu caso era metálica) e coloquei fundo falso no sítio dessa tampa.
A base da prateleira/Box assentaram no aro em toda a volta onde a porta encaixava. Como a parede face à viga era recuada 14cm, fiz essa distância.
Tenho assim visivelmente o fibergateway em cima da prateleira e o telefone fixo ao lado.
Lá dentro atrás do fundo falso tenho para além das entradas e saídas rj45, duas tomadas elétricas (1 para o router e outra para o telefone fixo) - de origem só tinha uma tomada e os cabos enrolados tapados pelo fundo falso.
 
Back
Topo