Thread sobre ITED

DDS.gif



Então é o seguinte preciso de ajuda vocês que devem saber quase tudo sobre ITED devem conseguir ajudar.

1- Tenho um cabo CAT5E que tem sinal do Router (Internet)

2- Tenho outro cabo CAT5E para ligar a um PC

3- Tenho outro cabo CAT5E para ligar a outro PC.


Esta caixa que se encontra na foto não é minha encontrei na web. O que eu quero fazer é ligar o Cabo CAT5E (1) ao DDS e ligar os outros 2 cabos CAT5E de maneira a passar o sinal para esses mesmos cabos.

Como é que faço isso no DDS de entrada de operadores ? A foto acima é exactamente uma coisa que eu tenho dentro da caixa. Não sei se estão a entender mas eu sou o próprio operador tenho um cabo que bem de outra casa que se encontra no mesmo terreno.

Cumprimentos Knightmasks
 
Última edição:
Boas,

Descobri agora o forum e esta thread quando procurava informação sobre o assunto de modo que aproveito e vou deixar aqui algumas duvidas aos experts na matéria :D

Penso que percebi bem como funciona o esquema, basicamente temos uma entrada telefonica do DDC (Ou várias caso tenhamos vários telefones), ligamo-la a uma saida onde pretendemos ter telefone, fazemos shunt para todas as outras onde também queremos telefone e finalmente a ultima ligamos à tomada RJ11 do router. Da saida do router ligamos a um switch e de cada saida do switch ligamos um chicote para cada uma das entradas onde queremos ter net. Assim de uma maneira simples penso que é isto.

Agora algumas duvidas:

Todas as tomadas da casa passam a ser RJ45 certo? Nesse caso, como ligar telefone a uma ficha RJ45 em vez de uma RJ11, e o mesmo para o router ADSL, como ligar o sinal telefone/dados na ficha RJ11 do router?
Penso que se tenha que usar um chicote com uma ficha RJ11 numa ponta e uma RJ45 na outra, é isso? Mas que cabo uso para fazer um chicote desses? CAT5e ou o cabo telefonico normal?

E as ligações na ficha, alguém me pode mostrar uma imagem com o esquema.

Em relação aos microfiltros tenho que colocar um na mesma em cada tomada onde vou ligar telefone certo? Aqui tb se põe o problema de cima, o micro-filtro tem uma tomada e ficha RJ11 e não RJ45.

Na minha casa tenho 2 ligações à internet, uso um estudio como escritorio da minha empresa onde tenho ADSL, para o resto da casa tenho ligação por cabo. Ter este tipo de configuração parece-me também bastante simples de fazer, seria algo do genero, chega o cabo coaxial com o sinal cabo à caixa ATI, ligo às diversas entradas coaxiais onde vou querer ter tv por cabo e da ultima tiro um cabo coaxial para ligar ao modem cabo. Depois será analogo ao caso do ADSL, ligo um switch e tiro chicotes para as diversas entradas onde quero ter net por cabo. É isto não é?

Estou também a pensar meter uma antena parabolica na casa, ou pelo menos deixar já tudo preparado para tal, o cabo que vem da antena é cabo coaxial igual ao da tv cabo?

O maior problema que vejo nisto é mesmo a nivel dos sinais de TV Cabo/Satélite, numa instalação tradicional temos um cabo e vamos fazendo derivações e colocando amplificadores de sinal nos pontos necessários. Com uma caixa ATI, temos 1 cabo a sair directo da caixa para cada tomada. Ora isto em casas grandes e com muitas tomadas de TV vai dar uma bela confusão de cabos na parede, arriscamo-nos a precisar de um tubo de dimensão tão grande que não cabe dentro da parede lol
Imaginem a seguinte situação, temos 2 quartos a 50 metros da caixa ATI, quero por tv em ambos, provavelmente vou precisar de amplificação de sinal, se puxar um cabo para cada tomada, vou precisar de 100 metros de cabo e ainda mais 2 amplificadores. Neste caso provavelmente o melhor seria puxar 1 só cabo e depois meter 1 amplificador e um derivador junto aos quartos não?
No caso de net tenho mesmo que meter dois cabos claro, cada qual ligado a uma porta diferente do switch para poder ter ips diferentes, mas para ligações TV se calhar nestas situações compensará fazer assim não?
A questão é será mesmo que justifica fazer as ligações de TV usando um armário ATI? Não será mais eficiente usar o modo normal?

Finalmente, pelo que li no manual ITED os cabos e respectivas tomadas/conectores deverão ser todos de categoria 6 ou superior. É obvio que sendo para uma utilização residencial a certificação ITED para mim não fará grande sentido, mas valerá a pena investir já em cabos CAT6? É que são bastante mais caros, é certo que se daqui a uns anos quiser passar a minha rede de 1Gb para 10Gb não preciso de mexer na cablagem, mas provavelmente nessa altura o que faz sentido até é mudar tudo para fibra. O que acham?

Desculpem o testamento, mas tenho várias duvidas como podem ver e se alguém mas pudesse esclarecer agradecia :)
 
Grande testamento... as tomadas são todas RJ45 e se colocares cabos rj11 nas rj45 para telefone funciona na mesma, a net da por cabo só tem entrada coaxial até ao modem e depois vai por cabo de rede!!!


p.s o resto das duvidas estão esclarecidas na thread!!


se tiveres mais duvidas apita!
 
Última edição:
obrigado varejo, mas essa do cabo rj11 não percebi bem desculpa. Queres dizer ligar uma ficha rj11 na tomada rj45 ou cravar a ficha rj45 no cabo do telefone (em vez da normal rj11)? E se for assim que pinos cravo, é que a tomada rj45 é maior que a rj11.

Em relação à net por cabo eu sei, a minha questão era mesmo em relação à tv por cabo e satelite. O cabo que é usado é coaxial nas duas? Não tenho nem nunca tive parabolica por isso não tenho a certeza.

Tu aconselhas usar um quadro ATI para TV? É que se quiser passar tv em toda a casa como tenho que tirar 1 cabo (ou 2 se for tv cabo+sat) para cada divisão, vai passar mesmo muito cabo pelas paredes. Não será mais pratico fazer a instalação sem usar o quadro?
 
obrigado varejo, mas essa do cabo rj11 não percebi bem desculpa. Queres dizer ligar uma ficha rj11 na tomada rj45 ou cravar a ficha rj45 no cabo do telefone (em vez da normal rj11)? E se for assim que pinos cravo, é que a tomada rj45 é maior que a rj11.

Em relação à net por cabo eu sei, a minha questão era mesmo em relação à tv por cabo e satelite. O cabo que é usado é coaxial nas duas? Não tenho nem nunca tive parabolica por isso não tenho a certeza.

Tu aconselhas usar um quadro ATI para TV? É que se quiser passar tv em toda a casa como tenho que tirar 1 cabo (ou 2 se for tv cabo+sat) para cada divisão, vai passar mesmo muito cabo pelas paredes. Não será mais pratico fazer a instalação sem usar o quadro?


em uma tomada RJ45 para telefone tanto podes colocar 1 cabo com ficha RJ45 ou RJ11 funcionam os dois... agora se fizeres o cabo o que interessa á que os 2 fios fiquem nos pinos do meio ou seja na RJ45 4/5 RJ11 3/4
 
entendido. Vou mesmo ter que fazer o cabo para ligar à tomada RJ11 do router, aí preciso mesmo de um chicote com 1 tomada RJ45 (que vem do quadro ATI) e 1 RJ11 (que liga ao router).
 
Olá a todos!

Após ler várias threads aqui no fórum sobre o assunto, e uma vez que não consegui solucionar o meu problema, exponho também aqui o meu caso:

Comprei casa há uns meses e tenho uma caixa ATI (modelo 171-6 da JSL - http://www.jsl-online.net/engine.php?prodid=263&cat=311).

Escolhi como operador a Zon e, quando os técnicos vieram cá a casa instalar os serviços, indicaram que não iriam usar a ATI, que não era responsabilidade deles (ainda tentei insistir, mas nem quiseram olhar para a caixa).

Sendo assim, a Net ficou instalada por eles da seguinte forma:
cimg5546z.jpg

(do lado esquerdo da imagem, temos duas mesas de escritório com dois portáteis e um telefone fixo)

Sendo assim, tendo uma caixa ATI não faz muito sentido manter este esquema "arcaico", pois as vantagens de ITED são várias:

  • os sinais de net e telefone passam a ficar disponíveis em várias divisões;
  • o nº de fios / cabos pelo chão diminui consideravelmente;
  • e, last but not the least, estes modens da Zon têm tido reinicializações constantes (que serão causados por sobreaquecimento / firmware segundo este tópico http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=375101&page=78); ora, como o modem está no chão a meio metro de uma janela virada a poente, apanha sol a partir do final da manhã, o que ainda pode piorar este problema!
Hoje tentei seguir as indicações dadas neste post e em vários outros do fórum:

A minha ATI tem o seguinte aspecto:
cimg5543cpia.jpg


  • Em cima, 4 tomadas para operadores
  • À esquerda, 6 pares de tomadas RJ45 6 áreas da casa:
    • A - Sala
    • B - Hall
    • C - Cozinha
    • D - Quarto direito
    • E - Quarto esquerdo
    • F - Escritório
  • No centro, 6 cabos coaxiais para 6 áreas da casa
    • A - ZAP Sala
    • B - Sala
    • C - Cozinha
    • D - Quarto direito
    • E - Quarto esquerdo
    • F - Escritório
  • À direita em cima, cabo coaxial SMATV ligado, cabo coaxial MATV desligado e cabo CATV inexistente
  • À direita em baixo, sete tomadas coaxiais, incluindo:
    • Tomada "IN"
    • Tomada "V.P. Monitor"

Nas várias divisões tenho tomadas RJ45: têm caixa dupla mas só uma das aberturas tem tomada, a outra está vazia.

Os objectivos seriam colocar telefone no hall e no escritório e net na sala, quarto direito e escritório; o procedimento que estava a pensar usar seria o seguinte:

1. Ligar a ficha "Operador-1" à tomada RJ45 da "Área B"
2. Ligar a outra ficha RJ45 da "Área B" à "Área F"
3. Ligar a saída Voice-1 do Modem NetGear à outra tomada RJ45 da "Área F"
4. Uso 3 saídas LAN do Modem NetGear para ligar a RJ45 da "Área A", "Área D" e "Área F"
5. Ligar a saída de cabo do Modem NetGear a uma tomadas coaxial

Dúvidas:

  • A que tomada coaxial devo ligar o Modem NetGear: "IN", "V.P Monitor", uma das outras? Ou nem é necessário a ligação coaxial ao usar o ATI?
  • Se quiser telefone e net no escritório, tenho um problema: no exemplo acima prevejo usar 3 tomadas RJ45 da área F e só existem duas! Ou seja, não é possível ter net e tel simultaneamente?

Aproveito para colocar mais duas imagens que mostram o interior da ATI, para ilustrar melhor as ligações e o (pouco) espaço
cimg5541.jpg

(Muito pouco espaço, com a tomada escondida do lado direito.. se couber o modem aqui é à rasquinha)

cimg5542.jpg

(Em cima, só o Operador-1 e Operador-3 têm ligação)

Desculpem o testamento, mas tinha de descrever tudo pormenorizadamente para depois também perceber as vossas respostas!

Agradeço desde já a vossa orientação e apoio
Cumprimentos,

Ricardo Pinto.
 
Bem o teu post é muito confuso mas a uma das questões respondo-te já se quiseres ter o router centralizado na ATI e fazer ai separação para o q é dados e o q é telefone e teres 2 serviços na mesma divisão é impossivel. Para isso tens de colocar o modem/router nesse local. Mas assim tb so tens net nessa divisão nas outras podes ter no maximo telefone.

A solução é pedires uma tomada RJ45 adicional nessa divisão na minha casa por exemplo eu podia pedir isso q o electrecista ja me disse q passou tubagem adicional mesmo sem estar no projecto aliás eu já pedi uma para o hall (ridiculo o hall nao ter mas pronto).

Posso dizer-te como tenho a rede lá em casa.

ATI:
Switch com 5 portos (1 não era usado)
Switch com 5 portos para Cabo
Switch com 5 portos para antena do predio
Espaço para mais um switch de 5 portos para cobre ou optico

Tenho o meu modem/router wireless dentro da caixa ATI e partilho net por 3 divisões tive de ligar o respectivo cabo ao router. Ou seja fiquei com 3 portos livres no switch. A 1 deles liguei o router para obter o sinal de DSL. Ao outro tenho o sinal para o hall q mandei por. E no ultimo porto do switch tenho ligado o alarme com o respectivo filtro. Numa das tomadas de dados a da cozinha vou liga-la a um PLC para poder ter net no sotão.

Existem várias possibilidade tudo depende do que queres. Para o teu caso acho que o PLC não era mal pensado colocavas o escritorio como voz e numa divisão em q não usas nem net nem voz colocavas como dados e passavas o sinal pela rede electrica para o escritorio via PLC
 
Olá Grippen!

Obrigado pela tua resposta :-D
Indo por partes:

Bem o teu post é muito confuso mas a uma das questões respondo-te já se quiseres ter o router centralizado na ATI e fazer ai separação para o q é dados e o q é telefone e teres 2 serviços na mesma divisão é impossivel. Para isso tens de colocar o modem/router nesse local. Mas assim tb so tens net nessa divisão nas outras podes ter no maximo telefone.
Ou seja, não haverá mesmo maneira directa de ter net e telefone na mesma divisão se usar o router centralizado no ATI? Essa é uma limitação muito grande para a ITED :wow:

Posso dizer-te como tenho a rede lá em casa.

ATI:
Switch com 5 portos (1 não era usado)
Switch com 5 portos para Cabo
Switch com 5 portos para antena do predio
Espaço para mais um switch de 5 portos para cobre ou optico

Tenho o meu modem/router wireless dentro da caixa ATI e partilho net por 3 divisões tive de ligar o respectivo cabo ao router. Ou seja fiquei com 3 portos livres no switch. A 1 deles liguei o router para obter o sinal de DSL. Ao outro tenho o sinal para o hall q mandei por. E no ultimo porto do switch tenho ligado o alarme com o respectivo filtro. Numa das tomadas de dados a da cozinha vou liga-la a um PLC para poder ter net no sotão.
O tipo de ATI que descreves parece ser diferente do que tenho (ou então não percebi bem). A minha ideia também é colocar o modem/router wireless dentro da caixa e ligá-lo às fichas das divisões em que pretendo pôr net. A diferença é que em vez do sinal DSL que referes tenho a tal entrada de coaxial (que não sei onde ligar :007:).

Existem várias possibilidade tudo depende do que queres. Para o teu caso acho que o PLC não era mal pensado colocavas o escritorio como voz e numa divisão em q não usas nem net nem voz colocavas como dados e passavas o sinal pela rede electrica para o escritorio via PLC
Sobre PLC ainda tenho menos informação :D
Soube dos testes que a ONI e a EDP fizeram, mas chegou a ser lançado comercialmente? Se me puderes indicar alguns sites que descrevam/vendam isso agradeço-te!

Obrigado mais uma vez.
Um abraço,

Ricardo.
 
Boas, podes colocar o modem/router dentro do ATI e para o IN do modem tiras do repartidor de CATV 1 dos cabos coaxiais que vão para a ZAP depois tens de arranjar 1 chicote com fichas F para ligar do repartidor ao modem, depois para ethernet ligas do modem ás tomadas que queres com net... e se numa delas queres telefone e net ao mesmo tempo tens de comprar uns duplicadores RJ45 ( dados + voz) que vão te dar a possibilidade de ter net e telefone na mesma tomada!!


mais duvidas apita!
 
Olá Grippen!

Obrigado pela tua resposta :-D
Indo por partes:

Ou seja, não haverá mesmo maneira directa de ter net e telefone na mesma divisão se usar o router centralizado no ATI? Essa é uma limitação muito grande para a ITED :wow:

O tipo de ATI que descreves parece ser diferente do que tenho (ou então não percebi bem). A minha ideia também é colocar o modem/router wireless dentro da caixa e ligá-lo às fichas das divisões em que pretendo pôr net. A diferença é que em vez do sinal DSL que referes tenho a tal entrada de coaxial (que não sei onde ligar :007:).

Sobre PLC ainda tenho menos informação :D
Soube dos testes que a ONI e a EDP fizeram, mas chegou a ser lançado comercialmente? Se me puderes indicar alguns sites que descrevam/vendam isso agradeço-te!

Obrigado mais uma vez.
Um abraço,

Ricardo.


Bem parece que alguém já arranjou uma solução q é esse duplicador mas de facto isso eu desconheço. Só uma questão o telefone q queres ligar é IP? É q se for esse o caso isto funciona sim é q eu tinha ficado com a ideia q era um telefone pela linha convencional. Não sei como é fornecido o sinal de voz pelo cabo mas IP é o q faria sentido se assim for um duplicador resolve.

Onde tens de ligar o coaxial é simples desligas uma das tomadas onde queres ir ter net e passas um cabo do router para esse porto do switch cabo.

De facto a minha caixa é diferente e bem mais simples devo dizer q tua é muito confusa pelo menos para mim. A minha só peca por ser pequena é tudo muito compacto um router maior não o consigo lá por dentro.

Relativamente a PLCs é facil de arranjar procura na net por devolo e encontras varios. Basicamente são quase todos iguais so variam com a distancia ou seja 100 corresponde a 100m de distancia maxima e 200. Depois tens uns q são mais caros q basicamente tu ligas à tomada e não ficas sem a tomda pq o proprio aparelho tem uma tomada incorporada isto pq eles não recomendam o uso de extensões só fichas triplas ou ligado directamente penso ter a ver com as percas e ruido q podem vir das extensões pois muitas delas são feitas com cabos de qualidade duvidosa além de que se tiveres muitos aparelhos a resistividade dos cabos começa a ir-se e isso deve provocar muito ruido além de ser perigoso por isso e q nao comprem extensoes nos chineses :D principalmente qdo vao ligar muitos aparelhos q consomem bastante se for para carregar telemoveis dá e sobra :D

Voltando aos PLCs não sabendo qto custa um duplicador penso q nao seja caro pode compensar visto q um pacote com 2 PLCs ainda é coisa para custar 70 ou 80 euros
 
Olá Varejo!

Obrigado pelas dicas!
Peço-te só mais algumas indicações:

Boas, podes colocar o modem/router dentro do ATI e para o IN do modem tiras do repartidor de CATV 1 dos cabos coaxiais que vão para a ZAP depois tens de arranjar 1 chicote com fichas F para ligar do repartidor ao modem
Ou seja, do repartidor CATV:
cimg5542cpia.jpg

retiro o cabo A (que liga à ZAP)
cimg5543cpiacpia.jpg

e ligo à tomada coaxial do modem (usando uma ficha F se necessário)
cimg5548cpia.jpg


depois para ethernet ligas do modem ás tomadas que queres com net...
OK, esta eu percebi :D
E para o telefone, ligo do "Operador 1" (primeiro cabo vermelho da segunda imagem) às tomadas que quero linha telefónica, e da última tomada ao Voice-1 do Modem, certo?

e se numa delas queres telefone e net ao mesmo tempo tens de comprar uns duplicadores RJ45 ( dados + voz) que vão te dar a possibilidade de ter net e telefone na mesma tomada!!
Referes-te a um acessório destes por exemplo: http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=239409 E isto seria ligado directamente no ATI? Ou numa das tomadas de parede da divisão em concreto?
Se as minhas tomadas duplas nas divisões tivessem duas fichas RJ45 em vez de uma já podia ligar directamente a net a uma ficha e o telefone a outra?

Obrigado mais uma vez!
Um abraço,

Ricardo
 
Olá Grippen!

Só uma questão o telefone q queres ligar é IP? É q se for esse o caso isto funciona sim é q eu tinha ficado com a ideia q era um telefone pela linha convencional. Não sei como é fornecido o sinal de voz pelo cabo mas IP é o q faria sentido se assim for um duplicador resolve.
Boa pergunta! Fiquei a saber que a Zon fornece telefone por IP: http://foruns.zon.pt/forum/index.php?showtopic=11173&pid=44888&mode=threaded&start=#entry44888

Onde tens de ligar o coaxial é simples desligas uma das tomadas onde queres ir ter net e passas um cabo do router para esse porto do switch cabo.
OK, acho que já entendi o esquema :)

Relativamente a PLCs é facil de arranjar procura na net por devolo e encontras varios.
Obrigado, já estive a dar uma vista de olhos!

Voltando aos PLCs não sabendo qto custa um duplicador penso q nao seja caro pode compensar visto q um pacote com 2 PLCs ainda é coisa para custar 70 ou 80 euros
Pois, à partida será esse o principal problema, pois um duplicador custa bastante menos
http://*****.com/catalog/product_info.php?cPath=49_190&products_id=115

Hoje vou tentar arranjar um tempo para experimentar as ligações na ATI e depois aviso se ficou tudo a bombar!

Obrigado e um abraço,

Ricardo.
 
Bem parece que alguém já arranjou uma solução q é esse duplicador mas de facto isso eu desconheço. Só uma questão o telefone q queres ligar é IP? É q se for esse o caso isto funciona sim é q eu tinha ficado com a ideia q era um telefone pela linha convencional. Não sei como é fornecido o sinal de voz pelo cabo mas IP é o q faria sentido se assim for um duplicador resolve.

Onde tens de ligar o coaxial é simples desligas uma das tomadas onde queres ir ter net e passas um cabo do router para esse porto do switch cabo.

De facto a minha caixa é diferente e bem mais simples devo dizer q tua é muito confusa pelo menos para mim. A minha só peca por ser pequena é tudo muito compacto um router maior não o consigo lá por dentro.

Relativamente a PLCs é facil de arranjar procura na net por devolo e encontras varios. Basicamente são quase todos iguais so variam com a distancia ou seja 100 corresponde a 100m de distancia maxima e 200. Depois tens uns q são mais caros q basicamente tu ligas à tomada e não ficas sem a tomda pq o proprio aparelho tem uma tomada incorporada isto pq eles não recomendam o uso de extensões só fichas triplas ou ligado directamente penso ter a ver com as percas e ruido q podem vir das extensões pois muitas delas são feitas com cabos de qualidade duvidosa além de que se tiveres muitos aparelhos a resistividade dos cabos começa a ir-se e isso deve provocar muito ruido além de ser perigoso por isso e q nao comprem extensoes nos chineses :D principalmente qdo vao ligar muitos aparelhos q consomem bastante se for para carregar telemoveis dá e sobra :D

Voltando aos PLCs não sabendo qto custa um duplicador penso q nao seja caro pode compensar visto q um pacote com 2 PLCs ainda é coisa para custar 70 ou 80 euros


Boas, o duplicaodr RJ45 serve na mesma para telefones analógicos normalissimos.


http://*****.com/catalog/popup_image.php?pID=115http://*****.com/catalog/popup_image.php?pID=115

http://*****.com/catalog/popup_image.php?pID=115





http://*****.com/catalog/popup_image.php?pID=115
 
Olá Varejo!

Obrigado pelas dicas!
Peço-te só mais algumas indicações:

Ou seja, do repartidor CATV:
cimg5542cpia.jpg

retiro o cabo A (que liga à ZAP)
cimg5543cpiacpia.jpg

e ligo à tomada coaxial do modem (usando uma ficha F se necessário)
cimg5548cpia.jpg


OK, esta eu percebi :D
E para o telefone, ligo do "Operador 1" (primeiro cabo vermelho da segunda imagem) às tomadas que quero linha telefónica, e da última tomada ao Voice-1 do Modem, certo?

Referes-te a um acessório destes por exemplo: http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=239409 E isto seria ligado directamente no ATI? Ou numa das tomadas de parede da divisão em concreto?
Se as minhas tomadas duplas nas divisões tivessem duas fichas RJ45 em vez de uma já podia ligar directamente a net a uma ficha e o telefone a outra?

Obrigado mais uma vez!
Um abraço,

Ricardo



Boas.


1ª sim ligas do repartidor ao IN F do modem.

2º esquece os cabos vermelhos por são de entrada de linha de par de cobre que tu não tens, portanto injectas o cabo voice 1 do modem directo ás RJ45 das areas onde queres telefone...

tipo voice-1 >> area A >> area C >>> area E, assim ficas com telefones nas areas onde queres atraves dos chicotes azuis!!
 
Boas, o duplicaodr RJ45 serve na mesma para telefones analógicos normalissimos.


http://*****.com/catalog/popup_image.php?pID=115http://*****.com/catalog/popup_image.php?pID=115

http://*****.com/catalog/popup_image.php?pID=115

Serve mas se eu não tiver lá sinal de voz já não me serve. A questão é q tipo de sinal é q se tem na tomada dados+voz ou só dados (internet) se for o caso da ultima isto não serve eles simplesmente duplica a linha. No caso de termos dados+voz temos de usar um microfiltro se bem q isto funciona tb o q acontece e a net ir abaixo qdo recebemos ou fazemos chamada.
 
Bom dia!

Tentei hoje de manhã configurar o ITED mas, apesar de ainda não ter conseguido, já houve alguns avanços.
O procedimento foi o seguinte:

  1. Retirei o cabo "Área A" (ZAP Sala) do repartidor e liguei ao IN F do Modem
  2. Liguei a saída Voice-1 do Modem directamente à tomada RJ45 da "Área A" (Sala) e usei um chicote para ligar da "Área A" (Sala) à "Área B" (Hall)
  3. Liguei a saída LAN-1 do Modem à tomada RJ45 da "Área F" (Escritório)
Resultados: no escritório liguei o meu portátil à tomada RJ45 da parede e foi detectada a rede (com o belo nome hexadecimal ZON-FEDE), tendo também detectado o sinal wireless. No entanto, só com acessos locais! Quanto ao telefone, experimentei na sala mas aí não tinha mesmo qualquer sinal.

Reiniciei o modem de duas maneiras: desligando da corrente por mais de 10 segundos e fazendo o reboot de fábrica. Em ambos os casos verifiquei que, depois da luz power, começa por acender a luz de wireless (verde a piscar ao ritmo da transferência de dados), mas de seguida pára na luz de downstream-1 laranja a piscar intermitentemente, não completando correctamente a sequência de inicialização (teriam ainda de ficar verdes todas as 3 luzes de downstream, 1 de upstream, voice-1 e internet). Na ficha RJ45 LAN-1 do modem, também estava a piscar a luz intermitente verde de transferência de dados.

Uma vez que o modem teria de ficar por trás do painel e o cabo A, assinalado na imagem, não passava pelo orifício por causa da Ficha F, tive de arrancar esta última, recolher o cabo para trás do painel e voltar a colocar a ficha. Ainda pensei que, por não ter muita prática, tivesse danificado o sinal de cabo impedindo assim o sucesso da ligação; no entanto, experimentei ligar o modem do lado de fora do painel com o cabo C e os resultados foram os mesmos.
cimg5543cpiacpia.jpg


Conclusão: a rede foi detectada, mas não foi completamente configurada, impedindo o acesso à net e telefone...
Talvez a solução seja um último cabo que me tenha esquecido estupidamente de ligar :007:
Ou então talvez alguma configuração na interface de administração do Modem NetGear...

Se assim não for, vou tentar saber junto do engº de obra (que deve vir cá em breve para corrigir aqueles pequenos defeitos habituais) quem foi o responsável pelas comunicações... pode ser que me ajude também!

Obrigado pela vossa ajuda!
Caso ainda tenham mais alguma dica, agradeço... a esperança é a última a morrer :D

Um abraço,

Ricardo.
 
Back
Topo