Bom dia!
Tentei hoje de manhã configurar o ITED mas, apesar de ainda não ter conseguido, já houve alguns avanços.
O procedimento foi o seguinte:
- Retirei o cabo "Área A" (ZAP Sala) do repartidor e liguei ao IN F do Modem
- Liguei a saída Voice-1 do Modem directamente à tomada RJ45 da "Área A" (Sala) e usei um chicote para ligar da "Área A" (Sala) à "Área B" (Hall)
- Liguei a saída LAN-1 do Modem à tomada RJ45 da "Área F" (Escritório)
Resultados: no escritório liguei o meu portátil à tomada RJ45 da parede e foi detectada a rede (com o belo nome hexadecimal ZON-FEDE), tendo também detectado o sinal wireless. No entanto, só com acessos locais! Quanto ao telefone, experimentei na sala mas aí não tinha mesmo qualquer sinal.
Reiniciei o modem de duas maneiras: desligando da corrente por mais de 10 segundos e fazendo o reboot de fábrica. Em ambos os casos verifiquei que, depois da luz power, começa por acender a luz de wireless (verde a piscar ao ritmo da transferência de dados), mas de seguida pára na luz de downstream-1 laranja a piscar intermitentemente, não completando correctamente a sequência de inicialização (teriam ainda de ficar verdes todas as 3 luzes de downstream, 1 de upstream, voice-1 e internet). Na ficha RJ45 LAN-1 do modem, também estava a piscar a luz intermitente verde de transferência de dados.
Uma vez que o modem teria de ficar por trás do painel e o cabo A, assinalado na imagem, não passava pelo orifício por causa da Ficha F, tive de arrancar esta última, recolher o cabo para trás do painel e voltar a colocar a ficha. Ainda pensei que, por não ter muita prática, tivesse danificado o sinal de cabo impedindo assim o sucesso da ligação; no entanto, experimentei ligar o modem do lado de fora do painel com o cabo C e os resultados foram os mesmos.
Conclusão: a rede foi detectada, mas não foi completamente configurada, impedindo o acesso à net e telefone...
Talvez a solução seja um último cabo que me tenha esquecido estupidamente de ligar
Ou então talvez alguma configuração na interface de administração do Modem NetGear...
Se assim não for, vou tentar saber junto do engº de obra (que deve vir cá em breve para corrigir aqueles pequenos defeitos habituais) quem foi o responsável pelas comunicações... pode ser que me ajude também!
Obrigado pela vossa ajuda!
Caso ainda tenham mais alguma dica, agradeço... a esperança é a última a morrer
Um abraço,
Ricardo.