Thread sobre Trabalho Remoto

Boas,

na minha opinião a opção "work from home" é a melhor opção para um developer. E especialmente em PT onde todas as consultoras e principais empregadores de developers estão localizados em Lisboa e não há alternativa para querem quer ter uma vida mais relaxada vivendo fora de Lx. E "work from home" não tem que necessariamente significar ficar em casa todos os dias de pijama e pantufas. Com a quantidade de espaços de co-work a crescer é fácil ter um espaço onde conseguimos trabalhar e também fazer algum network.

Mas infelizmente não é do que mais se vê por aí embora conheça alguns casos que na maioria acontecem depois de se trabalhar "on-site" e ganhar alguma confiança com o empregador.

Alguém recomenda "sitios" onde haja maior quantidade deste tipo de ofertas?
 
Boa tarde, pelos posts anteriores percebi que alguém que esteja a trabalhar remotamente num país estrangeiro, deverá fazer a declaração de impostos e respectivas deduções no país de residência. Alguém me sabe esclarecer em que moeda é feito o contrato/pagamentos caso a moeda do país de residência seja diferente da moeda do local dos escritórios?

Obrigado!
 
Gostava mesmo de experimentar trabalhar remotamente, estou farto de enviar CV's mas é muito difícil receber uma resposta.
É fácil arranjar um trabalho presencial em qualquer lado, mas remoto parece impossível, devem ser 7 cães a um osso!

Alguém que trabalhe remotamente tem alguma dica em especial?
 
Boa tarde, pelos posts anteriores percebi que alguém que esteja a trabalhar remotamente num país estrangeiro, deverá fazer a declaração de impostos e respectivas deduções no país de residência. Alguém me sabe esclarecer em que moeda é feito o contrato/pagamentos caso a moeda do país de residência seja diferente da moeda do local dos escritórios?

Obrigado!
Portanto temos que fazer descontos para segurança social, irs e passar recibos verdes ?
 
Boas noites malta,

vou assinar brevemente um contrato de prestação de serviços com uma empresa inglesa, para a qual vou trabalhar fully remote aqui em Portugal. O contrato é sem termo e vem explicitamente mencionado que não se trata de um contrato de trabalho mas sim de um contrato de prestação de serviços.

Gostaria de saber como funciona a tributação nestes casos, tendo em conta que eles simplesmente vão-me pagar o valor bruto e terei que ser eu a tratar das questões tributárias.

Já me tentei andar a informar, mas está difícil chegar a uma resposta concreta.
Pressupondo que vou passar recibos, como será para efeitos fiscais (Retenção na fonte, IVA, IRS, SS) processado o meu salário?

Obrigado desde já!
 
O conselho que te dou é falares com um contabilista, aqui provavelmente vais receber muitos "achismos".

Aqui fica o meu achismo, porque não abrir empresa, passar os recibos e receber o dinheiro pela empresa e depois essa tua empresa pagar-te a ti um ordenado mensal ficando com algum capital próprio? Uma pessoa que conheço mencionou-me isso. Agora se é a maneira fiscalmente mais eficaz, não sei.
 
Tem vantagens e desvantagens. Pode ser form de reduzir a carga fiscal, se conseguir apresentar despesas suficientes, mas é mais complicado "tirar" o dinheiro da empresa, além de ter de pagar contabilidade organizada.

Mas, como disse o Death_knight nada como falar com um contabilista.

Entrando dentro dos achismos, ou melhor, uma solução que é possível, mas não a única, podes optar por não fazer retenção de irs na fonte, ficando com o dinheiro todo, mas ciente de que vais ter de pagar imposto no fim do ano (a tua liquididação de IRS vai ser sempre a pagar). O Iva podes pagar tu, e a segurança social também.

Quanto ao Iva, pode-se passar facturas sem IVA (pelo menos empresas podem) a empresas da comunidade europeia, mas não sei bem como tal funciona a esse nível, terás de contactar um contabilista mesmo. Quanto à segurança social, acho que tem mesmo de ficar por tua conta, como qualquer trabalhador por conta própria.

Mas eu não sou contabilista :D por isso fica apenas uma ideia...

Esta informação não dispensa a consulta do seu contabilista. Para mais bla bla bla bla bla bla ... :p
 
Já trabalhei remotamente e neste momento trabalho desde casa por conta própria...

Prós:
-> Tempo: elimina-se as deslocações casa-trabalho-casa
-> Conforto
-> O "à vontade que tens": podes levantar-se e espreguiçar-se como tivesses acabado de sair da cama sem que ninguém olhe de lado para ti, podes pegar no portátil e ires para o jardim de pés descalços a beber uma cerveja e a ouvir uma boa música enquanto trabalhas
-> Consegues fazer o teu horário da forma como queres


Contras:
-> Dificuldade em distinguir o tempo de trabalho e de relaxe (para o caso de não teres um escritório/lugar a parte na tua casa para trabalhares)
-> Falta de interacção social com outras pessoas,
-> Ficas facilmente cheio de estar em casa
-> Vontade de comer incessante (engordei 15kg no inicio)


Estes contra podem ser facilmente ultrapassados com:
-> "Coworking" - Pelo menos 1,2x por semana
-> Ter um lugar especial para trabalhar na casa e apenas estar nessa divisão/canto quando se trabalha
-> Aprender a comer saudável
 
Também trabalho por conta própria há cerca de 1 ano e concordo com algumas das questões que o @Soplica nomeou, principalmente na questão da interação social embora eu trabalhe juntamente com outro colega que também está a trabalhar por conta própria. Juntos acabemos por fazer uma "equipa", absorvemos mais trabalho e ainda nos ajudamos um ao outro.

@Death_Knight abrir uma empresa não é propriamente um mar de rosas. Como em tudo , há obviamente prós e contras. Por acaso ando nesta fase em conversações com uma contabilista porque andamos justamente a pensar em criar uma empresa.
Concluimos que criando uma empresa, é necessário cerca de 500 a 600€ de custos fixos por mês (internet, luz, espaço físico, limpeza, contabilidade) mais os ordenados.
Obviamente que se não se pretender contratar mais ninguém para a empresa, então não temos que ter um espaço físico. No nosso caso, necessitamos de espaço físico.
Feitas umas pequenas contas (atenção que são valores estimados):
Custos fixos: 500€
Ordenados para duas pessoas: 3000€ (Se pensarem quanto isto irá dar líquido e dividirem por 2 vão ver que não é nada de especial!)
Extras: 300€ (Convém sempre contarmos com alguns extras que a empresa poderá necessitar)

Feitas as contas são necessários no mínimo 3800€ por mês. Visto isto, e para quem pretende montar uma empresa, é sempre necessário analisar os prós e os contras e ver de facto se compensa ou não abrir a mesma.

Desculpem o tamanho do texto mas o objetivo foi apenas deixar um feedback de alguém que está neste procedimento.
 
@Death_Knight calma não insinuaste nada.. apenas estava a fazer a constatação de um facto :) Isto da escrita às vezes dá a entender coisas erradas. No fundo queria só aprofundar e continuar o tema do teu comentário.
 
Impostos e contabilidade. Se criares empresa és obrigado a ter contabilidade organizada.

Não é verdade. Podes ter contabilidade simplificada se o teu volume de negócio for inferior a X (a não ser que seja por ser uma sociedade).

Podes também ser empresário por conta própria (o contribuinte da "empresa" é o teu).
 
se já estiveres a ganhar por outro lado (contrato), e passares recibos para empresa x ou y, sobre esse recibo não descontas para a SS e outros impostos...
 
Não é verdade. Podes ter contabilidade simplificada se o teu volume de negócio for inferior a X (a não ser que seja por ser uma sociedade).

Podes também ser empresário por conta própria (o contribuinte da "empresa" é o teu).

Sim, tens razão. No meu caso específico é uma sociedade e portanto tenho que ter contabilidade organizada.

se já estiveres a ganhar por outro lado (contrato), e passares recibos para empresa x ou y, sobre esse recibo não descontas para a SS e outros impostos...

@Soplica como a xilina refere, e bem, se abrires a tua empresa, caso continues a passar recibos verdes na mesma, apenas vais fazer descontos para a SS através da tua empresa e só tens que cobrar IVA acima de 10k. Todos os encargos são através da empresa que criares (e já não são poucos! :P).
 
Back
Topo